31 outubro, 2009

>> Efeito Colateral - Jornal Do Commercio

O Prédio da Escola Municipal Gregório Bezerra, em Jardim Atlântico, Olinda, foi invadido por populares. Nem o muro escapou. A Prefeitura transferiu os alunos para outro imóvel, há mais de um ano, para reformar o antigo, mas ainda não fez nada e a turma tomou conta.

Jornal Do Commercio - Coluna De Claudia Parente

Cobrança de foro - CARTAS - DIARIO DE PERNAMBUCO


Olinda é uma cidade com cerca de 400 mil habitantes, distribuídos numa área em torno de 40km2, tendo ainda um "Patrimônio Histórico" a cuidar. Suas receitas são pequenas para atender necessidades de prestação de serviços à população. De outra parte, me parece que existe projeto no Congresso Nacional, objetivando elevar o Fundo de Participação dos Municípios para cidades considerados patrimônio cultural. Observa-se a necessidade urgente de uma reforma tributária, que infelizmente ainda não saiu do papel por falta de interesse político. Legislação caduca deve ser suprimida, como essa cobrança de foro e a própria taxa de marinha. É só todos quererem que a reforma sai. Osman Beltrão - Olinda

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

 
Blog com mais de 72 mil acessos!

30 outubro, 2009

Procura-se!

A praça Pedro Jorge está com uma gambiarra , faz mais de 1 mês que tem uma gambiarra lá.
Se você souber o telefone que concerte a Iluminação Pública , me forneça pois faz 2 meses que a rua está no escuro.





Enviado ao Blog do Arlindo por: Jorrani Siqueira Salles


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

 
Blog com mais de 72 mil acessos!

Veja só o descaso


Jorrani Siqueira Salles enviou ao Blog do Arlindo esta foto com o seguinte texto:

Bem, está é a fotografia da Rua Professor Milton Santos.
Veja só o descaso.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

 
Blog com mais de 72 mil acessos!

PARA QUÊ LICITAÇÃO? CONTRATEM OS CARROCEIROS

http://blog.morandini.com.br/up/m/mo/blog.morandini.com.br/img/.resized_Morandini182.jpg

A Prefeitura do Recife e o Tribunal de Contas do Estado ainda não entraram num consenso sobre a licitação para contratar a empresa que fará, por cinco anos, os serviços de coleta, varrição e lavagem. Por esse prazo, segundo o edital, a empresa vencedora da licitação receberá o valor de R$ 592 milhões.

Hoje é possível ver mais lixo nas ruas do Recife do que ratos e baratas que não aguentaram mais de tanta sujeira e fugiram para Olinda. Essa interminável discussão já tem um certo tempo, porém o lixo continua aumentando. Não se justifica tanta celeuma se existe uma solução pronta, estruturada, barata e, claro, sustentavelmente correta: o TCE – Turma dos Carroceiros do Estado.

O grande diferencial das carroças do TCE será a ausência de combustível, uma grande sacada tecnológica em usar veículos sustentáveis sem precisar expelir monóxidos de carbono no ar que respiramos. É importante frisar que os carroceiros estão presentes em todos os bairros recifenses e isso é uma prova cabal que o TCE tem uma capilaridade enorme, reunindo assim amplas condições de cobertura para essa demanda de serviço.
Portanto, caros leitores, temos uma solução barata e eficaz, cabe agora às autoridades tomar essa iniciativa de cunho emergencial, até porque os ratos e baratas que fugiram para Olinda, querem voltar a Recife.

Enviado ao Blog do Arlindo por: Marcelo Sarstedt

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

 
Blog com mais de 72 mil acessos!

CUIDADO PCdoB ! A POPULAÇÃO AVISA

A população de Olinda está mandando recado para a péssima administração do PCdoB em Olinda. Veja a placa o que moradores da Rua Zé Ramalho, cruzamento com a Cândido Luíza em frente ao número 66 com a Rua Orlando Silva, no Guadalupe, colocaram para protestar com a administração municipal.





OLINDA TEM HISTÓRIA NÃO VOTE NO PCDOB



OLINDA MORTA







POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

 
Blog com mais de 72 mil acessos!

CIDADE HITÓRICA COM ÁGUA DE ESGOTO CORRENDO A CÉU ABERTO


O turista que caminha no sítio histórico se depara com bastante descaso, buracos, ruas escuras, ruas com muito lixo, um verdadeiro horror. Senão bastasse tudo isso veja o que passa os moradores de uma rua bastante movimentada da Cidade Alta, Rua Antônio Francisco Gomes. Além dos moradores existem 2 pousadas, a primeira Pousada Flor do Campo e a segunda a Pousada Alquimia. Um esgoto a céu aberto fica com água com bastante fedor escorrendo pela rua.

A QUEM A POPULAÇÃO VAI PEDIR AJUDA? 
AO PREFEITO RENILDO OU À COMPESA? 
UM JOGA PARA O OUTRO.



 
 




POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

 
Blog com mais de 72 mil acessos!

29 outubro, 2009

Olinda esquecida


Não sei o que está acontecendo com nossa cidade. Observei que parece adormecida depois de quase um ano de mandato do prefeito Renildo Calheiros. O que não faltam são buracos espalhados pela cidade, recapeamento em alguns casos malfeitos e de péssima qualidade, obras paralisadas e quase nada do projeto novo. Em Jardim Atlântico foi informado pelo prefeito que haveria um grande programa de calçamento no bairro, mas quando isso acontecerá? Quando seu mandato estiver terminando ou for promessa de uma nova campanha? Deste jeito não dá para ser feliz, é só taxa e mais nada.

» Jorge Beltrão – Olinda – jorgebeltrao@ig.com.br

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA


 
Blog com mais de 71 mil acessos!

Cordel musicado ajuda na aprendizagem


Conhecida por escrever livretos de cordel para ensinar a seus alunos, a pedagoga e poetisa popular Rivani Nasario resolveu cantar os versos que criou. A professora e jornalista lança hoje o CD Cordel Declamado e Musicado nos Palcos da Cultura e da Educação. O evento é às 19h, na Biblioteca Pública de Olinda. A intenção é utilizar o material não só na Escola Municipal Pro-menor de Rio Doce, onde ensina, mas fazer com que outros colégios da rede municipal olindense o adotem.Rivani Nasario, apelidada de Cangaceira do Cordel, começou a produzir os folhetos em 2006, como atividade de sala de aula. O primeiro foi A Favela, em que narra a vida nas comunidades onde vivem seus alunos. “Quis trabalhar o processo de alfabetização a partir da realidade do estudante”, explica.

A favela é um dos 11 poemas musicados no CD, que se inicia com uma aula sobre as origens da literatura de cordel. Dois cordéis com temática socioeducativa chamaram a atenção de educadores. Um deles ensina a combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O outro, Trânsito é Vida, dissemina conceitos de educação no trânsito. Acabou premiado, este ano, no festival literário infantil Fliportinho, em Porto de Galinhas, Litoral Sul.
O CD custa R$ 12 e será vendido no Box 20 do Mercado da Boa Vista, Centro do Recife, e na Associarte, na Rua de São Bento, número 170, no Sítio Histórico de Olinda. 

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA


 
Blog com mais de 71 mil acessos!

TECLADISTA POR NATUREZA


Luiz Henrique de 15 anos, morador de Bairro Novo é tecladista há dois anos. Estuda no CONSERVATÓRIO PERNAMBUCANO DE MÚSICA. Há um ano  vem desenvolvendo suas habilidades musicais no Ministério de Música da Paróquia de São José, em Casa Caiada-Olinda. Seu trabalho e desenvolvido, juntamente com mais duas pessoas, nas missas da Paróquia de São José.
Luiz Henrique é aluno do Colégio Pintor Manoel Bandeira. Seu maior sonho é arranjar recurso para manter e equipar a banda do Ministério da Paróquia.
Sua maior alegria é contar com o apoio dos pais, dos amigos e da família.


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA


 
Blog com mais de 71 mil acessos!

FORMATURA DO MESTRE FALCÃO - CAPOEIRISTA NATO


No dia 27 de outubro, o capoeirista FALCÃO, recebeu da UNIÃO DE CAPOEIRA LEÃO DO NORTE - UNICALE, o título de Mestre, Falcão vem há 24 anos desenvolvendo e ensinado essa arte as crianças e jovens de diversas comunidade.
Seu maior objetivo é tirar as crianças das ruas, através do regante dessa Cultura, que impõe aos jovens através do jogo o respeito, o espírito solidário e eleva a auto estima.
A maior satisfação do capoeirista, é contar com o apoio do seu irmão e de sua esposa, que também são capoeirista.
Esteve presente ao evento, várias pessoas da comunidade, convidados e amigos, inclusive Arlindo Siqueira, que vem dando apoio incondicional a esses eventos culturais de Olinda.

PARABÉNS MESTRE FALCÃO!

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA


 
Blog com mais de 71 mil acessos!

28 outubro, 2009

FBC na fila. Atrás de Armando

As declarações do secretário Fernando Bezerra Coelho ao JC, colocando-se verbalmente na disputa ao Senado, não foram lá muito bem recebidas pelo Palácio. Não ajudam, para dizer o mínimo. Porque além de ser difícil explicar para uma coligação com tantos partidos que o PSB deve ter além do governador um candidato ao Senado, também não ratifica o discurso e a imagem de unidades que o campo oficial pretende passar. Nem ajuda na estratégia de restringir a falta de unidade ao campo das oposições. Mas Fernando Bezerra também não foi desautorizado a dizer o que disse.Porque só está na briga para o Senado porque aposta na inviabilidade da candidatura de Armando Monteiro. Ele está na fila, para usar seu próprio bordão. Mas atrás de Armando. Pois é quem melhor transita no campo do presidente da CNI. E caso o trabalhista não veja chances ao Senado e resolva disputar a reeleição de federal Bezerra será acionado.

No entendimento do Palácio, Armando Monteiro cumpre melhor o equilíbrio de forças que Eduardo Campos pretende dar à chapa: João Paulo puxando pela esquerda, ele pelo centro e Armando pela direita. O deputado dialoga com o meio empresarial, tem ligações com setores mais tradicionais da economia e da política onde se situam também Bezerra Coelho e um dos prováveis candidatos da oposição ao Senado, Sérgio Guerra. Logo, é de olho na inviabilidade da candidatura de Armando Monteiro que Bezerra Coelho se manterá em campo. Na fila. Mas atrás do trabalhista.

Política-Jornal do Commércio 


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA


 
Blog com mais de 71 mil acessos!


Assembleia vai à Justiça contra foro de Olinda

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) anunciará, na próxima semana, em qual instância da Justiça - estadual ou federal - impetrará uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra a cobrança do foro, tributo colonial ressuscitado pela Prefeitura de Olinda. Após subir à tribuna na última segunda-feira e rasgar o boleto que recebeu, em seu escritório, referente ao imposto, o presidente da Comissão de Legislação e Justiça da Alepe, deputado André Campos (PT), solicitou ontem ao presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa (PDT), a ação jurídica. “Eu comungo com o pensamento de André Campos”, opinou Uchoa.

A discussão seguiu ontem para a Procuradoria da Casa e será analisada pela equipe jurídica liderada por Ismar Teixeira Cabral. “Encaminhamos à Procuradoria da Alepe para que o pedido seja analisado juridicamente, se existe um elemento jurídico. A dificuldade está em saber se a lei se enquadra no âmbito federal ou estadual”, complementou o presidente. Apesar da cautela, Guilherme Uchoa acredita que “não existe amparo jurídico para a cobrança.” A equipe jurídica da Casa anunciará o resultado da análise em, no máximo, oito dias. 

Economia-Jornal do Commércio


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA


 
Blog com mais de 71 mil acessos!



27 outubro, 2009

DEU NO JORNAL DA DEPUTADA JACILDA URQUISA



JACILDA,MULHER DE LUTA.
 JACILDA URQUISA começou sua ação política sendo eleita vereadora na cidade de Olinda em 1988. Foi a segunda mais votada pelo PMDB naquele ano. Na Câmara Municipal de Olinda, foi relatora da lei Orgânica e do Regimento Interno, sendo escolhida depois, para a primeira secretaria.
Em 1996, JACILDA URQUISA é eleita prefeita da cidade de Olinda. Realiza uma administração voltada para o social, destacando suas ações em saúde e educação. JACILDA ampliou o Programa de Saúde da Família em Olinda, inaugurou a maternidade Brites de Albuquerque e aumentou o número de vagas na rede escolar do município. Em 2004, JACILDA iniciava seu primeiro mandato como deputada estadual. No ano de 2009, com 21.753 votos, ela volta a Assembléia Legislativa do Estado.
Neste novo mandato, JACILDA está atuando nas áreas de Desenvolvimento Urbano e Rural, Saúde e Educação. 



JACILDA DEFENDE BOM CONSELHO

A deputada Jacilda Urquisa tem dedicado seu mandato a defesa dos interesses maiores do povo de Bom Conselho. Debate denuncia, cobra providências do Governo Estadual para concluir o recapeamento da PE 218, que liga Bom Conselho a Garanhuns. "Com a presença da Perdigão, o trânsito de caminhões tipo frigorífico exigirá cuidados especiais. Atualmente já trafegam centenas  de veículos, inclusive ambulâncias e carros que transportam nossos estudante, " comenta Jacilda. A deputada encaminhou apelo ao Secretário Estadual de Transporte, Sebastião Oliveira e ao Presidente do DER, Luciano Morais, para que providências sejam adotadas. 
Jacilda Urquisa denunciou as péssimas condições da estrutura dos Núcleos de Segurança na cidade, o verdadeiro abandono das instalações e pediu ação do Secretário de Defesa Social, Servilho Paiva, para que fosse dada mais atenção na cidade de Bom Conselho.
Um outro problema que Jacilda levantou, foi a questão dos Correios na cidade. Jacilda foi a tribuna da Assembléia, para denunciar o pequeno número de carteiros que atuam em Bom Conselho e solicitou a direção regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que novos carteiros sejam colocados na cidade. 
JACILDA NAS RUAS COM A OPOSIÇÃO
A Deputada Jacilda Urquisa têm acompanhado a bancada de oposição fiscalizando o abandono de obras e comunidades na região metropolitana. Esteve no Pilar, no Coque, no Cabo. Viu ambulâncias do SAMUR abandonadas pela Prefeitura do Recife a precariedade das nossas delegacias de polícia e as obras do Hospital Metropolitano do Cabo.
AS INTERMINÁVEIS OBRAS DA PRESIDENTE KENNEDY

Lançada no período eleitoral de 2008, a obra de requalificação da Av. Presidente Kennedy tem causado sérios problemas ao povo de Olinda. Logo após as eleições, foi definitivamente abandonada, buracos e mais buracos atrapalham o trânsito. A falta de continuidade das obras deixou o comércio de Peixinhos com sérios problemas. A Presidente Kennedy virou assunto do rádio, da televisão e dos jornais, com denuncias de populares e reportagens mostrando o abandono. Chegou ao ponto, de um cidadão, de moto, perder o equilíbrio por conta dos buracos e acabar morrendo, atropelado por um caminhão. A obra, administrada pelo governo do estado foi reiniciada no começo de agosto. Jacilda esteve na Presidente Kennedy, verificando o abandono da obra e ouvindo as reclamações da população.

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA


 
Blog com mais de 71 mil acessos!

RENILDO, POR FAVOR, COMPRE A PRAÇA DA JAQUEIRA!


Olinda é uma cidade dormitório” - Quem nunca ouviu esta expressão é porque certamente estava dormindo ou é surdo. Se analisarmos fria e imparcialmente, percebemos que Olinda não tem opções de lazer. Temos uma orla que não uma obra prima da natureza, talvez ela seja muito atraente do alto de uma varanda no 15º andar, à noite, sob os fogos de final de ano, porém aqui em baixo é normal, nada que mereça representá-la numa pintura ou mesmo num poema. 

Temos o Alto da Sé, com toda a sua história presente, com muitas variedades de artesanato, além de acarajé, tapioca e água de coco. Mas o Olindense que já conhece sua cidade sabe das características culturais e históricas, quem não conhece é porque não tem tempo ou não se interessa. Sabemos que para o turista, todo esse cenário é um prato cheio, é o ideal! Porém para os nativos, isso só não basta. Comer tapioca e acarajé todo dia enjoa e, não deve fazer muito bem a saúde.

Precisamos de um lugar para a realização de atividades esportivas, local para caminhada, com muito verde, em suma, uma área de lazer de verdade. Um cartão postal! Por que não uma praça!

Agora, quando falo em praça, não me refiro àquelas do interior que têm apenas um banco, um pé macaíba e um chafariz de xixi. Falo de um cartão postal, tipo, a Praça da Jaqueira, por exemplo. E olha que ela está à venda! 

A prefeitura poderia tomar uma atitude inovadora e tentar comprá-la. Bastava extinguir a taxa de manutenção de vias públicas, a chamada TAXA TAPA BURACO e criar a TAXA DA JAQUEIRA. Todo o dinheiro arrecadado seria destinado para a compra da PRAÇA DA JAQUEIRA.
 
Agora, duas observações:
1º - O prazo para se cobrar esta taxa deve ser Determinado e com PARCELAS FIXAS;
2º - Após a compra da praça, será obrigatório haver uma LICITAÇÃO para a contratação de uma empresa de mudança, a fim de transportar a praça do bairro da Jaqueira para o município de Olinda.
Enquanto não resolverem isso, vamos inovar e comer tapiocas na Praça do Jacaré?
Por
Marcelo Sarstedt Bosco

RENILDO, POR FAVOR, COMPRE A PRAÇA DA JAQUEIRA
 
POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA


 
Blog com mais de 71 mil acessos!   

TEREZA: 80 ANOS NA SARAIVA

A Livraria Saraiva abre, hoje, às 19h, seu novo projeto, Art Saraiva, com Tereza Costa Rêgo, com novo lançamento do livro que leva seu nome. Já estão confirmados encontros com Paulo Bruscky (novembro) e José Cláudio (dezembro).

REPORTER-JC


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA


 
Blog com mais de 71 mil acessos!   

» JUSTIÇA ELEITORAL


26 hackers testarão urnas


Vinte e seis hackers e técnicos em informática vão desafiar a segurança das urnas eletrônicas, que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garante serem à prova de qualquer tipo de violação. Eles aceitaram o convite da Corte e, durante quatro dias, quebrarão a cabeça em busca de falhas no sistema de votação e processamento de resultados. Os testes serão realizados entre 10 e 13 de novembro, e os candidatos que se saírem melhor receberão prêmios de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil. Ontem, o TSE confirmou que todas as inscrições foram aceitas.

POLÍTICA- JORNAL DO COMMÉRCIO 


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA


 
Blog com mais de 71 mil acessos!   

» GRAVITA EM TORNO DO FILHO

A força eleitoral que a mãe do governador, Ana Arraes, deve exibir nas urnas de 2008 é algo que espanta os que observam a movimentação de hoje da deputada federal. Para se ter uma ideia, numa dessas movimentações de prefeitos lá por Brasília, ela reuniu numa churrascaria mais de 30 prefeitos do Estado.


PINGA FOGO - JORNAL DO COMMÉRCIO

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA


 
Blog com mais de 71 mil acessos!   

Deputados fazem críticas a tributo cobrado por Olinda

A cobrança do foro – tributo relativo ao período colonial brasileiro –, pela Prefeitura de Olinda a imóveis situados no Recife, repercutiu, ontem, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Membro do Partido dos Trabalhadores (PT), legenda aliada à gestão do prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) na Marim dos Caetés, o deputado estadual André Campos foi à tribuna e criticou a atitude. O protesto foi além das palavras: após mostrar aos colegas o boleto que recebeu, na semana passada, em seu escritório situado em Boa Viagem, rasgou o documento. Campos ainda acrescentou: “Isso é o que todos devem fazer”.
Para o deputado petista, que recebeu uma cobrança de cerca de R$ 1.500 (relativa ao período compreendido entre 2001 e 2009), o fato é inaceitável, sobretudo partindo de uma administração “progressista”. “É lamentável que uma administração progressista faça isso”, afirmou ele.
A intervenção do deputado Pedro Eurico (PSDB) foi ainda mais incisiva. “A Constituição Federal é clara: ninguém pode cobrar impostos em outros territórios que não o do próprio município. Isso é uma tentativa de assalto, uma invasão ao bolso do cidadão. O povo caiu no conto popular do PCdoB”, criticou o tucano.
Único parlamentar filiado ao PCdoB presente no plenário, Nelson Pereira de Carvalho não respondeu aos ataques. Apenas justificou que no momento não teria condições técnicas de debater o tema. A cobrança, já direcionada a cerca de 7.000 imóveis recifenses dos bairros de Santo Antônio, São José, Rosarinho, Encruzilhada e Boa Viagem, por exemplo, pode atingir em breve os proprietário de imóveis de Jaboatão dos Guararapes também. O fato já provocou reações de algumas entidades, como a Ordem de Advogados Brasileiros (OAB) de Pernambuco e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife. O secretário de Finanças da Fazenda e Administração de Olinda, João Alberto Costa de Faria, garantiu ao JC, semana passada, que “não existem dúvidas quanto à legalidade do tributo”. 

Publicado em 27.10.2009
Manoel Medeiros Netommedeiros@jc.com.br
JORNAL DO COMMÉRCIO


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA


 
Blog com mais de 71 mil acessos!   

26 outubro, 2009

CANDIDATOS QUE DISPUTARÃO ELEIÇÃO EM OLINDA
DEPUTADO FEDERAL

PARTIDOS:

1-PCdoB -------- LUCIANA SANTOS OU LUCIANO SIQUEIRA

2-PSL ----------- ARLINDO SIQUEIRA

3-PSB ----------- ANA ARRAES

4-PT ------------ HUMBERTO COSTA

5-DEM ---------- ANDRÉ DE PAULA
6-DEM ---------- MEDONÇA FILHO
7-DEM ---------- RAUL HENRY
8-DEM ---------- EDGAR MOURY

9-PTB ----------- JOSÉ CHAVES

DEPUTADO ESTADUAL

PARTIDOS:

1- PC DO B ------- LUCIANO MOURA

2- PTC ------------- RICARDO COSTA
3- PTC ------------- NANDO MORAIS
4- PTC------------- ERON - ASSESSOR DO VEREADOR JOÃO LUIZ

5- PRP ------------- ALF
6- PRP --------------- ALEXANDRE CAVALCANTI

7- PMDB ----------- JACILDA URQUISA

8- PHS ------------- CARLOS ALBERTO DE CASTRO-BEBETO

9- PT --------------- TERESA LEITÃO 
10-PT --------------- SÉRGIO LEITE
11-PT --------------- ENILDO ARANTES
12-PT --------------- PAULO VALENÇA
13-PT --------------- MARCELO SANTA CRUZ

14-PSB ------------ JOÃO LUIZ
15-PSB ------------ JOÃO FERNANDO COUTINHO
16-PSB ----------- WALDEMAR BORGES-ESPOSO DA EX-PREFEITA LUCIANA

17-PSL ------------ ADERVAL BARROS
18-PSL------------ COMISSÁRIA LUCY
19-PSL ----------- UBIRACIRA LIMA-IRMÃ DO SAUDOSO JOÃO DE LIMA

20-PRTB --------- JORGE PRESTANISTA
21-PRTB --------- JONAS RIBEIRO

22-PP ------------- ANDRÉ AVELAR


SITUAÇÃO DO GOVERNO MUNICIPAL
EM RELAÇÃO A ELEIÇÃO DE 2010

DEPUTADO FEDERAL

5 ------- SITUAÇÃO

3 ------- OPOSIÇÃO

DEPUTADO ESTADUAL


8 ------- OPOSIÇÃO

14 ------ SITUAÇÃO

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA


 
Blog com mais de 71 mil acessos!   

Autódromo

Para os amantes da velocidade, que gostam de adrenalina e não abrem mão de ver ou até mesmo de praticar uma boa corrida, basta passar na Rua Pintor Manoel Bandeira, em Casa Caiada, Olinda. Esse circuito, ou melhor, essa rua, tem cerca de um quilômetro de extensão e muita poeira, não está pavimentada. Falando de pavimentação, nas duas últimas eleições municipais esta rua quase era asfaltada. Nessas épocas, quem chegava à Rua Pintor Manoel Bandeira ficava confuso e achava que estava no meio de uma feira de agronegócios, devido à grande quantidade de tratores, caminhões e retroescavadeiras. Essas máquinas passavam a campanha eleitoral toda alisando a rua, deixando sem buraco. E toda essa ação evidentemente enchia-nos de esperança. Terminadas as eleições, recolhia-se tudo: tratores, caminhões, retroescavadeiras. Até o “plano” eles recolhiam, mas devolviam os buracos. Não temos uma rua pavimentada, iluminada, sinalizada, mas ganhamos um autódromo. Quem sabe o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 não muda de Interlagos para o Autódromo Pintor Manoel Bandeira.

CARTAS- JORNAL DO COMÉRCIO


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

 
Blog com mais de 71 mil acessos!   

Herança I E II

 Herança I
O secretário de Articulação Social, Waldemar Borges, diz que José Arlindo Soares tenta brigar contra números quando afirma que várias ações da atual gestão foram herdadas do antecessor.


 Herança II
Para rebater Arlindo, Borges cita o Prometrópole. “Em oito anos, eles só executaram 6% do projeto. O banco já queria até o dinheiro de volta. Mas desde que Eduardo assumiu, há três anos, já cumpriu 70%”, alfineta.

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA


 
Blog com mais de 71 mil acessos!   

Unidade, acima de tudo



Que os partidos de oposição em Pernambuco estão em situação incômoda para 2010, é inegável. Lutam contra máquinas fortes, pilotadas pela dobradinha PT/PSB e alimentadas com o combustível da alta popularidade dos governantes.

 Mas as dificuldades apenas começam por aí. Não bastasse o campo governista estar forte e coeso, na oposição a situação é de fragilidade. Tucanos e democratas se desentendem, o PMDB se mantém em compasso de espera pela decisão do seu cacique maior, Jarbas Vasconcelos, e o PPS não tem força política para levantar sozinho uma bandeira de combate às gestões de Eduardo Campos e de Lula no Estado.


Há, porém, um novo elemento que só tende a provocar mais ansiedade nos líderes oposicionistas locais. Ao contrário de um desfecho amistoso como apregoava antes, o PSDB nacional anda às voltas com um acirramento interno entre os defensores das candidaturas dos governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) à Presidência da República.


Com a tese da chapa puro-sangue ganhando corpo, os tucanos mineiros ameaçam se rebelar. Não querem nem ouvir falar de Aécio na vice de Serra, embora a ideia tenha sido bem aceita, segundo pesquisa encomendada pelos serristas.


O que isso tem a ver com Pernambuco? Bem, sem munição local para enfrentar a candidatura de Eduardo à reeleição, a oposição pretende nacionalizar a campanha, vincular os palanques estadual e nacional anti-Lula. E para isso, é necessário, no mínimo, unidade interna. Algo que fica mais distante a cada dia que passa.


 NUNCA ANTES NA HISTÓRIA...
Confirmando a crítica da oposição de que tem agido como “cópia xerox” de Lula, o governador Eduardo Campos até adaptou o conhecido bordão do presidente. Sexta-feira passada, ao discursar, ele bradou que “nunca houve no Estado” investimentos de saúde na proporção feita pelo seu governo.

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA


 
Blog com mais de 71 mil acessos!   

Trator



De olho no Senado, o ex-prefeito João Paulo (PT) está em todo lugar. Sexta à noite, fez a palestra de encerramento da Semana de Ciência e Tecnologia de Ipojuca. Sob as bençãos do prefeito Pedro Serafim.

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA


 
Blog com mais de 71 mil acessos!   

Projeto quer tornar a área mais agradável

O projeto de revitalização do Alto da Sé foi proposto em 2007 como uma forma de recuperar o local, área de preservação histórica, e tornar o espaço mais agradável e apto para o lazer da população de Olinda e o turismo. A principal mudança diz respeito à praça, que seria ampliada, recuperada e teria um lugar reservado para as tapioqueiras e os artesãos. 
 Está prevista a criação de uma outra praça com a retomada do antigo mirante para o Horto Del Rey, perto da Igreja da Sé, onde hoje estão instaladas várias lojas de artesanato. Esses comerciantes serão transferidos para o mercado que foi construído ao lado da escola de samba Preto Velho. Falta apenas uma alteração na estrutura das calhas do telhado para que o espaço seja concluído.

A caixa d’água, por sua vez, também seria transformada em mirante. Internamente, ela teria espaço para abrir um café e eventos, como exposições de artes plásticas. Com a reforma, a estrutura ganha ainda um elevador panorâmico. Segundo a Prefeitura de Olinda, faltam apenas os vidros para que ele seja instalado. 

Cidades- Jornal do Comércio


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA


 
Blog com mais de 71 mil acessos!   

Obra no Alto da Sé está a passos lentos

Serviço começou em março de 2008, mas não avançou. Há divergências entre moradores e prefeitura


Apesar do sol, não havia um único trabalhador nas obras do Alto da Sé, no Sítio Histórico de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), na quarta-feira passada. Desde que o projeto de revitalização da área foi iniciado, em março do ano passado, não houve grandes mudanças. É possível notar a recuperação da caixa-d’água e a construção do mercado de artesanato, mas parte da Rua Bispo Coutinho continua interditada. Os fios que deveriam ter sido embutidos ainda aparecem, a praça onde trabalham tapioqueiras e artesãos acumula entulho e a urbanização da parte baixa da via sequer foi iniciada.


As pessoas que trabalham na região afirmam que a obra foi paralisada devido a uma divergência entre prefeitura e moradores. “Eles não querem perder o estacionamento que têm hoje ao lado da praça. No projeto, ele desaparece e abre espaço para ampliação da área verde”, explica o artesão Carlos Alberto Santos da Silva, 51 anos.


O autônomo Alexandre Marinho Lobo, 45, diz que a questão não é apenas um lugar para parar os carros. Segundo ele, esse estacionamento é uma área importante para carga e descarga de compras, gás e outros objetos pesados, além de facilitar o acesso de idosos, deficientes, gestantes e crianças pequenas, que assim não precisam andar muito para chegar em casa. “A alternativa que nos ofereceram foi estacionar próximo à Academia Santa Gertrudes. Como se não bastasse a distância, esse lugar também é escuro e perigoso à noite”, afirma.


A outra proposta feita pela Prefeitura de Olinda seria reformar a rua, em sua parte baixa, para permitir a passagem dos carros. Assim, não seria necessário estacionar perto, porque as pessoas com dificuldade de locomoção teriam acesso garantido.


No entanto, para permitir a execução da obra, seria preciso destruir o muro e parte dos cômodos de algumas casas. A secretária de Cultura e Patrimônio Histórico do município, Márcia Couto, justifica que as edificações previstas para serem destruídas correspondem à área da antiga rua, invadida pelos moradores. “Na verdade, a parte baixa da Bispo Coutinho é uma rua sem saída, mas tem espaço para a circulação de dois carros”, garante.


A ideia também não foi aceita pela população local. Eles temem que os visitantes usem a rua como estacionamento. “Somos favoráveis à urbanização da rua, mas essa alternativa tira parte da nossa casa e nossa tranquilidade. As crianças, por exemplo, não poderiam mais brincar. Para nós, a rua perde sua principal característica”, defende Alexandre. 


Márcia Couto diz que a intenção da prefeitura seria impedir o estacionamento na rua, tornando-a exclusiva para embarque e desembarque, mas também admite que não tem como manter gente fiscalizando a via para inibir abusos.


Por causa do impasse, a obra, inicialmente prevista para terminar em dezembro, está atrasada. “Não quisemos fazer algo sem o apoio da população”, justifica a secretária, acrescentando que há tempo de a maior parte da obra ficar pronta antes das prévias carnavalescas de janeiro. 


Maria Eduarda Costa
meduarda@jc.com.br
POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA


 
Blog com mais de 71 mil acessos!   


24 outubro, 2009

VISITA DE ARLINDO SIQUEIRA A RÁDIO PEIXINHOS FM 104,3














A mais nova Rádio Comunitária, a PEIXINHOS FM 104,3, vem crescendo em audiência na Comunidade, tem uma abrangência que atinge as seguintes Comunidades: Peixinhos,Sítio Novo, Jardim Brasil I e II, Loteamento Tamandaré, Aguazinha, São Benedito, Cabo Gato e adjacências. Funciona todos os dias das 6:00h às 22:00h e na sexta-feira até às 12:00h.

Com apenas um mês de existência sob o Comando de JR, já lidera entre as rádios locais. O objetivo é divulgar ações Públicas de interesse da população, buscando parcerias, e aproveitando a mão de obra local, incentivando e treinando os jovens, na arte da Comunicação.













A Rádio tem uma Parceria com o Programa Mais Educação, do CAIC de Peixinhos ajudando a desenvolver várias oficinas tais como: Dança, Xadrez, Oficina de Letramento, Oficina de Jornal e de Rádio. Os alunos que melhor se apresentam no teste, ganham um horário para estagiar na Rádio.













Durante a nossa visita, encontramos um jovem aluno Luan Filipe,que já desponta como um futuro homem da Comunicação. Seu programa, o AGITO MIX é cheio de intervenções das garotas da comunidade, que telefonam o tempo inteiro solicitando e oferecendo músicas das mais variadas modalidades, desde o breguinha, o forró até MPB. 
 

A RÁDIO PEIXINHOS FM 104,3, ESTÁ DE PARABÉNS PELOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE.
POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA


 
Blog com mais de 72 mil acessos!