31 maio, 2010

PAULINHO DO ACORDEON, FAZ HISTÓRIA NA MÚSICA NORDESTINA


PAULINHO DO ACORDEO

Com uma longa Jornada de apresentações em todo estado, Paulinho do Acordeon vem divulgando a música nordestina, discípulo de Luiz Gonzaga, toca desde os treze anos pelo Brasil afora, tem vários CDs na Praça, mas infelizmente aqui em Olinda ainda não conseguiu fazer nenhum Show.
O fraco de Olinda são os artistas de fora, os artistas de Pernambuco não aparecem aqui, não são prestigiados.
Paulinho que também herdou um grande símbolo de Luiz Gonzaga, a Sanfona Branca TODESCHINI, composta da seguinte frase: É DO POVO. L.G. Esta,com certeza, foi uma das maiores companheiras do velho Rei do Baião.
Nascido na cidade de Carpina, mas seu trabalho é reconhecido nacionalmente.   

                                                                                
POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 97 MIL ACESSOS!

Unidades de saúde de Olinda estão sob risco de interdição ética, informa sindicato

Do Simepe

Médicos da rede municipal de saúde de Olinda estiveram na manhã desta segunda-feira (31) na sede do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) para entregarem abaixo-assinado solicitando segurança nos serviços de Pronto Atendimento Infantil (Peixinhos) e Adulto (Varadouro). De acordo com eles, as ameaças por parte de alguns pacientes são constantes chegando, em certos casos, até à agressão física.

"Estamos atendendo sob coação e correndo risco de morte", revela uma das médicas que preferiu não se identificar. Além disso, os profissionais denunciaram más condições de trabalho, falta de equipamentos para exames, instalações precárias, único laboratório desativado e plantões desfalcados. "Atendemos cerca de 170 crianças no plantão de 12 horas", disse a médica Carli Jansen.

Por conta da situação, o Cremepe irá realizar fiscalização nas unidades de saúde mencionadas acima. As visitas apontarão se haverá necessidade de interdição ética nos hospitais. "A situação de Olinda é dramática. Apesar de a interdição ser uma medida extrema, iremos toma-la caso seja necessário", afirmou o presidente do Cremepe, André Longo.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Silvio Rodrigues, essas unidades de saúde estão precisando de reformas estruturais urgentes e, sobretudo, de policiamento, devido aos constrangimentos que os médicos passam no dia a dia.

"É uma vergonha o que está acontecendo nos SPAs de Olinda. Daí os usuários jogam nos médicos a culpa da má gestão municipal", declarou. Ele afirmou que o Simepe aguarda nova proposta de negociação da Secretaria de Saúde, intermediada pela Promotoria Pública de Olinda, a fim de resolver o impasse com a gestão municipal.
Os médicos de Olinda marcaram nova assembleia geral para amanhã (1º de junho), às 19h, no auditório do Simepe.

POSTADO ÀS 12:59 EM 31 DE Maio DE 2010

BLOG DO JAMILDO


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 97 MIL ACESSOS!

CARTAS DP

Resultado de concurso

Passei no concurso público de Olinda no ano de 2006, fui aprovada mas não estava dentro do quadro de vagas, e não acompanhei o andamento dos processos de convocação. Este mês meu nome completo ainda está na relação de aprovados (inclusive na Prefeitura do Recife, pelo site do Ipad) e também aparece também no Diário Oficial da União em 2007. Gostaria de saber com quem devo me comunicar para saber se realmente fui chamada, tomar posse. O que devo fazer e a quem devo recorrer? Se realmente fui chamada, não posso perder esta vaga.
Cynthia Asevedo - Olinda

Fonte: Diário de Pernambuco (cartas) 31/05/2010


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 97 MIL ACESSOS!
Charme - Presidentes de partidos nanicos, especialmente Eriberto Medeiros (PTC) e Antonio de Oliveira (PSL), admitem marchar com Jarbas ou Eduardo Campos, tanto faz, para valorizar o “passe” das legendas, que estariam sendo tratadas com desprezo pelo governo atual.

Desfalque - Fala-se em Santa Cruz do Capibaribe que o ex-prefeito José Augusto Maia (PTB) estaria querendo desistir da candidatura à Câmara Federal. Seus aliados comentam por lá que ele põe a culpa no PTB, que não teria interesse na sua vitória e sim na de José Chaves e Jorge Corte Real (ex-Fiepe).

O salto - Mesmo brigado com o prefeito João da Costa, João Paulo (PT) espera sair dessas eleições com pelo menos 300 mil votos para a Câmara Federal, o que lhe daria legitimidade para disputar a prefeitura do Recife, de novo, em 2012, ou o governo estadual em 2014, se o partido lhe der legenda.

Fonte: Folha de Pernambuco (geral), 31/05/2010



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 97 MIL ACESSOS!

PESQUISA DATAFOLHA

Serra visto como mais experiente
Publicado em 31.05.2010

Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra que 51% dos eleitores que declaram votos em Dilma Rousseff, pré-candidata do PT, acham José Serra (PSDB) mais experiente. A petista e o tucano estão empatados na corrida pelo Palácio do Planalto, com 37% das intenções de voto, segundo levantamento do Datafolha, publicado na semana passada. O percentual foi obtido após um cruzamento entre os dados da sondagem, que pesquisou 24 atributos de imagem relacionados aos pré-candidatos. Em 14 deles, Serra ficou à frente de Dilma. De acordo com o levantamento, o tucano é apontado como o mais experiente (64% dos entrevistados), inteligente (42%), realizador (40%) e mais preparado para ser presidente (45%). Já os percentuais atribuídos à petista são, respectivamente, 17%, 23%, 24% e 29%. Marina Silva (PV), por sua vez, é vista por 5% como a mais experiente. Nos outros quesitos, ela aparece com 10%, 7% e 6%, respectivamente. A pesquisa foi realizada nos dias 20 e 21 de maio, com 2660 eleitores do país e a margem de erro é de dois pontos percentuais.

Fonte: Jornal do Comércio (política), 31/05/2010



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 97 MIL ACESSOS!


» EDUARDO PAZ E AMOR?

Após entrevista na Rádio Liberdade de Caruaru, sábado, Eduardo Campos (PSB) foi abraçar o dono da empresa, Luiz Lacerda, pai da deputada Miriam Lacerda (DEM), vice na chapa de Jarbas (PMDB). Os dois posaram para fotos com o vice-governador João Lyra (PDT), desafeto de Miriam e do seu marido, o vereador Tony Gel (DEM).

» Quando sai?

O encontro do PT teve momentos constrangedores e deixou claro que não há mais espaço para João Paulo no partido. O curioso é que ele deve figurar entre os mais votados para deputado federal.

» Aliados afirmam que foi um elogio a Maciel

Frase de José Serra, sexta, no Recife: “A pior coisa para um governante é um vice que dá apurrinhação. Marco Maciel foi um vice ideal: quieto e discreto”.

Fonte: Jornal do Comércio (cena política), 31/05/2010


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

PINGA-FOGO

> Ainda promete
A aliança nacional PT - PMDB parece que não está assim tão sacramentada! Os petistas ainda resistem a abrir espaço para os peemedebistas em alguns estados como Minas Gerais. O PT bate no peito e acha que não é tão dependente assim do PMDB.

> PEC das polícias gera debate em PE
Tudo indica que o avanço na aprovação da emenda constitucional que acaba com o controle externo da atividade policial, exercida atualmente pelo Ministério Público, promete um quente debate entre o MP de Pernambuco e o governo Eduardo Campos. Ao menos se for considerado o prévio embate, pelo Twitter, entre o promotor de Patrimônio Público, Charles Hamilton, e o coordenador do Pacto Pela Vida, Luiz Ratton.

> É retrocesso
De Hamilton para Ratton: "Vamos lutar para continuar exercendo o controle externo da atividade policial. O MP precisa direcionar esforços para uma atuação sistêmica. Estamos longe do ideal, mas a PEC das polícias é um retrocesso".

> MP se omite
De Ratton para Hamilton: "Caro amigo, apoio o MP nesta questão, mas o que ocorre praticamente é que o MP tem a missão mas não a realiza, convenhamos". A PEC do fim do controle externo da polícia foi aprovada na CCJ da Câmara na quarta-feira (26).

Fonte: Jornal do Comércio (pinga-fogo), 30/05/2010


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

Transparência ainda não é total

Um ano após a publicação da Lei da Transparência, 38 dos 258 municípios atingidos pela norma ainda não conseguem divulgar informações na internet

Agência O Globo

BRASÍLIA – Levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em 258 cidades com mais de 100 mil habitantes mostra que 220 cumprem a Lei de Transparência e 38 ainda não conseguem divulgar diariamente na internet as informações sobre receitas e gastos. A Lei da Transparência, publicada em 28 de maio de 2009, deu prazo de um ano para a implantação do sistema nessas cidades.

O presidente da instituição, Paulo Ziulkoski, afirmou que alguns municípios estavam com dificuldades de divulgar as informações online porque ainda faltava a regulamentação da lei, com padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União.

Uma edição extra do Diário Oficial da União de quinta-feira da semana passada trouxe decreto com a regulamentação que faltava, mas definiu prazo de 180 dias para o Ministério da Fazenda estabelecer requisitos tecnológicos de segurança e contábeis. Segundo o decreto, nesse período, serão ouvidos os municípios.

O decreto prevê um sistema integrado para fornecer “informações pormenorizadas”, até o primeiro dia útil após a data do registro contábil do gasto ou receita. O sistema deve permitir ao interessado baixar as informações para o computador.

Ele também poderá acompanhar todo o processo da despesa – o valor do empenho, a liquidação e o pagamento. Quem acessar os sites poderá obter informações sobre procedimento licitatório ou sobre a dispensa de licitação.

Ziulkoski garantiu que todos os municípios vão cumprir as determinações da lei e do decreto, mas lembrou que se trata de “um processo que está sendo implementado”. Segundo ele, algumas prefeituras terão que comprar programas de computador e aumentar o número de funcionários. “Agora vamos examinar o decreto e ver como nos adequar”, afirmou Ziulkoski.

Os municípios que tenham entre 50 mil e 100 mil habitantes também terão que se adequar à lei. Nesse caso, o prazo estabelecido foi de dois anos, a contar da data da publicação da lei. Para os municípios com até 50 mil habitantes, o prazo é de quatro anos.

Fonte: Jornal do Comércio (política), 30/05/2010

Réu Confesso

O PSB quer expulsar dos quadros o vereador Roberto Sampaio, de Juazeiro do Norte (CE). Réu confesso, ele recebeu o Bolsa Família por quatro anos através da mulher. Disse que "precisava" do auxílio.

Fonte: Jornal do Comércio (opinião), 30/05/2010


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

Ameaça de mudança de lado

Partidos pequenos não descartam possibilidade de apoiar Jarbas

JAIRO LIMA

As movimentações entre partidos de menor expressão eleitoral da base do governador Eduardo Campos (PSB) devem ser afuniladas a partir desta semana. Legendas como PTC, PHS, PSDC, PTdoB, PRP e PSL integram a base socialista, mas farão reunião, terça-feira, junto aos oposicionistas do PPS e PMN para decidir seus respectivos destinos até o pleito de 3 de outubro. A insatisfação dessas siglas têm origem na reclamação por uma participação mais efetiva dentro do Governo, ou seja, querem espaço concreto e significativo dentro da administração. Portanto, articulações podem mudar até mesmo o rumo e o lado das agremiações.

O presidente estadual do PTC, deputado estadual Eriberto Medeiros, que integra a base governista, fará uma reunião, em reserva, com o presidente estadual do PSL e ex-vereador do Recife, Antônio Oliveira. “Vamos conversar sobre todas as possibilidades. Na terça-feira, vamos sentar para uma conversa definitiva para termos noção de nosso futuro”, disse Medeiros.

Na última sexta-feira, o presidente do PSL olindense, Arlindo Siqueira, esteve presente no lançamento da pré-candidatura do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao Governo do Estado e não descartou o apoio. Ele será candidato a deputado federal e acredita que, numa chapa formada pelas siglas menores, terá chance de ser eleito.

Eriberto Medeiros também visualiza essa possibilidade, e não mais concorrerá à reeleição para a Assembleia Legislativa. Essa guinada ocorre devido à desistência do empresário Luciano Bivar de concorrer à Câmara Federal. Ex-deputado, ele era considerado favorito este ano. Com sua saída, os demais candidatos estão nivelados em termos de votos.

“Vamos avaliar como a casa vai ficar depois de ser rearrumada. Temos colegas dentro do partido que incentivam essa minha possível tentativa de disputar uma vaga para Brasília”, admtiu Eriberto.

DESISTÊNCIA

Luciano Bivar preside o PSL pernambucano e comunicou aos correligionários, na semana passada, sobre a disistência de se candidatar a deputado. Ele alegou que está envolvido com muitos negócios no exterior e não teria tempo para dedicar-se à campanha, já que teria de percorrer o Estado em busca de votos. A última eleição disputada por Bivar foi para presidente da República, em 2006.

Fonte: Folha de Pernambuco (política), 30/05/2010


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

28 maio, 2010

Cartas Jornal do Comércio

» Agressões

Mais um caso de violência na rede estadual de ensino contra professor agora, na escola de Cajueiro Seco, e o governo continua priorizando fiscalização de cadernetas. Mas em casos de agressões desse tipo, a culpa é dos professores. Eles deveriam suspender as atividades até que as providências fossem tomadas. Lamentável essa postura do governo Eduardo Campos, e nenhuma providência é anunciada ou pronunciamento feito. No governo anterior, pelo menos satisfações eram dadas. Eu mesmo já fiz quatro denúncias de violência contra colegas e abandono de escolas, mas nem uma linha como resposta foi dada. É obrigação do Estado oferecer segurança e este governo não oferece a ninguém. Interessa ao governo sim, divulgar estatísticas de redução de criminalidade que não correspondem com a realidade e ainda impede protesto de professor com faixa reivindicando piso salarial, lembram?

Rômulo Alves - Olinda - romulocalves@ig.com.br

» Responsabilidade

Em resposta à carta “Desperdício”, a Prefeitura de Olinda informa que os responsáveis pelas fiscalizações de ligações clandestinas de água e eletricidade são, respectivamente, Compesa e Celpe. No entanto, a PMO se compromete a enviar uma equipe para verificar os problemas e acionar os órgãos responsáveis.

Assessoria de Imprensa da PMO

Fonte: Jornal do Comércio (cartas), 28/05/2010



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

Ao povo, leite velho

A Conab mandou, ontem, para Arcoverde, no sertão, 24 toneladas de leite em pó para distribuição com associações comunitárias do Moxotó. A iniciativa seria louvável se não houvesse um detalhe: o produto está com data quase vencida, para exatamente 12 de junho, ou seja, daqui a 10 dias. Uma vergonha! As instituições que zelam pela saúde pública poderiam evitar esse crime enquanto é tempo.

Fonte: Folha de Pernambuco (política), 28/05/2010




POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

CARTAS DP

Parabéns ao governo

Por muitas vezes, utilizamos este valioso espaço para criticar os atos e as situações oriundas do poder público que em muitos casos nos envergonham. Porém, é com total satisfação que aproveitamos este veículo para elogiar as ações que merecem nosso apoio incondicional e aqui eu me valho para parabenizar o governo do estado, que através da Secretaria de Defesa Social, criou a Rede Estadual de Enfrentamento ao Crack. Esta chaga que destrói, corrompe e mata. É importante que não só os agentes, delegados e escrivães do novo Denarc estejam neste enfrentamento, nós da sociedade civil, as polícias, OAB, associações de classe e demais entidades sérias, estejamos engajados nesta guerra, cujos frutos, sem sombra de dúvida, serão benéficos para todos.
Kildare Johnson - Olinda

Ocupações irregulares

Surgiu um anexo ao mercado público de Jardim Paulista Baixo, com barracas de madeira, sem higiene e com vários animais (gatos, cães, ratos, etc.) perambulando entre frutas, verduras e clientes. Um verdadeiro surto de ocupações irregulares está tomando o lugar do que deveria talvez ser uma área para o estacionamento e descarga dos carros que abastecem o comércio local. Portanto, seria viável que o poder público revitalizasse o local e removesse as barracas para as dependências do mercado. Por isso, enquanto cidadã e moradora do bairro, gostaria de ver o mercado fechado durante a noite para evitar assaltos e outros delitos que coloquem a integridade física dos moradores em risco.
Gilvanice Ramos dos Santos - Paulista

Fonte: Diário de Pernambuco (cartas), 28/05/2010


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

27 maio, 2010

OLINDA PERDE UM GRANDE CONSELHEIRO


Mesmo carregando um grave problema de Saúde, o que não faltou durante a sua passagem aqui neste planeta, foi a garra a perseverança a coragem de lutar pelos menos favorecidos. Jairo guarde no seu espírito  o nosso carinho e reconhecimento pelos seus momentos de companheirismo  e solidariedade.  
FIQUE CERTO, ONDE VOCÊ ESTIVER, O SENHOR JESUS ESTARÁ DE BRAÇOS ABERTOS PARA LHE RECEBER.

ARLINDO SIQUEIRA

DESCASO DO PREFEITO RENILDO COM A VILA OLIMPICA DE RIO DOCE


O SR. ABDIAS FERREIRA PRESIDENTE DO MOVIMENTO COMUNITÁRIO PRÓ RIO DOCE, FEZ UM ATO DE PROTESTO CONTRA A SITUAÇÃO DA VILA OLÍMPICA DE OLINDA-RIO DOCE, ONDE FUNCIONA O PROJETO CRIANÇA ESPERANÇA DA REDE GLOBO, POIS A SITUAÇÃO É CAÓTICA, FALTA MUNITOR PARA AS MODALIDADES DE VÁRIOS ESPORTES, E QUEM USA MESMO O ESPAÇO SÃO AS ESCOLAS PARTICULARES DA COMUNIDADE.
O MATO COBRE A ÁREA ESTERNA, FALTA MANUTENÇÃO EM TODA PARTE, ESTÁ UM VERDADEIRO ABANDONO.
POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!
                                                                              


DIÁRIO POLÍTICO

Propaganda virtual // Depois de ter visto propaganda da Prefeitura do Recife, a vereadora Priscila Krause (DEM) observou: "Só mesmo com computação gráfica para a obra do viaduto Capitão Temudo sair do canto. Devem ter arrancado o metrô de baixo."

Fonte: Diário de Pernambuco (política), 27/05/2010
 
 

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

CARTAS DP

Abandono


Às vezes, penso em deixar de reclamar da falta de consciência do poder público, mas é difícil calar. Esta foto é da Rua Teodoro Borges, em Camaragibe. Infelizmente, este mato está em frente a uma escola pública estadual. Observe que tem um pneu entre a vegetação. Os pedestres não podem andar pela calçada. Como o poder público pode falar em "prevenção contra a dengue" se não dá exemplo. Além do mato, à noite, a rua não é bem iluminada, sendo os alunos vítimas de marginais.
Samuel Lira de Oliveira - Camaragibe
 
Fonte: Diário de Pernambuco (cartas), 27/05/2010
 
 

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

DIÁRIO ECONÔMICO

Metropolitano // Formado em geral por cidades-dormitórios de grandes metrópoles regionais, o ranking da pobreza dos médios e grandes municípios tem dez representantes pernambucanos. Quase todos situados em torno e dependentes dos serviços do Recife: Jaboatão, Olinda, Cabo. Igarassu, Paulista, São Lourenço.

Fonte: Diário de Pernambuco (economia), 27/05/2010




POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

CARTAS JC

» Buracos


A via principal de Paulista está um caos. Não há acostamento e o pouco existente está tomado por buracos causando prejuízos de todo tipo aos motoristas, principalmente na altura da Faculdade Decisão até a entrada de Dona Duda. O DER não tem desculpa de chuva, pois fez bastante sol e não houve nenhum conserto. Aliás, Paulista está caótica com ruas intransitáveis. Um exemplo é a Estrada de Mané Pá, que liga o litoral à PE-22. O caos é tão grande que os buracos fazem com que os motoristas passem para a contramão facilitando colisões. A prefeitura precisa melhorar seu quadro de secretários, pois muitos vieram de Itapissuma e Igarassu, cidades vizinhas e pequenas. Esse e outros problemas seriam sanados se esses secretários entrassem em contato com os órgãos competentes. Ficar esperando milagres é que não pode.

Fonte: Jornal do Cómércio (cartas), 27/05/2010



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

JC NAS RUAS

» Economia

Cerca de 60 mil moradores de sete bairros de Olinda vão poder trocar geladeiras e lâmpadas para economizar energia. O convênio da Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Regional com o programa Eficiência Energética da Celpe será assinado hoje.

Fonte: Jornal do Comércio (cidades), 27/05/2010



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

» É uma chance

O deputado Pedro Eurico felicitou a polícia pela captura, com vida, do assassino do estudante Alcides do Nascimento Lins, 22. “É uma chance de esclarecer as circunstâncias que lhe beneficiaram com o regime de progressão de pena.”

Fonte: Jornal do Comércio (política), 27/05/2010



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

LICITAÇÃO

» HISTÓRICO DAS GRÉIAS

É do chargista do JC, Miguel Falcão, a peça da edição comemorativa aos 25 anos do escrachado Papa-Figo. Os editores do jornal lançam coleção especial, em dois volumes, são quase 300, além de DVD com documentário. A Cepe é a responsável pela impressão dos mil exemplares da coleção.

Fonte: Jornal do Comércio (economia), 27/05/2010


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

26 maio, 2010

Cartas Diário de Pernambuco

Ruins de direção

Diariamente tenho notado que o motivo maior para engarrafamentos não é a quantidade de carros nas ruas e sim motoristas enrolados. Prestem atenção, quando o sinal abre, os carros que estão à sua frente não obedecem a sequência adequada de marchas para saírem do local, acionando-as numa lentidão irritante, prendendo assim os que vêm atrás, causando aquela "procissão" que todos já conhecem. Nas lombadas eletrônicas, onde a velocidade permitida é de 40 quilômetros, eles passam a 20 km/h. Quando um desses também vai entrar à esquerda ou à direita, muitas vezes está na faixa contrária, atrapalhando o trânsito nas outras faixas em que ele irá cruzar. Isso tudo, sem contar que costumam dirigir muito abaixo da velocidade permitida. Cláudio de Melo Silva - Olinda

Fonte: Diário de Pernambuco (cartas), 26/05/2010
 

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

FLORESTA - Ariano Suassuna faz aula-espetáculo

CLARICE COSTA

A aula-espetáculo “Nau” será apresentada, amanhã, em Floresta, Sertão do Estado, pelo escritor, poeta, dramaturgo e secretário estadual de Cultura, Ariano Suassuna. A apresentação gratuita será na Escola de Referência Capitão Nestor Dalgueiro de Carvalho, no centro, a partir das 20h. A aula em Floresta será a de número 107.

“Nau” faz uma viagem pela cultura brasileira, rendendo homenagem aos índios, negros e portugueses e já foi vista em mais de dez municípios do Interior. O espetáculo faz parte de um projeto para oferecer gratuitamente arte de qualidade a comunidades de todo o Estado. “Eduardo Campos, nos primeiros dias depois da posse, nos reuniu a todos e falou da preocupação com a interiorização das ações do governo. E é isso que eu estou tentando aqui: uma interiorização no campo da cultura”, afirmou Suassuna.

Fonte: Folha de Pernambuco (Regional), 26/05/2010



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

INTERIOR - Cidades terão espaços para jovens

CONVÊNIOS foram anunciados por Campos, ontem


Pequenas cidades do Interior de Pernambuco terão ainda este ano um reduto dedicado aos jovens. Os beneficiados, municípios com até 35 mil habitantes, assinaram convênio junto ao Governo do Estado, ontem, no Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife. O novo espaço será chamado de Casa das Juventudes e corresponde a uma nova ação do Governo do Estado, através da Secretaria Especial de Juventude e Emprego, para implantar espaços públicos municipais que ofereçam novas oportunidades aos jovens.

Entre os contemplados estão municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão. Em Rio Formoso, na Mata Sul do Estado, a unidade terá como endereço o Centro Pastoral, na rua Brasília, no distrito de Cucaú. O prefeito da cidade, Eli Farias, escolheu o local como forma estratégica de juntar os jovens. “Temos uma população jovem predominante, portanto essa nova Casa, que fica em um local que já reúne a juventude, será importante para o nosso desenvolvimento”.

Cada Casa das Juventudes terá um telecentro, sala para o Conselho Municipal de Juventude e sala multiuso. Com a parceria entre governos e prefeituras, cada órgão terá responsabilidades. Às prefeituras, cabe ceder ou alugar um imóvel compatível e designar equipe técnica para coordenar as atividades das casas. Em contrapartida, o governo vai orientar o processo de implantação das unidades.

O governador Eduardo Campos avaliou as casas como um novo rumo para as políticas públicas. “Temos a capacidade de ouvir os jovens e, assim, criar políticas públicas modernas, construtoras de cidadania. Com as unidades vamos ousar com políticas para transformar a juventude”.

O secretário de Juventude e Emprego, Pedro Mendes, definiu o papel dos jovens na nova parceria. “O Governo do Estado trabalha para que possa trazer a participação dessa juventude no acompanhamento e fiscalização social das políticas públicas de Pernambuco. Não podemos fazer políticas para a juventude, e sim com a juventude”, afirmou. No evento também estava presente a assessora da presidência da Folha de Pernambuco, Vera Brandão.

Fonte: Folha de Pernambuco (grande Recife), 26/05/2010


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

Coluna do Magno Martins

Jungmann no páreo

O deputado Raul Jungmann (PPS) disse, ontem, em Brasília, que seu nome continua à disposição dos partidos de oposição para uma provável disputa para o Senado. “O partido não fechou nada em relação a minha reeleição. Eu vou para onde for melhor para as oposições”, afirmou. Jungmann é candidatíssimo a senador.

PP - Cotado para vice de Serra, caso Aécio não aceite, os senador Francisco Dornellas teve, ontem, uma longa conversa com o senador Sérgio Guerra. E saiu de lá avisando que o PP tende a apoiar o tucano.

Fonte: Folha de Pernambuco (política), 26/05/2010


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

 

JC NAS RUAS

» Retornos


Em Olinda, a Compesa já desobstruiu a rede coletora de esgoto da Avenida Tiradentes, na III Etapa de Rio Doce, em frente à Assembleia de Deus. No Recife, a 6ª regional da Dircon, no Ipsep, livrou-se da barraca instalada na calçada.

Fonte: Jornal do Comércio (jc nas ruas), 26/05/2010


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

CARTAS JC

» Aposentadoria

Desde agosto de 2001, venho fazendo minha parte como cidadão, principalmente depois que deixei de atuar em um clube de serviços. Foi aí que acentuei – através da escrita – minha colaboração através de denúncias e reivindicações. Perto de ver publicado o meu milésimo texto, cheguei à conclusão de que mereço um descanso “regenerativo”. Estou me preparando para fazer um “pit-stop”. E não poderia deixar de registrar os meus agradecimentos aos editores dos periódicos que tornaram-se legítimos parceiros.
Nilson Aguiar de Freitas - Olinda - nafreitas39@gmail.com

» Desperdício

Tornou-se comum a abertura de poços nas praias de Olinda. No trajeto de Casa Caiada até Rio Doce, o que mais tem são barracas com chuveiros (diga-se de passagem, sem torneira), jorrando água o dia inteiro sem parar. Onde está a Compesa e a prefeitura que não reprimem este tipo de desperdício?
Rosa Menezes - Olinda - mmmm.rrrr57@yahoo.com.br

» Engarrafamentos

Indescritível a indignação das pessoas que dependem do trânsito para atravessar a cidade de Olinda rumo ao Recife, nos horários de pico. Outro dia ficamos presos dentro de um ônibus num congestionamento que começava na Praça 12 de Março até a subida do viaduto de acesso a Agamenon Magalhães, na Avenida Olinda, por 45 minutos no horário das manhã entre 7h30 e 8h45. Para surpresa nossa, quando chegamos na entrada do bairro de Santa Tereza, nas imediações do posto de gasolina BR, vimos apenas um acidente de pequenas proporções com guardas de trânsito sem tomar atitudes. Ao menos tirassem o carro do meio da rua para deixar fluir o tráfego. E não adianta ir de carro que é a mesma coisa. Como se já não bastasse ficarmos refém do caos na saída e entrada de Olinda em certos momentos. Prefeito, faça valer o nosso voto! Vamos melhorar em todos os sentidos nossa cidade, enfim, a Copa de 2014 vem aí. Treinar e melhorar a atuação da Guarda Municipal para amenizar um pouco nosso sofrimento no trânsito do dia a dia. Vamos providenciar projetos urbanos para por fim aos engarrafamentos? Caso contrário vamos ter que sair de madrugada de casa para chegarmos na hora certa no trabalho.
Idalina Felix da Silva - Olinda - idafelix@hotmail.com

Fonte:  Jornal do Comércio (cartas), 26/05/2010


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

Repórter JC

» AGRESTE VIRA PALCO DE DISPUTA


Três razões levaram Jarbas Vasconcelos a escolher Miriam Lacerda como sua vice: ser mulher, ter mais prestígio no Agreste que Tony Gel e o fato dela ter desistido de seu projeto pessoal. Além disso, a escolha engessaria na vice governista João Lyra Neto, que é da região. E abriria espaço político ao filho de Miriam.

» Caixa forte 1


A Arquidiocese de Olinda e Recife levará, ainda este ano, para retiro na Terra Santa, 125 sacerdotes pernambucanos. De lá, o grupo volta e faz uma paradinha no Vaticano.

Fonte: Jornal do Comércio (capa dois), 26/05/2010



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

Fundarpe diz que oposição está "maliciosamente equivocada"

CULTURA
Em resposta as novas denúncias feitas pela bancada de oposição na última terça-feira, a Fundarpe enviou uma nota oficial, através de assessoria de imprensa. O final do texto diz que a lógica da oposição está "maliciosamente equivocada, a fim de induzir a sociedade ao erro de interpretação da própria lei". Para ser mais clara, a Fundarpe esclarece ainda que:

01) Segue uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que consta em um relatório de auditoria da prestação de contas de 2005 (que acabaram rejeitadas) quando "uni-se ao particular para conduzir o processamento da despesa pública, sem se submeter às formalidades legais, quanto aos procedimentos de cotação de preço, licitação, processamento de despesa, prestação de contas, planilha detalhada dos custos unitários etc... não assegurando os princípios da eficiência economicidade, da licitação e do dever de prestar contas estabelecidos por lei";

02) "Ao contrário da prática da administração anterior, hoje a Fundarpe coordena (não delegando a terceiros) os seus pólos de Carnaval, São João e festivais. Para o desenvolvimento dos pólos, a Fundarpe realiza licitações referentes à infra-estrutura (nas modalidades convite, tomada de preço e pregão, totalizando entre janeiro de 2009 a maio de 2010, 135 licitações";

03) "No que se refere a contratação do setor artístico, publica edital de convocação em Diário Oficial do Estado para seleção de artistas e grupos. Essa seleção é realizada por comissão especialmente designada";

04) "O processo de seleção de artistas e grupos é submetido à apreciação da Comissão Permanente de Licitação e, com base nesse procedimento, inicia-se o processo de inexigibilidade de licitação, previsto no artigo 25 inciso 3º da Lei 8.666/93. 'É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: - 3º para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente, ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública' ";

05) "Com embasamento jurídico necessário, os artistas pré-selecionados se apresentam através de empresário exclusivo, comprovando essa situação, mediante apresentação de carta de exclusividade. Esse empresário apresenta documentação jurídico-fiscal, para contratação com o poder público, para empenhamento da despesa e elaboração do contrato".


POSTADO ÀS 09:03 EM 26 DE Maio DE 2010
BLOG DO JAMILDO

25 maio, 2010

JC NAS RUAS

» Poços demais

Virou rotina a abertura de poços nas praias de Olinda. No trecho entre Casa Caiada e Rio Doce o que mais se vê são barracas com chuveiros, jorrando água sem parar, graças também a ligações clandestinas de energia. A prefeitura deveria combater esse desperdício.

» Falta vacina em postos de saúde de Olinda

Faz duas semanas que idosos perambulam pelos postos de Ouro Preto, Olinda, e não conseguem tomar a vacina contra a gripe H1N1.

Fonte: Jornal do Comércio (jc nas ruas), 25/05/2010



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

Convocação

Em resposta à carta “Expectativa”, do leitor Aldecy Nascimento, publicada nessa coluna, a Prefeitura Municipal de Olinda afirma que convocará, até o final do prazo de validade do concurso (25 de junho), todos os candidatos classificados, dentro do número de vagas oferecidas. Foram convocados cerca de 369 candidatos aprovados. Lembramos que o concurso ofereceu 480 vagas. E desta vez, serão chamados médicos, enfermeiros, contadores, etc. Os demais candidatos serão chamados conforme análise das respectivas secretarias.


Fonte: Jornal do Comércio (cartas), 25/05/2010


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

"A FUNDARPE VAI FALAR", DIZ EDUARDO

Em visita às obras dos hospitais Pelópidas Silveira (Jaboatão dos Guararapes) e Dom Helder Câmara (Cabo de Santo Agostinho), o governador Eduardo Campos (PSB) disse ontem que não comentaria o fato de a Fundarpe – ligada ao governo estadual – ter gastado R$ 3,057 milhões com uma empresa de promoção de eventos sem licitação. Ele adotou a mesma postura que tomara quando do surgimento das denúncias de shows fantasmas com recursos da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), no final do ano passado: jogou a responsabilidade das explicações à direção da fundação, presidida pela ex-vereadora Luciana Azevedo (PT), evitando envolver-se diretamente com acusações de supostas irregularidades em sua gestão.

“A Fundarpe vai falar. Ela (Luciana Azevedo) está reunida com o pessoal dela (da Fundarpe) e vai falar. E Isaltino (Nascimento, PT, líder do governo) fala na Assembleia Legislativa”, afirmou Eduardo. Mas nem a direção da entidade nem Isaltino Nascimento se pronunciaram sobre o assunto ontem. Quando do surgimento das denúncias de irregularidades em eventos da Empetur, em novembro de 2009, o governador não comentou publicamente o assunto, deixando as explicações aos então secretário de Turismo, o deputado estadual Sílvio Costa Filho (PTB), e o presidente da Empetur, José Ricardo Diniz.

A empresa em questão na Fundarpe é a J.B. da Silva Eventos, cujo nome fantasia é Palco Show Promoções e Eventos, com sede em Caruaru. Reportagem publicada pelo JC no domingo (23) mostra que ela recebeu R$ 3,057 milhões da Fundarpe, nos últimos três anos, através de 470 empenhos (ordens da pagamento). Só em 2008, ano das últimas eleições municipais, a empresa recebeu R$ 2,62 milhões, fracionados em 423 empenhos. A maioria com valores em torno de R$ 8 mil, o que justificaria a dispensa de licitação.

A Palco Show pertence a João Bertino da Silva, tio de um dos oficiais de chefia de gabinete do governador, Antônio Mário da Mota Limeira Filho, e cunhado do ex-prefeito de Riacho das Almas (Agreste) Mário da Mota Limeira Filho (PSB). A esposa de Bertino, Maria das Dores Mota Limeira, é chefe da Agência do Trabalho do governo do Estado em Caruaru.

Desde o último dia 13, a bancada de oposição vem cobrando da Fundarpe explicações sobre contratação de empresas para eventos. Na ocasião, os oposicionistas levantaram suspeitas sobre duas empresas contratadas sem licitação, a Kactus Promoções e Eventos e a Nova Era Entretenimentos, ambas em Paulista (Região Metropolitana). A Kactus recebeu R$ 2,57 milhões da Fundarpe, mas sua estrutura não condiz com uma empresa com faturamento tão vultoso: ela funciona em uma sala onde sequer tem um computador. E a Nova Era, que recebeu R$ 1,1 milhão, funciona em uma sala comercial que fica a maior parte do tempo fechada.

Fonte: Jornal do Comércio (política), 25/05/2010



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

OLINDA - POLICIAL CIVIL BALEADO EM SERVIÇO

Um policial civil lotado na Delegacia do Varadouro, em Olinda, Grande Recife, foi baleado na perna, no final da manhã de ontem, durante operação na comunidade de Salgadinho, na mesma cidade. Danilo Lima Costa de Assis, 21 anos, investigava uma denúncia de que homens que tinham assaltado um ônibus na noite de domingo estavam bebendo na comunidade. A bala atingiu a veia femoral do policial, que foi levado para o Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife, onde permanecia internado, em estado grave, até o fechamento desta edição, às 23h30 de ontem.

Ideílton Araújo dos Santos Júnior e Émerson Araújo de Medeiros, ambos com 18 anos, além de um adolescente de 16 anos, foram apreendidos. Segundo a polícia, eles participaram do assalto ao coletivo na noite de domingo. Detidos, foram reconhecidos pelo cobrador do ônibus. Todos foram autuados pelo roubo ao transporte público. O adolescente seguiu para uma unidade da Funase, enquanto os adultos foram encaminhados para o Cotel, em Abreu e Lima.

A polícia ainda não sabe se o tiro que atingiu Danilo partiu de um dos três rapazes apreendidos. Nenhuma arma foi encontrada com o trio. “Esse disparo pode ter sido efetuado por uma outra pessoa. Estamos investigando para identificar quem foi o autor do disparo”, informou o delegado Erivaldo Guerra. O policial Danilo Assis entrou para a polícia há apenas seis meses.

Fonte: Jornal do Comércio (capa dois), 25/05/2010


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

E-mail enviado pela Secretéria de Comunicação para o Blog de ARLINDO SIQUEIRA

GRANDE MANIFESTO


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!

Manifestação pede permanência do Projeto Criança Esperança em Olinda

Escrito por Fabiana Gonçalves
24 de Maio de 2010 às 17:22:24 

Foto: Fábio Pozzebom/ABr
 O coordenador do Movimento Comunitário Pró-Rio Doce (MCPRD), Abdias Ferreira, irá organizar nesta terça-feira (25), um ato público contra a retirada do Projeto Criança Esperança da cidade de Olinda.
Segundo o Movimento, o prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) tomou “absurda decisão” e irá entregar o Projeto Criança Esperança para o município de Jaboatão dos Guararapes.
O coordenador afirma que com a saída do projeto, crianças, jovens e adolescentes serão prejudicados, perdendo diversas atividades de lazer, esportes e educação. Também serão prejudicados os funcionários contratados pelo Projeto Criança Esperança que ficarão desempregados.
Abdias informou que a secretária de Esporte e Lazer, Isadora Ribeiro, disse que o Criança Esperança é um projeto itinerante. “Ela mentiu para os representantes do Orçamento Participativo descaradamente. O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, Pavão Pavãozinho, foi o primeiro a ser instalado no Cabo Gato e até hoje o projeto continua crescendo”, alegou.
O projeto iniciou suas ações em 2003 em Olinda, quando a prefeitura selou uma parceria junto à Rede Globo, UNESCO e Centro Cultural Luiz Freire, hoje substituído pela Universidade Católica e a Sociedade Civil Organizada. De acordo com o MCPRD, já foram feitas duas denúncias de abandono do local por parte da prefeitura, nas gestões de Luciana Santos e Renildo Calheiros.

Fonte: Blog do Inaldo Sampaio, 24/05/2010
POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!