27 junho, 2011

Governador participa de seminário em São Paulo na manhã desta segunda-feira

Escrito por Inaldo Sampaio

26 de Junho de 2011 às 13:52:46
Foto: Eduardo Braga/SEI

O governador Eduardo Campos viaja a São Paulo na manhã desta segunda-feira para participar do seminário “Infraestrutura, Urgências e Estratégias” promovido pela revista Brasileiros. 
 
O evento será realizado no Hotel World Trade Center e vai reunir cerca de 400 empresários e gestores públicos de todo o país. Ele terá início às 9h e se estenderá até as 19h.
 
Eduardo Campos será o único governador-palestrante do seminário. Ele vai comandar os debates sobre “Os desafios, urgências e estratégias para a infraestrutura nos Estados brasileiros”. Os temas que serão debatidos no período da manhã são “Os investimentos em infraestrutura no Brasil” e “Os gargalos da infraestrutura brasileira: energia, transporte e telecomunicações”.
 
Outros três painéis serão realizados no período da tarde: “Saneamento e gerenciamento de resíduos”; “Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016” e “A melhoria do ambiente de negócios como condição para a aceleração do crescimento”. 
 
Os ministros Guido Mantega (Fazenda), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, indústria e Comércio), Orlando Silva (Esportes), Paulo Bernardo (Comunicações) e Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional), também estão confirmados, além de nomes de peso do empresariado brasileiro como Murilo Ferreira (Vale).

22 junho, 2011

Irmão do prefeito do Cabo não teme ser expulso do PTB


Escrito por Inaldo Sampaio
22 de Junho de 2011 às 09:38:05
Foto: Rinaldo Marques/Alepe

O deputado Everaldo Cabral (PTB), irmão do prefeito do Cabo, Lula Cabral, que desobedeceu à orientação do partido e votou a favor da PEC da reeleição (Assembleia Legislativa), não acredita que a direção estadual do partido tenha coragem de puni-lo com pena de advertência, ou mesmo de expulsão, conforme foi admitindo pelo secretário-geral José Humberto Cavalcanti.
Mas adiantou logo para que interessar possa: caso venha a ser punido, se filiará imediatamente ao PSB.
Essa é também a posição do prefeito Lula, que foi quem orientou o irmão a votar a favor da PEC que pode dar o 4º mandato de presidente da Alepe ao deputado Guilherme Uchoa (PDT). 


21 junho, 2011

Mãe de Eduardo Campos faz queixa por notícia 'apócrifa'


A deputada federal Ana Arraes (PSB), mãe do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), protocolou hoje queixa crime na Secretaria Estadual de Defesa Social contra um site que divulgou, no fim de semana, notícia "apócrifa, inverídica e caluniosa", afirmando que o compositor Chico Buarque havia assumido a paternidade do governador.
Publicada no site "Diário Pernambucano", que diz ser "um site de notícias fake (falsas)", a notícia foi replicada nas redes sociais Facebook e Twitter, espalhando-se rapidamente e provocando reações. Muita gente acreditou no boato - antigo em Pernambuco.
A deputada também pediu ao Google a retirada de páginas contendo a notícia inverídica - no que foi atendida - e divulgou, através do Facebook, uma nota de repúdio. "O governador Eduardo Campos é meu filho e do escritor Maximiano Campos, já falecido e de saudosa e respeitável memória", afirma ela, na nota. "Trata-se de matéria inverídica e criminosa, sobre a qual já tomei as providências legais, no sentido de fazer cessar e punir policial e judicialmente tal aberração".
Ela afirma, na nota, só ter conhecido o compositor carioca na casa do seu pai, o ex-governador Miguel Arraes, em 1986, durante campanha dele ao governo, quando Eduardo tinha 21 anos. Reitera se tratarem de "alegações criminosas, que já estamos tomando as providências legais cabíveis" e pede para quem leu a matéria que circulou na internet que a tenha como "apócrifa, inverídica e criminosa, que agride a dignidade da família pernambucana".
No site Diário Pernambucano, a notícia inverídica foi substituída por uma retratação que inclui a decisão de "excluir notícias que forjam a fala inexistente de pessoas de imagem pública". "Como no caso mais recente se trata de um ícone da política e não de uma figura pública costumeiramente posta em caricaturas (como no caso de jogadores de futebol ou figuras em evidência nas redes sociais), nos retratamos com humildade e reconhecimento da desmedida cometida por nós." Por fim, convoca "o direito ao perdão, agradecendo a compreensão e a paciência de quem se sentiu ofendido conosco".
Escândalo
Intitulada "Escândalo no mundo da música e da política", a notícia falsa era assinada por "Jarbinhas D'Adelaide". O nome fictício une o nome do principal opositor de Eduardo Campos em Pernambuco, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), e o heterônimo utilizado por Chico - Julinho da Adelaide - na década de 1970, época da ditadura, para driblar a censura às suas músicas.
A notícia dizia que Chico havia assumido a paternidade de Campos em uma entrevista exclusiva, na qual contava ter conhecido Ana em 1964, no Recife, durante uma extensa turnê no Nordeste, e com ela teria mantido um "relacionamento intenso, rápido e oculto".
Meses depois teria recebido uma carta dela falando da gravidez, mas ele, "cretinamente", ignorou. Há alguns anos, tomado do desejo de saber quem era o filho, teria ficado impactado com a "surpreendente descoberta: ele é o governador de Pernambuco". Depois de vários detalhes, encerra afirmando que o governador Eduardo Campos, que havia acabado de saber sobre a paternidade, reagiu bem-humorado imaginando que a partir de agora Chico Buarque poderia fazer mais shows no Recife e com "preços mais acessíveis".
A brincadeira poderá custar caro. A Polícia Civil identificou que o site é da cidade sertaneja de Taquaritinga do Norte. Três pessoas foram intimadas a depor.

Degradação

É impressionante a indiferença que a “gestão de meia tigela” do virtual prefeito de Olinda, Renildo Calheiros. É que um dos cartões postais da cidade – o calçadão da orla olindense– está entregue às baratas. Além de estar se deteriorando, já que afundamentos, buracos e rachaduras no seu passeio estão lá para todo mundo ver. Os bancos pré-fabricados e os aparelhos por toda a sua extensão estão sendo progressivamente consumidos pela ferrugem. Agora apareceu outro agente destruidor para contribuir com a depredação. Grupos de pivetes vez por outra, se juntam para atacarem os coqueiros existentes no calçadão, e terminam acintosamente, arrancando cachos inteiros de cocos ainda em seus primeiros estágios, ou seja, sem possuir ainda um volume de água devidamente formada, além de causar prejuízos às palhas que os sustentam. É uma vergonha que fatos dessa natureza ainda aconteçam numa cidade que, pela sua natureza, deveria receber uma atenção e um tratamento especial por parte do seu gestor maior.
Nilson Aguiar de Freitas - Olinda

CARTAS DO DIÁRIO DE PERNAMBUCO
20 DE JUNHO DE 2011

Um semestre para ninguém botar defeito

Coluna da Folha de Pernambuco da terça-feira, 21/06/11
A aprovação, ontem, por esmagadora maioria, da emenda à Constituição do Estado que assegurará aos membros da mesa diretora da Assembleia Legislativa o direito a uma reeleição, que é vedado hoje pela Carta Estadual, dará tranqüilidade ao Governo do Estado para fechar o primeiro semestre com a Casa financeiramente equilibrada e politicamente em ordem. Caso a emenda fosse rejeitada como era o desejo do PTB, a luta pela cadeira de Guilherme Uchoa teria início em janeiro de 2012.

Este primeiro semestre está sendo encerrado sem nenhuma pendência de ordem financeira com o governo federal, vez que a presidente Dilma Rousseff tem dado a Pernambuco o mesmo tratamento que foi dispensado pelo ex-presidente Lula em seus oito anos de mandato. Além disso, a presença do pernambucano Fernando Bezerra Coelho no Ministério da Integração Nacional tem sido estratégica para que o Governo do Estado enfrente questões de saneamento e abastecimento d’água.
 
Para completar o ciclo de notícias positivas, foram resolvidas a contento as negociações salariais com as polícias, os médicos e o pessoal da educação, que constituem aproximadamente 70% do funcionalismo público, acertadas com a Prefeitura do Recife as obras de mobilidade urbana visando à Copa de 2014 e encaminhadas as soluções para os problemas das cheias na Mata Sul pela construção de barragens de contenção. Por isso, em relação aos seus vizinhos do Nordeste, Pernambuco está no céu. 
 
Nada certo – Dilma Rousseff não virá mais a Caruaru no próximo dia 23 porque o dia 24 é o aniversário da mãe dela, que também se chama Dilma, e haverá um jantar em família no Palácio da Alvorada. Ela examina a hipótese de vir no dia 25, mas isso ainda depende de confirmação.
 
Não quer – O médico Jared Júnior (sem partido) já comunicou às oposições de Serra Talhada que não aceita disputar a prefeitura no próximo ano porque seus familiares são contra. Em razão disso, examina-se a hipótese de convocar Fonseca Carvalho (PT) para encabeçar a chapa.
 
PEC 1- O tom inquisitorial da “notificação” do PTB aos seus deputados estaduais, ameaçando expulsar do partido quem votasse a favor da PEC da reeleição, encorajou, Clodoaldo Magalhães a votar a favor da emenda. Ele alegou que o tema “reeleição” não consta do estatuto nem do programa do partido e que o “fechamento de questão” só quem pode decretar é a convenção.
 
PEC 2- Desafiando abertamente a orientação dada aos parlamentares petebistas pelo presidente Armando Monteiro Neto e o líder da bancada, Izaías Régis, o prefeito do Cabo, Lula Cabral, instruiu seu irmão, Everaldo, a votar a favor da PEC que vai garantir a Guilherme Uchoa (PDT) o 4º mandato como presidente da Casa. Nem Lula nem o irmão temem ser expulsos do PTB.
 
PEC 3 - Ao contrário do senador Armando Monteiro (PTB), que tomou partido contra a PEC da reeleição, Humberto Costa lavou as mãos. Deixou que o PT decidisse livremente como deveria se posicionar. Teresa Leitão votou contra e dois petistas a favor. E o senador ficou preservado.
 
PEC 4 - O PTB jogou suas fichas na derrota da PEC da reeleição de olho na 1ª secretaria da Casa de Joaquim Nabuco. Se a PEC tivesse sido derrotado, o próximo presidente seria do PSB, que tem 11 deputados, cabendo à bancada petebista, que tem nove, a cobiçada 1ª secretaria.
 
PEC 5- Eduardo Campos negou-se a fazer comentários sobre a PEC da reeleição. Ele teve ontem uma agenda carregada e só foi informado da aprovação da emenda por meio de um telefonema do líder do governo, Waldemar Borges, antes de sair para jantar na casa de um amigo. Ele nega ter pedido a qualquer deputado da base governista para votar a favor da PEC.
 
PEC 6 – Caso Raquel Lyra e Laura Gomes (PSB) estivessem na Assembleia Legislativa em lugar dos suplentes petebistas Augusto César e José Humberto, a PEC da reeleição teria sido aprovada por 40 votos. Isso prova que a maioria esmagadora da Casa quer dar o 4º mandato ao presidente Guilherme Uchoa.
 
A inclusão - Mendonça Filho gostou de ter sido lançado candidato a prefeito do Recife pelo presidente nacional do DEM, senador José Agripino, mas não entrará no páreo de qualquer jeito. Ele diz que não se exclui da disputa eleitoral, por ter obtido 200 mil votos em 2008, mas quer ouvir outros partidos.

blog do Inaldo Sampaio

15 junho, 2011

Alto da Sé com uma cara nova



Recife, terça-feira, 14 de junho de 2011
Reforma já mudou o cenário atualmente e, em setembro, lugar ganhará elevador panorâmico



Obras do Alto da Sé

Imagem: FOTOS: MARCELO SOARES/ESP. DP/D. A PRESS
O Alto da Sé, em Olinda, não é mais o mesmo. Moradores da Cidade Alta e frequentadores do local já sentem a diferença da reestruturação que o ponto turístico mais procurado do município vem passando. As mudanças vão desde a ampliação da Praça da Sé à reorganização do comércio de comidas típicas e artesanato. Além disso, o espaço está prestes a ganhar novos equipamentos que prometem alavancar o turismo no local: um elevador com vista panorâmica e uma espécie de galeria com cinco pavimentos, onde haverá exposições permanentes sobre arte moderna, na antiga caixa d’água. A conclusão da obra, que foi adiada uma vez  (estava prevista para dezembro do ano passado) fica pronta em setembro deste ano. Até lá sobram expectativas.

Está em fase de acabamento um espaço para galerias de arte, uma minipraça de alimentação e o elevador panorâmico, que levarão modernidade ao Sítio Histórico. No topo da antiga caixa d’água da cidade, ainda em funcionamento, o visitante terá uma visão privilegiada de toda a cidade de Olinda e da vizinha Recife. Para os que quiserem ver a paisagem mais de perto, binóculos poderão ser usados mediante o pagamento de uma taxa. “Os valores não estão definidos, pois ainda estamos vendo quem vai administrar o local”, explica a secretária executiva de Patrimônio de Olinda, Cláudia Rodrigues.

Reestruturação mudou vista do cartão-postal com limpeza, local para artesanato e retirada
de barracas. Imagem: FOTOS: MARCELO SOARES/ESP. DP/D. A PRESS
As outras duas etapas do trabalho de remodelamento do Alto da Sé começaram com a remoção de algumas barracas de comércio informal e a construção do Mercado do Artesanato, onde os dez comerciantes ganharam boxes para trabalhar. A Praça da Sé também está de cara nova. O local passou por um trabalho de drenagem, pavimentação e embutimento dos cabos de energia. As ruas que dão acesso à Sé também foram reformadas e estão com novo calçamento, inclusive com facilitadores de acesso para deficientes físicos e idosos. “Priorizamos o pedestre. Aqui é um local púbico que deve favorecer o passeio dos pernambucanos e do turista”, disse a secretária. O valor do investimento está sendo de mais de R$ 4,8 milhões.

A enfermeira Amanda Simonek, 28, que mora em Campo Grande, no Recife, aprovou as mudanças. “Aqui está bem melhor. Dá um prazer vir para cá”, declarou. “E com a conclusão das obras ficará melhor ainda”. 

 Vida Urbana
Diário de Pernambuco
14 de junho de 2011

13 junho, 2011

Ettore Labanca com boas chances de ser reeleito


A vida “mais tranquila” da Região Metropolitana, em tese, é a de Ettore Labanca (PSB), prefeito de São Lourenço da Mata. Sede da Copa de 2014, o município tem recebido investimentos do Governo Federal e apoio do governador Eduardo Campos (PSB). Outro ponto favorável para o socialista é o rompimento dos ex-prefeitos Tito Pereira (PTC) e Jairo Pereira (PSDB), respectivamente tio e sobrinho. Na próxima semana, a Câmara Municipal deve julgar as contas da gestão de Jairo. Caso sejam reprovadas, o tucano deve apoiar a irmã, a vereadora Márcia Pereira (PMDB). Como o PDT ofereceu legenda a Tito, é provável que a oposição se fragmente em uma disputa familiar. E ambos contra Ettore.

Em Camaragibe, o prefeito João Lemos (PCdoB) tende a apoiar a gerente de Projetos Especiais da Secretaria Estadual de Cidades e ex-deputada estadual, Nadegi Queiroz (PHS). Outra opção é o vereador Alamar Júnior (PR), muito ligado ao gestor. No entanto, quem lidera as pesquisas de intenções de voto é o oposicionista Demóstenes Meira (PSB). Em 2008, ele perdeu para João Lemos por menos de 600 votos, e surge com força para 2012. Ex-prefeito, Paulo Santana (PT) corre por fora.

Outra rivalidade histórica deve novo capítulo em Moreno. Edvard Bernardo (PMDB) tentará fazer o sucessor e derrotar o ex-prefeito Vavá Rufino (PSDB). O peemedebista deve lançar o vice, Nino de Enoque (PP), ou o vereador Marcelo Bruno (PHS). Como terceira via, deve concorrer o gerente geral de Articulação Institucional da Casa Civil, Adilson Gomes Filho (PSB), com o apoio do governador. Também pela oposição, poderá disputar Ubirajara Paes (PT).

FOLHA DE PERNAMBUCO
12 DE JUNHO DE 2011
POLÍTICA

UCHOA DECISIVO EM CINCO MUNICÍPIOS


Em pelo menos cinco municípios da parte Norte da Região Metropolitana, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa (PDT), deverá ter participação decisiva. Um deles é Abreu e Lima, onde o pedetista deve lançar seu correligionário, o ex-prefeito Gerônimo Gadelha (PDT), que é tio do prefeito Flávio Gadelha (PMDB), mas faz oposição. O gestor deve lançar o secretário de Educação, Hélio da Padaria (PMDB). Porém, o presidente da Câmara Municipal, Hebert Varela (PSL), também quer ser o candidato da base. Outros que buscam espaço na oposição são o vice-prefeito Marcos Siqueira (PCdoB), hoje rompido com o prefeito; o vereador Cícero da Caixa (PRP); e os ex-vereadores Jairo Gonçalves (PV) e Valdir Luiz (sem partido).

Em Igarassu, Gesimário Baracho (PSB), chancelado por Uchoa, é candidato à reeleição. Ele espera o apoio do ex-prefeito Severino Ninho (PSB), que seria o nome mais forte, mas vive a expectativa de ser chamado como suplente para a Câmara Federal, caso Ana Arraes (PSB) seja confirmada para o Tribunal de Contas da União (TCU). Pela oposição, o nome mais forte seria Mário Ricardo (PSL), que, por duas vezes, concorreu ao cargo e também conta com o apoio de Guilherme Uchoa.

Prefeito de Itapissuma, Cal Volia (PSDB) aparece em primeiro lugar nas pesquisas para a reeleição. Seu principal concorrente é o ex-prefeito Clóvis Cavalcanti (PDT). O vice-prefeito Carlos Pereira (PSB) rompeu com Cal e também tem interesse. De acordo com fontes, a estratégia de Uchoa é juntar os oposicionistas, pois “uma divisão favoreceria o tucano”.

Rubens Catunda (PT), o Rubinho, vai para a reeleição em Itamaracá, com o provável apoio de Uchoa e do Palácio das Princesas, a menos que vingue a candidatura de Gilberto Lopes (PSB). Rompido com o prefeito desde o primeiro mês de gestão, o vice Cláudio Gadelha (PSB) terá que mudar de partido, caso deseje concorrer. O vereador Ephrem Macêdo (PT), conhecido como F Macêdo, que também rompeu com Rubinho, é outro interessado.

Em Araçoiaba, o prefeito Alexandre Sobrinho (PMDB) deve investir no vice, Jogle Uchoa (PSDB), para sucedê-lo. O tucano é primo de Guilherme Uchoa, que, no entanto, deve apoiar o empresário Joamir Guerra (PDT). Pelo lado da oposição, o nome mais forte é o do ex-prefeito Hildemar Guimarães (PSB), o Cuscuz. O PTB pode lançar o médico Fernando Augusto, enquanto o PT deve optar pelo ex-vereador Antônio de Maria Rita.

FOLHA DE PERNAMBUCO
12 DE JUNHO DE 2011
POLÍTICA

Teresa admite candidatura petista


A deputada estadual Teresa Leitão admite que seu partido, o PT, tem feito análises sobre todas as conjunturas, incluindo a hipótese de lançar candidatura própria em Olinda. Segundo a parlamentar, não se pode analisar “cenários parados”. “Temos agido com cautela, porque fazemos parte da administração (o petista Horácio Reis é o vice-prefeito). Agora, há orientações do PT para que analisemos mais profundamente determinadas cidades, como capitais e aquelas com mais de 150 mil eleitores, que é o caso de Olinda. Evidente que vamos colocar a situação da aliança. Estamos fazendo esse debate, assim como todos os partidos”, afirma Teresa.
A petista sugere que o PT não repita os “equívocos” de 2008, quando chegou a lançar três pré-candidatos (Paulo Valença, Enildo Arantes e a própria Teresa), e terminou com a vice. “Nossa pretensão hoje é fazer primeiro o debate interno. Estamos conversando com as lideranças do PT e também com outros partidos que têm nos procurado. Vamos conversar sem risco de comprometer a governabilidade. Nossos dois vereadores têm sido muito fiéis em relação ao prefeito, como também nossos secretários”, pontua.

Para a deputada, há outros nomes que estão se cacifando para entrar no processo eleitoral, mas não de forma transparente. “Não adianta lançar os nomes já nas ruas. Você tem que começar a construir e acumular. Já tem pré-candidato com outdoor, fazendo festa de aniversário, se articulando, mas sem dizer que é. Estamos tendo um cuidado redobrado em Olinda e adotando uma postura muito transparente. Agora, o desfecho em relação ao PT não vai se resumir ao território de Olinda. Vai estar diretamente relacionado com os contextos estadual e nacional. Temos clareza disso”, conclui Teresa.

A propagada harmonia na Frente Popular de Pernambuco poderia começar a se comprometer a partir da disputa em Olinda. Essa hipótese foi levantada pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Waldemar Borges (PSB), sobre uma eventual candidatura Teresa Leitão naquele município. A argumentação do socialista é que, caso o PT entre de fato na disputa, o PCdoB ficaria desobrigado de apoiar o candidato do PT para a Prefeitura do Recife no ano que vem.

Outra questão que também pesaria é a do vice Horácio Reis que foi eleito na chapa com Renildo Calheiros (PCdoB), em 2008. Enquanto isso, os comunistas não mantiveram a vice na chapa do Recife. Embora não levantem essa questão, nos bastidores, uma “gentileza” é tida como bem-vinda.

FOLHA DE PERNAMBUCO
12 DE JUNHO DE 2011
POLÍTICA

Articulações fervem em Paulista, Cabo e Ipojuca


MANOEL GUIMARÃES
Os preparativos para as eleições municipais de 2012, faltando um ano para as convenções partidárias, não são exclusividade do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. Nos outros 11 municípios da Região Metropolitana, as discussões também já começaram a tomar forma. Em muitos casos, está sendo trabalhada a questão da terceira via - candidatos que, em sua maioria, pretendem romper com grupos históricos de determinada cidade. Na quarta parte da série sobre as conjunturas municipais, a Folha de Pernambuco detalha quais são os quadros que têm surgido na RMR. Na próxima semana, será a vez da Zona da Mata.
Em Paulista, há uma grande movimentação visando a sucessão do prefeito Yves Ribeiro (PSB), que está no segundo mandato e não poderá mais se reeleger. No início do ano, os vereadores Júnior Matuto e Tonico Valpassos (ambos do PSB) chegaram a concorrer pela preferência de Yves. Segundo informações de bastidores, Tonico, que é presidente da Câmara Municipal, hoje apoia Matuto, que, em 2010, foi candidato a deputado estadual, fazendo dobradinha com Ana Arraes (PSB), deputada federal mais votada no Estado. “Se o PSB não tiver candidato em Recife, Jaboatão e Olinda, é de certa forma legítimo que aspire a manutenção do espaço em Paulista”, ressalta uma fonte socialista, em reserva.

No entanto, há dois outros nomes para a disputa. Derrotados por Yves em 2004 e 2008, o deputado estadual Sérgio Leite (PT) e o ex-prefeito Antônio Speck (PTB) devem concorrer novamente e tendem a chegar com força na eleição. Pesquisas apontam o favoritismo do petista, que beiraria os 40% das intenções de voto. “Dessa vez não passa. Já sou candidato”, afirma Leite, que concorrerá pela terceira vez seguida. As mesmas pesquisas ainda registram o nome do empresário Felipe Andrade, administrador do Veneza Water Park, que não está filiado a nenhum partido.

O vice-prefeito, Dufles Pires (PSDB), também pode entrar na disputa, caso se confirmem as especulações de que Yves sairia para disputar a Prefeitura de Abreu e Lima. Assim, o socialista teria que se desfiliar em setembro para o tucano assumir e disputar a reeleição. Outro que almeja concorrer novamente ao cargo é o ex-prefeito Nena Cabral (sem partido).
SUAPE
Nos dois municípios da microrregião de Suape, a disputa tende a ser polarizada. Com a saída de Lula Cabral (PTB) da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, a base governista tem quatro nomes: o presidente da Câmara Municipal, Jessé Valério (PTB); o vice-prefeito Vado da Farmácia (PDT); a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes (PTB); e Abel Neto (PTB), primo de Lula Cabral. Desse quarteto deverá sair o adversário do deputado estadual Betinho Gomes (PSDB), provável candidato pelo lado da oposição.

Já em Ipojuca, o prefeito Pedro Serafim (PDT) também não concorrerá mais à reeleição. Seu tradicional adversário, o deputado estadual Carlos Santana (PSDB), já foi colocado como pré-candidato pela sua legenda. O pedetista, mesmo sem dar sinais, deve apoiar o secretário de Finanças, Aristeu Filgueiras Filho (sem partido). Outra opção ventilada é o ex-deputado federal Marcos Queiroz (PSB). Embora seja uma operação complicada, não está descartada uma candidatura de Lula Cabral em Ipojuca. Como terceira via neste município, é colocado o nome do promotor aposentado Miguel Sales (PR).

FOLHA DE PERNAMBUCO
12 DE JUNHO DE 2011
POLÍTICA

Oposição insiste em Jacilda Urquisa

Prefeita de Olinda eleita em 1996 e candidata derrotada em 1992, 2000, 2004 e 2008. Mesmo assim, a ex-deputada Jacilda Urquisa (PMDB) ainda é o nome mais forte na oposição municipal. Suas votações, entretanto, caíram conforme as eleições. Vitoriosa em primeiro turno com 81.021 votos, não se reelegeu em 2000, após conquistar 107.739  votos no segundo turno - teve 69.813 no primeiro. Posteriormente, os números despencaram para 42.695 e 40.919 votos nos dois últimos pleitos. Em 2002, conquistou um mandato de deputada estadual, mas não obteve a reeleição.

Presidente do PMDB em Olinda, Jacilda diz que mesmo sem mandato não parou de fazer política, e ressalta que tem a “obrigação” de acompanhar os últimos acontecimentos do município. Questionada se disputaria uma sexta eleição majoritária consecutiva, a peemedebista deixa a dúvida no ar. “A decisão de disputar uma eleição não se pode fazer de forma solitária. É uma convocação. Tem que ser um nome que as pesquisas indiquem. Agora, teremos candidato. Pode não ser do PMDB, mas vamos ver quem tem mais possibilidades. Dizer agora que serei candidata seria precipitação minha. Dizer que não, mais tarde me cobrariam. Estou à disposição do partido. O resultado da eleição não é só a vitória, mas o debate político que acontece durante a campanha. É saudável e tem que haver candidato. Ganhar ou perder fazem parte do jogo”, destaca Jacilda.
ALF
Quem também deve encarar a disputa pelo lado da oposição é o ex-deputado André Luiz Farias, o Alf. Em vias de sair do PRP, ele diz estudar convites para voltar ao PTB ou ao PDT. Outra possibilidade seria o PSD. “O PCdoB já está governando a cidade há mais de uma década. Existem várias reclamações da gestão, o próprio PT se mostra incomodado. O governo de Renildo está no início, mas já começou velho. Há uma rejeição muito grande ao prefeito na cidade, até pela sua ausência e falta de identidade com Olinda. A população está cansada da mesmice”, atacou Alf. Outros candidatos derrotados em 2008 que podem voltar são Marcos (PSOL) e Gustavo Rosas (PPS).

FOLHA DE PERNAMBUCO
12 DE JUNHO DE 2011.
POLÍTICA

Dobradinha pode ser reeditada


Dois atores políticos que prometem participar da próxima eleição são o ex-vice-prefeito Arlindo Siqueira (PSL) e o deputado estadual Ricardo Costa (PTC). Ambos formaram uma dobradinha no município durante a eleição do ano passado, quando o social-liberal concorreu para deputado federal e foi o oitavo mais votado do município, com 6.314 votos. Já o trabalhista-cristão - esse acabou eleito - foi o sexto estadual, com 7.337 votos. Arlindo revela que a dupla tem trabalhado para fortalecer seus partidos, e considera a chance de se unirem novamente em 2012. Nas três hipóteses que estão sendo trabalhadas, Ricardo seria candidato a prefeito, enquanto Arlindo poderia ir para vereador, vice ou mesmo prefeito, situação na qual haveria múltiplas candidaturas.

“Estamos formando uma chapa muito boa de pré-candidatos a vereador. Não há uma decisão tomada sobre nomes. Não vou ser candidato de todo jeito como fui em 2008, quando o PTB me lançou como pré-candidato e eu já vinha trabalhando há dois anos, e na convenção, o partido puxou meu tapete. Eu não tinha como recuar, saí candidato e ainda fiquei em terceiro. Não deixarei esse eleitorado na mão. Um dia vou ser prefeito de Olinda. Não sei se em 2012, 2016 ou 2020. Isso é feito um trem no trilho, e cada eleição é uma estação. Não ficarei fora do processo eleitoral. Mesmo que não dispute, vou participar”, afirma Arlindo.
Ricardo Costa, entretanto, prefere a cautela. Integrante da Frente Popular de Pernambuco, não quer correr riscos com o comando do governador Eduardo Campos (PSB). “Negar que tenho desejo de comandar a cidade seria uma blasfêmia. Lógico que tenho muita vontade de colocar algumas ideias no âmbito Executivo pra Olinda que ainda não vi se concretizarem. Mas política é fruto de uma conjuntura. Não posso imaginar que se decida qualquer questão sobre 2012 sem antes saber a opinião do governador sobre o processo. Ele só fará isso em janeiro. Então, temos que respeitar. Eu discordo de algumas políticas que são implementadas pela atual administração de Olinda, mas discordo no âmbito interno e ainda não tenho posicionamento sobre 2012”, pontua Ricardo.

FOLHA DE PERNAMBUCO
12 DE JUNHO DE 2011
POLÍTICA

União PCdoB/PT ameaçada em Olinda




 MANOEL GUIMARÃESTerceiro maior colegio eleitoral de Pernambuco, com 300.277 eleitores, o município de Olinda é apontado como foco de uma possível crise na Frente Popular do Estado. Isso poderia ocorrer caso o PT lance candidato na cidade, que, desde 2001, é administrada pelo PCdoB. Nos bastidores, tal estratégia poderia resultar em uma “desobrigação” dos comunistas em apoiarem um candidato petista no Recife. Vale lembrar que o PT está no comando da capital pernambucana pelo mesmo período que o PCdoB em Olinda, onde oposição, ainda tímida, costura seus passos enquanto assiste ao eventual racha, que só deverá ser contido após uma manifestação do Palácio das Princesas. O cenário político olidense dá continuidade a série sobre os preparativos para 2012.
Após passar 18 anos na Câmara Federal, Renildo Calheiros (PCdoB) foi eleito prefeito de Olinda em 2008, após oito anos da gestão da correligionária e atual deputada federal Luciana Santos (PCdoB). Naquela eleição, reuniu em seu palanque dez partidos e obteve 120.993 votos, o equivalente a 56,43% dos votos válidos, decidindo ainda no primeiro turno. Em segundo lugar, ficou a ex-prefeita Jacilda Urquisa (PMDB), com 40.919 votos (19,08%). Mesmo enfrentando problemas com o PTB, Arlindo Siqueira foi o terceiro, obtendo 30.844 votos. André Luiz Farias, o Alf, então no PDT, conquistou 16.866 votos. Também participaram do pleito Marcos Silva, do PSOL, e Gustavo Rosas, pelo PRP, que terminaram com 3.070 e 1.728 votos, respectivamente.
Além da vitória majoritária, a coligação de Renildo elegeu 15 dos 17 vereadores na Câmara Municipal. Posteriormente, os parlamentares Mauro Fonseca e Márcio Barbosa, ambos do PTB, que passaram a votar com o Governo. Fonseca morreu no início deste ano, mas o suplente, Ubiratan de Castro, também tem ajudado a administração municipal.

Sem oposição na administração municipal e mesmo com as movimentações de aliados e adversários em relação a 2012, Renildo tem se esquivado do debate eleitoral. No ano passado, o comunista chegou a declarar que poderia apoiar uma nova candidatura da deputada Luciana Santos, caso a mesma tivesse interesse no cargo. O gestor, entretanto, desconversa sobre o assunto e tem repetido o mantra dos gestores: que é “muito cedo” para fazer essa discussão.
“Ainda tem muita obra para realizar e para concluir. Meu foco está na gestão. Na verdade, se a gente antecipa o debate, encurta o governo e passa a absorver uma preocupação que está muito longe ainda. Se entrar no debate da sucessão, a agenda fica só nele e atrapalha a gestão. Quanto mais essa agenda ficar para 2012, melhor para cumprir as promessas de campanha. Quando chegar 2012, vamos ouvir as forças para ver o que as pessoas consideram”, explica Renildo Calheiros.

Embora o prefeito refute o debate antecipado, interlocutores acreditam que não Renildo não terá problemas para construir a candidatura para sua reeleição. Porém, ressaltam que o gestor não irá descredenciar eventuais postulantes ao cargo que surgirem. “É natural que haja um esforço de quem está na frente, que é o Governo Federal, para tentar diminuir a confusão, para ter menos problemas na eleição. É isso que irá prevalecer. Mas é muito ruim para o prefeito fazer essa afirmação, pois seria como se ele estivesse duvidando sobre a capacidade e da legitimidade dos partidos de lançarem candidatos. Porque assim, um vereador ou uma liderança poderia dizer que as coisas não estão bem”, sugere um interlocutor.

FOLHA DE PERNAMBUCO
DIA 12 DE JUNHO DE 2011
POLÍTICA

09 junho, 2011

Matriz cresce no interior

Rede, comprada pelo Banco Gerador, faz parte do plano de expansão para 20 cidades do estado

Rede Matriz quer ampliar serviços, fidelizando clientes
como o pequeno empresário Assiel Cardoso (ao lado), que paga
todos os seus boletos no Matriz. Dalla Nora (à esquerda) aposta
na ampiação. Fotos: Teresa Maia/DP/D.A Press
Água Preta, Catende, Gameleira, Cupira, Lajedo, Bodocó, Trindade, Santa Cruz, Amaraji. O que essas cidades têm em comum? Fazem parte do Sertão e Agreste pernambucano e têm agências da Rede Matriz. A marca, cuja especialidade é o pagamento de contas e a retirada de empréstimos, foi comprada pelo Banco Gerador neste mês e agora faz parte de um plano de expansão que a levará a mais 20 cidades do interior de Pernambuco – atualmente existem 85 lojas aqui – e aos estados do Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba. E as unidades que já funcionam deverão, nos próximos 12 meses, oferecer novos serviços como seguros de carro, previdência privada, recarga de créditos de celular, caixas eletrônicos e até passagens aéreas.

“Nosso objetivo é ir lá na casa de seu José ou dona Maria, que moram no final de uma rua de bairro, e dar mais conforto e comodidade para eles. Queremos levar o desenvolvimento, que sempre chega mais rápido ao litoral, até o interior e estamos procurando parceiros para isso”, afirmou o diretor executivo do Banco Gerador, Paulo Dalla Nora. Segundo ele, o otimismo se justifica com números, uma vez que a rede contabiliza um fluxo mensal superior a 700 mil pessoas com a arrecadação de R$ 1,2 milhão por mês em pagamentos. “Queremos abrir 200 novas lojas da Rede Matriz até meados do ano que vem. O investimento de cada loja construída é de cerca de R$ 60 mil, mas em pouco tempo esse valor é pago”, revelou.

Clique para ampliar
José Mário Moraes, dono de duas lojas da rede, uma em Escada e outra em Amaraji, concorda com Dalla Nora. “Em Amaraji, por exemplo, nós temos cerca de 20 mil habitantes e, por mês, um fluxo de 10 mil pessoas. Realizamos cerca de 500 operações por dia, seja de pagamentos de contas ou empréstimos. Prestamos um serviço público, pois na cidade toda só existem quatro ou cinco postos bancários e os Correios, onde das filas são enormes”, detalhou. Para ele, o empréstimo pessoal também seria um produto de grande aceitação para a rede.

Já para Natanael Cunha, dono da unidade da Rede Matriz de Água Preta, que fica a mais de 100 quilômetros do Recife, a recarga de celulares, que já é realizada na loja, é o serviço mais procurado pelos clientes. “Nós atendemos as famílias da classe C, que são maioria no estado, então temos que desenvolver e oferecer produtos e serviços para esse público. Creio que seria bom permitir o pagamento do IPTU e IPVA, instalar caixas eletrônicos, enfim facilitar a vida do cidadão comum”. É justamente isso o que deixaria realizada a dona de casa Getúlia Ramos, 37 anos, moradora de Amaraji. “O ruim da rede é que você paga a conta aqui, aí tem que ir nas casas lótericas comprar crédito de celular, aí depois tem que ir no banco pagar o seguro do carro. Se centralizasse tudo em um ponto só, economizaria tempo e dinheiro da população”, reclamou.

Satélite

A costureira Joselita Duda Ferreira aproveita o intervalo do almoço para pagar as contas no Banco Matriz da cidade. Além da rapidez, Joselita destaca a qualidade do atendimento. “Nunca tive problemas para pagar as contas. Aqui é bem mais calmo do que no banco e na loteria e o atendimento é muito bom”, explica. Conterrâneo de Joselita, o dono de frigorífico Assiel Kelnelson Cardoso abandonou as loterias pelas facilidades do banco e garante não encontrar filas. “Pago todos os boletos, o financiamento do carro e também as contas mensais. Antes eu pagava na loteria, mas tem sempre bem mais gente”, conta. 
 
ECONOMIA
DIÁRIO DE PERNAMBUCO
06/06/2011

Força governista cala rebeldes na Assembleia



Com medo de represálias, deputados evitam tratar da mudança constitucional. Imagem: RICARDO FERNANDES/DP/D.A PRESS
Deputados estaduais pernambucanos declaradamente contra à Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que garante a reeleição para os cargos da Mesa Diretora da Assembleia, parecem estar cada mais “encurralados”. Foi montada na Casa, uma espécie de “operação patrulha”. A missão é detectar e “enquadrar” autores de declarações ou movimentações que possam frustrar a aprovação da PEC.

Procurado por telefone, um deputado disse estar com receio de mais represálias. Não quis passar nenhuma informação e pediu que não fosse publicado o nome dele nem em reportagens positivas, nem em negativas. A causa seria a abordagem de pessoas – que ele não nomeou – aos autores de declarações fornecidas à imprensa. Haviam chegado, inclusive, a atribuir algumas delas injustamente a ele.

Esta semana, um dos integrantes da Mesa Diretora disse: “Estou checando quem está à frente desse movimento (contra a PEC)”. Questionado sobre o porquê, respondeu apenas com um “porque quero saber”. E nesse jogo investigativo, as maiores pressões têm recaído sobre os mais jovens e os estreantes na Casa que passaram a evitar falar sobre o assunto. “Esse assunto (reeleição) saiu de discussão”, desconversou ontem o deputado Julio Cavalcanti (PTB).

Um dos primeiros a se posicionar contra, o deputado Silvio Costa Filho (PTB) justificou a postura como sendo em favor proporcionalidade. No dia seguinte, o deputado José Humberto divulgou nota em nome da legenda afirmando que o partido, segundo maior da Casa, “não reivindicava espaços no comando do Legislativo, mas que era contra por discordar da reeleição em qualquer nível”.

Apesar de estarem sob o respaldo do presidente estadual da legenda, o senador Armando Monteiro Neto, os petebistas também têm sentido os efeitos das “forças em prol da PEC”. Assunto que já está nos corredores do Palácio do Campo das Princesas, onde se fala que postura de Armando Monteiro teria causado estremecimentos nas relações com o PSB.

Entretanto, deputados favoráveis à matéria também sofreram pressões e demonstraram insatisfação com uma série de intervenções externas. No dia em que foi divulgada a existência da emenda o prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca (PSB), participou da sessão em que foram coletadas assinaturas de apoio. Presença que constrangeu a muitos e desgostou, principalmente, governistas. Na semana seguinte foi a vez do presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, conversar com o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, sugerindo que as bancadas alterassem o texto para permitir apenas duas reeleições seguidas. (Colaborou Aline Moura)


Política Diario de Pernambuco
Júlia Schiaffarino
Recife, quinta-feira, 9 de junho de 2011

Olinda vota lei para também proibir cobrança de estacionamentos


Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
09/06/2011 | 08h26 |



A Câmara Municipal de Olinda vota hoje o projeto de lei nº 36/2011 que proíbe a cobrança de taxas em estacionamentos nos imóveis públicos ou privados que precisam de licença do município. Imagem: Roberto Ramos/DP/D.A Press/Arquivo
Roberto Ramos/DP/D.A Press/Arquivo



A Câmara Municipal de Olinda vota hoje o projeto de lei nº 36/2011 que proíbe a cobrança de taxas em estacionamentos nos imóveis públicos ou privados que precisam de licença do município. A sessão começa às 11h e a expectativa de aprovação se torna maior com a decisão do juiz Mozart Valadares em manter a aplicação de lei semelhante em vigor no Recife. Em Olinda, o autor do projeto é o vereador Jorge Federal.

De acordo com o projeto, a cobrança pela vaga vai implicar em multa no valor de R$ 1 mil na primeira infração por cada cobrança constatada; de R$ 2 mil no caso de reincidência e na terceira vez, na cassação de licença de funcionamento.

Os imóveis que necessitam de licença prévia são todos aqueles que oferecem prestação de serviços ao consumidor, seja público ou privado. Desse modo, estão passíveis de se enquadrar nesta lei as escolas, bancos, faculdades, clubes, repartições públicas, bares, restaurantes e hospitais.

03 junho, 2011

ADILSON GOMES FILHO, CONVIDA OS AMIGOS PARA O SEU 35º ANIVERSÁRIO