12 março, 2010



A cidade de Olinda está comemorando, neste dia 12 de março, mais um ano na sua história de lutas e de sobrevivência. Uma história que completa 475 anos. É feriado municipal para que os cidadãos olindenses possam aproveitar um pouco mais dessa cidade quatrocentenária, que ainda tem muita história para contar e ser contada, e encanta moradores e visitantes com sua bela arquitetura, suas igrejas, sua cultura, suas tradições, suas praias, seu povo acolhedor.

O carnaval. Está ai um “patrimônio” de grande orgulho para a cidade. Os anos se passam, e a festa continua a preservar as mais puras tradições da folia pernambucana e nordestina, mantendo a tradição dos desfiles de centenas de blocos carnavalescos pelas ruas e ladeiras da Cidade Alta. É a festa mais popular do Brasil, que traduz a mistura dos costumes de brancos, negros e índios, base da formação do povo e da cultura brasileira, e atrai todos os anos milhares de foliões de vários lugares do País e do exterior.

Apesar das comemorações, a aniversariante está sucateada. A Prefeitura não lhe dá a devida atenção. Pontos turísticos ainda sofrem com a falta de segurança e de estrutura. O Alto da Sé, por exemplo, continua esburacado, a Cidade Alta não tem a manutenção devida, e a orla deixa muito a desejar. Presente para os olindenses neste dia 12 seria a entrega de uma obra estruturadora para a cidade, o que ainda não foi feito pelas administrações do PC do B.

É importante que, nesta data, em vez de apenas comemorar, com a realização de festas, a Prefeitura dê um tratamento digno à cidade, que é tão importante não só para as histórias de Pernambuco e do Brasil, mas do mundo. Tanto que é a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco. mas não recebe tratamento digno de seu título.


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
BLOG COM MAIS DE 88 MIL ACESSOS!

0 comentários: