24 agosto, 2010

Eduardo reage à entrevista de Jarbas à TV Jornal e vai ao TRE reclamar de denúncias de cooptação

POSTADO ÀS 14:15 EM 24 DE Agosto DE 2010

Logo mais, às 16h, os advogados da Frente Popular vão protocolar uma ação no TRE contra as acusações de “cooptação” e “compra de votos” feitas pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). -
No ar, Jarbas diz que adversário compra votos de prefeitos com promessa de obras
Postado por Jamildo Melo.


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

23 agosto, 2010

COLUNA DE MAGNO MARTINS

DEU HOJE NA FOLHA DE PERNAMBUCO (FOLHA POLÍTICA)

Guia afunda Serra
Se Serra apostava no guia eleitoral para reverter o quadro adverso, a campanha na tevê chegou há uma semana, mas só trouxe benefícios para sua adversária, a ex-ministra Dilma Rousseff, que dobrou a diferença e está a 17 pontos do tucano. Traduzindo: se a propaganda no rádio e na tevê influencia como Serra imaginava, o seu programa não caiu na graça do povo. Se não caiu, foi rejeitado. Se foi rejeitado, não está bom. Se não está bom é porque tem equívocos e erros. O grande erro vem lá de trás, quando Serra se iludiu com as teorias do seu marqueteiro e passou a elogiar Lula. Ora, adversário não se elogia! Em adversário se bate! Se não der certo, paciência! Mas o eleitor não assimila numa campanha o candidato da oposição jogando confetes no adversário. O eleitor só se convence em mudar o seu voto para um candidato oposicionista se este apontar as falhas, as contradições e os defeitos do adversário. E, mais do que isso, ganhar a confiança de que sabe fazer e tem a competência que falta no concorrente. Dilma, ao contrário de Serra, está seguindo o iscript de Lula ao pé da letra. Não inventa, não exagera em promessas. Vai surfando na onda positiva, proporcionada pela estabilidade da economia e a altíssima taxa de aprovação do Governo e do próprio Lula.
 
 
 
POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

CARTAS DP

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (CARTAS)
 
Parabéns, João

Gostaria de agradecer ao colunista João Alberto pela nota Decadência, publicada na coluna de 17/08, quando o cronista externa sua decepção pela decadência entristecedora do Complexo de Salgadinho. Ele cita os prédios abandonados, os muros pichados do convento de Santa Tereza, e lembra a péssima impressão que causa a quem vai conhecer Olinda. Pena que João Alberto esqueceu de mencionar, também, a ausência de uma mísera placa informando que aquela é a entrada da cidade chamada de Patrimônio da Humanidade. A quem reclamar, ao bispo? 
Nelson Cunha - Olinda

Abandono

Muito boa a matéria do NETV sobre o abandono do Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. Onde poderia ser um point turístico, com feiras, artes e eventos, é um verdadeiro galpão vazio, sujo e abandonado, colaborando para que muitos turistas não optem mais em viajar para Olinda, prejudicando assim, a economia da cidade. Sem falar que o mercado necessita de uma pintura externa, para resgatar sua beleza. Apelo à prefeitura que dê maisatenção a este, cuidando e fazendo dele mais um espaço onde possamos moradores e turistas, apreciar e contemplar a cultura de Olinda. A prefeitura poderia transformá-lo, seguindo o modelo do Mercado de São José, no Recife. 
Maria Laura Mello de Souza Lucian - Olinda
 
 
 
POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

Caruaru surpreende Eduardo

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

Sucessão// Governador liderou o maior evento da campanha até agora com carreata que percorreu 12km da cidade

Ana Luiza Machado // Especial para o Diario  
A agenda para o domingo era puxada. Estava reservado para Eduardo Campos (PSB), o candidato à reeleição ao governo do estado, quatro inaugurações de comitês e uma carreata de oito quilômetros em Caruaru, além, é claro, de discursos, acenos para a população e boas imagens para serem usadas no guia eleitoral.

Acompanhado dos candidatos ao Senado, Humberto Costa (PT) e Armando Neto (PTB), Eduardo cumpriu uma extensa agenda na principal cidade do interior. Foto: Nando Chiappetta/Esp./DP/D.A Press
Tudo isso em um dia ensolarado, se possível. O que aconteceu, no entanto, não foi bem isso. O tempo estava feio, chuviscou durante todo o dia e as inaugurações foram relâmpago para ganhar tempo. Mas a carreata... essa foi sem pressa e sem limites. E os oito quilômetros previstos passaram para 12.

O percurso durou exatas 2h40 e percorreu 10 bairros da cidade do Agreste. O locutor da carreata, por onde passava, exaltava os feitos da gestão de Eduardo Campos na cidade, entre eles a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a duplicação de quase 20 quilômetros da BR 232 entre Caruaru e São Caetano e a construção do gasoduto Recife-Caruaru. A mobilização em Caruaru se justifica. A cidade é estratégica do ponto de vista eleitoral por conta do tamanho e da influência que exerce em vários municípios da região. É de Caruaru o candidato a vice-governador da chapa de Eduardo, João Lyra Neto (PDT), e também a vice da chapa de Jarbas Vasconcelos, Mirian Lacerda (DEM).

Em todos os bairros, chamava a atenção o número de moradores que se posicionavam nas janelas e nos terraços para ver "o neto do véio Arraes" passar. Enquanto isso, as crianças pareciam inventar uma brincadeira nova, correndo atrás do som que a carreata produzia e tentando chegar primeiro do que o carro aberto do governador e dar tchau. Para retribuir a receptividade, Eduardo e companhia distribuíam sorrisos e acenos para todos os lados. "É muito bom quando a gente faz uma visita na casa de um amigo e é bem recebido. Caruaru passou por todos os limites do que eu pedi a Deus para receber. Eu saio daqui hoje com muito mais responsabilidade pela recepção que tive aqui. As crianças e os adultos me encheram de emoção", declarou Eduardo Campos, no discurso de inauguração do comitê regional da Frente Popular.

Na ocasião, ele também fez questão de repetir o quem vem dizendo desde o início da campanha, que "o tempo bom ainda estar por vir" e prometeu à população um novo hospital para a cidade e a adutora do Agreste. O candidato ressaltou também o discurso da continuidade, que gramaticalmente falando, se enquadra em um discurso na condicional, defendendo que "amanhã será melhor que ontem se" a candidata a presidente do PT for eleita para continuar fazendo por Pernambuco o que presidente Lula fez. Assim como "se", ao lado dele, estiverem os dois senadores Armando e Humberto e os deputados federais e estaduais da sua coligação.

Os candidatos ao Senado Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro Neto (PTB) agradeceram às lideranças locais e se mostraram encantados com a atenção e a participação dos moradores. Segundo a assessoria do socialista, cerca de três mil carros acompanharam o atual governador, a primeira-damaRenata Campos, seus dois candidatos ao Senado Federal, Humberto e Armando, seu vice João Lyra Neto, o prefeito de Caruaru, José Queiroz, o candidato a deputado federal Wolney Queiroz e o secretário estadual Fernando Bezerra Coelho.

No final do ato, ao ser questionado se as pesquisas (que indicam larga vantagem sobre o adversário Jarbas Vasconcelos (PMDB)) refletem o que ele sentiu nas ruas nesta carreata, Eduardo Campos afirmou que quem cobriu a campanha de 2006 viu que esta de 2010 foi muito melhor. Também fizeram parte do cortejo o presidente da câmara dos vereadores de Caruaru e candidato a deputado estadual Rogério Menezes (PT), a filha de João Lyra Neto, candidata a deputada estadual Raquel Lyra, ambos inauguraram seus comitês neste domingo.
 
 
 
POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

21 agosto, 2010

Dilma abre 17 pontos de vantagem sobre Serra na pesquisa do Datafolha deste sábado

Fogo Cruzado


1)    A ''Folha de São Paulo'' deste sábado publica a mais recente pesquisa do Datafolha sobre a intenção de voto dos brasileiros para a presidência da República.
2)    Se a eleição fosse hoje, 21 de agosto, Dilma seria eleita no primeiro turno. Ela aparece na pesquisa com 47% de intenções de voto, ante 30% de José Serra e 9% de Marina Silva.
3)    Em relação à pesquisa anterior, feita de 9 a 12 deste mês, Dilma subiu 6 pontos percentuais (tinha 41% e Serra caiu 3 (tinha 33%). Marina oscilou negativamente dentro da margem de erro. Caiu de 10% para 9%.
4)    A pesquisa foi realizada ontem (dia 20) com 2.727 questionários e sua margem de erro é 2%, para mais ou para menos.
5)    A pesquisa já captou os efeitos dos dois primeiros guias eleitorais dos candidatos a presidente da República e, segundo o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, a presença de Lula na TV pedindo votos para a sua candidata foi o que impulsionou a subida de Dilma.
6)    A bem da verdade, o guia da petista está bem melhor que o  tucano, que tem contra si o bom momento econômico que o país está vivendo, levando a maioria dos eleitores a votar no candidato que tem o apoio do atual presidente.
É isso aí.

deu no BLOG DO INALDO SAMPAIO

20 agosto, 2010

A campanha em Pernambuco ficou sem graça


Escrito por Inaldo Sampaio
20 de Agosto de 2010 às 12:36:24

Coluna da Folha de Pernambuco da sexta-feira, 20/08/10
É tão elástica a dianteira do governador Eduardo Campos sobre o senador Jarbas Vasconcelos na disputa pelo governo estadual que a campanha em Pernambuco perdeu a graça. O “clássico” que se esperava entre esses dois líderes simplesmente não vai acontecer. A maioria dos eleitores já sinalizou que quer a continuidade do atual governo, segundo sete pesquisas de opinião divulgadas nos últimos 30 dias: UFPE, Instituto Maurício de Nassau, Exatta, Vox Populi, Ibope, Datafolha e Data Associados.
A folgada maioria do governador em todas as regiões do Estado tem se refletido negativamente na campanha da oposição. Prefeitos que não são da Frente Popular não estão fazendo campanha para os seus candidatos (Serra, Jarbas, Marco Maciel e Jungmann) por acharem que o jogo está absolutamente definido. Raro é o município do interior em que se vê propaganda de Jarbas pelas ruas porque a militância está encolhida, achando que não vale mais a pena lutar por uma causa que não tem mais jeito.
Para azar do peemedebist...

19 agosto, 2010

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (CARTAS)

Sinal amarelo

Todo e qualquer brasileiro se orgulha da Petrobras. Maior empresa do Brasil, presente em 28 países, 4ª maior empresa de energia do mundo, 8ª maior empresa global por valor de mercado (US$ 164,8 bilhões) e prevê no seu Plano de Negócios 2009/2013, investimentos de US$ 174,4 bilhões. São números que de fato impressionam. No entanto, a mídia confirma que a Petrobras no corrente ano obteve o segundo pior desempenho entre as companhias de petróleo. Somente a petroleira British Petroleum (BP), terceira maior petroleira do mundo (causadora do atual desastre no Golfo do México), teve desempenho pior. A Petrobras caiu 27% neste primeiro semestre, o que foi considerado o pior início de ano desde 1995. No mês passado, os acionistas em assembleia autorizaram um aumento de capital total de R$ 150 bilhões (US$ 85 bilhões), esperando levantar até US$ 25 bilhões dos acionistas minoritários, no entanto, a estatal adiou a oferta para setembro, o que com certeza atrapalha os planos de investimentos. 

João Câncio da Costa Ferreira Filho - Olinda

Insensibilidade
Vem desagradando à grande maioria da clientela das maiores redes de supermercados a política de economia empreendida pelas suas administrações gerais, no que tange ao enxugamento da folha funcional, com o fim de possibilitar o surgimento de números mais significativos em seus balanços contábeis. Já se tornou lugar comum se observar na quase totalidade das lojas, a formação de filas quilométricas, por um só motivo causador do problema: a deficiência no número de caixas no atendimento - principalmente aqueles que registram as chamadas "pequenas compras". Na loja do Hiper Bompreço de Olinda, chega-se a enfrentar filas que praticamente dão a volta completa em toda a extensão da loja, o que evidentemente é uma demonstração de absoluto desrespeito aos seus clientes. Toda vez que surgem denúncias pelo rádio, TV ou jornal, a assessoria de imprensa do Wal Mart trata de responder às mesmas com a já famosa frase: "estamos tomando providências para eliminar esta falha", providências estas que nunca chegam. 

Nilson Aguiarde Freitas - Olinda



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!



Transporte // Olinda ganha terminal em um ano

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (VIDA URBANA)

O Grande Recife Consórcio de Transporte corre contra o tempo para concluir as obras do projeto de ampliação do Sistema Estruturado Integrado (SEI). Na última terça-feira, foi assinada a ordem de serviço do Terminal Integrado de Xambá, em Olinda. O plano de expansão prevê a construção de 13 novos terminais - entre 2008 e 2012. Inicialmente, cinco deviam estar prontos até o fim deste ano, mas somente dois estão em pleno funcionamento. O prazo para a conclusão das obras de Olinda é de doze meses. Segundo a diretora de operações do Grande Recife Consórcio de Transportes, Taciana Ferreira, o atraso foi devido às chuvas e à demora na desapropriação do terreno de Xambá. "Tem muita coisa que não depende do órgão gestor e da construtora. Tivemos mudanças no cronograma", disse. Os outros dois terminais que deveriam ser entregues, o de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, e o Tancredo Neves, no Recife, - de atendimento direto à linha Sul do metrô - deverão ficar prontos até fevereiro de 2011. O terminal de Xambá éo primeiro a ser construído em Olinda e, de acordo com a previsão feita pelo Grande Recife, deverá atender cerca de 70 mil usuários por dia. "No terminal vão circular 15 linhas. Nove delas vão atender os bairros das redondezas e seis têm destino ao centro do Recife", ressaltou a diretora de operações. Uma das linhas terá ligação direta com o Terminal de Joana Bezerra. No total, serão 85 ônibus - sendo 56 articulados e alongados - realizando em média 1,3 mil viagens por dia.

A estação será construída na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, e atenderá os usuários da Zona Norte da Região Metropolitana - Recife, Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima. O investimento é de cerca de R$ 5,5 milhões provenientes do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), da Caixa Econômica Federal e do Governo do Estado.

O projeto de expansão do SEI visa a integração entre os terminais de ônibus beneficiando o usuário com a possibilidade de circular pela Região Metropolitana pagando apenas uma tarifa. A previsão é de que os23 terminais fiquem prontos até 2012.


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

Lei Seca para bares em Olinda

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (VIDA URBANA)

Ministério Público quer que estabelecimentos só vendam bebida alcoólica até a meia-noite de domingo a quinta. Sexta e sábado até as 2h

Os boêmios olindenses que costumam deixar a mesa de bar depois da chegada do sol precisam começar a pensar em outras alternativas. Ou mesmo em ir dormir mais cedo. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) elaborou um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) para definir horários de vendas de bebida alcoólica no município. De domingo a quinta-feira, os bares ficarão proibidos de comercializar bebidas depois da meia-noite. Já nas sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados a proibição só começa às 2h. O acordo vale para todos os bares, restaurantes ou qualquer estabelecimento, isso inclui os postos de gasolina que têm lojas de conveniência que comercializem bebidas alcoólicas na cidade.

O termo ainda não entrou em vigor. Haverá uma nova audiência pública, no dia 1º de setembro, para que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Olinda e as associações dos donos de bares possam participar da discussão e passar a cumprir o acordo de imediato. A medida tem o objetivo de reduzir a violência, acidentes de trânsito e todas as confusões que surgem após a ingestão de álcool em quantidade.

Ontem, três promotores do MPPE realizaram uma audiência pública com representantes da Prefeitura Municipal, Secretaria de Defesa Social (SDS), polícias Civil e Militar e Secretaria de Meio Ambiente. A reunião foi convocada pelo promotor de Justiça André Felipe Barbosa, que apresentou os principais pontos do TAC. Ele defendeu que a medida pretende garantir a ordem pública, a segurança, a saúde e o bem-estar da população. No encontro, Barbosa salientou que a ação não escolhia bairros, valia para todo o município. "O MPPE está trabalhando junto com a prefeitura e com as leis do município, por isso, é permitido que se estabeleçam limites e horários para quaisquer estabelecimentos. A questão não é proibir, mas impor limites", explicou o promotor.

O TAC prevê restrições diferenciadas para restaurantes e pizzarias, bares e congêneres (caldinhos e espetinhos), ambulantes e demais (ver quadro). A prefeitura vai diferenciar a categoria de cada estabelecimento e colocar essas restrições no alvará de funcionamento. Para os comércios que já possuem alvará, será expedido um novo, com a nova norma. Caso desrespeitem a medida, os proprietários terão o alvará de funcionamento cassado e em caso de reincidência o estabelecimento será fechado.

"Esta é uma ação de combate à violência que segue os ideais do Pacto pela Vida. Representantes da Polícia Civil e Militar nos trouxeram dados que mostram a necessidade desse acordo. A polícia apontou que todo fim de semana acontece algum homicídio em Olinda. Até ontem foram sete assassinatos. Desses, três foram em bar. Bar da Galega, Bar do Inferninho e das Palmeiras. Isso sim é péssimo para o turismo", afirmou o promotor.

O TAC só não passou a valer ontem mesmo porque o secretário de Transportes, Controle Urbano e Ambiental de Olinda, João Luiz da Silva Júnior, alegou a necessidade de abranger a discussão. "O prefeito olha o TAC com bastante simpatia. Mas a Secretaria de Turismo quer chamar os seguimentos que serão atingidos", explicou o secretário.

Para Marcelo Galvão, 43, um dos proprietários do "Caldinho do Dogão", que fica na Beira Mar de Olinda, o termo vai prejudicar as vendas. "Isso vai quebar os bares da orla. Eu estou aqui há três anos e nunca teve briga. Basta ter policiamento para os turistas se sentirem seguros", retrucou. Taciana Aguiar, filha do proprietário da famosa Bodega do Véio, diz que o local só funciona até as 23h. "Essa medida não vai nos afetar. Até porque fechamos mais cedo para não incomadar os moradores e deixar a rua mais tranquila", disse. (Marta Telles)


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

18 agosto, 2010

Morre no Hospital Português o ex-prefeito de São Vicente Férrer, Honorato Leitão


Escrito por Inaldo Sampaio



18 de Agosto de 2010 às 10:16:34

Morreu na manhã desta quarta-feira no Hospital Português do Recife o ex-prefeito de São Vicente Férrer, Honorato Leitão. Ele estava internado havia quatro meses com graves problemas respiratórios. Tinha 66 anos de idade e era portador de enfisema pulmonar.

Honorato era filiado ao PSB e teve uma ligação muito próxima com o ex-governador Miguel Arraes, tendo sido diretor da Secretaria de Saúde no 2º governo dele (1987-1990) e diretor da Secretaria do Trabalho e Ação Social no 3º (1995-1998).

Atualmente era diretor da ARPE. Ele teve um mandato de prefeito e dois de vice (na chapa do prefeito Flávio Régis). Em 2008 foi o candidato de Flávio à sua sucessão, mas perdeu para Pedro Guedes (DEM), o “Pedoca”, que também está apoiando Eduardo Campos. A família ainda não decidiu se o sepultamento será em São Vicente ou no Recife.
...


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

Vox Populi mostra Dilma com 45% e Serra com 29%



Deu no UOL

Pesquisa do instituto Vox Populi divulgada nesta terça-feira (17) no Jornal da Band, mostra a candidata petista à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, com 16 pontos de vantagem sobre o segundo colocado o tucano José Serra. De acordo com os números, se a eleição fosse hoje, a petista seria eleita no primeiro turno já que a quantidade de votos obtida é superior à soma dos votos dos demais concorrentes.

Dilma aparece com 45% das intenções de voto, contra 29% de Serra. A candidata do PV, Marina Silva, tem 8%. Os demais candidatos não alcançaram 1% das intenções de voto.

Votos brancos e nulos somaram 5% e indecisos 12%. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos.

Foram entrevistadas 3.000 pessoas entre os dias 7 e 10 de agosto. A pesquisa Vox Populi/Band/iG está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 22.956 /2010.

Na pesquisa anterior do Vox Populi, divulgada em 22 julho de 2010, Dilma tinha 41% das intenções de voto, contra 33% Serra e 8% de Marina. Num eventual segundo turno, a petista venceria o ex-governador de São Paulo por 46% a 38%.


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

Lula inaugura fábrica de dormentes

DEU HOJE NA FOLHA DE PERNAMBUCO (ECONOMIA)

Obras da Transnordestina seguem atrasadas e podem ser concluídas só em 2013

AUGUSTO LEITE   
PRESIDENTE conferiu produção e tirou dúvidas com técnicos e executivos
SALGUEIRO (PE) - A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva às obras da ferrovia Transnordestina pode ser vista como uma forma de tapar o sol com a peneira se levados em consideração os sucessivos atrasos dos serviços. Por outro lado, a inauguração oficial da fábrica de dormentes, orçada em R$ 115 milhões, ontem, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, é um avanço considerável. Até outubro, quando as 11 linhas de produção estiverem funcionando, serão 4,8 mil unidades por dia, tornando-se a maior indústria deste tipo no mundo. Lula subiu na chamada máquina multiuso - que faz uma série de tratamentos no concreto - ao lado dos presidentes da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Benjamin Steinbruch.

Demonstrando atenção ao verificar o que estava sendo produzido, mesmo que de maneira simulada em algumas situações, o presidente tirava dúvidas junto aos técnicos e executivos. Conferiu de perto, por exemplo, o dormente que ficará no marco zero da ferrovia. Denominada de “dormente presidencial”, a peça simbolizará a ligação entre os estados cortados pela Transnordestina. “Nós não estamos fazendo apenas a Transnordestina, de 1.720 quilômetros, que vai ligar Pernambuco ao Ceará, dois pontos importantes para carregar a riqueza produzida na Região, passando por Eliseu Martins, no Piauí. No Nordeste, nós vamos fazer uma refinaria de 600 mil barris por dia no Maranhão, tem uma no Porto de Suape, outra refinaria no Rio Grande do Norte, além de siderúrgicas em Fortaleza (CE) e Marabá (PA)”, elencou.

Nos discursos anteriores, era visível a preocupação em tentar explicar a lentidão das obras. Isso porque o Governo Federal jurava de pés juntos que o empreendimento ficaria pronto este ano, o que foi inviabilizado por conta dos repasses financeiros, inclusive do próprio grupo de Steinbruch. A promessa de conclusão da ferrovia foi se arrastando até 2012. No entanto, alguns engenheiros envolvidos nos trabalhos já falam em 2013. Lula desembarcaria em Salgueiro para inaugurar a fábrica de dormentes há dois meses, mas acabou cancelando a solenidade ao descobrir que a indústria não estava funcionando.

“Hoje é o dia que comemoramos o avanço dessa obra, que é a do coração do presidente. Serão 270 mil toneladas de trilhos, sendo que 170 mil já estão no Brasil”, afirmou o presidente da Transnordestina Logística, empresa que responde pelos serviços, Tufi Daher Filho. No mesmo local, funcionará uma usina de britas e um estaleiro de soldas.

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

“Dilma vai resolver no 1º turno”

DEU HOJE NA FOLHA DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

Liderança da presidenciável petista deixa Eduardo Campos mais otimista

ARTHUR CUNHA   
SOCIALISTA passou o dia fazendo campanha no Sertão do São Francisco
O governador-candidato Eduardo Campos (PSB) acredita que a dianteira assumida pela ex-ministra Dilma Rousseff (PT) na corrida presidencial, de acordo com as últimas pesquisas de intenção de voto, resultará na eleição da petista no primeiro turno. A opinião foi externada pelo socialista, ontem, em Petrolina, enquanto esperava a chegada do presidente Lula no município. Para Eduardo, a oposição ficou sem discurso frente, segundo ele, ao sucesso do Governo Lula no plano econômico. “Dilma vai resolver no primeiro turno. Há um desejo natural da população por mudanças sem sobressalto. A oposição ficou sem discurso”, destacou.


Ao contrário de alguns aliados, o governador avaliou como positivo o desempenho da ex-ministra nos debates e entrevistas. “Ela vem surpreendendo positivamente como candidata. Disseram que ela não teria bom desempenho, isso acabou beneficiando-a. Foi tanta propaganda negativa que ela foi lá e fez o dever de casa. Na campanha dos estados, o discurso dos proporcionais (oposicionistas) não se atrela ao nacional, enquanto no campo da situação o que a gente vê é um discurso unificado. Isso é que dá a liga”, avaliou.

Por outro lado, o socialista evitou polarizar com o deputado federal e candidato ao Senado pela oposição, Raul Jungmann (PPS), que criticou o atraso na obra da Ferrovia Transnordestina e os buracos na BR-232. “Isso é um problema que vem desde o Império”, desconversou, referindo-se à Transnordestina. Sobre o fato de o pós-comunista ter prometido exibir em seu guia cenas da ausência do Estado no Sertão, o governador disse que avaliará o assunto quando os programas forem ao ar. “Só vou responder no guia”, arrematou.

O governador e sua chapa majoritária madrugaram na Fazenda Timbaúba - considerada a maior de Petrolina, na área de irrigação no Vale do São Francisco -, para reunião com cerca de 3.500 trabalhadores que os aguardavam na troca de turno, às 6h30. Um verdadeiro comício foi promovido na ocasião. Nos discursos, eles pediram o “voto casado” em toda a chapa. Os políticos que sustentam a coligação estavam todos presentes. Preterido na disputa pelo Senado, o secretário Fernando Bezerra Coelho (PSB/Desenvolvimento Econômico) marcou presença, no intuito de afastar os rumores de que ele não se engajaria na campanha.


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

Lula quer ser “fiscal” de Dilma

DEU HOJE NA FOLHA DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

Presidente diz que acompanhará aliada pelo telefone, caso seja eleita 

VALDECARLOS ALVES do Blog da Folha   
PETISTA avisa que continuará viajando pelo País, quando deixar o cargo
Petrolina - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou claro que sairá do governo, mas o governo não sairá dele após as eleições. Ontem em entrevista a radialistas de Pernambuco, Piauí e Ceará, durante visita a Petrolina, ele afirmou que vai continuar viajando pelo País, após deixar o cargo, e pode se tornar uma espécie de “fiscal” de Dilma Rousseff (PT), caso eleita presidente da República. “Se tiver alguma coisa errada, eu vou pegar o telefone e ligar para a minha presidenta e dizer: ‘Olha, pode fazer minha filha, porque eu não consegui’”, disse o petista sob o argumento de que é essa a “contribuição que um político tem que dar para o Brasil”.

Não faltaram ironias indiretas ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso(PSDB). “Vou deixar o governo, mas vou continuar andando por este País. Se eu não puder ir para Serra Talhada como presidente, vou lá como companheiro. Quem acha que vou para Paris ou Havard (Universidade onde FHC deu aulas) está enganado. Vou para o Sertão brasileiro”, concluiu o petista.

Também vieram alfinetadas para os principais adversários dos petistas. O petista lembrou que colocou muito mais dinheiro nas administrações dos tucanos José Serra e Geraldo Alckmin, em São Paulo, do que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “Também coloquei muito mais dinheiro no Rio Grande Do Sul, no governo do PSDB (Yeda Crusius), do que quando o PSDB estava no governo deste País”, alfinetou.

Provocado por uma pergunta de um repórter cearense sobre os ataques do senador tucano Tasso Jereissati a respeito da promessa de uma refinaria para o Estado, Lula lembrou que o adversário foi “amigo íntimo do presidente antecessor” e não conseguiu levar a obra para lá. “O senador prometeu uma refinaria no Ceará. Até a um jantar com um príncipe das Arábias, em Brasília, eu fui com ele. Nesse País todo mundo prometia refinaria. Quer fazer campanha e promete logo uma refinaria”, disparou o presidente, ainda no aeroporto de Petrolina, antes de seguir para Salgueiro.

Ao final da entrevista, Lula pediu, indiretamente, votos para a chapa da Frente Popular de Pernambuco. “A gente vai ter um Senado mais arejado e menos raivoso. Não se pode ser contra tudo por ódio ou vingança”, disse, em recado direto para a oposição. 


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

17 agosto, 2010

Eduardo encontra Lula no Sertão

DEU HOJE NA FOLHA DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

Mas presidente não participará de ato de campanha. Haverá só conversa

ARTHUR CUNHA
Mesmo impedido, por força da Lei Eleitoral, de participar da agenda administrativa do presidente Lula no Sertão, hoje, o governador-candidato Eduardo Campos (PSB) não perderá a oportunidade de ter uma conversa reservada com o petista. Para tal, alterou suas duas agendas - a administrativa e a de campanha - para ir a Petrolina receber o presidente e levá-lo a Salgueiro, em seguida. No percurso, os dois certamente acertarão as estratégias para a esta fase da campanha em Pernambuco. Lula não participará de nenhum ato político no Estado para não ser acusado de uso da máquina pública. Apenas fará vistoria nas obras da Ferrovia Transnordestina e entregará o novo campus da Univasf; também pode inaugurar uma fábrica de dormentes.

Como estará no Sertão, Eduardo tratou de mandar seus coordenadores montarem uma pauta de campanha. A maratona começará às 6h, num encontro com trabalhadores rurais do Projeto Irrigado Nilo Coelho, na fazenda Timbaúba Agrícola. Às 8h30, uma entrevista coletiva; às 9h30 recebe Lula e segue para Salgueiro, às 10h30. Em seguida, às 12h30, realizará uma carreata em Santa Maria da Boa Vista. Às 14h, retornará à Petrolina para receber o presidente, às 16h. A última agenda tem começo previsto para as 21h, num jantar com lideranças regionais, no Iate Clube.

Quanto à vinda da presidenciável petista, Dilma Rousseff, para fazer campanha junto com Eduardo Campos, ainda não há data definida. Ontem, o coordenador da campanha de Dilma Rousseff em Pernambuco, o ex-prefeito João Paulo (PT), informou que terá, hoje, uma resposta. Ela poderá vir no dia 5 ou no dia 12 de setembro para cumprir uma agenda no Recife. Será sua última visita ao Estado, pelo menos no primeiro turno. A última passagem da ex-ministra por Pernambuco não era para ser divulgada. A petista veio gravar, em segredo para o seu guia, mas a Folha a flagrou no Instituto Técnico Federal de Ipojuca. “Amanhã (hoje) terei essa resposta”, adiantou o ex-prefeito, que disputa mandato na Câmara Federal.

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!


Perguntinha //

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (DIÁRIO URBANO)

A propósito, caso o PL do deputado Pedro Eurico venha a ser aprovado, o que farão os donos de automóveis em lugares como Rio Doce (Olinda) obrigados a nem se aproximar da garagem nos dias de rodízio se, de tantos assaltos (ou buracos), há ruas onde ônibus não circulam?




POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

Última etapa

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (DIÁRIO POLÍTICO)

É dureza chegar ao guia eleitoral em baixa, como acontece com a oposição. Exige muita competência política e muita criatividade para tentar reverter o favoritismo dos adversários nessa etapa final da campanha. Mas, se até agora, a oposição não achou o caminho do sucesso, dificilmente encontrará em 45 dias o apelo ideal para fisgar os votos que lhes faltam. Tanto no país como no estado. A candidata Dilma Rousseff (PT) continua crescendo na preferência do eleitor sem dar espaços para uma reação do seu principal adversário José Serra (PSDB), enquanto o governador Eduardo Campos (PSB) tem uma diferença tão grande sobre o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que praticamente já definiu a eleição.

Para impulsionar ainda mais a candidata Dilma Rousseff, o guia eleitoral da petista não precisa lançar mão de muitas fantasias. Basta a presença do presidente Lula. Do guia eleitoral de Serra se espera tudo e mais alguma coisa como, por exemplo, um poder de convencimento extraordinário para conquistar o voto dos indecisos.Ao longo da propaganda eleitoral, Serra ainda pode contar com a ajuda indireta de Marina Silva (PV) que, se não cresce tanto, tem a simpatia daqueles que não querem ver o PT entronado por mais quatro anos no Palácio do Planalto, podendo-se até se vislumbrar um maior equilíbrio nas futuras pesquisas.

O mesmo não acontece com Jarbas. Os demais candidatos à sucessão estadual patinam com percentuais insignificantes nas pesquisas e dificilmente seus programas eleitorais contribuirão para uma redução, ainda que não substancial, nos percentuais de Eduardo. Último trunfo de todos os candidatos, o guia eleitoral não faz milagres mas vai em cima do que o eleitorado quer ouvir como, por exemplo, um bom programa para a saúde pública e um eficiente combate à violência. E vence a eleição quem melhor dourar a pílula. Sim, porque mesmo falseando a realidade, o guia eleitoral consegue convencer a massa eleitoral. E junte-se a essa manipulação eletrônica um bom percentual de intenção de votos e a eleição está ganha. O guia eleitoral, portanto, será crucial para Serra e Jarbas - Dilma e Eduardo lideram as pesquisas.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

Disputa eletrônica de olho no seu voto

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

Propaganda // Guia eleitoral começa hoje no rádio e na TV


A largada oficial em busca de votos pela mídia eletrônica começa hoje com o início do guia eleitoral no rádio e na televisão em todo o país. Os candidatos pernambucanos que estão apostando suas fichas nesse recurso para tentar virar o jogo, podem não conseguir o objetivo esperado. A pesquisa realizada pelo Diario Data Associados, divulgada pelo Diario de Pernambuco, no último domingo, revelou uma surpresa. Dos 1.100 entrevistados, de 18 a 11 de agosto, apenas 15% disseram que acompanharão a eleição pela propaganda eleitoral gratuita. Em compensação, 50% afirmaram que se informarão sobre a eleição assistindo aos telejornais.

A pesquisa revelou que os telejornais foram apontados como o principal meio de informação política para os entrevistados, seguido da propaganda eleitoral gratuita. As influências de amigos e familiares também pesam numa eleição. Dos entrevistados, 9% disseram que procuram saber o que pensam parentes e amigos sobre determinados candidatos antes de decidir em quem votar. A primeira pesquisado Diario Data Associados desta eleição foi registrada no TRE/PE com o nº 38405/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o nº 23078/2010.

O candidato oposicionista pela coligação Pernambuco Pode Mais, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), tem dito que a campanha só começará de fato após o início do guia e das inserções. Jarbas acredita que a propaganda eleitoral gratuita poderá contribuir para reverter o quadro desfavorável em relação ao seu principal adversário, o governador-candidato Eduardo Campos (PSB). Por enquanto, a preparação dos guias está cercada de mistérios.

Ao ser questionado se no primeiro dia de exibição Eduardo Campos apresentaria seu perfil e as promessas, o marqueteiro Edson Barbosa despistou. Disse apenas que não poderia revelar informações táticas porque esta é uma eleição séria e que tinha que contar com o elemento surpresa. Edson contou apenas que a campanha do socialista dará continuidade ao diálogo que o governador vem fazendo com a sociedade. Já Eduardo comentou que o guia é uminstrumento de campanha e que assistiu à sua primeira propaganda, no domingo, após o cancelamento de programação eleitoral em Caruaru. "A peça está como um primeiro guia deve ser. Nos apresenta, mostra de onde a gente veio e para onde queremos ir. Mais do que isso, não posso adiantar, senão vai estragar a surpresa", afirmou o governador.

Tempo - Em Pernambuco, a divisão do tempo entre os candidatos ao governo revela um equilíbrio entre as forças dos dois principais concorrentes. Em comparação com Jarbas, Eduardo tem apenas 2,48% a mais no tempo do guia. Dos 20 minutos da propaganda eleitoral gratuita dos candidatos rumo ao Palácio Campo das Princesas, o governador tem 6 minutos e 45 segundos e Jarbas, 6 minutos e 35 segundos. O candidato do PV, o jornalista Sérgio Xavier, possui 70 segundos. A propaganda eleitoral vai até 30 de setembro.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

16 agosto, 2010

FOLHA DE PERNAMBUCO (FOLHA POLÍTICA)

Hoje Jarbas, amanhã Serra - Sérgio Guerra repetiu em Limoeiro, sábado passado, no primeiro e grande ato da sua campanha rumo à Câmara dos Deputados, que não é coronel para impor aos prefeitos do PSDB, partido que preside nacionalmente, o apoio à candidatura de Jarbas Vasconcelos a governador. Tudo bem, mas com o avanço da candidatura de Dilma, que já colocou oito pontos na frente de Serra e parece criar um cenário de vitória no primeiro turno, o senador tem que abrir o olho, para não provar do próprio veneno. Se hoje os prefeitos tucanos traem Jarbas, amanhã a vítima pode ser Serra no Estado do seu coordenador de campanha. Inoculado, mesmo em doses homeopáticas, o veneno da traição é mortal. Prefeito nos dias de hoje não depende mais de Estado para administrar, mas da União, onde os recursos são mais abundantes, desde que sejam apresentados projetos inovadores e criadores. E haja, igualmente, um padrinho forte e uma vinculação direta com o presidente ou a sua base de apoio no Congresso. Se tudo isso não bastasse, o abraço dos prefeitos tucanos com Dilma se daria mais na frente pelo pragmatismo eleitoral: político não costuma dá tiro no pé nem votar em quem vai perder. Que armas Guerra terá em mãos para combater esse pragmatismo?

LADEIRA ABAIXO - Segundo a última pesquisa Datafolha, a situação do tucano José Serra vem piorando nos nove Estados que definem a eleição por terem 75% do eleitorado: São Paulo, Rio, Minas, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Ceará. Em São Paulo, onde Alckmin, candidato a governador, lidera com folga as pesquisas, a vantagem de Serra sobre Dilma caiu sete pontos; no Rio Grande do Sul, oito pontos e em Minas Dilma já lidera. 

NA TELA GLOBAL -  O NE-TV segunda edição inicia, hoje, às 18h50m, com o governador Eduardo Campos, uma série de entrevistas de seis minutos com os candidatos a governador, tendo como âncora o apresentador Hugo Esteves.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

Jovem de 15 anos morre afogado em praia de Olinda

Milagres // Ele estava no mar com outros dois adolescentes que foram salvos por banhistas

Um passeio à Praia dos Milagres, em Olinda, terminou ontem na morte do adolescente Marcos Antônio Tenório da Silva, 15 anos. O jovem resolveu tomar banho de mar, junto com o irmão, João Paulo, de 16, e de um vizinho de 12, no momento que o pai do último pagava a conta em uma barraca. Os três adolescentes se afogaram. João Paulo e o menino de 12 anos foram resgatados por banhistas, pois não havia salva-vidas naquele trecho da praia. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas não conseguiu salvar Marcos Antônio. O corpo do rapaz foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal.

O afogamento aconteceu por volta das 13h. O comerciante Adilson Feitosa, vizinho do adolescente, estava inconsolável. Ele contou que saiu de casa no Beco dos Casados, em Santo Amaro, por volta das 10h, e já pretendia retornar, quando aconteceu o incidente. "Deixei meus dois filhos junto com os dois adolescentes na areia da praia e saí para pagar quatro refrigerantes que tinha bebido com os garotos. Avisei para eles não entrarem no mar, porquea maré estava subindo muito rápido. Se eu imaginasse que eles iriam me desobedecer jamais teria deixado eles sozinhos", lamentou o comerciante, emocionado. Dos quatro garotos, apenas o caçula de dez anos permaneceu sentado na areia esperando o pai. Foi ele quem saiu correndo para avisar a Adilson que o irmão e os vizinhos estavam se afogando.

"Foi o maior desespero, todo mundo que estava na areia entrou na água para tentar salvar os meninos. O mar estava com muita corenteza. Por isso a gente conseguiu pegar apenas João Paulo e o meu menino. O corpo de Marcos Antônio foi arrastado para uma área mais profunda e não deu para salvá-lo a tempo", contou o comerciante. A equipe do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (GBMar) foi acionada e realizou buscas na faixa da praia antes dos arrecifes, local onde os adolescentes tomavam banho.

Buraco - Meia hora depois do início das buscas, os bombeiros encontraram o corpo de Marcos Antônio. Por volta das 15h, o corpo do adolescente estava sendo recolhido pelo Instituto de Medicina Legal, quando o seu pai chegou. O padeiro João de Deus Tenório da Silva, 38, se desesperou ao ver o filho morto. "Meu Deus, se soubesse que ia acontecer uma desgraça dessa não tinha deixado ele vir à praia hoje", disse o padeiro. Segundo João de Deus, os garotos tinham o hábito de ir a praia com os vizinhos. "Ele sabia nadar. Não sei o que houve. Estão dizendo que ele caiu num buraco e se afogou", comentou o pai.

O corpo de Marcos Antônio só deve ser liberado para sepultamento na manhã de hoje. Até o fim da tarde de ontem, a família ainda não havia definido onde acontecerá o enterro. O coronel Valdy Oliveira, da assessoria de comunicação social do Corpo de Bombeiros, informou que em Olinda existem três postos fixos de salvamento do GBMar, localizados na Praia de Casa Caiada (em frente ao Supermercado Bompreço), no trecho do Colégio Atual e na Praia de Bairro Novo em frente ao quartel do Exército. O trecho que compreende a Praia dos Milagres é monitorado com Jet Skis pelo patrulhamento aquático.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

No senado, disputa é acirrada

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

Estudo // Pesquisa do Diario Data Associados mostra que ainda é grande número de indecisos quanto às opções para ocupar as duas vagas
Silvia Bessa
silviabessa.pe@dabr.com.br


A primeira rodada da pesquisa do Instituto Diario Data Associados sobre a campanha para o Senado em Pernambuco indica que será competitiva a disputa pelas duas vagas abertas este ano. O quadro atual mostra que o ex-ministro Humberto Costa (PT) é líder das intenções de votos, com 43% da preferência do eleitor do estado. Este é o percentual da soma das intenções de votos que o apontam como 1ª ou 2ª melhor opção - diz o instituto, contratado com exclusividade pelo Diario de Pernambuco. Humberto Costa vem seguido pelo senador Marco Maciel (PFL), com 34%, e pelo deputado federal Armando Monteiro (PTB), com 16% na pesquisa estimulada, na qual o entrevistado é questionado sobre os candidatos registrados e aptos na Justiça Eleitoral. Na quarta posição está o deputado federal Raul Jungmann (PPS), com 9%.

As porcentagens podem chegar a 200% porque foram anotadas duas respostas por respondente.


Os resultados correspondem à sondagem realizada entre os dias 8 e 11 de agosto, com 1.100 pessoas. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais (para mais ou paramenos); o intervalo de confiança, de 95%. A pesquisa afirma ainda que há um grande número de eleitores indecisos quanto a pelo menos uma das vagas para o Senado: 72% dos entrevistados declaram não saber quem escolherão na eleição de 3 de outubro ou estão dispostos a votar em branco. Outros 22% dizem ter a intenção de votar nulo ou em "ninguém". "Há muito espaço para crescimento de qualquer candidatura no caso do Senado em Pernambuco e qualquer um dos candidatos pode ampliar a margem de intenções de votos", afirma o coordenador do instituto e cientista político Adriano Cerqueira, em entrevistada por telefone de Minas Gerais. "Os números da estimulada e da pesquisa espontânea apontam para isso", avalia.

Foi investigada ainda a popularidade dos outros seis candidatos ao senado no estado: Renê Patriota (PV), Lairson Lucena (PRTB), Simone Fontana (PSTU) e Hélio Cabral (PSTU) ficaram com 1% na estimulada. Jerônimo Ribeiro (Psol) e Délio Mendes (PCB) não pontuaram (0%). Délio deve ser substituído, mas, como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) ainda não analisou o pedido de troca, o nome dele foi mantido nesta pesquisa. O levantamento completo está registrado no TRE-PE sob o número 38.405/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a inscrição nº 23.078/2010, ambos em nome do Giga Instituto de Pesquisa, empresa que oferece consultoria técnica ao Diario Data Associados.


Fonte: Instituto Diário Data Associados


O nome de Humberto Costa também aparece no topo das intenções de votos espontâneas para o senado. O representante do PT, integrante da chapa do governador e candidato à reeleição Eduardo Campos (PSB), soma 14%. Marco Maciel, da chapa de oposição representada pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), possui 8% das intenções de voto. Armando Monteiro, parceiro de Humberto Costa, conta hoje com 5% das intenções espontâneas e Raul Jungmann, que faz dupla com Maciel, 4%. Lairson ficou com 1% e outros nomes 3%. Na pesquisa espontânea, o eleitor lembra sozinho o nome dos seus candidatos, o que ajuda a aferir o grau de conhecimento das postulações.

O DiarioData Associados adotou como metodologia para investigar a situação da corrida para as duas vagas do Senado a contagem das respostas múltiplas. Dessa forma, mais de uma opção foi anotada. Em consequência, percebe-se nos quadros que as porcentagens chegarão a 200%, por terem sido computadas duas respostas por respondente. No caso da espontânea, os indecisos e intenções de voto em branco totalizam 133%; as intenções para nulo e "ninguém", 32%.


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS! 

Rádio e TV // Guia começa com promessa de virada

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

Começa amanhã o guia eleitoral no rádio e na televisão e, talvez, a última esperança do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) para tentar virar o jogo contra o seu principal adversário, Eduardo Campos (PSB), na disputa pelo governo do estado. De acordo com pesquisa elaborada pelo Diario Data Associados, divulgada com exclusividade pelo Diario o senador do PMDB terá que descontar uma diferença de 43 pontos percentuais em relação ao socialista. O levantamento apontou que o atual governador do estado tem 60% da preferência do eleitorado pernambucano, contra 17% de Jarbas.

Os 6,2 milhões de eleitores pernambucanos assistirão às propagandas dos candidatos a presidente, a governador e a deputados federais e estaduais e, provavelmente, o resurgimento de discussões históricas e pontuais entre Jarbas e Eduardo. Desde julho, quando a campanha ganhou as ruas, as equipes dos candidatos majoritários já preparam os programas percorrendo locais onde falta a atuação do poder público - no caso de Jarbas -, ou em áreas marcadas por melhorias patrocinadas pelo governo do estado. O socialista mostrará os feitos dos três anos e meio de gestão. Em contrapartida, o peemedebista vai cobrar tudo aquilo que foi prometido e não cumprido pelo seu adversário.

Mas o candidato da oposição reconhece que só o guia não será suficiente para alcançar seu principal adversário. "O guia eleitoral por si só não resolve a eleição. Tem que ter também campanha nas ruas, movimentação por todo o estado, as entrevistas e os debates nas emissoras de rádio e nas TVs. Mas o guia é um espaço único para que o candidato possa apresentar suas propostas de forma democrática e transparente. A campanha realmente começa quando se iniciam as inserções e o guia eleitoral", acredita o senador.

Jarbas promete que sua campanha será propositiva. "Já fui deputado estadual, deputado federal, prefeito do Recife, governador do Estado e, agora, senador, os pernambucanos me conhecem. Mesmo assim, será feita sim uma apresentação da minha trajetória. Mas o foco de toda a produção será mesmo nas propostas que vamos apresentar aos pernambucanos. As eleições sempre discutem o futuro. Aquele que é mais competente para mudar o que está errado e manter e ampliar o que dá certo", prometeu o senador peemedebista.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

Eduardo e Jarbas mantêm estratégias

 DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

Campanha // Enquanto o governador fala em tirar o "salto alto", o seu adversário aposta no guia eleitoral para tentar "virar o jogo"
 
A diferença de 43 pontos entre o governador Eduardo Campos (PSB) e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) - postulantes ao Palácio Campo das Princesas - não deve alterar a estratégia eleitoral de ambos. Embora Eduardo esteja com 60% de intenções de votos contra 17% de Jarbas, segundo o Instituto Diario Data Associados, os dois prometeram, ontem, manter o mesmo ritmo de campanha. O senador aposta em reduzir a diferença com o guia eleitoral, com estreia marcada para esta terça-feira. Já o governador quer manter a agenda de rua "sem salto alto" e conciliar com o programa político na TV.


Eduardo Campos comemora resultados de pesquisa e diz que os números deixam o time de campanha animados Foto: Andre Marins/DP/D.A Press
Eduardo falou sobre a pesquisa após participar do lançamento da campanha de André Campos (PT), candidato a deputado estadual, no Clube Intermunicipal de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. Apesar de André Campos ter dito que Eduardo ganharia a eleição com uma diferença de 1,5 milhão de votos, "a maior de todos os tempos", o socialista preferiu manter a cautela.

"É claro que os resultados deixam o time de governo animado e o timede campanha animado. Mas não há razão de mudar forma e conteúdo. Não vamos fazer nada diferente do que estamos fazendo", declarou o governador. O socialista ainda evitou reforçar o entusiasmo de André Campos. "Não fiz previsão ontem, nem faço para amanhã. Quero apenas seguir em frente, de maneira intensa", observou.

Ao lado do governador, os candidatos ao Senado da Frente Popular, Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro Neto (PTB), também repercutiram o números, que apontam para uma vitória com o triplo de diferença de votos. Ambos disseram que os índices retratam o momento, mas que não servem para subestimar o adversário. "Na verdade, o crescimento da nossa candidatura é uma coisa que a gente evidencia nas ruas. Mas de forma alguma isso vai fazer com que a gente subestime o adversário", frisou Humberto. "A pesquisa retrata um momento, que pode sofrer alterações com a dinâmica do projeto. Mas ela mostra que o eleitor está muito identificado com a nossa proposta", acrescentou Armando.


Mesmo atrás na corrida pelo governo do estado, Jarbas Vasconcelos garante que "não briga com os números" Foto: Nando Chiappetta/Esp.DP/D.A Press 

O senador Jarbas Vasconcelos preferiu não analisar os números da pesquisa. A justificativa para tal comportamento veio numa de suas poucas frases à imprensa sobre o assunto: "Eu não brigo com os números". No entanto, o peemedebista reconheceu que os números do Diario Data Associados são desfavoráveis à sua candidatura. Mas isso, segundo ele, não o impressiona. E para reforçar essa tese, o senador disse que nada mudará na estratégia de sua campanha, devendo manter o calendário de compromissos já estabelecidos. Ele viaja hoje para Águas Belas, no Agreste do estado.

O peemedebista, apesar de dizer que não mudará a estratégia de campanha, adiantou que intensificará os atos de campanha a partir desta semana, com início do guia eleitoral na televisão e no rádio. O senador aposta todas as fichas no guia para reverter os números em seu favor.

Ao participar da inauguração do comitê do deputado federal Raul Henry (PMDB) ontem à tarde, bairro das Graças, no Recife, Jarbas voltou a acusar o governador Eduardo Campos de cooptar lideranças políticas da oposição e de se sentir o "todo poderoso". "As coisas em Pernambuco extrapolam os limites da cooptação do voto, da barganhada desenfreada", frisou. E foi além. Para o senador, essas coisas ocorrem nas barbas da Justiça Eleitoral, que não tem rapidez para acompanhar os fatos.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

13 agosto, 2010

Especialistas apontam os destaques

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO

O confronto direto entre os candidatos Jarbas Vasconcelos (PMDB) e Eduardo Campos foi o principal destaque do debate ontem na TV Clube, segundo o cientista político Ernani Carvalho e o especialista em linguística Felipe Casado, que participaram da cobertura em tempo real realizada pelo portal Pernambuco.com. "Jarbas teve sucesso na estratégia de polarizar o debate com Eduardo Campos, mas Eduardo saiu-se bem na resposta às críticas, evitando ficar numa postura defensiva que pudesse aparentar fraqueza. Os dois tiveram o melhor desempenho", afirmou Carvalho. 

Sob um ponto de vista da "estrutura do discurso" apresentado pelos dois, o especialista em linguística Felipe Casado também viu equilíbrio entre ambos. "Eduardo demonstrou controle e convicção, e deu consistência aos seus argumentos utilizando bem dados estatísticos, enquanto Jarbas mostrou-se incisivo em seus questionamentos e passou a impressão de conhecimento do governo", disse Casado. "A estratégia de um foi exatamente o oposto da estratégia do outro, mas isso não significa que uma foi melhor do que a outra", completou.

Para Ernani e Felipe, apesar do número de candidatos (seis) presentes, o debate foi movimentado. "O debate presidencial apresentado pela TV Band (no último dia 5) foi burocrático, mas este daqui não foi", avaliou o cientista político Ernani. "O ideal era que a participação fosse apenas de Jarbas contra Eduardo, mas não sendo o que tivemos foi proveitoso", disse Felipe.

Segundo Ernani, o governador acabou tornando-se o alvo de uma "artilharia de críticas" dos demais candidatos, o que sempre acontece com quem está no governo ou na frente nas pesquisas. "Como está com cerca de 60% das intenções de votos segundo pesquisas de institutos diversos, Eduardo poderia muito tem não ter comparecido. Correria um risco do efeito da sua ausência, mas era um risco que muitos preferem correr", analisou o cientista político, destacando que a decisão do governador em participar contribuiu para que o debate alcançasse a movimentação que teve.
Mas o fato de ter sido o alvo preferencial dos demais candidatos teve uma consequência positiva para Eduardo Campos, conforme análise de Felipe Casado: "A estratégia dos outros acabou permitindo que ele explorasse mais seus argumentos". Possibilitaram que Eduardo tivesse mais destaque - e como ele estava respondendo a tudo demonstrando "controle e convicção", acabou tendo a oportunidade de aparecer mais positivamente, disse Felipe: "Ele falava com uma dicção mais lenta, o que mostra um controle de si e uma preocupação em ser entendido. Quem fala assim passa uma imagem de pessoa culta e profissional". 

Entre os outros participantes do programa, o cientista político Ernani e o especialista em linguística Felipe também viram destaques. Na visão de ambos, os candidatos Edilson Silva (Psol) e Sérgio Xavier (PV) conseguiram sobressair-se, sendo bem sucedidos na exposição de suas mensagens. A mesma coisa, porém, não aconteceu com Roberto Numeriano (PCB) e Jair Pedro (PSTU). "Roberto Numeriano foi o que demonstrou menos convicção noque falava e o discurso de Jair Pedro passava uma impressão de ausência, não tinha envolvimento", avaliou Felipe.


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 104 MIL ACESSOS!
 
 
 

Os jonalistas perguntam // Jarbas e Eduardo trocam farpas

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO

Rosália Rangel

O esperado confronto entre os dois principais candidatos ao governo do estado, Eduardo Campos (PSB) e Jarbas Vasconcelos (PMDB), aconteceu no segundo bloco do debate da TV Clube, quando as perguntas foram formuladas por jornalistas dos Diários Associados. Jarbas foi mais incisivo nos ataques. Eduardo optou por responder aos questionamentos, mas não deixou dar algumas estocadas no adversário.

Ao comentar a debandada de lideranças e prefeitos da sua coligação, Jarbas afirmou que o governador está usando obras que estão sendo feitas no interior para cooptar novos aliados. "Eu tive adesão e não cooptação. Portanto, não me sinto traído, porque estou enfrentando um governo virtual e da mídia", destacou.

Jarbas citou o episódio do ex-prefeito de Gravatá, Joaquim Neto (PSDB). "Foi um caso inusitado. Ele recebeu uma proposta do governador e virou a casaca em 48 horas. Isso merece uma explicação". O peemedebista chegou a dizer que, em 2006 (no primeiro turno das eleições),os atuais candidatos ao Senado pela Frente Popular, Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro Neto (PTB), denunciaram a prática de adesão pela então candidato do PSB.

Eduardo Campos teve a chance de devolver alguns ataques, mesmos que de forma discreta, quando falou dos investimentos em andamento no estado com recursos do governo federal. "Fizemos parcerias estratégicas com o presidente Lula (PT). Tiramos do papel obras como a refinaria (Abreu e Lima). O estaleiro (Atlântico Sul) era só conversa. Quando fui a Brasília, não fui atrás de cargos. Tenho certeza de que Dilma (Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência da República) vai continuar com essas parcerias", assegurou.

O socialista fez questão de ressaltar que, na primeira visita que a petista fez a Pernambuco, em Garanhuns, junto com Lula, assumiu o compromisso de continuar ajudando o estado. O governador-candidato também destacou que conseguiu aumentar em três vezes o poder de investimento do estado, garantindo que as obras foram realizadas com dinheiro "azul e branco" e "verde e amarelo", "sem precisar vender nada", referindo-se à venda da Celpe durante o governo Jarbas.

O candidato do PV, Sérgio Xavier, falou sobre a mudança no modelo de gestão que pretende instituir no estado. Jair Pedro (PSTU) criticou a extensa jornada de trabalho imposta aos trabalhadores, citando, inclusive, os que atuam em Suape. Roberto Numeriano (PCB) propôs estender a rede de hospitais públicos para a população do interior. Edilson Silva (Psol) disse que pretende criar um lei de responsabilidade social que possa se refletir em ações para a população mais humilde, o que, segundo ele, não acontece no atual governo. O segundo bloco do debate teve a participação dos jornalistas Tânia Passos, Marcos Seabra e Ciro Guimarães.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 104 MIL ACESSOS!
 
 

Eduardo x Jarbas: confronto na TV

DEU HOJE NA FOLHA DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

ARTHUR CUNHA, MARILEIDE ALVES, GILBERTO PRAZERES, JAIRO LIMA E BRUNA SERRA   
 
 PONTO alto do esperado embate se deu no terceiro bloco do programa
 
O tão esperado confronto entre o governador-candidato Eduardo Campos (PSB) e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) finalmente aconteceu. A troca de farpas entre os arquiinimigos deu o tom do debate de ontem à noite, na TV Clube. O ponto alto foi o terceiro bloco, quando os candidatos perguntaram aos concorrentes. Jarbas já tinha dito que recebeu um Estado quebrado de Miguel Arraes, avô do atual governador, e acusado o rival de cooptar prefeitos e deputados pelo Palácio. Citou, inclusive, que os candidatos ao Senado Armando Monteiro Neto (PTB) e Humberto Costa (PT) teriam reclamado dessa cooptação, na eleição de 2006. Eduardo se controlou. Só mudou de estratégia quando o peemedebista perguntou o que ele faria para qualificar a mão de obra dos pernambucanos. Em seguida, o socialista tentou jogar o adversário contra a população acusando-o de ser anti Lula e contra o Bolsa Família.
“A  primeira atitude que eu tomei foi reabrir uma escola que o seu governo fechou. Seu governo fechou a Etepam. Construímos sete escolas técnicas e conseguimos com o Lula mais seis. Não ficamos choramingando nem reclamando do que encontramos”, disparou Eduardo Campos, para ser rebatido por Jarbas: “Não é bem assim que o governador está dizendo. Ele quer inverter”. Na tréplica, o socialista ironizou: “Não tenho mais nenhum motivo para viver essa rinha com ele (Jarbas), estou olhando para o futuro”.
Quando Campos tentou carimbar Jarbas de anti Lula, perguntando se ele tinha mudado sua opinião contrária ao Bolsa Família, externada em uma entrevista à Veja, o senador não deixou por menos. “Eduardo está dramatizando as coisas. Não chamei Lula de ignorante. O que eu disse foi que a família do Lula não teve condições de colocar ele na escola, nem ele quis ir à escola. Aí vem a história de século passado, século presente, rinha de galo. Não tem nada disso. O governo é virtual, vive na base da mídia. E, quando é apertado aqui, fica acuado”, bateu.
Eduardo prosseguiu atrelando sua imagem à de Lula e retomando a questão da Celpe. “Quero dizer que sou favorável ao Bolsa Família. O presidente tem sido atacado com uma violência muito grande, desproporcional. Ele (Jarbas) não bateu assim no Fernando Henrique quando negou a refinaria, quando deixou ele fazer uma BR (duplicar a 232) vendendo a Celpe”, criticou. Jarbas ressaltou que, quando assumiu, a venda da companhia já estava em processo. “A Celpe eu encontrei num processo de privatização com a assinatura dele, secretário da Fazenda. É preciso não fazer o povo de bobo. Não fui para Brasília ser adesista nem bater palma para tudo o que o governo fez”, devolveu.
Os candidatos do partidos pequenos - Sérgio Xavier (PV), Edilson Silva (PSOL), Roberto Numeriano (PCB) e Jair Pedro (PSTU) - fizeram, durante a maior parte do debate, uma “tabelinha” no ataque a Eduardo e Jarbas. Xavier se destacou na apresentação de propostas. 




POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 104 MIL ACESSOS!



12 agosto, 2010

Eduardo cancela os compromissos desta quinta-feira para se preparar para o debate

DEU ONTEM NO BLOG DO INALDO SAMPAIO

O governador Eduardo Campos não tem agenda pública bem eleitoral ao longo desta quinta-feira. Mandou deixar a agenda livre a fim de preparar-se para o 1º debate desta campanha que será realizado a partir das 22h pela TV Clube (afiliada da Rede Bandeirantes).

Ele vai passar o dia estudando números, gráficos, tabelas, para o confronto que certamente haverá com o senador Jarbas Vasconcelos, que é o seu principal adversário.

O senador já declarou mais de uma vez que deseja comparar o que foi feito pelo seu governo com o que foi realizado pelo governo atual, e essa é uma boa oportunidade para que se estabeleça este confronto.
Pena que o horário do debate seja tarde (22h) e que a TV Clube não alcance todo o Estado de Pernambuco. Além do mais, o povo ainda não se ligou nas eleições. O debate da Band com os candidatos a presidente deu em torno de 3% de audiência, abaixo do índice normal da emissora naquele horário.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 104 MIL ACESSOS!