30 dezembro, 2009


29 dezembro, 2009

Poluição provoca matança de peixes


 LAGOA DE SANTA TEREZA

Publicado em 26.12.2009


Moradores de Olinda, Grande Recife, denunciam crime ambiental na Lagoa de Santa Tereza, às margens da rodovia estadual PE-15. Anteontem, centenas de peixes começaram a aparecer mortos na superfície, o que indica envenenamento por poluentes.


Segundo o advogado Carlos Ivan da Silva, que vive no bairro do Varadouro, alguns pescadores que costumam trabalhar no local chegaram a retirar peixes mortos para vender. “Isso é perigoso, porque quem consome pode acabar ficando doente”, alerta.


Os peixes mortos concentram-se às margens da lagoa. No pequeno canal que a liga ao mar, havia mais de 50 exemplares em estado de decomposição, gerando um forte mau cheiro. De acordo com o advogado, o problema é recorrente e tem afastado pescadores que tiram o sustento da lagoa.


Há dez anos, moradores denunciaram ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que pessoas invadiram o terreno e tentaram fechar a ligação da lagoa com o oceano, o que fez o nível da água cair. No entanto, a Prefeitura de Olinda evitou a intervenção.


“Queremos que a área seja transformada em um tipo de reserva ecológica, para que crimes como esse não volte a ocorrer”, exige Carlos Ivan.  

JORNAL DO COMÉRCIO

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

O Blog com mais de 79 mil acessos!!


27 dezembro, 2009

» Imundície

Moradores da Rua Carlos Leite Moreira, entre as Avenidas José Augusto Moreira e Carlos de Lima Cavalcante, em Casa Caiada, Olinda, reclamam que o lixo das casas não vem sendo recolhido. Dizem que garis evitam passar nesse trecho.

CIDADES- JORNAL DO COMÉRCIO


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

O Blog com mais de 79 mil acessos!!

» Abandono

Circulei por várias e ruas e avenidas de Olinda e observei que Bairro Novo, Casa Caiada e Jardim Atlântico recebem mais atenção do que Rio Doce, apesar de ser o mais populoso, com imenso conjunto habitacional com cinco etapas e a comunidade sofre com o esquecimento dos poderes públicos. Um bairro de gente famosa, inspirador para vários artistas, entre os mais conhecidos temos Chico Science, que revolucionou a música brasileira, berço de jogadores de futebol, troças e blocos carnavalescos, além de quadrilhas juninas estilizadas com títulos. Mas, de que vale tudo isso para os governantes? Nada. Por exemplo: faltam posto de saúde e delegacia. Os existentes encontra-se em péssimas condições e carentes de recursos humanos. São lugares feios e sujos. Faltam agências bancária, dos correios, etc. Faltam ainda postos de atendimentos da Compesa, prefeitura, Celpe e PM. O policiamento é ineficiente para evitar assaltos. Outra necessidade imediata diz respeito à pavimentação dos buracos nas Avenidas Nápoles, Tiradentes, Brasil e Garças, vias consideradas importantes na ligação com a cidade de Paulista. Talvez seja o bairro com o maior número de buracos na Marim dos Caetés. A verdade é que Rio Doce está abandonado.



» Francisco Carlos Nascimento - Olinda -chicocarlos56@hotmail.com

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

O Blog com mais de 79 mil acessos!!

24 dezembro, 2009

Boas Festas


23 dezembro, 2009

MÁGOAS / BARATINHO

Mágoas // Foram parar em um blog as mágoas do Mestre Ferreira, conhecido batalhador da cultura olindense. Como tantos outros artistas que penam para conseguir mostrar o seu trabalho, levou para se apresentar no carnaval da cidade o Boi Mimoso e a Ciranda Pernambucana de Olinda, mas nesses meses todos nunca conseguiu ver a cor do dinheirinho do cachê, que, segundo diz, deveria ter sido repassado à Produções Arte Viva.

Baratinho // Todo constrangido, mas confiante no pagamento, o mestre resolveu fazer um empréstimo para pagar aos que apresentaram o boi e a ciranda. No entanto, a informação que teria recebido da Secretaria de Cultura de Olinda é que se até 31 de dezembro o dinheiro não sair, não haverá mais como resolver a questão. E viva a prefeitura, que consegue fazer um carnaval exuberante e tão baratinho.

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

O Blog com mais de 79 mil acessos!!
 COMENTÁRIO
Anônimo Anônimo disse...
O MESTRE FERREIRA DEVERIA APROVEITAR E PROCURAR TAMBÉM O MP E DENUNCIAR A SECRETÁRIA DE CULTURA E PRODUTORA. VOU EXPLICAR PARA O SR. MESTRE A SECRETÁRIA DE CULTURA NO CARNAVAL DE 2009 RECEBEU DO VEREADOR DO PCdoB, QUE ESTA ENVOLVIDO EM DESVIOS DE VERBAS PUBLICAS REQUISIÇÃO DE ORQUESTRAS PARA BLOCOS QUE NÃO SAIRÃO, OS MÚSICOS SÃO ASSESSORES DO VEREADOR NUNCA TOCARAM NEM RECO-RECO, ESTAS ORQUESTRAS FANTASMAS JÁ FORAM PAGAS. O MP JÁ ESTA INVESTIGANDO O CASO. VAI SER O ESCÂNDALO DAS ORQUESTRAS FANTASMA DE OLINDA.
25 de dezembro de 2009 08:39

22 dezembro, 2009

DESABAFO DE UMA MORADORA DO ALTO DA CONQUISTA





Como moradora do Alto da Conquista há 32 anos, preocupo-me com a assistência (e, por vezes, "a desassistência") dada a esta comunidade (vinculada ao bairro de Águas Compridas) pelos nossos representantes políticos. Há muito tempo, anseio, juntamente com os moradores, por melhorias reais nesse "lugar" esquecido da cidade de Olinda.


Não coloco em relevo algo que não vivo, já que tomei, há alguns anos, várias iniciativas junto a algumas pessoas da comunidade. A título de lembrança, sempre participava das reuniões do Orçamento Participativo, na esperança de ver um dia a Rua da Tijuca pavimentada. Tentativas frustradas que acarretaram somente, revolta e desânimo. Algumas matérias foram realizadas pela TV Jornal, Tribuna, TV Nova... mas, infelizmente, nenhuma medida concreta foi tomada na intenção de alcançar TODOS os que residem no Alto da Conquista. Atualmente, trechos dessa rua foram "calçados", não só pela Prefeitura, como anunciado no dia de ontem (21.12.2009) pelo atual prefeito de Olinda: Renildo Calheiros, na ocasião da inauguração da Praça, mas contou com a participação efetiva da gestão do Cemitério "Jardim Metropolitano". Como cidadã que sou, extremamente prejudicada em minha vida cotidiana por não ter direito a um transporte coletivo, registro aqui minha crítica, já que a história da comunidade "Alto da Conquista" se vincula a minha história de vida, na medida em que muitos parentes meus (alguns falecidos) contavam algumas "lendas" referentes à pavimentação da rua a qual me referi acima. No entanto, passados 32 anos de minha vida, não vi esse sonho realizado.


Senti as conseqüências dessa ausência de transporte desde os meus 11 anos (momento em que precisei cursar a 5ª série em Mirueira - Paulista), visto que a única escola municipal existente na época (1988): "Escola Alberto Torres", não oferecia o ensino fundamental (5ª a 8ª série), o que ocasionou no deslocamento árduo até a escola municipal Terezinha Camarotti, situada em Mirueira - Paulista. Assim prossegui... no contexto atual, cursando o doutorado na Universidade Federal de Pernambuco, me deparo com o mesmo problema e ainda tive que ouvir tanto da ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos, quanto do atual prefeito dessa cidade: Renildo Calheiros que muito ainda há a fazer no Alto da Conquista. Será que precisarei ser extinta da Terra para que esse sonho da pavimentação da rua Tijuca e, por conseqüência, a chegada do transporte coletivo se concretize? Ou estamos falando de um problema novo, que pode esperar? Sinceramente, passados todos esses anos, considero esse tipo de discurso pura DEMAGOGIA! Esses e tantos outros eventos têm-me desestimulado profundamente, a ponto de não acreditar mais naqueles em que um dia apostei que iriam, gradativamente, reverter a situação de nosso município, considerando bairros cuja dívida com seus moradores é altíssima: os "anônimos".



Agradeço pelo espaço de divulgação,
Solange Alves de Oliveira (Professora)
Doutoranda em Educação - UFPE.


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

O Blog com mais de 79 mil acessos!!

21 dezembro, 2009

INAUGURAÇÃO DA ACADEMIA DAS CIDADES DO ALTO DA CONQUISTA

[Tà TULO+DE+CIDADÃO+SAMIR+ABOU+HANA+++DR.+IZAEL+NOBREGA+237.jpg]

O Secretário Humberto Costa, representando o Governador Eduardo Campos inaugurou na manhã de hoje a 1ª Academia da Cidade de Olinda. A área pertencia ao Pai do Vereador de Marcelo Soares,o Ex- Vereador Luciano Soares.

Dando início ao evento o primeiro a fazer uso da palavra foi o vereador Marcelo Soares,que fez questão de chamar para o palanque o filho do ex-  assessor da Prefeitura de Olinda Marquinho Junior ,e agradeceu ao Vereador Jonas Ribeiro pela escolha do nome, Academia da Cidade Marcos Soares,aprovado por unanimidade na Câmara. Disse ainda que era um sonho de seu pai e hoje se tornou realidade.



Dando prosseguimento a palavra foi dada ao filho de Marcos Soares, Marcos Filho, que muito emocionado agradeceu a todos a honrosa homenagem prestada a seu pai. A palavra foi então passada para a Secretária de Ciências e Tecnologia Luciana Santos, que disse ser o Alto da Conquista um lugar abandonado pelo Poder Público há 30 anos, fiquei pasmo, pois ela foi Prefeita durante 8 ano, mais 1 ano do Atual Prefeito do seu Partido, e diz que a Prefeitura não tem Políticas Públicas para o Alto da Conquista. Aproveitou o momento para agradecer ao Governador do Estado, pelas obras que estão sendo realizadas no Município de Olinda.



Prosseguindo a palavra foi franqueada ao representante do Governador, o Secretário das Cidade Humberto Costa, que fez questão de frisar que todo recurso empenhado naquela obra é do Governo Federal e do Governo Estadual, cabendo a Prefeitura de Olinda cudar daquele equipamento que estava sendo entregue a comunidade.



Para encerrar o Prefeito Renildo Calheiros, com um discurso de política estudantil, esbravejava no microfone com um tom muito forte e eloquente. Agradeceu ao Governador e ao Secretário Humberto Costa, citando os investimentos do Governo do Governo do Estado. Deu a entender que tudo que vai acontecer em Olinda no 1º Semestre de 2010, em investimentos e infra-estrutura, será feito pelo Governo do Estado. A exemplo do Recapeamento da Avenida Presidente Kenedy, Recapeamento da Av. de Águas Compridas, todos os acessos para os morros de Olinda, Recuperação de algumas Escolas, Construção do Viaduto do Complexo de Salgadinho e muitas outras obras. O Prefeito esquece de falar que em Olinda como no Sertão, existe locais em que a comunidade não tem água nas torneiras, a exemplo do Próprio Alto da Conquista que falta força política, aquele povo vem sofrendo.


O Sr. Joab da União pela Conquista, entregou a mais de um ano um abaixo assinado com bastante assinatura, solicitando ao Governador a construção de uma Caixa D’Água e a troca da instalação hidráulica para aquela Comunidade. No momento da entrega do abaixo assinado a COMPESA, o Sr. João Bosco, comunicou que a obra estava incluída na verba do PAC, que era só licitar.

Presente também a este evento estava o Irmão Cristiano, que é fotográfo e liderança da área. O mesmo aguardou uma oportunidade para homenagear o ex-governador Miguel Arraes e fazer algumas reinvindicações a exemplo de: revitalização do sistema de abastecimento da água, mudança do local do terminal dos ônibus.


Ao término da inauguração fui procurado por alguns populares solicitando a minha intervenção junto ao Consórcio de Transporte Grande Recife, com o objetivo de estender por mais 500m o terminal do ônibus do Alto da Conquista até a frente do cemitério.


A inauguração contou com a presença de Luciano Soares ex-vereador de Olinda, do ex-vereador Antonio Pascoal, do ex-vereador João Dindo, com o Vereador Marcelo Soares, com o vereador Ula, com o vereador Mauro Fonseca, com o vereador Jonas Ribeiro, com o vereador Junio Leite, com o vereador Algério. Com a Deputada Teresa Leitão e lideranças como: Verdura, Fernando V-08, Jadson, Zé Biu ,ex-vereador Fausto Silva, ex-presidente da Associação da Conquista, da Presidente Atual D. Dida, com a vice presidente Cristina, com Gerson Monteiro, Zinha, David, Sérgio Mourin, com o Presidente do PSB, Talles.


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

O Blog com mais de 78 mil acessos!! 

COMENTÁRIO


ARLINDO voçe viu que o prefeito ta ficando doido, ele disse que todas escolas de olinda vaiter picina se ra que é as ruas onde localiza essas escolas ? ele não cuida nem do lixoe dos burracos como vai fazer picina e ainda colocar quadra em todas as escolas falta bancas nas escolas ,merenda,agua,predios alugados sem condiçoes e vem falar em quadra e picina é piada viu ARLINDO . LUCIANA esqueceu que foi prefeita 8 anos,e agora secretaria estadual e nada fez em olinda.prefeita traga uma escola tecnica para olinda ou cursso da unversidade de pernambuco para olinda projetos que fazem parte de sua secretaria..votei em TEREZA LEITÃO DO PT nessa não voto mais....

Geovana Lima dos Santos
22 de dezembro de 2009 00:58

ATRASO DO DINHEIRO DO CARNAVAL DE 2009, LEVA MESTRE FERREIRA AO DESESPERO



Domingo dia 20 de dezembro, fui a festa de confraternização do Maracatu Leão de Ouro em Olinda encontrei um velho amigo o Mestre Ferreira, que durante a minha conversa com o mesmo, me relatou sobre um problema que vem causando um grande transtorno em sua vida. 

Mestre Ferreira todos os olindenses conhecem, faz cultura desde 14 anos de idade, era amigo, irmão de Mestre Salustiano, e vem fazendo muitos trabalhos na área cultural em Olinda.


Diz o Mestre Ferreira, que desde o carnaval fez algumas apresentações em Olinda, trazendo o Boi Mimoso e a Ciranda Pernambucana de Olinda, e ainda não conseguiu receber o dinheiro dessas apresentações, que deveriam ter sido repassadas para Produções Arte Viva, que tem a frente o Sr. Brucutu.


Mestre Ferreira diz que nunca passou por tanto constrangimento, teve que pedir dinheiro emprestado para fazer o pagamento dos que ali se apresentaram. Hoje ficou doente está depressivo, passou dois meses hospitalizado, pois não conseguia cumprir com seus compromissos. Segundo ele procurou a Srª Secretária de Cultura, Márcia Souto e para seu desespero, a mesma diz que se terminar deste mês, não tem como pagar. Disse ainda que o Vereador Marcelo Santa Cruz e o Deputado Luciano Moura e o Sr. Brucutu da Produtora, já falaram com a Secretária e ela não resolveu nada. Estou rezando para que Deus toque no coração dela e eu consiga receber esse dinheiro.


Prefeito Renildo, essa é mais uma armação da Secretaria de Cultura de Olinda.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

O Blog com mais de 78 mil acessos!!

Desperdício d’água em Rio Doce

Tem um “olho d"água” na Rua do Abacate, em frente ao nº 126, na III Etapa de Rio Doce, Olinda. Faz um mês que o povo reclama e nada da Compesa.

Cidades Jornal do Comércio 



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

O Blog com mais de 78 mil acessos!!

Buraqueira em avenida motiva protesto

Moradores de Rio Doce, Olinda, prometem fazer um protesto, amanhã à tarde, para denunciar a degradação da Avenida Tiradentes, na IV Etapa. 

Cidades - Jornal do Comércio

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

O Blog com mais de 78 mil acessos!!

18 dezembro, 2009

Memorial Arcoverde

Gostaria que o governo do estado informasse que fim levou a verba de indenização pelos estragos ambientais provocados pelo Circo de Soleil no "parque" Memorial Arcoverde. O circo chegou, devastou tudo, asfaltou o gramado, e há alguns meses tudo continua igual. As árvores que existiam antes foram replantadas? Por falar no parque Memorial Arcoverde, vale salientar o estado deplorável daquele espaço, com grama queimada, vegetação maltratada, cercas quebradas, total abandono, sem falar das ruas de acesso ao centro de convenções. Esse é o cartão de visitas que deixamos para os nossos turistas de negócios? Com a palavra, o governador Eduardo Campos.

Wlademir Lacerda de Moura - Recife
Cartas - Diário de Pernambuco
POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

O Blog com mais de 78 mil acessos!!

Olinda

O secretário de Turismo e Desenvolvimento de Olinda, Maurício Galvão, está colhendo dividendos pela inauguração, ontem, da loja de atacado, a Maxxi, do grupo Wakmart. Os investimentos foram de R$ 26 milhões e a unidade está gerando cerca de 120 empregos, festeja Gavão.
 DIÁRIO DE PERNAMBUCO

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

O Blog com mais de 78 mil acessos!!  

» ARMADILHA NA ESQUINA

Sem nenhum exagero, faz cerca de seis meses que esta galeria no cruzamento do Avenida Antonio da Costa Azevedo com Rua Leonel de Moura, em Jardim Brasil II, Olinda, está sem tampa. Se é um perigo para carros e motos, imagine para pedestres!

JC CIDADES 
POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

O Blog com mais de 78 mil acessos!!

17 dezembro, 2009

» Presépio




Parabéns à Prefeitura de Olinda pelo gigantesco e belíssimo presépio instalado na Colina da Igreja do Carmo. Obra reveladora de grande inspiração religiosa e de perfeição artística.




Cartas - Jornal do Comércio
 Fernando Carvalho - Olinda - PE.
POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

O Blog com mais de 78 mil acessos!!

TCU condena ex-presidente de abrigo em Olinda (PE)

Extraído de: JurisWay  -  15 de Dezembro de 2009
O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou Aurinete Barbosa Santiago, ex-presidente do Abrigo Dr. Juiz Demóstenes Batista Vegas em Olinda (PE), a devolver os valores atualizados de R$ 203.235,19 e 182.508,01 aos cofres públicos. Ela deixou de prestar contas de recursos federais repassados para implementar os projetos "Ciranda Santa em Paulista" e "Abertura do Verão em Olinda", ambos para promover e divulgar o turismo na região.
Aurinete Santiago ainda terá que pagar multas de R$ 20 mil e R$ 7 mil aos cofres do Tesouro Nacional. O TCU autorizou a cobrança judicial da dívida e remeteu cópia da documentação à Procuradoria da República no Estado de Pernambuco, para as devidas providências. Cabe recurso da decisão. O ministro Benjamin Zymler foi o relator do processo.
Serviço:
Dispomos de cópias do relatório, voto e decisão.
Acórdão nº 6711/2009 e 6725/2009 - 2ª Câmara
TC - 001.835/2009-8 e 001.828/2009-3

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

O Blog com mais de 78 mil acessos!!

RISCO

No Forum Joana Bezerra se tem dificuldade para estacionar na parte externa. No estacionamento interno só para funcionários. Fica difícil. Um fórum daquele porte não dispor de uma área mais segura, é absurda. Nem estacionamento pago existe. Como se explica, se construir um prédio monstruoso e tão luxuoso e não pensar no povo? E se roubarem um carro quem se responsabiliza? Estive lá e observei também que a área é totalmente despoliciada. Um grande risco para quem vai ali.

» Jorge Beltrão - Olinda - jorgebeltrao@ig.com.br

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

O Blog com mais de 78 mil acessos!!
Esta semana recebi um Email do Sr. Iran que mandou essa mensagem:


Arlindo há mais de um mês que reclamo da COMPESA e inviei um ofício para a mesma e não tem jeito. Depois que Isaias saiu não consigo resolver mais nada com o novo chefe do elo Casa Caiada, Sr. Vivaldo não tá com nada a Rua Segunda Travessa da Macaiba no Córrego do Abacaxi esta sem Água a tempo e nem lá foram ainda.
Mete o Pau neles Arlindo.

iransemprecomvoce@gmail.com

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

O Blog com mais de 78 mil acessos!!

Palestra proferida pelo vereador de Olinda MARCELO SANTA CRUZ

Palestra efetuada no Conselho Municipal de Direitos Humanos de Olinda, dia 09/12/2009



       Quando fui convidado para fazer esse debate comecei a refletir o que iria abordar sobre Direitos Humanos.

         Então surgiu a idéia de fazer uma retrospectiva dos últimos 61 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Quando aqui cheguei resolvi ir mais longe, mergulhei no túnel do tempo, a partir do descobrimento do Brasil, 1.500, quando Pedro Alves Cabral aqui aportou em Terras Brasileiras.

         Faço de início uma constatação, a luta pelos direitos humanos é permanente, contra a exploração, o domínio, a vitimização e a exclusão social. Representa a luta pela emancipação e pela construção de uma sociedade solidária e justa.

A luta pelos direitos humanos faz parte das lutas libertárias empreendidas ao longo dos séculos pelos oprimidos. A realização dos direitos humanos faz parte de um processo histórico.

Encontra-se na raiz da formação da sociedade brasileira um sério processo de exclusão de maior parte de sua população.

A exclusão social tem as marcas do racismo, da pobreza e da desigualdade.

A Pobreza faz parte da opção do processo de desenvolvimento econômico que tem privilegiados setores das elites, a saber: donatários de capitanias hereditárias; senhores de engenho, donos de minas, fazendeiros; donos de indústrias e de bancos; subserviência aos ditames colonialista, hoje ao imperialismo.
 
        Nesse processo desenvolventista estão alijados dos bens e riquezas: os escravos; trabalhadores do campo; imigrantes pobres e trabalhadores urbanos.
 
        A concentração da renda e riqueza e a conseqüente desigualdade estrutural são marcas históricas da formação social e econômica, sem que o Estado, via de regra, tem tratado como caso de polícia, ou ações populistas ou com políticas meramente compensatórias.
 
        O Racismo, é uma herança da prática de quase 400 anos de escravidão.
 
O Sexismo – faz parte da identidade cultural privadas e públicas e se manifesta  no comportamento que impõe a conduta de subordinação da mulher, na dificuldade de aceitar e conviver em sociedade com a diversidade de orientação sexual, sobretudo quando prepondera comportamentos machistas.Em 1948, o mundo após duas grandes guerras, faz uma tentativa de construir a paz mundial. Desta forma, o mundo avança na questão dos direitos humanos. Enquanto, o Brasil é submetido a partir de 1964 na mais sangrenta ditadura militar, prisões, Torturas, assassinatos e desaparecimentos forçados.
 
A resistência se fez presente, especialmente, nos anos 70. Nesse período surgem o Movimento Feminino Pela Anistia, e os Comitês Brasileiros de Anistia cuja bandeira principal ostentada, era a luta pela ANISTIA AMPLA GERAL IRRESTRITA. Movimento Nacional de Direitos Humanos – o MNDH surge em 1982, é um movimento organizado da sociedade civil, sem fins lucrativos, democrático, ecumênico, e supra-partidário, presente em todo território brasileiro em forma de rede com mais de 400 entidades filiadas.
 
Esse movimento tem sua ação programática fundada no eixo -LUTA PELA VIDA CONTRA A VIOLÊNCIA e atua na promoção dos Direitos Humanos em sua universalidade, interdependência e indivisibilidade, fundado nos princípios estabelecidos pela carta de princípios de Olinda, (1986).  A Central Única dos Trabalhadores – CUT, cuja a bandeira principal foi reorganizar  a luta dos  trabalhadores através de uma Central que respeitasse a autonomia sindical, combatendo o peleguismo. O Partido dos Trabalhadores – PT; as greves do ABC; as comunidades Eclesiais de Base; as Diretas Já; o Impeachment de Collor; a Constituição de 1988; as  Emendas Populares, precedidas de ampla mobilização da sociedade, mulheres, crianças, deficientes a luta pela terra.
 
A Constituição de 1988, é sem dúvida o marco de convergência da resistência política. E o ponto de referência para afirmação dos direitos humanos.
 
Nesta oportunidade, quando estamos falando dos direitos humanos, reporto a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a constituição de 1988, gostaria de trazer para ilustrar essa fala Dom Helder Câmara.

Em dezembro de 1973, quando a Declaração Universal dos Direitos Humanos completava 25 anos, Dom Helder Câmara assim se pronunciou em palestra Houston , nos Estados Unidos da América: “quando se lê e relê a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada, de maneira soleníssima, pela Organização das Nações Unidas, que são uma síntese dos mais altos e mais puros anseios da pessoa humana, verifica-se que todos eles estão longe de transformar-se em realidade, conclui-se que:

- ou a Declaração é desprezada e vista como um papel a
  mais, entre tantas outras letras mortas;
- ou a Declaração vira carne de nossa carne, sangue de
  nosso sangue, pedaço de nossa alma.

         Não temos o direito de simplesmente armar discussões amáveis sobre assuntos tão graves, para depois dar tudo em nada. O ideal é que, para todos nós, a manhã de hoje seja um marco.



         Muitas vezes, não está no nosso alcance abalar, externamente, estruturas de opressão: mais, que, ao menos dentro de nós, uma mudança se dê, uma opção se firme, uma conversão se faça.

         Tentando ajudar a boa vontade de todos nós - para que ela não se perca em desejos vagos – permiti que, entre muitos outros, focalize 3 pontos vitais para a pessoa humana e seus direito inalienáveis:

- desenvolvimento sim; mas não a preço desumano;
- segurança, sim; mais não ressuscitando a inquisição;
- tentativa de por a força moral acima da força armada;”
          
Dom Helder naquela ocasião apresentou algumas sugestões concretas, hoje vale reproduzi-las tendo em vista sua atualidade:

1-"Permanecer alertas para não cair no pessimismo, que      faz, maravilhosamente, o jogo dos opressores. Se nos convencermos que não há nada a fazer; que as Injustiças sempre  haverão  de existir; que  a  opressão  se  tornará  sempre  esmagadora, só nos restará cair no cinismo...        

2-Permanecer alertas para não ceder à tentação da violência que, também, faz, de modo notável, o jogo dos Opressores.Se,desejosos de ver mudadas as estruturas de opressão, partimos para a clandestinidade e para o uso das armas, seremos, facilmente, esmagados. Não esqueçamos que, do lado dos Opressores, se acham os fabricantes de armas e de guerras, os fabricantes de mortes.



3- Permanecer alertas para ser muito exigentes com a não – violência na hora de utilizar as únicas armas que os opressores jamais poderão utilizar, é preciso chegar a autenticas pressões morais libertadoras, capazes de revolver, de fato, as estruturas de opressão, em lugar de despertar desprezo e zombaria da parte dos Opressores...


4-Abrir os olhos para uma realidade maravilhosa: já existem por toda parte – dentro todos os Países, de todas as Raças, de todas as Religiões, de todos os Grupos Humanos – Minorias que desejam de verdade mesmo à custa de sacrifícios, ajudar a construir um  Mundo mais justo e mais humano.


   5- Ter bem presente que não se trata e não se tratará jamais de unificar estas Minorias, tão diferentes: de jovens, de adultos, de pessoas idosas; de estudantes, de trabalhadores, de cientistas, de técnicos; de brancos, de negros, de amarelos, de morenos, de peles – vermelhas.”
     
       Prossegue Dom Helder:  é  ”absolutamente      necessário que  as  Minorias  se unam como força da verdade e do amor,
força até não aproveitada, ou empregada, no máximo, em 1% da sua capacidade”.

   6-  “A  última  sugestão   –   ajudar   as   numerosas  Minorias que preparem dentro dos USA para em 1974,UM ANO DE JUSTIÇA. Ajudar estas Minorias – que já exitem e se acham em pleno trabalho – a documentar as mais graves injustiças internas e externas, que se comentem aqui, e isto para ajudar a conscientização dos Estados Unidos da América”.


Desta forma, Dom Helder tornou-se ícone da Paz, da Esperança e da Cidadania em todo o mundo. Plantou a semente dos direitos humanos, que germinou, tornou-se árvore frondosa, a qual tem dado bons frutos, representadas pelas entidades de direitos humanos, e por todos vocês que nesta manhã, promove esse debate por iniciativa do Conselho Municipal de Direitos Humanos, desta forma, concluo com o pensamento de Dom Hélder Câmara, proclamado em sua palestra efetuada no Estados Unidos da América, quando se comemorava os 25 anos de Declaração Universal dos Direitos Humanos:

“O MUNDO CAIRIA NA FRIEZA E NA MORTE, SE, UM DIA, OS SONHOS E AS UTOPIAS, ABANDONASSEM A HUMANIDADE. OS GRANDES SONHOS E UTOPIAS DE HOJE SÃO A AURORA DE AMANHÃ.”

Olinda, 09 de Dezembro de 2009
Marcelo Santa Cruz
Vereador PT-Olinda


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

O Blog com mais de 78 mil acessos!!



ARTISTAS RECLAMAM DE PAGAMENTO

Os artistas contratados pela Fundarpe para o São João de Olinda e o Festival de Inverno de Garanhuns estão inconformados – e com razão - com o anúncio da presidente da instituição, Luciana Azevedo, de que disponibilizou R$ 24 milhões para o Funcultura. Se há tanto dinheiro, por que então a Fundarpe não pagou ainda os artistas que se apresentaram em Olinda e Pesqueira? 

Blog do Magno

ENTREVISTA DE ARMANDO MONTEIRO E SERGIO GUERRA NA RÁDIO OLINDA - EDVALDO MORAIS


ENTREVISTADO ARMANDO MONTEIRO
RÁDIO OLINDA- EDVALDO MORAIS – por telefone

O primeiro a ser entrevistado foi o Deputado e Presidente da CNI e do PTB Estadual, Armando Monteiro.

Edvaldo Morais perguntou ao Deputado Armando Monteiro se Sérgio Guerra ficou rico na Política vendendo cavalos? E  do nível insuportável desses debates.
Diz que tudo começou com a entrevista de Sérgio a um Jornal da Cidade, fazendo insinuações e ameaças a minha pessoa, e eu repeli essas insinuações e desafiei o Senador de forma direta. Dizendo que me apontasse qualquer fato que desabonasse a minha conduta moral.
 Sérgio não trouxe nenhum fato concreto. Senador Pigmeu fica menor ainda.
 Falou que hoje sou mais pobre, disso não me envergonho, o que importa é a honra e a dignidade.
Diz também que quer ser julgado pelo povo de Pernambuco e pelas instituições independentes.
Que não tem nada com a questão da EMPETUR, e isenta Sérgio das questões de escândalos de Governadores do seu Partido o PSDB.

ESCUTE A ENTREVISTA




ENTREVISTA DE SÉRGIO GUERRA
RÁDIO OLINDA- EDVALDO MORAIS – por telefone

Edvaldo Morais perguntou ao Senador Sérgio Guerra se ele ficou rico na política vendendo cavalos?
A minha vida pessoal quem define é o meu Imposto de Renda, moro na mesma casa, sou um homem de classe média e nada mudou na minha vida. Fui duas vezes Secretário do Governador Arraes e uma vez de Jarbas, era executivo, ordenador de despesas e ninguém nunca me acusou de nada. Essa é a primeira vez. Não tenho nenhum processo circulando em nenhuma estância. Diz criar cavalos, caprinos e suínos.
Teve o cuidado de verificar a situação de Armando e não posso dizer o mesmo, pois tem 8 processo na Justiça de Pernambuco e 1 na Justiça Federal gigantesco, no Supremo Tribunal Federal.
É Deputado secreto, nada fez, só encontrou uma emenda mal assombrada, que ainda estar averiguando de 40 milhões reais.
Armando não tem chaminé, nenhuma fábrica, nenhuma indústria, e mesmo assim é presidente do CNI .
Sergio diz que quer saber do dinheiro das festa, se não resolver investigação em Pernambuco vai acionar o Federal, pois a verba é Federal. Diz que o TCU já está nas investigações.Segundo o Senador o PTB foi quem levou o dinheiro, quem meteu a mão nele.
ESCUTE A ENTREVISTA




POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

O Blog com mais de 78 mil acessos!!






16 dezembro, 2009

Buuuááááá //

Marisa Gibson - coluna. Marisa Gibson - colunaPor unanimidade, a Comissão de Justiça da Assembléia rejeitou, o projeto de autoria do deputado Nelson Pereira (PCdoB) que criava o dia do bebê, a ser comemorado dia 11 de outubro. Ainda bem. Entre outros argumentos, a Comissão entendeu que não existe na legislação a figura do bebê mas da criança, que já está contemplada com o dia 12 de outubro. Ainda bem.

Diário Político - Diário de Pernambuco
Marisa Gibson


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

O Blog com mais de 78 mil acessos!!

Natal do barulho



Papai Noel, quando resolver aterrissar em Olinda, corre o risco de ser estrangulado. Moradores das imediações da Praça do Carmo estão sem aguentar amanhecer e anoitecer com o repertório de Natal que anima o presépio montado pela prefeitura sob a propaganda de ser o maior de que se tem notícia por aqui. Agora, vê-se que é o mais barulhento, também.


Luce Pereira
Vida Urbana  - Diário de Pernambuco


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

O Blog com mais de 78 mil acessos!!

BRIGA POLÍTICA ENTRE ARMANDO MONTEIRO E SÉRGIO GUERRA

O Eleitorado pernambucano está chocado com tantas farpas detonadas pelos possíveis candidatos ao Senado, o Deputado Federal Armando Monteiro e o Senador Sérgio Guerra.
Quem leu os Jornais no final de semana de ontem e de hoje, deve ter percebido a troca de gentileza de dois políticos importantes para Pernambuco.

Hoje tudo é escândalo, os políticos ao invés de procurarem trabalhar e representar quem lhe conferiu o Título, vivem procurando motivo e assunto para detonar os outros.
Procuram até responsabilizar quem não tem nada a ver com o fato ou incriminar sem apurar os fatos.

O povo não vai votar em quem é mais rico ou mais pobre, ele quer saber quem o representou melhor.

Essas farpas e agressões detonadas em cima de coisas pessoais, de dinheiro de quem tem mais, o povo não quer saber disso, a avaliação do político é pelo desempenho pelo trabalho.
Eu acho que os eleitores de Pernambuco, não vão definir seu voto simplesmente, por ter cinema na rua ou Escolas Profissionalizantes para os Jovens e adultos. Esse é o Trabalho desenvolvido pela CNI - CONSELHO NACIONAL DA INDUSTRIA, independente de quem seja o seu Presidente.

É por esse motivo que muitos eleitores dizem não vão votar em ninguém.

Vejam os trechos das entrevistas:
Guerra acusa Armando de usar a CNI e o bate-boca prossegue

Publicado em 16.12.2009 – Jornal do Comércio

Em resposta, Guerra afirmou que Armando “não tem mais dinheiro, mas tem poder”, é um “deputado secreto” e usa a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade à qual é presidente, para fazer propaganda política. Além disso, repetiu inúmeras vezes, em tom de cobrança: “Quero saber onde está o dinheiro”, em referência às verbas liberadas para shows que não aconteceram no interior do Estado.
A polêmica dos shows envolvendo a Empetur culminou com a queda do então secretário do Turismo Sílvio Costa Filho (PTB) e toda sua equipe.
Após ouvir as palavras de Sérgio Guerra, Armando rebateu também em tom agressivo (ver matéria abaixo).



Armando Monteiro
Entre outras afirmações, o petebista – que insistiu em chamar o adversário de “senador pigmeu” – disse que Guerra tem “fixação por dinheiro” desde os tempos de deputado, nunca fez nada de relevante na Câmara e está criando “uma briga mesquinha”. Além disso, questionou a origem do dinheiro do senador: “Ele enriqueceu vendendo cavalo?”



Sérgio Guerra
“Essa questão de Armando, de achar todo mundo pequeno, de se achar grande, não começou hoje. Ele faz parte de uma determinada classe dominante em Pernambuco que olha de cima para baixo pra todo canto e pra todo mundo. Ele devia procurar os pigmeus naqueles que andam com ele, que vivem com ele e que ele ajuda. Esse mesmo pessoal que fez festa e não fez festa. É ter recebido dinheiro de festas e não ter feito as festas. O que eu quero saber é onde está esse dinheiro”, questionou o tucano.


Armando Monteiro
A primeira resposta de Armando foi em relação à declaração de que ele é um “deputado secreto”. “A melhor maneira é saber como os órgãos externos e o eleitor estão vendo nosso desempenho. Ele (Guerra) foi um parlamentar bisonho. Fui contemporâneo dele e ele só atuava de maneira dedicada na Comissão de Orçamento. Ele sempre teve essa fixação. Ele não ia sequer às sessões da Comissão de Finanças, que fazia parte”, disparou.
Eleitor, você não merece isso!



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

O Blog com mais de 78 mil acessos!!