31 maio, 2011

''Todos por Pernambuco'' leva 1.362 pessoas ao seminário de encerramento






30 de Maio de 2011 às 17:51:25
Foto: Aluísio Moreira/SEI

O seminário “Todos por Pernambuco” do Governo do Estado atraiu nesta segunda-feira ao Centro de Convenções 1.362 pessoas, um dos maiores públicos da série que foi iniciado em março deste ano na cidade de Petrolina.
 
Além do prefeito João da Costa e dos senadores Armando Monteiro Neto (PTB) e Humberto Costa (PT), participaram quase todos os outros prefeitos da área metropolitana, deputados federais, estaduais e vereadores do Recife.
 
Como sempre, o grosso das demandas foi educação, saúde, segurança, capacitação profissional e geração de emprego e renda.
 
Escrito por Inaldo Sampaio

Eduardo participa em Brasília nesta quinta-feira do lançamento do programa ''Brasil sem miséria''


Escrito por Inaldo Sampaio



30 de Maio de 2011 às 18:37:31
Foto: Josué da Mata/SEI

O Palácio das Princesas confirmou nesta segunda-feira que o governador Eduardo Campos estará em Brasília na próxima quinta-feira, a convite da presidente Dilma Rousseff, para assistir ao lançamento do programa “Brasil sem miséria”.
 
Antes, ele participará da reunião para discutis os preparativos da Copa do Mundo de 2014. Os dois eventos serão realizados no Palácio do Planalto e fazem parte de uma série de compromissos administrativos agendados pelo  governador na capital federal.   
 
O Plano de Superação da Extrema Pobreza do Governo Federal, marcado para ser laçado às 11h, será coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Ele se divide em três eixos de ações: transferência de renda, ampliação da oferta de serviços públicos e capacitação produtiva. 
 
A viagem do governador à Brasília prevê ainda uma audiência com o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, para tratar dos diversos projetos em andamento no Estado que contam com a participação daquela instituição financeira. O encontro acontecerá às 11h30 desta terça-feira. 

 Escrito por Inaldo Sampaio

Programa ''Todos por Pernambuco'' recebeu cerca de 24 mil propostas nos 12 seminários realizados


Escrito por Inaldo Sampaio



30 de Maio de 2011 às 18:40:56
Foto: Aluísio Moreira/SEI

O seminário “Todos por Pernambuco”, encerrado nesta segunda-feira, no Recife, recebeu cerca de 24 mil reivindicações nas 12 microrregiões do Estado.
Elas servirão de base para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2012/2014. O PPA será apresentado em outubro próximo, à Assembleia Legislativa, conforme exige a Constituição. 
 
Com exceção das informações coletadas no seminário de hoje, todas as sugestões apresentadas nos seminários anteriores já foram sistematizadas por assunto, município e entidade proponente. A Secretaria do Planejamento vai apresentar a compilação final dos dados na primeira quinzena ddo próximo mês de junho.
“Com esses dados, vamos formar uma matriz das demandas que vai ser cruzada com o plano de governo e com as metas já existentes”, disse  o Secretário de Planejamento e Gestão,  Alexandre Rebelo
 
O Centro de Convenções recebeu hoje (30) representantes de 462 entidades, além de 12 dos 14 prefeitos da RMR. Apenas os gestores do Cabo de Santo Agostinho e de Camaragibe não estiveram presentes. Para o governador, mais do que elencar prioridades, “o Todos por Pernambuco aproxima o Pernambuco oficial do Pernambuco real”. 
 
“É um planejamento que parte de um diagnóstico correto. Ou seja, não dá para planejar se você não sabe a realidade que você quer transformar. Aqui, ouço de vocês o que é que não pode deixar de ser feito”, disse Eduardo Campos.
 Escrito por Inaldo Sampaio(blog)

13 maio, 2011

Tiroteio causa pânico em escola estadual na Cidade Tabajara. Que horror!

Funcionários e alunos da Escola Estadual Tabajara, na Cidade Tabajara, em Olinda, viveram momentos de pânico por volta das 20h30 da noite de ontem (12).
Um tiroteio em frente à unidade provocou corre-corre e desespero entre as cerca de 200 pessoas que estavam no local.
As aulas tiveram de ser suspensas.
De acordo com os funcionários, essa não é a primeira vez que acontece. "Foi um terror. Tivemos que dispensar os alunos, todo mundo com medo e um dos envolvidos chegou a entrar na escola", contou o representante setorial do Sintepe, Jarbas Correia.
A comunidade acredita que a troca de tiros pode ter sido motivada por envolvidos em tráfico de drogas. Ainda segundo relatos de testemunhas, um homem que estava vindo da igreja com a família foi baleado, mas não se sabe a identidade dele nem como foi socorrido.
As aulas na unidade foram retomadas na manhã desta sexta-feira (13).

POSTADO ÀS 13:09 EM 13 DE Maio DE 2011

BLOG DO JAMILDO

Nação torcedora do SPORT, hoje é dia de festa é dia de comemorar 106 anos de Paixão, de Raça e Coração, de Títulos e Glórias.

EMAIL RECEBIDO POR ARLINDO SIQUEIURA- LEÕES DO CERRADO
Parabéns você torcedor do SPORT, você é único, qual Club tem uma nação tão apaixonada por ele, que não esconde a paixão que tem pelo SPORT seja onde for, onde estiver. E que tem como lema “Pelo SPORT tudo” e a primeira estrofe do Hino do SPORT “Com o SPORT eternamente estarei, pois rubro negras foram as cores que abracei, o abraço de tão forte não tem separação, para mim o meu SPORT é Religião, a vida agente vive para vencer, SPORT SPORT uma razão para viver”.


Brasília – DF, maio/2011
Leões do Cerrado


Não esqueçam domingo na sede da Leões do Cerrado.


Nosso Hino:
Com o Sport eternamente estarei

Pois rubro-negras são as cores que abracei

E o abraço, de tão forte, não tem separação

Pra mim, o meu Sport é religião

A vida a gente vive pra vencer

Sport, Sport uma razão para viver



Treze de Maio, de mil novecentos e cinco

Dia divino em que Guilherme de Aquino

Reúne, no Recife, ardentes seguidores

Fundando esta nação de vencedores

Que encanta, enobrece e dá prazer

Sport, Sport

Uma razão para viver



Eterno símbolo de orgulho é o pavilhão

De listras pretas e vermelhas, com o Leão

Erguendo, imponente, o imortal escudo

Mostrando à gente que o Sport é tudo

Que a vida tem de belo a oferecer

Sport, Sport uma razão para viver



São gerações e corações fazendo a história

São campeões e emoções tecendo a glória

Do bravo Leão da Ilha, Sport obsessão

Que faz bater mais forte o coração

Torcida mais fiel não pode haver

Sport, Sport uma razão para viver

Sport! Sport! Sport!



Autor: Eunitônio Edir Pereira

06 maio, 2011

E-MAIL DA TORCIDA LEÕES DO CERRADO PARA ARLINDO SIQUEIRA

 

Arlindo, tentei resumir mas mesmo assim o texto ficou grande, espero poder ter passado um pouco da nossa torcida Leões do Cerrado e colocamos a disposição para maiores informações e colaborar com o SPORT.

Anexo um e-mail padrão de convocação para os jogos do SPORT e um jornal da Leões do Cerrado.

Após o texto tem a mensagem para os jogadores e a comissão técnica.


 
No ano de 1999, por ocasião do jogo Gama – DF x SPORT, um grupo de torcedores apaixonados pelo SPORT residentes em Brasília – DF, resolve buscar meios de assistirmos os jogos do time do coração aqui no Planalto Central. Cada jogo era um sacrifício a TV não televisionava, não tinha local certo, ás vezes os bares davam preferência para jogos dos times do sul e sudeste. Por falta de um lugar e não tendo a certeza que os bares passariam os jogos do SPORT, ficava difícil de reunimos os torcedores, até que no ano de 2005 esses apaixonados torcedores conseguem que o Bar Bonzão começasse a passar os jogos do SPORT. Com o local certo passamos a reunir mais e mias torcedores até que em 2006 mais precisamente em outubro/2006, resolvemos dar nome e criar a Torcida Leões do Cerrado.

Hoje o nosso local (sede) para assistirmos todos os jogos do SPORT é o Restaurante Jardins D’Itália, essa parceria vem desde 2007, o torcedor do SPORT que esteja em Brasília – DF tem local e com quem assistir os jogos do SPORT.

A nossa missão e objetivo como torcida do SPORT é:
- Divulgar o SPORT Club do Recife,
- Apoiar a Diretoria do SPORT,
- E colaborar com a Diretoria e o Club para que o SPORT tenha sua marca estabelecida em todos os lugares.
- Estar a disposição da Diretoria no que estiver ao nosso alcance aqui na Capital de todos os Brasileiros.
- Divulgar a Paz no futebol.

O nosso lema é: Ser a maior, a melhor e mais organizada Torcida do SPORT Club do Recife fora de Pernambuco.

Todos os jogos do SPORT quando realizados aqui no DF ou em Goiás, a Leões do Cerrado comparece em peso, para assistir, inclusive indo ao hotel para dar apoio ao jogadores e comissão técnica.
Em todos os jogos que a Leões do Cerrado vai, comunicamos as autoridades: Federação de Futebol e ao comando da PM responsável pela segurança da área do estádio.

Hoje contamos com, Faixas, Receptor da SKY, site www.leoesdocerrado.com.br (em reformulação) e-mail contato@leoesdocerrado.com.br, jornal Rugido no Cerrado, essa estrutura é para dar apoio aos nossos amigos torcedores do SPORT e Leões do Cerrado que estejam longe do torrão natal.

Em termos de pessoal hoje temos uma lista de contado de mais de 400 torcedores.

Temos 30 torcedores associados a Leões do Cerrado, que pagam mensalidades.

O comparecimento dos torcedores na sede da Leões do Cerrado, tem uma variação muito grande que vai de 30 a 120 apaixonados pelo SPORT, mas a média é de 50 torcedores, o nosso pico foi na Libertadores com a campanha maravilhosa do SPORT.

Atividades já desenvolvidas:
- Carreata em comemoração ao título da Copa do Brasil.
- Churrasco em datas comemorativas de datas do SPORT.
- Arrecadação de donativos para as vitimas das cheias na região sul de PE no ano de 2010.
- Caravana para todos os jogos do SPORT na região do Centro Oeste.
- Confecção de camisas da torcida Leões do Cerrado,
- Entrega de brinquedos no Natal para creches em Brasília – DF.

Atividades desenvolvidas:
- Sorteio de brindes entre os torcedores do SPORT e Leões do Cerrado nos dias de jogos.
- Futebol aos domingos entre os torcedores do SPORT e Leões do Cerrado.

Leões do Cerrado na Mídia:
- Globo Nordeste, programa de esporte com o repórter André Galindo..
- Jornal de Brasilia,
- Jornal Correio Braziliense,
- Jornal do Commercio de PE,
- Agência de noticias Maxpress,
- Edições da Revista do SPORT.



Brasília – DF, maio/2011

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

05 maio, 2011

Secretário assegura que comportas de barragens serão abertas gradativamente

CARPINA E GLÓRIA DO GOITÁ  
alt
Barragem de Carpina

O secretário de Recursos Hídricos, João Bosco, diz que a situação das barragens em Carpina e Glória do Goitá cumpriram o seus papeis de "segurar" as chuvas que caíram nos últimos dias. As comportas serão abertas gradativamente para os rios. Ele informou que só a barragem de Carpina recebeu 70 milhões de metros cúbicos a mais de água, bem acima do que estava previsto.

A secretaria informa que procedimento de abertura das comportas é  acompanhado por técnicos da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), que tomarão as providências cabíveis, caso seja necessário. Mas, conforme a Secretaria, a abertura é gradual e monitorada para evitar problemas. Com a vazão liberada não se espera nenhum impacto significativo à população.
 
BLOG DA FOLHA

Governador convoca João da Costa para participar de reunião sobre as cheias em Pernambuco





04 de Maio de 2011 às 20:06:42
Foto: Eduardo Braga/SEI

Após passar a manhã e tarde desta quarta-feira visitando os municípios da Mata Sul atingidos pelas cheias, o governador Eduardo Campos reuniu-se no período da noite com o prefeito do Recife, João da Costa, e vários secretários de estado, no Palácio do Campo das Princesas, para fazer uma balanço das providências tomadas.
Durante o encontro, ele recebeu informações da Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ambos previram mais chuvas no Recife na madrugada desta quinta-feira.
“Estamos com toda a nossa equipe operacional mobilizada e acompanhando a situação em tempo real. Os prefeitos da região metropolitana e das cidades no curso do Rio Capibaribe estão sendo informados da situação e nos ajudando a manter a população em estado de alerta para a possibilidade de transbordamento nas áreas ribeirinhas”, disse o governador.
Às 19h, ele se reuniu com o prefeito João da Costa e o coordenador nacional de Defesa Civil, coronel Humberto Viana, que é pernambucano, para passar-lhe algumas informações sobre o quadro de Pernambuco.
“Têm ocorrido chuvas intensas, que exigem um nível de monitoramento especial, com utilização do sistema digital para a medição do nível da água dos rios”, explicou João Bosco Almeida, secretário de Recursos Hídricos.
Participaram da reunião realizada no Palácio do Campo das Princesas os secretários Danilo Cabral (Cidades), Isaltino Nascimento (Transportes), Wilson Damázio (Defesa Social), João Bosco (Recursos Hídricos e Energia) Antônio Figueira (Saúde), Alexandre Rebêlo (Planejamento e Gestão), Renato Thiebaut (Gabinete), Mário Cavalcanti (Casa Militar), Geraldo Júlio (Desenvolvimento Econômico) e Thiago Norões (Procuradoria Geral do Estado), além de representantes do DNOCS e dos órgãos operativos do Governo do Estado como Corpo de Bombeiros, Codecipe e Polícia Militar.  

INALDO SAMPAIO

João Paulo pede para que sua homenagem seja adiada em solidariedade às vítimas das chuvas


POSTADO ÀS 14:03 EM 05 DE Maio DE 2011

O deputado federal João Paulo (PT), que seria homenageado na sexta-feira (6), na Câmara de Vereadores do Recife, pediu para que o ato fosse adiado. O motivo, diz ele, é solidariedade às vítimas das chuvas no Estado.

João Paulo disse ter falado com o vereador responsável pela proposta de agraciá-lo com a Medalha José Mariano, Múcio Magalhães, e com o presidente da Câmara, Jurandir Liberal, que concordaram com a procrastinação.

"Pedi o adiamento por conta da situação de extrema dificuldade que o Estado está vivendo. O sentimento do autor da proposta e do presidente foi o mesmo e adiamos", disse o petista que ontem participou da reunião com o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

João Paulo está em Brasília, mas viaja para a capital pernambucana hoje à noite, acompanhando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que vem ver de perto os estragos das chuvas.

BLOG DO JAMILDO

04 maio, 2011

STF começa a julgar união homoafetiva nesta quarta

POSTADO ÀS 08:47 EM 04 DE Maio DE 2011

Felipe Recondo, do Estadão

A união de pessoas do mesmo sexo deve ser equiparada ao regime de união estável, fazer jus aos direitos que são garantidos aos casais heterossexuais e ser tratada como uma entidade familiar. Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) começam a julgar hoje o assunto. A questão, que ainda gera polêmica na sociedade, pode ter resposta uníssona dos ministros. 

Os ministros argumentam que a união homoafetiva já é uma realidade na sociedade. Mas os embaraços técnicos dessa questão complicarão o julgamento do assunto e, conforme adiantaram ministros, motivarão um pedido de vista do processo, o que deve adiar a conclusão.

Os dois processos - um de autoria do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e outro da Procuradoria-Geral da República - defendem que as uniões de pessoas do mesmo sexo tenham o mesmo tratamento das uniões estáveis. Com isso, os casais homossexuais não teriam de enfrentar processos judiciais para garantir, por exemplo, o direito à pensão alimentícia, a benefícios previdenciários, como pensão por morte, a participar da partilha dos bens do companheiro em caso de morte, a incluir o parceiro como dependente no plano de saúde.

Hoje, a união de pessoas do mesmo sexo é tratada como uma sociedade de fato. Por esse entendimento, a Justiça entende que duas pessoas resolveram viver juntas com a finalidade semelhante a de uma atividade econômica, cujo objetivo seria dividir os resultados desse negócio.

Obstáculo. Assim, para ter direito aos bens obtidos durante essa união, um dos integrantes do casal precisa provar que contribuiu para a compra desse bem, o que já não é exigido para um casal homossexual.

O primeiro obstáculo a enfrentar é o texto da própria Constituição, que reconhece a união estável entre "o homem e a mulher".

Para entender que a Constituição não excluiu as uniões entre homossexuais, juízes e ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) argumentam que, se o texto não previu, também não proibiu a união de pessoas do mesmo sexo.

Outro complicador é a ausência de uma lei aprovada pelo Congresso para regular a união entre pessoas do mesmo sexo. Em países como Alemanha, Dinamarca, Portugal, Canadá e Argentina já existe legislação específica para tratar desse assunto.

Apesar disso, a vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, alega não ser necessária a intervenção do Congresso para que homossexuais tenham os mesmos direitos dos heterossexuais.

Ela diz que o tratamento diferenciado para as uniões homoafetivas viola os princípios da Constituição da igualdade, da liberdade e da dignidade. Assim, seria possível reconhecer que a união entre pessoas do mesmo sexo "independe de qualquer mediação legislativa, em razão da possibilidade de aplicação imediata" desses princípios constitucionais.

Superados os obstáculos técnicos, os ministros poderão discutir as consequências legais da união homoafetiva, por exemplo, se o casal terá o direito reconhecido de adotar uma criança. 

BLOG DO JAMILDO

Novo Código Florestal pode aumentar desmatamentos e prejudicar agricultura, alerta cientista

POSTADO ÀS 09:55 EM 04 DE Maio DE 2011

Da Agência Brasil

O novo Código Florestal, que deve ir à votação hoje (4) na Câmara dos Deputados, poderá favorecer a derrubada de mais florestas e acabar prejudicando a própria agricultura. O alerta é do cientista José Galizia Tundisi, especialista em recursos hídricos do Instituto Internacional de Ecologia e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Ele acredita que a matéria ainda não está “madura” e seriam necessários mais debates para aperfeiçoar o projeto.

“Nós ainda temos muitos assuntos para esclarecer. Um deles é a necessidade de se discutir mais a importância das florestas para a quantidade e a qualidade da água. O fato de que a agricultura possa sofrer uma expansão à custa do desmatamento vai prejudicar o suprimento de água no país e contribuir para prejudicar a própria agricultura. Isso é um contrassenso.”

O principal ponto de divergência entre a opinião do cientista e a proposta do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP) é a falta de garantia na preservação da chamada reserva legal, porção de mata nativa que os agricultores têm obrigação de manter. O novo texto torna possível para o produtor rural abrir mão da área verde em sua propriedade, podendo manter parcela proporcional em outra região ou até em outro estado, desde que no mesmo bioma.

“Essa reserva legal é necessária na propriedade. Nós temos que proteger os mosaicos de vegetação, as florestas remanescentes, para garantir a qualidade da água e a recarga dos aquíferos, que beneficiam a agricultura e a quantidade de alimentos. Quem trabalha com água e recursos florestais sabe perfeitamente que a diminuição de qualquer quantidade de vegetação pode prejudicar o ciclo da água e consequentemente a produção agrícola. Cerca de 30% da água que estão presentes na atmosfera são repostas pelas florestas.”

Para o cientista, é preciso melhorar a produtividade, em vez de simplesmente aumentar as áreas de plantio. “Não se pode aumentar as áreas agrícolas à custa do desmatamento. Porque isso vai prejudicar a biodiversidade e inviabilizar a produção de alimentos. Vai faltar água para a agricultura.”

03 maio, 2011

Movimento ambiental promete protestos mensais na frente da Prefeitura


POSTADO ÀS 12:07 EM 03 DE Maio DE 2011

O Movimento em Defesa da Mata do Uchoa promete fazer protestos na frente da Prefeitura do Recife todos os meses, até receberem a garantia da instalação de um Parque Natural nas imediações de Teijipió, na Zona Oeste. Os representantes do movimento tiveram nesta terça-feira uma audiência com o secretário de meio ambiente da PCR, Roberto Arrais.

"Eu gostaria de saber quais os projetos que a Prefeitura tem para preservar essa área, que deveria receber prioridade pela importância ambiental", diz a coordenadora, Luci Machado.

 O grupo, bem reduzido, permaneceu na frente da Prefeitura, durante boa parte da manhã. Eles esperavam reunir um grupo de duzentas pessoas, mas não chegaram a mais de 50 representantes.

BLOG DO JAMILDO