30 setembro, 2010

Eduardo tem 65%. Jarbas, 16,2%

DEU HOJE NA FOLHA DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

Pesquisa UFPE/NEPD/APIS mostra socialista aumentando vantagem na disputa

MARILEIDE ALVES
O governador-candidato Edu­ardo Campos (PSB) man­tém ampla vantagem sobre o seu principal adversário na dis­puta pelo Palácio do Cam­po das Princesas, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Na última pesquisa UFPE/ NEPD/APIS deste primeiro turno, que a Folha de Pernambuco divulga hoje com exclusividade, o socialista aparece com 65% dos votos totais contra 16,2% do peemedebista. Uma diferença de 48,8 pontos percentuais. O candidato do PSOL, Edilson Silva, figura em terceiro lugar, com 2%. Já os outros postulantes - Sérgio Xavier (PV), Roberto Numeriano (PCB), Jair Pedro (PSTU) e Fernando Rodovalho (PRTB) -, não atingiram 1%. Votos em branco e nulos somam 5,8%, e os que não sabem totalizam 9,5%.
A sondagem mostra que Eduardo Campos cresceu dois pontos percentuais com relação ao levantamento anterior. Na sondagem passada, o socialista aparecia com 63% das intenções de votos. Já o senador Jarbas Vasconcelos se manteve no mesmo patamar: 16%. Edilson passou de 1% para 2%, enquanto os demais não registraram crescimento. Considerando os vo­tos válidos, a vantagem de Eduardo chega a 57,7 pontos. O socialista figura com 76,8%, enquanto que o peemedebista surge com 19,1%. Dos outros candidatos, Edilson é quem aparece melhor colocado: 2,4%. Com este cenário, se as eleições fossem hoje, o governador-candidato venceria o pleito no 1º turno.
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 28 de setembro. Com margem de er­ro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o grau de confiança da sondagem é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE) sob o número 50.432/2010. Foram distribuídos 2.500 questionários em 18 microrregiões. O governador vence em todas as macrorregiões do Estado.
No grande Recife e Zona da Mata, o socialista aparece com 64,3% das intenções de votos, contra 18,3% de Jarbas. No Agreste, Campos lidera com 67% e Vasconcelos che­ga a 14,4%. No Sertão, o socialista tem 65,9% dos votos e Jarbas, 9,6%. Dos demais concorrentes, apenas Edilson pontuou, e, mesmo assim, no Grande Recife e Zona da Mata, onde o psolista aparece com 2,8%. No Agreste e Sertão, ele não chega a 1%.
O governador também lidera as intenções de votos junto aos eleitorados feminino e masculino. Entre as mulheres, o socialista aparece com 63,6% dos votos. Dos homens entrevistados, Campos tem 66,1% da preferência. Jarbas seria a opção para 15,2% das eleitoras e 17,3% da preferência masculina. Entre as mulheres, Edilson tem 1,7% das intenções de voto. Com o público masculino, o psolista tem 2,4%. Eduardo é o preferido ainda em todas as faixas de escolaridade - do nível fundamental ao superior -, e também em todas as faixas etárias pesquisadas.







POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 109 MIL ACESSOS!

Eduardo apresenta programa de governo

Documento vai reunir as propostas apresentadas durante a campanha eleitoral do socialista
Aline Moura
alinemoura.pe@dabr.com.br


O governador Eduardo Campos (PSB) entrega o programa de governo amanhã, a dois dias das eleições. Ele se comprometeu em finalizar a plataforma política até essa sexta-feira, englobando várias propostas recebidas ao longo dos últimos três meses. O anúncio do socialista mostra que a campanha desse ano foi realmente diferente, tanto em relação à disputa nacional, como estadual. Normalmente os postulantes aos cargos majoritários apresentam seus programas no início do período eleitoral, o que não aconteceu entre os presidenciáveis, nem entre os candidatos ao Palácio do Campo das Princesas.


Ontem, em almoço com integrantes da Fiepe, governador Eduardo Campos recebeu mais algumas propostas Foto: Aluísio Moreira/Divulgação
Segundo o governador, o programa vai englobar propostas já apresentadas ao eleitor no guia eleitoral e em sua entrevistas, além de sugestões recebidas de vários segmentos da sociedade. Ontem, por exemplo, ele recebeu contribuições de vários diretores da Federação da Indústria do Estado de Pernambuco, das quais se destacam o parcelamento do ICMS em mais de 60 meses para as empresas e mudanças no Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe). De acordo com o presidente em exercício da Fiepe, João Sandoval, o primeiro evitaria acúmulo de dívidas e daria mais acesso ao crédito. Já o segundo traria benefícios para indústrias que já estão instaladas em Pernambuco. "O Prodepe oferece muitos benefícios para as indústrias que estão chegando, mas a gente quer um diferencial para as indústrias que já estão aí", declarou.

Eduardo ouviu as propostas dos empresários, disse que analisaria com cuidado, mas não se comprometeu em adotá-las de imediato. Ele admitiu que a demora na finalização do programa é justamente o estudo minucioso das sugestões para evitar promessas que não possam ser cumpridas. "Tem muita gente querendo contribuir e eu estou lendo bastante tudo que está sendo elaborado. É importante para o governo cumprir o que prometeu. Por isso, estamos com muita disciplina", declarou.

No evento com os empresários - todos afinados com sua campanha - Eduardo acatou a sugestão feita pelo deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB), um dos candidato ao Senado da Frente Popular, para se criar uma "Câmara de Competitividade". Essa Câmara seria uma parceria entre o setor privado e governamental para se institucionalizar e discutir o tema. "Como teremos uma vitória expressiva, conte com a gente", acrescentou Sandoval, para depois soltar um "é daqui para melhor", numa referência ao slogan do socialista. Sandoval afirmou à imprensa que a Fiepe era imparcial, mas vários diretores trataram Eduardo como governador eleito e Armando como senador.

Até o fim de novembro, o governador frisou que pretende elaborar uma ferramenta de comunicação entre o governo e a classe industrial. A ideia é discutir cinco áreas priorizadas pelos empresários: infraestrutura, medidas tributárias, meio ambiente, inovação e relações internacionais.

Já o programa de governo, como divulgou o Diario em julho passado, se divide em três eixos principais: qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e gestão pública. A qualidade de vida, por exemplo, abrange propostas na área social, como educação, saúde, segurança e lazer.




POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 109 MIL ACESSOS!

Enfim, uma reação

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (VIDA URBANA)

Luce Pereira
luce.pereira@diariodepernambuco.com.br



A maioria das cidades históricas brasileiras consideradas pela Unesco como patrimônios da humanidade costuma ser muito menos tolerantes do que Olinda com a descaracterização do casario. São frequentes os comentários à boca miúda de que aqui e ali proprietários cedem à tentatação de fazer "um puxadinho", mesmo sabendo que cometem um crime. Lamentavelmente, o conhecimento desse tipo de conduta acaba ficando apenas entre vizinhos ou grupos de amigos e quase nunca a informação é levada às autoridades e aos órgãos que, em tese, existem para proteger o patrimônio histórico (mesmo não havendo garantia nenhuma sobre providências imediatas). Bem, mas, acaba chegando a hora em que os abusos passam da conta e aí a população reage. Como ontem, diante da notícia de que parte de um bar famoso, no Alto da Sé, seria derrubada para se criar passagem, diga-se, para uma rua sem saída.

O tal bar é considerado uma relíquia da boemia olindense e guarda parte da memória de importante movimento da Música Popular Brasileira, a Tropicália. Seria naquele espaço que expoentes da Tropicália teriam estado dividindo com pobres mortais frequentadores instantes de inspiração para trabalhos futuros. Independentemente de quanto haja de lenda na interpretação da presença, no local, de artistas como Maria Bethânia e Caetano Veloso, por exemplo, o caso é que os moradores não gostaram de ver reduzido a pó um pedaço do imóvel que, no mínimo, guarda parte da história recente do lugar. Aliás, uma parte inesquecível, ao que parece. Talvez, a partir de agora, comece a haver mobilização maior para protestar contra desmandos ainda mais graves. É uma questão de prioridade, pois, que crimes contra o patrimônio, na área do Sítio Histórico de Olinda, existem, existem. E nem é preciso procurá-los com lupa.


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 109 MIL ACESSOS!

29 setembro, 2010

Debate sem surpresas entre Jarbas e Eduardo

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

O último debate da campanha para o Executivo estadual, promovido pela TV Globo ontem à noite, foi marcado por cobranças ao governador Eduardo Campos (PSB), que busca a reeleição. Repetindo a estratégia de confrontos anteriores, os três participantes de oposição destinaram críticas à administração estadual. Atacaram desde a política de atendimento a menores e a segurança até saneamento, educação e saúde. O ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) e o atual voltaram a confrontar passado e presente, comparando gestões.


Propostas e questionamentos mútuos entre os candidatos foram os mesmos expostos durante todo o período de campanha nos últimos três meses Foto: Andre Marins/Esp. para o DP/D.A Press
Sérgio Xavier (PV) tratou de enfatizar a importância de planejamento em todas as áreas e reiterou a preocupação com o fato de Pernambuco estar há 50 anos nas mãos dos mesmos grupos políticos. Edilson Silva (Psol) voltou a cobrar explicações para a alta média anual de homicídios, que, segundo ele, é a mesma desde quando Jarbas estava no governo. Também tornou a lembrar que Pernambuco paga o pior salário de professor do país.

A questão da segurança, embora lembrada como um problema nacional que deveria estar sob a responsabilidade do governo federal, motivou o primeiro embate entre Jarbas e Eduardo. O governador perguntou ao peemedebista quais seriam sugestões para aperfeiçoar o Pacto Pela Vida. Jarbas afirmou que era preciso criar um ministério específico para a segurança, uma vez que o da Justiça, que responde pelo setor, é loteado politicamente. Depois frisou que, em Pernambuco, a segurança vai mal, sem transparência. "Se tecem loas à redução de homicídios, mas não se registram crimes como roubos, assaltos a banco, sequestro".

Eduardo disse que a questão exige a mobilização de toda a sociedade, de prefeitos, ministros e senadores. Afirmou que vem atuando na prevenção, com mais aparelhamento das polícias, instalação de câmeras e que não se deve jogar a culpa em "a" ou "b", uma vez que isso não resolve nada.

Em outro momento, os dois voltaram a se confrontar quando debateram educação. Mais uma vez, Eduardo lembrou que reabriu a Etepam (Escola Técnica Agamenon Magalhães) e que instalou 13 escolas técnicas e licitou outras 11. Jarbas rebateu afirmando que não fez mais nessa área porque recebeu o estado quebrado do antecessor (governador Miguel Arraes), de quem Eduardo foi secretário da Fazenda. "Depois de oito anos, fechou a Etepam, escolas caindo, sem professores, vendeu a Celpe", disse Eduardo.

Edilson, por sua vez, criticou a presidenciável do PV, Marina Silva, por ter firmado pacto com banqueiros internacionais de que manterá a política econômica em vigor. Para ele, agindo assim, ela não teria recursos para investir em prioridades como o saneamento. Sérgio defendeu a aliada lembrando que o país pode avançar sem que se descumpra compromissos assumidos.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 109 MIL ACESSOS!

28 setembro, 2010

Dilma tem 46%, e Serra, 28%, aponta pesquisa Datafolha. Marina Silva tem 14%, segundo levantamento feito na segunda-feira (27).

Pequisa Datafolha 
Pequisa Datafolha (foto: Editoria de Arte/G1)


Margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Do G1, em São Paulo
Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (22) pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 46% das intenções de voto. O candidato do PSDB, José Serra, aparece com 28%, e Marina Silva, do PV, tem 14%, segundo o levantamento.

Considerando a margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma pode ter de 44% a 48%, Serra, de 26% a 30%, e Marina, de 12% a 16%.

De acordo com a pesquisa, brancos e nulos somaram 4%, e indecisos, 7%.

Se a eleição fosse hoje, o índice da candidata do PT pode não ser suficiente para elegê-la presidente no primeiro turno. Considerando os votos válidos - em que se exclui os votos em brancos e nulos -, Dilma perdeu três pontos percentuais: recuou de 54% para 51%. Levando em consideração margem de erro, ela teria entre 49% e 53%. Para vencer a eleição no primeiro turno a candidata petista precisa de 50% mais um voto.

Ainda considerando os votos válidos, Serra teria 32%, e Marina, 16%.

Segundo o Datafolha, Dilma oscilou negativamente em todos os estratos da população, nos cortes por sexo, região, renda, escolaridade e idade.

Dentre os outros candidatos - Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio (PSOL), Rui Costa Pimenta ( PCO) e Zé Maria (PSTU) - nenhum atingiu 1% das intenções de voto.

Foram realizadas 3.180 entrevistas em 202 municípios nesta segunda-feira (27). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 32913/2010.

Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada na última quarta-feira (22), Dilma aparecia com 49%, Serra, com 28%, e Marina, com 13%.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno feita pelo Datafolha, Dilma aparece com 52% (de 50% a 54%, considerando a margem de erro), e Serra, com 39% (37% a 41%).


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 108 MIL ACESSOS!

O ÚLTIMO DEBATE

DEU HOJE NA FOLHA DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

MARILEIDE ALVES
Os candidatos ao Governo do Estado participam hoje, no Chevrollet Hall, do último debate televisivo no primeiro turno das eleições deste ano. Promovido pela Rede Globo Nordeste , o embate reunirá os postulantes Eduardo Campos (PSB) - que tenta a reeleição -, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), Edilson Silva (PSOL) e Sérgio Xavier (PV). Na liderança do pleito, o governador será o principal alvo dos adversários, como ocorreu nos encontros anteriores. Mas os organizadores esperam um debate de “alto nível”, pelo qual os eleitores possam tirar dúvidas sobre os mais variados temas que norteiam as eleições.

O debate começará por volta das 22h30 e terá duração de pouco mais de uma hora e quarenta minutos. Serão cinco blocos entre 20 e 23 minutos, mediados pelo jornalista Francisco José. Nos quatro primeiros blocos, candidatos farão perguntas uns aos outros e também responderão questionamentos. Serão dois blocos de perguntas com temas livres e dois de perguntas dirigidas.

Neste último, os temas serão escolhidos, ao vivo, por meio de sorteio. O último bloco será reservado para que os candidatos façam suas considerações finais. O debate não terá a participação de jornalistas e será transmitido para todo o Estado, através das emissoras da Globo e afiliadas.

O governador Eduardo Cam­­pos, acusado pelos opositores de fugir de debate promovido pela Rede TV!, no último domingo, não deverá ser poupado das críticas. Liderando com am­pla vantagem as pesquisas de intenção de votos, Campos vem evitando o confronto direto. O psolista, Edilson Silva, disse que o socialista, além de não comparecer ao debate, fugiu também do desafio que ele fez no embate da TV Jornal, ocorrido na quinta-feira da semana passada. Edilson “desafiou” o governador a comparecer na nova emergência do Hospital da Restauração, no dia seguinte ao encontro, para “conferir” o número de óbitos.

Jarbas também disparou contra Campos. Declarou que Eduardo “desrespeitou o compromisso”. Mais moderado, embora não menos contudente, o verde Sérgio Xavier também disparou contra Eduardo. Ele lamentou a postura do governador de “faltar a debates” e criticou a gestão do socialista. A seis dias do pleito, o cenário se mantém estável na disputa estadual, ainda assim o debate configura uma oportunidade para que postulantes, em desvantagem nas sondagens de intenção de votos, tentem angariar os votos dos indecisos.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 108 MIL ACESSOS!

Identificado corpo achado em motel

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (VIDA URBANA)

Violência // Comerciante estava sumido desde a manhã do último domingo e familiares reconheceram seu carro em um telejornal local

O homem encontrado morto no Motel Seichelles, em Olinda, na tarde do último domingo, foi identificado ontem por familiares no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife. O comerciante Francisco Flávio Nunes de Melo, de 50 anos, proprietário de uma serralharia no bairro de Casa Caiada, em Olinda, estava desaparecido desde a manhã do último domingo, quando foi visto pela última vez pelos parentes. O corpo de Francisco foi achado por volta das 16h na suíte 34, que ele havia ocupado junto com um rapaz moreno, com idade entre 25 e 30 anos, apontado como o autor do assassinato. O desconhecido saiu do motel de bicicleta uma hora depois de ter entrado junto com a vítima, que dirigia uma picape Montana de cor branca. Ontem, a Polícia Civil divulgou o retrato falado do criminoso, que foi elaborado por peritos do Instituto de Identificação Tavares Buril com informações repassadas por dois funcionários do Seichelles.


Polícia divulgou o retrato falado do suspeito. Irmão da vítima, Artur Luiz de Melo disse que Francisco não era homossexual Foto: Inês Campelo/DP/D.A Press
O corpo do comerciante Francisco Flávio foi encontrado no chão da suíte e, de acordo com perícia tanatoscópica do IML, ele sofreu politraumatismo craniano provocado por instrumento contundente. Segundo os peritos, a vítima teve costelas e ossos da face quebrados e também foi estrangulada. Após assistir a um telejornal e reconhecer a picape Montana do comerciante, os parentes dele foram ao IML na manhã de ontem.

O técnico de telecomunicação, Artur Luiz Nunes de Melo, disse que o irmão não era homossexual. "Ele estava separado e não tinha envolvimento com ninguém, pelo menos que a família soubesse", afirmou. Segundo ele, o comerciante também não usava drogas. "Meu irmão era uma pessoa tranquila, não tinha inimigos e só bebia socialmente", garantiu. Francisco Flávio morava com o filho mais velho de 22 anos, no bairro do Janga, em Paulista. Ele também deixou uma filha de 20 anos, que vive com a mãe.

A polícia trabalha com a hipótese de latrocínio, uma vez que a carteira, o celular e os documentos da vítima não foram encontrados no motel. O homicídio foi registrado pela equipe de plantão do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), mas a investigação será conduzida pelo Núcleo de Homicídios da Delegacia de Olinda. O delegado Bruno Amorim adiantou que hoje vai intimar familiares da vítima para ouvi-los ainda esta semana. O delegado também deve interrogar novamente os dois funcionários do motel que trabalhavam na tarde do crime. "A investigação ficou prejudicada porque as câmeras de segurança do motel não registraram o momento em que o assassino saiu de bicicleta", comentou.

Segundo os funcionários do motel, o suspeito de cometer o homicídio é moreno e tem aproximadamente 1,75 de altura, além de uma tatuagem no braço esquerdo. Segundo os funcionários do Seichelles, antes de sair, o suspeito interfonou, fingindo ser a vítima, autorizando a sua saída. A recepcionista ligou de volta para a suíte e ele atendeu ao chamado e informou que o companheiro estava tomando banho.

A polícia acredita que a vítima tenha ingerido bebida alcoólica ou estivesse dormindo quando foi assassinada, já que não reagiu. Na suíte, foram encontradas duas garrafas de vodka e preservativos. Peritos do IML coletaram amostras de tecido para exames químicos, mas o resultado só deve sair dentro de 15 dias. O corpo do comerciante está sendo velado no Cemitério de Santo Amaro, onde deverá ser enterrado hoje às 11h.


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 108 MIL ACESSOS!

TRE dá direito de resposta a Humberto

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

O candidato a senador Humberto Costa (PT) obteve ontem o direito de resposta no site do candidato a governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), da coligação Pernambuco Pode Mais. A decisão foi tomada pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), que reviu decisão de primeira instância.

Além de conceder direito de resposta, os magistrados determinaram à oposição que retire do site o trecho do discurso do presidenciável José Serra (PSDB) em que o tucano liga o petista à "máfia dos vampiros". A "máfia dos vampiros" é uma referência ao escândalo que, denunciado em 2006, envolvia a compra fraudulenta de hemoderivados no Ministério da Saúde. Humberto era o ministro na época.

O entendimento do pleno foi de que as críticas de José Serra, feitas em Jaboatão dos Guararapes no dia 20 deste mês, não condizem com a verdade. Isso porque o ex-ministro fora absolvido por unanimidade pela Justiça Federal das acusações de envolvimento na "máfia dos vampiros". Segundo o desembargador Francisco Cavalcanti, as investigações comprovaram que o esquema de corrupção no Ministério da Saúde começou antes da chegada do petista ao governo federal e que teria partido de Humberto o pedido de apuração do esquema.

No discurso, o tucano afirmou que iria "atuar na área de saúde, que andou para trás em todo o Brasil e se tornou um canal de escândalos, inclusive, com um dos candidatos a senador da situação". Em 2006, quando estourou o escândalo, Humberto Costa estava cotado para ir ao segundo turno com o então governador-candidato Mendonça Filho (DEM). A campanha do democrata centrou críticas nas acusações contra o petista. O ex-ministro da Saúde perdeu a vaga para o hoje governador Eduardo Campos (PSB), que, por sua vez, derrotou Mendonça Filho. 


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 108 MIL ACESSOS!

Diario Político

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (DIÁRIO POLÍTICO)

 Marisa Gibson
mgibson@dabr.com.br


Perdas e ganhos

De resultado previsível, esta sucessão estadual teve uma campanha morna. Fora do âmbito dos eventos, onde a militância faz a festa, a população não se envolveu, e o guia eleitoral, que termina amanhã para os candidatos ao governo, acrescentou muito pouco. O governador Eduardo Campos (PSB), que concorre à reeleição na condição de favorito, sequer lançou mão de propostas inovadoras porque não precisava deste recurso para cativar o eleitor. Se deu ao luxo de mostrar o que fez no primeiro governo como principal credencial para um eventual mandato, e deu certo.

A única preocupação do guia de Eduardo foi a de não errar na dose em termos de otimismo em relação à vitória, para não passar a ideia de prepotência e quando fez utilizou a fala de eleitores ou de quem faz qualquer coisa para aparecer no vídeo. Já o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) lançou propostas impactantes que tiveram repercussão mas não a força para reverter a tendência do eleitorado a favor de Eduardo. Afinal, candidato que não cresce nas pesquisas,perde credibilidade no que diz respeito às propostas de campanha e foi o que aconteceu a Jarbas. Agora, se não teve ganhos do ponto de vista eleitoral, o senador peemedebista soube utilizar o guia eleitoral como palco político e teve ganhos nesse sentido, sobretudo a partir das denúncias de violação do sigilo fiscal de pessoas ligadas ao candidato a presidente José Serra (PSDB) e de tráfico de influência na Casa Civil, que terminou derrubando a ex-ministra Erenice Guerra.

Curiosamente, tanto Eduardo como Jarbas conseguiram transportar suas campanhas estaduais para o cenário nacional. Eduardo, por ser o candidato a governador com o maior índice de intenção de voto no país e por estar se projetando como uma nova liderança nacional, e Jarbas, por ter mantido a coerência como líder de oposição, lançando através de seu guia os primeiros pronunciamentos contra as denúncias da Casa Civil e que tiveram repercussão nacional. E nos últimos programas do guia que serão veiculados amanhã, espera-se do lado de Eduardo um programa quase em clima de comemoração, enquanto o de Jarbas deve permanecer na linha que vem sendo adotada até agora: alertar a população sobre os escândalos que rondam o palanque de Dilma Rousseff (PT).




POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 108 MIL ACESSOS!

27 setembro, 2010

Homem é morto dentro de um motel em Olinda

DEU HOJE NA FOLHA DE PERNAMBUCO (GERAL)

Vítima chegou com outra pessoa também do sexo masculino

JULIANA ARETAKIS  


Frieza e requintes de crueldade caracterizaram a morte de um homem de aproximadamente 50 anos, no final da tarde de ontem. Com sinais de estrangulamento e o rosto desfigurado pelas pancadas contra o chão, a vítima foi encontrada morta menos de uma hora após entrar no Hotel Seichelles, na avenida Pan Nordestina, em Olinda. De identidade ainda não comprovada, o homem chegou ao estabelecimento por volta das 15h em uma picape de modelo Chevrolet Montana, de cor branca, com uma bicicleta na parte de trás do veículo. A vítima estava acompanhada do autor do crime, também não identificado, que, segundo a polícia, seria um garoto de programa. O acusado deixou o Hotel sem camisa em uma bicicleta, mas teve as características gravadas por duas funcionárias do local.

De acordo com as informações repassadas à Polícia, o foragido é um homem moreno, forte, com cerca de 1,75 metros e uma tatuagem no braço esquerdo. Com as características a previsão é que seja divulgado hoje o retrato-falado do assassino. Na suíte 34, onde estavam os homens, foram encontradas abertas garrafas de bebidas alcoólicas e preservativos. A vítima trajava camisa e uma bermuda, onde foi encontrada uma prótese peniana, conhecida como vibrador. Na suíte, as manchas de sangue estavam restritas ao local onde foi achado o corpo, ao lado da cama.

Segundo o delegado do DHPP, Gustavo Ramos, a vítima não ofereceu reação. “Dentro do quarto não tinha sinal de luta corporal. A vítima estava provavelmente alcoolizada e não ofereceu reação. Depois do estrangulamento ela ficou desacordada e o assassino bateu sua cabeça no chão”, disse. O delegado não soube precisar a motivação do crime. “Tudo leva a crer que ele (o acusado) entrou aqui para fazer um programa, mas o que aconteceu no quarto só será esclarecido quando encontrarmos o autor do crime”, frisou.

Na suíte não foram encontrados objetos de valor, nem a carteira da vítima, celular ou relógio. Apenas no carro foi localizada uma ordem de compra no nome de Francisco Flávio, proprietário também do veículo. Porém, não ficou comprovado se esta é a identidade da vítima.

Para sair do Hotel, o acusado se passou pela vítima, autorizando a liberação do companheiro, segundo o advogado do local, Hisbelo Oliveira. “Quando a recepcionista ligou de volta para o quarto, ninguém atendeu, então ele disse que o companheiro estaria no banho, e a saída foi liberada”, contou, acrescentando que não havia registro anterior da vítima no Hotel. Após a ausência de movimentação do quarto, os funcionários decidiram entrar na suíte, quando encontraram o corpo.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 108 MIL ACESSOS!



Satisfeito, Eduardo faz sua última carreata no Recife

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

Campanha // Aproximadamente quatro mil veículos percorreram o trecho da Tacaruna à orla de Boa Viagem

A menos de uma semana das eleições, o governador de Pernambuco e candidato à reeleição, Eduardo Campos (PSB), realizou ontem um evento que ele mesmo considerou o maior de sua campanha até agora. Uma carreata com cerca de quatro mil automóveis e 500 motos, segundo estimativa da assessoria do socialista, percorreu em quase quatro horas um trecho de 22 quilômetros entre a Avenida Agamenon Magalhães e a orla de Boa Viagem. Com direito a filmagem em helicóptero e trilha sonora de trios elétricos dos candidatos a deputado, a carreata possivelmente foi a maior prova dos bons ventos que sopram na campanha do socialista, sobretudo nessa reta final da disputa.


Eduardo comemorou o acerto de sua estratégia no decorrer da campanha Foto: Andre Marins/Esp.DP/D.A Press
Acompanhado dos candidatos a senador Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro (PTB), Eduardo aproveitou o final da evento para lançar, através da imprensa, um recado didático à militância. "A mensagem é que a militância mantenha essa mobilização e essa garra que ela tem mantido nos últimos dias. É ensinar a votar, esclarecer que tem que levar os dois documentos, dizer que tem dois votos pro Senado, identificar a chapa fechada com presidente, governador, os dois senadores e os deputados federais e estaduais da frente", disse.

Na caçamba de um caminhão, o candidato governista encabeçou uma grande fileira de carros. A despeito da animação política, o megaevento também gerou muitos transtornos para quem não estava no clima da festa, pois deixou o trânsito do Recife irreconhecível para um dia de domingo. Ao final da carreata, por volta das 15h, o governador era só elogios. "Foi muito emocionante. Ela não só foi grande como teve carga de espontaneidade, de vibração, de muita emoção. Das cenas que nós vimos, parte delas deve estar retratada pela equipe do guia, mas é impressionante a demonstração de carinho e de apoio que a gente encontrou nessas mais de três horas que tivemos fazendo essa carreata".

Eduardo Campos também se defendeu das críticas da organização do debate entre candidatos a governador de Pernambuco promovido na noite de ontem pela Rede TV em parceria com a Folha de S. Paulo. O governador não compareceu. Pelo Twitter, o mediador do debate, o jornalista Kennedy Alencar, informou que a assessoria de Eduardo confirmou a sua presença no debate através de documento datado de 14 de setembro, mas desistiu na última sexta-feira em novo comunicado. "Eu sou o único caso de governador eleito em candidatura à reeleição que vai a debates, a todos os debates de Pernambuco. Houve dois adiamentos. A gente confirmou duas datas. Eu só tinha hoje (ontem) pra fazer o encerramento da campanha em Petrolina e de todo o Sertão do São Francisco. Eu confirmei em duas oportunidades. Foram os organizadores que desmarcaram".

Questionado sobre a versão da organização de que o pedido de modificação da data do debate teria partido da assessoria do candidato, Eduardo alegou que não tem conhecimento de todos os detalhes dos eventos por pura falta de tempo. "Não vou abrir essa polêmica. A coordenação (da campanha) foi que tratou com ele. Eu não tratei nem de regra nem de debate porque não dá tempo. Se eu for saber de regra de debate e data de debate a cada pedido eu ia ser o 'agendeiro' da campanha, não ia ser o candidato".

Numa análise típica de final de disputa, o governador-candidato elogiou a estratégia de sua campanha e disse que ela está sendo cumprida à risca. "Agora estamos vivendo a reta final com muito ânimo, muita alegria por termos acertado na estratégia, feito uma campanha limpa, propositiva, uma campanha que está sendo aprovada pela sociedade".



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 108 MIL ACESSOS!

26 setembro, 2010

LIXÃO

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (CARTAS)

A Prefeitura de Olinda, já que não tem a capacidade de desentupir as galerias, nem de educar a população quanto à manutenção do lixo, deveria ao menos espalhar contêineres pela Avenida Presidente Kennedy (espaço tem de sobra pela avenida), ou quem sabe retirar todos os canteiros da avenida que só servem de lixão. Depois vem aquela velha e conhecida chuva e a história se repete... bueiros entupidos, lixo boiando e rato nadando. E quando é feita a limpeza dos bueiros retira-se a sujeira e deixam perto da boca do mesmos. Limpeza, urbanização e manutenção são deveres e obrigações dos nossos governantes, pago impostos e voto a cada eleição. Marcos André B. de Lucena - Olinda
  


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 108 MIL ACESSOS!

O cavalete é seu

A situação de Jarbas Vasconcelos está tão complicada, que, no Interior, tem cabo eleitoral querendo devolver cavaletes de candidatos a deputado que tem a foto do senador. O problema é que poucos são os que estão encomendando novas peças. Resultado: ou o cabo eleitoral cumpre o prometido ou guarda os cavaletes.

Folha Política- Ricardo Dantas Barreto

Cadê Renildo

Outro líder político que está sendo escondido nesta campanha eleitoral e o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros. Nenhum candidato a deputado do PC do B, a exemplo de Luciana Santos e Luciano Moura, aparece nas fotos ou nas ruas ao lado dele. E Renildo ainda reclama quando dizem que não é visto na cidade.

Deu na Folha de Pernambuco
Folha Política - Ricardo Dantas Barreto

24 setembro, 2010

FP muda roteiro de carreata do dia 26

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

 A coordenação da campanha da Frente Popular decidiu alterar, ontem, o roteiro da carreata que será realizada domingo, a última antes das eleições e que prevê atrair um público de umas três mil pessoas. Ao invés de sair de Candeias, em Jaboatão, a concentração agora está prevista para ser realizada em frente à Fábrica Tacaruna, na Avenida Agamenon Magalhães, divisa entre o Recife e Olinda.

A mudança foi feita a pedidos do governador Eduardo Campos (PSB), que quis repetir o trajeto histórico de outras eleições.A caminhada que será realizada no Recife, prevista inicialmente para a próxima quarta-feira, segundo antecipou o presidente do PT, Jorge Perez, também pode sofrer alterações na data. O roteiro, no entanto, continua o mesmo. Deve começar em frente à Câmara do Recife e terminar com um grande comício na Praça do Carmo, palco dos grandes atos políticos da FP.

Esses devem ser os dois últimos eventos da campanha socialista no Recife. Eduardo está com 68% de intenções de votos no estado, quase o triplo do segundo colocado, mas tem o desafio de ajudar a eleger os candidatos ao Senado, Armando Monteiro Neto (PTB) e Humberto Costa (PT), respectivamente com 45% e 32% da preferência do eleitorado.

O petebista ultrapassou Marco Maciel (DEM), de acordo com a pesquisa Diario Data Associados, mas a vantagem é de apenas 7 pontos percentuais para o democrata. Não dá para dormir o sono dos anjos. Tanto que ele está com uma agenda redobrada nesses últimos dias. Hoje, por exemplo, Armando participará de panfletagem com a juventude, gravará o guia eleitoral e visitará dois municípios: Moreno e Timbaúba. Humberto abre exceção hoje, com uma agenda mais light. O petista só vai participar do último compromisso em Timbaúba. (A.M) 


 POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 108  MIL ACESSOS!

23 setembro, 2010

Dilma é líder, mas diferença cai

DEU HOJE NA FOLHA DE PERNAMBUCO (POLITICA)

Vantagem da candidata para os adversários diminui de 12 para 7 pontos


SÃO PAULO (Folhapress) - No­va pesquisa presidencial Datafolha divulgada ontem mostra que a diferença entre a candidata do PT, Dilma Rousseff, para a soma dos demais adversários somados caiu cinco pontos percentuais (de 12 para 7 pontos) com relação ao levantamento anterior, realizado nos dias 13, 14 e 15. A petista agora aparece com 49% (tinha 51% há uma semana), contra 42% de todos os outros postulantes (que apareciam com 39%). José Serra (PSDB) está em segundo, com 28% (tinha 27% na semana passada), enquanto Marina Silva oscilou positivamente dois pontos percentuais e passou de 11% para 13%.

Brancos e nulos somam 3% na nova pesquisa (ante 4% da semana passada), enquanto 5% dos eleitores entrevistados se declaram indecisos (dois pontos percentuais a menos do que o cenário dos dias 13, 14 e 15). As movimentações estão dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo o Datafolha, pesquisa a ser feita na próxima semana deverá mostrar se há uma tendência ou apenas um registro do momento em que o levantamento foi realizado.

Dilma caiu principalmente nos segmentos dos que possuem renda familiar mensal entre 5 e 10 salários mínimos (10 pontos), nível superior de escolaridade (três pontos) e têm entre 35 e 44 anos (quatro pontos). O crescimento de Marina Silva se deu entre os mais escolarizados (onde a verde cresceu quatro pontos) e os que têm renda de 5 a 10 salários mínimos, faixa em que a candidata do PV saltou de 16% para 24% (Serra subiu de 28% para 34%).

Considerados apenas os votos válidos (excluindo-se, portanto, brancos e nulos), a candidata petista, que figurava com 57% no levantamento anterior, lidera a corrida presidencial com 54% das intenções de voto. José Serra (PSDB) está com 31% (tinha 30%), e Marina Silva (PV), chegou a 14%. Quanto menor a diferença entre o líder das intenções de voto e os demais candidatos, maior a probabilidade de um segundo turno (para ser eleito numa única rodada de votação, um candidato precisa de 50% mais um dos votos válidos ou superar a soma de seus rivais).

Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Rui Pimenta (PCO), Ivan Pinheiro (PCB) e Levy Fidélix (PRTB) não atingiram 1% (porém foram mencionados e, juntos, equivalem a essa parcela da votação).

2º TURNO
O Datafolha também perguntou aos eleitores como eles se comportariam num eventual segundo turno entre Dilma e Serra. A petista receberia 55% (dois pontos a menos que no levantamento da semana passada), enquanto o tucano ficaria com 38%, três pontos percentuais a mais do que exibia na semana passada.
A pesquisa, contratada pela Folha de S.Paulo e pela Rede Globo, foi realizada nos dias 21 e 22, em 444 municípios de todo o país, com 12.294 eleitores. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 31.330/2010.




POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 108 MIL ACESSOS!

Candidatos se enfrentam hoje à noite na televisão






















































DEU HOJE NA FOLHA DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)










Debate da TV Jornal começa às 21h20, com quatro candidatos 


BRUNA SERRA Especial para Folha
Na reta final da campanha, faltando apenas dez dias para a eleição, os candidatos ao Governo de Pernambuco se enfrentarão em mais três oportunidades. A primeira delas acontece hoje, quando Eduardo Campos (PSB), Jarbas Vasconcelos (PMDB), Sérgio Xavier (PV) e Edilson Silva (PSOL) estarão frente a frente no auditório da TV Jornal. Os quatro foram convidados ten­do como base a representação dos partidos na Câmara Federal. O debate começará as 21h20 e terá quatro blocos distribuídos em duas horas de duração. O enfrentamento de hoje segue os moldes do que ocorreu na última segunda-feira entre os candidatos à Presidência da República.
No auditório da TV estarão dispostos quatro púlpitos e sob a mediação da jornalista Graça Araújo, os candidatos poderão se movimentar pelo palco e fazer perguntas entre si durante os dois primeiros blocos, com direito a réplica e tréplica, com tema livre. “A ideia é estimular mesmo o debate, para que os telespectadores possam se beneficiar do contraditório, comparar e fazer sua escolha aqui conosco”, frisou a diretora de jornalismo da TV Jornal, Beatriz Ivo.
O terceiro bloco contará com quatro jornalistas do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação perguntando aos postulantes. Entretanto, diferente do que ocorre tradicionalmente nos debates, os jornalistas terão direito a réplica e tréplica. “Dessa forma, poderemos esclarecer detalhes que não tenham ficado claros na pergunta”, explicou a diretora. No último bloco, além das considerações finais de praxe, os candidatos ainda terão oportunidade de um enfrentamento final. Serão sorteados temas e com vistas neles os postulantes porderão questionar uns aos outros.  
Beatriz Ivo ressaltou ainda que o direito de resposta, caso seja necessário, será concedido de imediato, porém, mediante a avaliação da comissão de organização do debate e do corpo jurídico presente. “Acusações políticas não estarão entre os temas que podem gerar direitos de resposta. Ele será concedido apenas para o caso de ofensas pessoais. A resposta deverá ser dentro do mesmo tema, inclusive”, alertou Beatriz Ivo. Todos os quatro convidados já confirmaram presença e nenhum dos demais postulantes acionou judicialmente a TV Jornal para reivindicar participação. Contudo, Roberto Numeriano, do PCB, avisou que fará um protesto em frente à emissora com seus militantes. 


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 108 MIL ACESSOS!

Reencontro com a velha guarda do PT

 DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNABUCO (POLÍTICA)

Evento // Humberto Costa tem almoço nostálgico com aliados
Aline Moura
alinemoura.pe@dabr.com.br


O bom momento político vivido pelo PT no país virou pano de fundo, ontem, para o candidato ao Senado pelo partido, Humberto Costa, reunir a velha guarda petista num evento nostálgico, regado a emoção e sem culpas por eventuais erros políticos. O ato aconteceu durante um almoço no Empório Sertanejo, local onde os petistas se encontram há mais de 10 anos para comemorar vitórias e chorar algumas derrotas. Todas as mesas do bar ficaram lotadas, enquanto o som ambiente passava os jingles das campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva desde 1989. Nos discursos, só lembranças positivas. Nas entrevistas, sonhos revelados. Segundo o próprio Humberto, só falta o PT conquistar o governo de Pernambuco. "Quem sabe mais para frente", frisou.


O prefeito do Recife João da Costa prestigiou evento promovido pelo petista que lidera intenções de votos . Foto: Blenda Souto Maior/Esp. DP/D.A Press
O encontro reuniu militantes históricos e fundadores do PT estadual, gente que assinou a primeira ata do partido em 27 de dezembro de 1981, quase um ano depois de a legenda nacional ser criada em São Paulo. Todos se reuniram para dar apoio a HumbertoCosta, lembrar as conquistas partidárias e se confraternizar. O material de campanha do petista foi recolhido pelo TRE, mas não provocou transtornos ao evento, que também foi prestigiado pelo deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB), candidato ao Senado. No local, a decoração ficou por conta de banners que contavam a história da sigla.

O tom emocional do ato teve início quando o vereador olindense Marcelo Santa Cruz (PT) pegou o microfone e começou a ler a ata da fundação do PT - cujo diretório tinha 34 dirigentes e 11 suplentes. Muitos começaram a dizer "presente" e cantar hinos antigos da legenda. "É a primeira vez na história que um partido deixa um legado para a próxima geração", acrescentou o presidente estadual do PT, Jorge Perez.

Embora não seja fundador da sigla, o prefeito João da Costa marcou presença no almoço, fez discurso e ficou até o final, sentado ao lado de Humberto. Já o ex-prefeito João Paulo, que agora é candidato a deputado federal e permanece distante da cúpula petista, não compareceu ao evento. Estava numa agenda em Pesqueira.

O discurso mais emotivo da tarde saiu do deputado federal Fernando Ferro, um dos fundadores da legenda e líder do PT na Câmara dos Deputados. Na fala dele, não houve espaços para se ressaltar momentos negativos, como o recente afastamento da ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, por suposto tráfico de influência. Segundo ele, contudo, o encontro no Empório serviu para que as pessoas "nunca se esqueçam de onde vieram". "Apesar de todas as nossas atribulações, pudemos construir um partido político com orgulho. O mais perverso dos nossos adversários não pode deixar de reconhecer a nossa importância. A gente nunca mudou de lado", declarou, com os olhos marejados. Ele ainda lembrou que, no passado, os petistas eram vistos como "malucos e sonhadores".

Em entrevista, Humberto Costa se disse emocionado por reencontrar os amigos e de estar na liderança das pesquisas. "Aqui em Pernambuco, faltava isso (o Senado). Quer dizer# falta eleger um governador, mas com certeza,um dia vamos fazer isso", observou. Quando? "Vamos ver isso ai mais para frente. Tem tempo. No momento que essas coisas forem colocadas na agenda".

Linha do tempo

1981

Em 27 de dezembro de 1981, é fundado o PT pernambucano com um diretório de 34 integrantes e 11 suplentes. Humberto Costa, Fernando Ferro, Paulo Rubem e Bruno Maranhão foram alguns dos fundadores conhecidos. Paulo Rubem está agora no PDT

1988

O sindicalista João Paulo, que tinha sido o primeiro presidente da CUT, elege-se como primeiro vereador do PT no Recife com 2.723 votos

1990

Humberto Costa e João Paulo conquistam juntos os primeiros mandatos de deputado estadual pelo PT. O primeiro com 29.170 votos e o segundo com 10.867 votos

1994

Humberto Costa e Fernando Ferro são os primeiros a se elegerem deputados federais pelo PT de Pernambuco, respectivamente com 84.493 votos e 27.490 votos

2000

João Paulo se elege no segundo turno como primeiro prefeito do PT do Recife. Ele teve 382.988 votos contra 377.153 do então prefeito Roberto Magalhães (PFL)

2003

Humberto Costa é escolhido como ministro da Saúde do primeiro governo Lula e fica no cargo até maio de 2005

2004

João Paulo conquista a reeleição no primeiro turno com 56% dos votos válidos

2008

O então secretário de Orçamento Participativo, João da Costa, vence as eleições municipais e emplaca o terceiro mandato consecutivo do PT na Prefeitura do Recife 



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 108 MIL ACESSOS!

Injustica

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (CARTAS)


Excelente matéria publicada no Diario de Pernambuco em 12/09/10, sobre o drama do artista Sílvio Botelho, maltratado e ultrajado por causa de ação judicial da Prefeitura de Olinda que o colocou na rua, arrancando-o da sua casa na Rua do Amparo, na sexta-feira gorda de 2005, juntamente com os seus bonecos. Paralelo a isso, a lastimável omissão dos órgãos do estado de Pernambuco, dos foliões, pesquisadores da cultura que, insensíveis ao fato, seguem alheios a tamanha crueldade. Todos os protestos são pífios diante de tamanha injustiça com o Pai dos Bonecos Gigantes. Entende-se que os serviços de restauração são necessários e que não foi apenas a casa do artista dos bonecos que foi interditada, mas o despejo precisava ser feito numa sexta-feira de carnaval? Por que a Prefeitura de Olinda, responsável pela cultura da cidade, não providenciou outro local para acolhimento dos bonecos? Afinal, além da exposição, na casa também funcionava aoficina, local sagrado, onde o artista repassava a sua arte para jovens e adultos. É lamentável a falta de reconhecimento e de valorização deste artista folião e representante da cultura brasileira. 

Bárbara Maria - Olinda




POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 108 MIL ACESSOS!

22 setembro, 2010

Diario Político

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)


Marisa Gibson
mgibson@dabr.com.br


Fatura liquidada?

Se ainda tem eleitores indecisos, sobretudo em relação aos candidatos para o Senado, isso já quase nem importa A doze dias das eleições, o que se ouve é que a fatura está liquidada e daqui pra frentes tudo o que for feito é só para cumprir tabela. Esta sensação não diz respeito apenas à eleição para governador do estado, onde os percentuais de votos do governador Eduardo Campos, 68%, lhe garantem a vitória no primeiro turno. O pensamento também é o mesmo em relação à sucessão presidencial, posto que os escândalos da violação do sigilo fiscal e das propinas que derrubaram a ex-ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, não abalaram a candidatura de Dilma Rousseff, o que deixa a petista a um passo da vitória no primeiro turno. A diferença que separa Dilma de seus principais adversários, José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), não é tão grande quanto a de Eduardo sobre Jarbas. A eventual vitória de Dilma no primeiro turno se sustenta num percentual médio, entre todas as pesquisas, que ainda não chegou a 10%. Juntos,Serra e Marina até que poderiam anular esta diferença mas cadê discurso para anular o favoritismo do palanque governista? Há um entendimento entre os oposicionistas de que as denúncias de tráfico de influência que abalaram a Casa Civil teriam poder de combustão suficiente para queimar qualquer candidatura. Mas nem assim os oposicionistas se animam com uma possível reversão do cenário eleitoral. Aliás, proporcionalmente, os governistas tiveram mais medo do escândalo - a degola rápida de Erenice é uma prova disso - do que os oposicionistas tiveram coragem para o enfrentamento com o presidente Lula e sua candidata Dilma Rousseff. Em conversa com esta colunista, deputados federais e estaduais da oposição, candidatos à reeleição, confessam, por exemplo, que passam ao largo desta questão porque o que interessa mesmo a esta altura é assegurar seus mandatos. E essa omissão se explica pelo fato de que deputados sustentam seus mandatos à custa de benesses do poder executivo que se traduzem na liberação de recursos dasemendas aprovadas e ninguém vai bater em Lula ou em Dilma, para correr o risco de eliminar o futuro. Então, se é assim...

O segundo turno // Dentro do governo ninguém abre o jogo, até porque Eduardo Campos não deixa, mas já há uma preocupação com a futura composição do segundo governo, caso se concretize a reeleição do governador. O que se diz é que a acomodação das forças políticas que compõem a Frente Popular será um segundo turno bem mais complexo e mais difícil de se administrar do que está sendo a campanha neste primeiro turno da eleição.

Onde? // Uma das questões que se analisa, por exemplo, é onde Eduardo poderá colocar Fernando Bezerra Coelho (PSB), secretário de Desenvolvimento Econômico. Caso seja ungido à condição de reserva para futuras eleições majoritárias, Bezerra Coelho terá que ter uma dimensão maior do a que tem hoje, e não há uma secretaria mais forte do que a que ele comanda hoje. A saída, então, poderia ser um cargo em Brasília.

Caciques // Se todos forem eleitos como esperam os governistas, não vai faltar cacique na base do possível segundo governo Eduardo, a começar por Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro Neto (PTB) que disputam o Senado, e João Paulo (PT) que deve ser um dos deputados federais mais votados. Registro: todos quatro são aliados de fé mas nenhum é socialista.

O PSDB // Muitos tucanos estão na expectativa de deitar e rolar no governo estadual, diante da possível reeleição de Eduardo e da aproximação do senador Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, com o governador. Porém, o que se comenta, entre os governistas, é que a possível futura aliança entre Eduardo e Guerra é mais para acordos nacionais do que trocas locais.
 
 

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 108 MIL ACESSOS!

Encerrar campanha em grande estilo

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

Empolgação // Frente Popular fará, domingo, uma carreata do Recife até Jaboatão. No dia 29, governistas fazem caminhada na capital
Aline Moura
alinemoura.pe@dabr.com.br


A Frente Popular prepara pelo menos dois eventos de peso para encerrar a campanha política em grande estilo. O primeiro será nesse próximo domingo, com uma carreata que cortará os dois principais municípios da Região Metropolitana, Recife e Jaboatão dos Guararapes. O segundo ocorrerá na quarta-feira (29), quando se realizará uma caminhada no centro da capital, com comício de desfecho na Praça do Carmo. Os eventos terão a presença do governador-candidato Eduardo Campos (PSB) e de seus postulantes ao Senado, Armando Monteiro Neto (PTB) e Humberto Costa (PT), além de lideranças e políticos de 15 partidos aliados.


Antes do jantar, deputado Armando Monteiro conversou com o governador. Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press
Embora esteja com 68% de intenções de votos, Eduardo permanece com um ritmo acelerado de campanha. É uma forma não só de vencer o adversário - o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) - mas de conquistar um capital político que lhe garanta um segundo mandato tranquilo e, quem sabe, voos nacionais mais altos, sem descartar a Presidência da República.

O esforço para tentar vencer com o triplo de votos nessa reta final também é uma maneira de acertar as contas com o passado. Jarbas derrotou o avô de Eduardo com mais de um milhão de votos, em 1998, e agora corre o risco de sair das eleições com o número de votos menor do que teve Arraes.

Segundo o presidente estadual do PT, Jorge Perez, o ponto de concentração da carreata domingo será em frente ao Restaurante Candelária, em Candeias, a partir das 9h. De lá, a comitiva segue de carro com a militância até o Pina, no Recife, aproveitando para contagiar os banhistas e moradores de Boa Viagem. Já na quarta-feira da semana que vem, a coordenação da campanha reúne os simpatizantes da chapa socialista a partir das 16h, em frente à Câmara Municipal. De lá, de acordo com Perez, todos vão em caminhada até a Praça do Carmo, onde se realiza o comício de encerramento. O local é praticamente um reduto da Frente Popular.




POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 108 MIL ACESSOS!

TSE prorroga prazo para pedido de segunda via do título

DEU HOJE NO G1

// Eleitores terão até 30 de setembro para reimprimir documento; data limite para o serviço terminaria nesta quinta-feira (23)

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, por unanimidade, nesta terça-feira (21) prorrogar por uma semana a data limite para pedir a segunda via do título de eleitor. O prazo terminaria nesta quinta-feira (23). Com a decisão, o serviço segue até o dia 30 de setembro.

Para reimprimir o documento, é preciso procurar os cartórios eleitorais da cidade. Mas a segunda via só pode requerida por quem que já era eleitor ou fez o pedido do título até 5 de maio deste ano, quando foi finalizado o cadastro eleitoral de 2010.

Nas últimas semanas, cartórios eleitorais de todo o país fizeram plantões para atender a demanda dos eleitores que precisavam da segunda via do documento. A 12 dias das eleições, o pedido de prorrogação foi feito pelo corregedor-geral eleitoral, ministro Aldir Passarinho Junior.

Nas eleições de 3 de outubro, além do título de eleitor, para votar é preciso apresentar também um documento oficial com foto.




POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 108 MIL ACESSOS!

21 setembro, 2010

Candidatos criticam ausência de Dilma em debate

DEU HOJE NA FOLHA DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

GIL­BER­TO PRA­ZE­RES   


A au­sên­cia da pre­si­den­ciá­vel Dilma Rousseff (PT) do de­ba­te rea­li­za­do, ontem, pelo SBT Nordeste, com pos­tu­lan­tes à Presidência da República, per­meou todo o pro­gra­ma. Cada um dos par­ti­ci­pan­tes - José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) - se re­veza­ram no ata­que ao que cha­ma­ram de “des­res­pei­to e in­gra­ti­dão” da pe­tis­ta com o povo nor­des­ti­no, além de atri­bui­rem a ela os sen­ti­men­tos “de re­ceio e medo” de en­fren­tar ques­tio­na­men­tos sobre o es­cân­da­lo de trá­fi­co de in­fluên­cia que der­ru­bou a ex-mi­nis­tra Erenice Guerra do co­man­do da Casa Civil. Con­duzido pelo jor­na­lis­ta Carlos Nasci­men­to, o pro­gra­ma - que se ca­rac­te­ri­zou pela pro­pos­ta de dis­cu­tir ques­tões es­pe­cí­fi­cas da re­gião - tam­bém foi mar­ca­do por mo­men­tos cu­rio­sos, re­ple­tos de pro­vo­ca­ções pro­ta­go­ni­za­das, em sua maio­ria, pelo pos­tu­lan­te pso­lis­ta.

Em todos os blo­cos, os can­di­da­tos rea­fir­ma­ram pro­mes­sas que as­su­mi­ram du­ran­te o pro­ces­so elei­to­ral. No pri­mei­ro bloco, Serra, que deu o pon­ta­pé in­cial nas crí­ti­cas à au­sên­cia de Dilma, vol­tou a apre­sen­tar a pro­pos­ta da ele­va­ção do sa­­lá­rio mi­ní­mo ao valor de R$ 600. Já Plínio e Marina apa­re­ce­ram, nesse bloco, no pri­mei­ro pe­que­no em­ba­te entre os pos­tu­lan­tes. O pso­lis­ta ques­tio­nou a pas­sa­gem da verde pelo Mi­nis­tério do Meio Ambiente, quan­­do, se­gun­do ele, a se­na­do­ra teria aban­do­na­do ban­dei­ras que de­fen­de­ra an­te­rior­men­te como a “re­vi­ta­li­za­ção real” do Rio São Francis­co. Em res­pos­ta, Marina cha­mou Sampaio de “de­sin­for­ma­do”.
No se­gun­do bloco, em meio a per­gun­tas di­ri­gi­das por jor­na­lis­tas do SBT, Plínio vol­tou a des­fe­rir suas ti­ra­das. O pso­lis­ta, que em vá­rias pas­sa­gens se mos­trou in­co­mo­da­do com a for­ma­ta­ção do pro­gra­ma, pro­vo­cou os dois ou­tros par­ti­ci­pan­tes, atri­buin­do a seus par­ti­dos li­ga­ções com fi­gu­ras en­vol­vi­das em epi­só­dios de cor­rup­ção. Ponto re­jei­ta­do pelo tu­ca­no, que lem­brou que ne­nhum dos nomes ci­ta­dos pelo pso­lis­ta - os se­na­do­res Fernan­do Collor (PTB-AL), José Sarney (PMDB-AP) e Renan Calheiros (PMDB-AL) - o ­apoiam neste plei­to.

Até o se­na­dor Marco Maciel (DEM), que foi pres­ti­giar José Serra na pla­teia do de­ba­te, foi com­ba­ti­do por Plínio. Ele disse que o de­mo­cra­ta sim­bo­li­za­va uma oli­gar­quia que se man­tém no poder atra­vés dos anos. Fala cri­ti­ca­da de pron­to por Serra.

O ter­cei­ro bloco abri­gou as di­cus­sões mais pro­po­si­ti­vas do de­ba­te. Marina cen­trou a Educação como o setor que deve re­ce­ber os maio­res in­ves­ti­men­tos. José Serra pro­me­teu ações em Saúde, como a im­ple­men­ta­ção de uma rede de po­li­clí­ni­cas. Já Plínio sur­preen­deu com a de­fe­sa da le­ga­li­za­ção da ma­co­nha como me­ca­nis­mo para o com­ba­te ao trá­fi­co de dro­gas.

No úl­ti­mo mo­men­to do pro­gra­ma, os can­di­da­tos res­pon­de­ram ques­tões ela­bo­ra­das por in­ter­nau­tas sobre Saúde, Sane­a­mento e Educação. Todos rea­fir­ma­ram pro­mes­sas de am­plia­ção de in­ves­ti­men­tos nos se­to­res e Serra pro­me­teu a cria­ção do 13º pa­ga­men­to anual do Bolsa Família.




POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 108 MIL ACESSOS!

Eduardo Campos quer garantir o voto na Mata Sul

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

Estratégia // Apesar de negar, preocupação é de que atingidos pelas enchentes não votem

Ao fazer campanha ontem na Zona da Mata Sul, área fortemente atingida pelas chuvas de junho, o governador-candidato Eduardo Campos (PSB) revelou que entre os desafios de reconstruir as cidades está o de garantir às pessoas o direito do voto.

Eduardo Campos visitou várias obras em andamento nas cidades da Zona da Mata Sul, como em Palmares (foto). Foto: Guga Soares/Divulgação
"Temos que dar ao eleitor condição para que ele possa se posicionar na eleição", destacou o socialista. A preocupação com os votos dos moradores da região já havia sido demonstrada pela Frente Popular de Pernambuco. Em uma ação encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a coligação solicitou que os eleitores de 11 municípios devastados pela chuva votassem somente com título. O pedido foi negado pelo TRE.

Em Joaquim Nabuco, depois de participar de um comício com lideranças políticas da região, Eduardo destacou que a equipe jurídica da Frente Popular vem atuando junto ao TRE para que a instituição intensifique as campanhas, incentivando as pessoas a tirarem a segunda via dos documentos. "Nós também estamos tirando documentos, por meio dos programas da Secretaria de Defesa Social, para que todo mundo possa estar habilitado e com os documentos exigidos por lei para votar (o título e um documento com foto)", recomendou o governador.

Questionado sobre a possibilidade da sua eleição sofrer algum prejuízo, caso parte dos eleitores da Mata Sul não consiga votar, Eduardo destacou que essa não é principal questão. "A nossa preocupação é que as pessoas possam exercer sua cidadania", frisou. Ao todo, as 11 cidades da Mata Sul (Barreiros, Palmares, Água Preta, Barra de Guabiraba, Catende, Maraial, Correntes, Cortês, Jaqueira, São Benedito do Sul e Ribeirão) somam mais de 221 mil eleitores, o equivalente a 3,4% do eleitorado pernambucano. O pedido da Frente Popular baseou-se na procura abaixo do esperado pela segunda via do titulo.

Ontem, Eduardo Campos esteve em Palmares e Joaquim Nabuco junto com os candidatos ao Senado Armando Monteiro Neto (PTB) e Humberto Costa (PT). Este foi o terceiro encontro regional promovido pela coordenação da campanha. Na semana passada, a chapa majoritária esteve em Salgueiro (Sertão) e Garanhuns (Agreste). Antes de participar de minicomício em Joaquim Nabuco, os candidatos almoçaram na caso do prefeito João Carvalho e, em seguida, fizeram uma caminhada pelas ruas da cidade.

Eduardo aproveitou a oportunidade para prestar contas do seu governo e conversar sobre o futuro do estado. "O melhor de Pernambuco ainda está por vir. Nosso segundo governo será melhor do que o primeiro", previu. O candidato ressaltou, ainda, que a hora é de unir forças em prol da Frente Popular. "É preciso de unidade e a Mata Sul prova que está unida. Os companheiros deixaram os problemas locais de lado em prol de um projeto que mantenha Pernambuco no caminho do desenvolvimento", pontuou. "Agora é a vez de pedir ainda mais força e empenho aos nossos militantes da Mata", arrematou Armando. Já Humberto Costa ressaltou a importância do voto fechado na chapa majoritária. "Vamos fazer barba, cabelo e bigode", disse o petista para a militância e aliados.


 POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 108 MIL ACESSOS!

20 setembro, 2010

Comemoração, mas sem clima de "já ganhou"

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)
Rosália Rangel
rosaliarangel.pe@dabr.com.br


Pesquisa // Governo enalteceu a disparada nas intenções de votos diante da oposição

Ao comentar o resultado da pesquisa realizada pelo Diario Data Associados, publicada ontem com exclusividade pelo Diario de Pernambuco, o governador-candidato Eduardo Campos (PSB) não escondeu que os números deixaram "muito felizes" as pessoas que trabalham no governo e os que estão engajados na campanha.

Armando, Eduardo e Humberto em caminhada ontem. Pesquisa aponta para tendência do voto casado. Foto: Roberto Pereira/Divulgação
Ele, no entanto, ponderou que as pesquisas de intenção de votos refletem uma "fotografia do momento" e que consolida uma tendência que está sendo construída nas ruas pela Frente Popular. "Mas ainda temos 15 dias pela frente e vamos trabalhar mais e mais", avisou o socialista. O levantamento mostrou Eduardo com 68% contra 14% do candidato da oposição, senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Portanto, uma diferença de 54 pontos percentuais em favor do socialista.

Eduardo também comemorou a reação do candidato ao Senado Armando Monteiro Neto, que obteve 32% da preferência do eleitorado e ultrapassou o senador Marco Maciel (DEM), que aparece com 25%. O governador atribuiuo resultado à proximidade da eleição. Na avaliação dele, já é uma tradição o eleitor só prestar atenção à disputa pelo Senado na reta final da campanha. "Nós percebemos isso. O número de indecisos começou a cair de forma expressiva. Então, chegou a hora de colocar o voto em toda Frente Popular, nos proporcionais e nos dois candidatos ao Senado", destacou Eduardo.

O deputado federal Armando Monteiro, por sua vez, optou pela discrição ao comentar o resultado. O petebista afirmou que a pesquisa reflete o fortalecimento da campanha de Eduardo Campos, além de mostrar o que as pesquisas internas feitas pela coligação governista já mostravam. "É uma tendência que se desenha há algum tempo", frisou. Quando questionado se os números revelados pelo Diario Data Associados já davam a ele o "gosto" de derrotar Maciel, Armando despistou. "Não é caso de sentir o gosto de derrotar ninguém. Não é esse o nosso propósito. Os dados traduzem uma larga afirmação da população em favor de um projeto que está dando certo. Do nosso lado, vamos continuar trabalhando", assegurou.

Em primeiro lugar na disputa pelo Senado, com 45% das intenções de voto, o ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PT) considerou a pesquisa positiva não apenas pela performance dele e de Eduardo, mas pela reação de Armando. "Eleger os dois senadores e Dilma Rousseff (PT) presidente da República está seguindo rigorosamente o que está no nosso script", salientou. Os candidatos majoritários da Frente da Popular comentaram a pesquisa enquanto participavam do evento Arte na Praça, uma mobilização que reuniu, na Praça de Casa Forte, no Recife, artistas plásticos que apoiam reeleição de Eduardo.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 108 MIL ACESSOS!

Dilma amplia vantagem

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

Pesquisa // Candidata do PT tem maioria absoluta entre eleitores de Pernambuco, com 66% das intenções de votos
Silvia Bessa
silviabessa.pe@dabr.com.br


 Após duas visitas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Pernambuco e depois de um mês de exibição das propagandas eleitorais de televisão e rádio, a candidata à sucessão presidencial apoiada por Lula, a ex-ministra Dilma Rousseff (PT), ampliou em 19 pontos percentuais a vantagem que tinha sobre o ex-governador de São Paulo e candidato do PSDB, José Serra, aqui no estado.
Agora, Dilma ostenta 52 pontos de diferença sobre Serra. Em 15 de agosto, quando foi divulgada a primeira pesquisa do instituto, a vantagem de Dilma sobre Serra era de 33 pontos. Dilma soma hoje 66% das intenções de votos dos pernambucanos na pesquisa estimulada. Serra tem 14% das intenções de votos a duas semanas do dia 3 de outubro, quando acontecerá o embate nas urnas. Se depender do eleitor de Pernambuco, Dilma deve ganhar no primeiro turno.

"O quadro favorável se deve ao fato de ela estar sendo apoiada por Lula e também por ser apoiada pelo governador Eduardo Campos. Ele está muito bem napesquisa e certamente a tem ajudado muito", analisa o cientista político e coordenador do Diario Data, Adriano Cerqueira. "Dilma pegou carona dos dois. Como os dois padrinhos dela são excepcionais em termos políticos, o efeito sobre a candidata do PT é intenso", diz Adriano. A pesquisa indica ainda que Dilma não foi afetada em Pernambuco pelo escândalo da Receita Federal, envolvendo o vazamento de informações fiscais sigilosas de cidadãos - entre eles a filha de Serra, Verônica. "Existia a expectativa de que esse escândalo poderia neutralizar ou contaminar a campanha de Dilma de alguma forma, mas até o momento nada aconteceu entre os eleitores de Pernambuco".

A conta dos votos válidos dá uma maioria ainda mais ampla para Dilma Rousseff no estado. Ela está com 76% das intenções de votos válidos contra 16% de Serra. Votos válidos são os votos nominais. Para chegar ao total deles, exclui-se os brancos, os nulos e o percentual das pessoas indecisas. Na apuração oficial e divulgação do resultado final pela JustiçaEleitoral, são utilizados os válidos. Essa sondagem se baseia na pesquisa estimulada, cuja metodologia prevê que o entrevistado aponte qual o seu candidato preferido num disco com o nome dos concorrentes.

Esses dados são da segunda rodada da pesquisa Diario Data Associados, realizada entre os dias 12 e 15 de setembro com 1.100 eleitores. Todos os resultados têm margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A candidata do PV, Marina Silva, está com 6% das intenções de votos na estimulada. Considerando os válidos, 7%. Os nulos, brancos e indecisos representam 13%. Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC) e Plínio (Psol) tiveram menos de 0,5%.

Na pesquisa espontânea, na qual o eleitor menciona os seus candidatos prediletos lembrando sozinho o nome deles, Dilma está com 58% das intenções, enquanto Serra tem 10%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) sob o nº 46.997 e no Tribunal Superior Eleitoral com o registro nº 30.403. O Diario Data contou com a assessoria técnica da Giga Consultoria.

Detalhes - Quanto mais pobre o nicho de eleitores pernambucanos, maiores são as intenções de voto para Dilma Rousseff. A nova pesquisa Diario Data Associados mostra que a tendência de voto pró-Dilma chega a 70% entre os que recebem até um salário mínimo por mês. Vai caindo à medida que aumenta a renda do eleitor. Entre os que ganham mais de dez salários, a intenção de voto para ela fica em 48%. O fenômeno sobre a candidatura de José Serra é inverso. Entre os mais pobres ele tem 11% de intenção de votos e, entre os que possuem mais de dez salários, chega a 28% - mais que o dobro, sendo este o maior percentual atingido por ele. Outros detalhes estão nos quadros ao lado.

Metodologia

A pesquisa Diario Data Associados foi realizada a partir de uma amostra representativa da população do estado de Pernambuco. Adotou o médoto survey. Respeitou cotas segundo sexo, grupos de idade, porte do eleitorado e mesorregiões. Seguiu as divisões apresentadas no cadastro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), no caso das cotas de sexo e idade. O plano amostral usou um esquema clássico, com a distribuição empregada no Censo de 2000, do IBGE, para seleção das áreas dos domicílios que serão pesquisados. Para essa pesquisa, que teve a sondagem de campo entre os dias 12 e 15 de setembro, foram ouvidas 1.100 pessoas no estado. A margem de erro dos resultados é de 3 pontos percentuais. Pode ser para mais ou para menos. Como houve um arredondamento das porcentagens, a soma pode não ficar em 100%, indo a 101% ou em 99%. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa Diario Data Associados foi registrada sob o nº 46.997 e no TSE com o nº 30.403. O Diario Data Associados contou com a assessoria técnica da Giga Consultoria. 
POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 108 MIL ACESSOS!