29 dezembro, 2011

MORADORES COBRAM OBRAS ELEITAS

O calçamento da Rua Coronel Joaquim Inácio, na Vila Popular de Olinda, foi eleito como prioridade no Orçamento Participativo. Mas o ano acabou e nada da obra.


JORNAL DO COMERCIO

Ano novo, filme velho em Olinda

Publicado em 28/12/2011, Às 16:39

A esperança é a última que morre. Por isso, em 2012,  moradores de Olinda desejam que o Cinema Duarte Coelho, no Varadouro, renasça das cinzas. O prédio está abandonado há mais de dez  anos e só exibe pichações, sujeira e o espetáculo  de gosto duvidoso, proporcionado por usuários de drogas e casais em encontros furtuitos. Ninguém aguenta mais ver esse filme antigo na cidade patrimônio da humanidade.  Foto do leitor Tarcísio Miranda.

Postado por Claudia Parente

Publicado em 28/12/2011, Às 16:39

 

Militância dividida em ato do PSB de Palmares

PARTIDOS

Encontro municipal da sigla no município reúne 600 filiados e é marcado pela demarcação de espaços entre os pré-candidatos João Bezerra e Enoelino Magalhães

O PSB de Palmares realizou na noite de terça-feira seu encontro municipal na tentativa de solidificar a união recente de duas famílias rivais da região, os Coutinhos e os Magalhães. Entretanto, a festa para 600 filiados só reforçou a demarcação de espaço entre os dois pré-candidatos dos clãs - respectivamente o atual vice-prefeito João Bezerra e o ex-prefeito Enoelino Magalhães. A militância mostrou-se dividida, o que faz a palavra final do governador Eduardo Campos sobre a chapa ser aguardada com ansiedade.

Presidente municipal do PSB, João Bezerra ressaltou que o evento não teve conotação eleitoral, sem apresentação de pré-candidatos. Porém reconheceu que o projeto de candidatura própria da legenda foi reforçado, o que significa bater de frente com o prefeito e pré-candidato à reeleição Beto da Usina (PDT).

"Afirmamos que o partido terá seu candidato, mas vamos aguardar que em janeiro o governador e os dirigentes dos partidos aliados o convoquem", explica o vice-prefeito. À reunião compareceram membros do PSD, PT, PCdoB, PR, PTB, PTdoB e PTC, além do presidente e do secretário-geral do PSB estadual, Sileno Guedes e Adilson Gomes.

Por outro lado, o ex-prefeito Enoelino Magalhães entusiasmou-se com o assédio da militância. "No encontro, se discutiu muito sobre a união das duas famílias para facilitar os pleitos na região. Mas, você sabe, de 1990 para cá participei de 12 eleições, cinco como candidato (três a prefeito e duas a deputado estadual). Então tenho uma ligação muito forte com o eleitorado. O pessoal pediu muito minha candidatura, apareço em primeiríssimo lugar nas pesquisas", elogia-se.

Apesar das manifestações que diz ter a seu favor, Enoelino também bate na tecla da aprovação de Eduardo Campos. "O que ele decidir acataremos com satisfação", diz. Ele coloca como alternativa, além de João Bezerra, a filha, vereadora Drª Carolina (PSD), também cogitada para ser vice.

JORNAL DO COMÉRCIO

Publicado em 29/12/2011, às 07h38


FELIZ ANO NOVO

Mensagem



Ele nos deu tudo...
...E de nós nada exigiu.

Apenas que amemos uns aos outros.
Que a graça de Deus habite em seu coração e que o amor de Cristo esteja sempre presente em sua vida.

Feliz Ano Novo!
SÃO OS VOTOS DE ARLINDO SIQUEIRA E FAMÍLIA

Em ano eleitoral, gestores investem mais

Agência Brasil (Brasília) – Pesquisa divulgada hoje (29) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base em dados de 1995 a 2011 demonstra que os investimentos do governo federal, dos estados e dos municípios são influenciados pelo calendário eleitoral. Em ano de pleito há aumento de gastos públicos e no ano seguinte há contenção das despesas.
“Os anos subsequentes às eleições presidenciais e dos governadores estaduais normalmente coincidem com quedas muito fortes da taxa de investimento público, relacionadas a programas de ajustes fiscais, que posteriormente são revertidas no decorrer do ciclo eleitoral”, descreve o comunicado do instituto.
No caso dos municípios, além da eleição estadual e federal, ainda há a influência das eleições para prefeitos e vereadores, o que acarreta em um ciclo bienal de expansão e contingenciamento de gastos. “A taxa de investimento do governo municipal, por sua vez, apresenta um comportamento muito mais irregular e uma influência mais marcada do ciclo bienal”, aponta o Ipea ao salientar que “os anos não eleitorais (ímpares) são caracterizados por quedas (ou estabilidade) da taxa de investimento dos municípios, enquanto os anos eleitorais (pares) ocorrem elevações da taxa de investimento”.

Publicado por José Accioly, em 29.12.2011 às 11:38

Médicos reclamam de descaso no Samu de Olinda

Médicos vinculados ao  Samu de Olinda – Avenida Santos Dummont, bairro do Varadouro – denunciam que  frequentemente enfrentam problemas como a falta de água e  torpedos de oxigênio, lâmpadas queimadas em diversos setores, as  viaturas funcionam sem as mínimas condições de uso, além da falta dedetização e  materiais (a UTI não tem ar condicionado, monitor cardíaco, cardioversor, bomba de infusão e o decúbito é elevado com o apoio de um cone).
No último dia 20/12/2011, os profissionais garantem que ficaram mais de 24h sem água na unidade, mesmo sendo solicitado junto ao setor de manutenção um carro pipa. “Imaginem os funcionários que têm plantões de 24h ou 12h  vem de casa ou de outro local e são impedidos de lavar as mãos, tomar banho e de usar vaso  sanitário  por falta de água” denunciou um médico que não quis ser identificado.
O descaso se repetiu no plantão do dia 27/12/, ou seja, o banheiro do repouso do nível superior estava com a lâmpada queimada há três dias. O caso foi notificado o setor de manutenção que disse em bom tom: amanhã!
Os profissionais perguntaram: hoje vamos tomar banho no escuro? Vamos usar o sanitário às cegas?
Os médicos afirmam que o Samu de Olinda encontra-se em péssimas  condições trabalho e cobraram providência das entidades médicas e dos gestores municipais melhores condições de trabalho e de assistência à população.
POSTADO ÀS 09:00 EM 29 DE Dezembro DE 2011

João Paulo não diz se receberá ou não o prefeito João da Costa quando ele decidir lhe procurar

joão paulo - foto-leonardo prado-agência câmara
O deputado federal João Paulo (PT) voltou da França nesta quarta-feira e a partir desta quinta participará de uma série de reuniões que deixou agendadas antes da viagem.
O parlamentar negou-se a responder à pergunta do Blog sobre se receberia ou não o prefeito João da Costa, que afirmou na véspera, à Rádio Jornal, que está pronto para procurá-lo a fim de discutir a sucessão.
João Paulo dá a entender que a direção nacional do Partido dos Trabalhadores já teria decidido que o candidato à prefeitura do Recife no próximo ano será ele e não o atual prefeito.
Entretanto, para não colocar o “carro à frente dos bois”, vai esperar que o próprio presidente nacional do PT, Rui Falcão, faça este comunicado a João da Costa.


  

Publicado em: 28-12-2011 | Por: Inaldo Sampaio | Em: Blog, Pernambuco

Governador retorna a Pernambuco e já nesta quinta-feira despachará no Palácio do Campo das Princesas

eduardo_campos_foto_roberto_pereira_5_SEI
O governador Eduardo Campos deveria pousar no Aeroporto dos Guararapes às 21h30 desta quarta-feira, procedente de Lisboa, e na manhã desta quarta-feira já estará pegado no batente.
Ele reservou espaço na agenda para fazer um balanço de final de ano para os três principais jornais de Pernambuco: JC, Folha e Diário.
Ao desembarque do governador compareceriam o vice João Lyra Neto, o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, o chefe da Casa Militar, coronel Mário Cavalcanti, e um restrito número de familiares.

Publicado em: 28-12-2011 | Por: Inaldo Sampaio | Em: Blog, Pernambuco







28 dezembro, 2011

Pesquisa Ibope/Rede Bandeirantes aponta João Paulo em 1º lugar na corrida eleitoral pela prefeitura do Recife

  joao_Paulo_recife_foto_divulgacao


Ainda repercute muito nos meios políticos o resultado na mais pesquisa do Ibope feita no Recife sobre a intenção de votos para prefeito da capital.
A pesquisa simulou vários cenários e naquele em que João Paulo (PT) é apresentado como o candidato do PT, não haveria segundo turno.
Ele aparece com 47% das intenções de voto, seguido por João da Costa (PT) com 16%, Mendonça Filho (DEM)  com 9% e Raul Henry (PMDB) com 5%.
O quarto colocado seria Daniel Coelho (PSDB) com 4%, seguido por Raul Jungmann (PPS) e Antonio Luiz Neto (PTB) com 3%.
Logo em seguida aparecem Sílvio Costa Filho (PTB) com 2% e o secretário Sérgio Xavier (PV) com 1%.
A pesquisa foi realizada com 1.057 questionários entre os dias 3 e 6 de dezembro e sua margem de erro é 5%, para mais ou para menos.
Num cenário sem o deputado João Paulo, o 1º colocado é João da Costa com 28%, o 2º Mendonça Filho com 18%, o terceiro Raul Henry com 10%, o 4º Raul Jungmann com 8% e o 5º Daniel Coelho com 7%.

BLOG DO INALDO SAMPAIO


Bloco de oposição em Olinda rebate declarações de democrata


O Movimento das Oposições de Olinda não deixou passar em branco a declaração do democrata Armando Sérgio, que veio a público dizer que estava deixando o bloco porque estava servindo de escada. “É lamentável a posição equivocada de Armando Sérgio. Sob a alegação de chapa proporcional melhor, ele disse que não queria servir de escada e que se desliga do movimento das oposições para caminhar em faixa própria”.
O movimento afirma que o bloco foi idealizado com o objetivo de construir, entre os partidos de oposição, a unidade com vistas às eleições do próximo ano. “Em nenhum momento o movimento queria aparecer ou projetar nenhuma candidatura individual. O objetivo é a união para derrotar um projeto atrasado, que há mais de uma década governa a cidade, levando a uma situação inaceitável”, diz o movimento.
O grupo afirma que vem construindo um novo caminho para a cidade. “Nenhum partido é obrigado a participar do bloco. Entendemos que quem não tem espírito de unidade renuncia aos seus projetos pessoais, sendo assim, é melhor seguir o seu caminho, provavelmente em um movimento que mais vai favorecer a continuidade das forças do atraso que hoje governa a cidade”.
No próximo dia 29 o bloco vai apresentar um balanço anual das oposições. O grupo avisa que novos partidos que estejam alinhados com a ideia do bloco pode se incorporar à luta.
Blog do MAGNO MARTINS

26 dezembro, 2011

PT de Olinda vai conversar com Renildo Calheiros na próxima quarta-feira

renildo calheiros - foto adelaide ribeiro-prefeitura olinda
O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB), que vinha se negando a abrir o debate com a Frente Popular sobre sua sucessão, marcou para a próxima quarta-feira a primeira reunião com a executiva municipal do PT.
Os petistas ocupam a vice-prefeitura (Horácio Reis) e as Secretarias da Educação do Orçamento Participativo. Mas, mesmo assim, uma ala defende o lançamento de chapa própria, que seria encabeçada pela deputada estadual Teresa Leitão.
Enquanto isso, as oposições estão com sua unidade comprometida depois que dois partidos que faziam parte do bloco resolveram cair fora dele para andarem com suas próprias pernas. A reunião do PT com o prefeito não será conclusiva porque os petistas só vão decidir se lançam ou não candidato próprio depois do dia 15 de janeiro.

Publicado em: 26-12-2011 | Por: Inaldo Sampaio | Em: Blog, R. Metropolitana





Sileno Guedes marca a confraternização do PSB para a próxima quinta-feira

  sileno guedes - foto aluísio moreira-SEI


Presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, marcou para a próxima quinta-feira, a partir das 18h, no restaurante “Manauê”, na Estrada do Encanamento, a confraternização do partido com os seus filiados.
Sileno assumiu a presidência do partido há pouco mais de 30 dias em substituição ao vice-prefeito do Recife, Milton Coelho, que havia pedido ao governador Eduardo Campos para ser substituído no cargo.
Caberá ao novo presidente conduzir as alianças do partido nos principais colégios eleitorais de Pernambuco, a começar pelo Recife, onde a Frente Popular está correndo o risco de não marchar unida no primeiro turno.

Publicado em: 26-12-2011 | Por: Inaldo Sampaio | Em: Blog, Recife


Ano começa com Dilma e termina com Eliana




Por Terezinha Nunes, especial para o Blog de Jamildo
O ano de 2011 começou sob o signo feminino, com a posse da primeira mulher eleita presidente do país, a gaúcha-mineira Dilma Roussef, catapultada para o mais alto cargo do país pela força do seu mentor político, o ex-presidente Lula.

Agora, o ano está terminando e é outra mulher que ocupa o noticiário nas vésperas do Natal e Ano Novo: a jurista baiana Eliana Calmon, que, mediante concurso público, chegou ao topo do poder judiciário, como ministra do Superior Tribunal de Justiça e corregedora do Conselho Nacional de Justiça.

Além da origem – uma nasceu no sudeste e a outra no nordeste – o que aproxima ou diferencia estas duas mulheres que, por caminhos diferentes, freqüentaram mais as manchetes dos jornais e do noticiário de TV do que qualquer homem do mesmo nível social e político das mesmas?

A presidente Dilma e a ministra Eliana, independente do que realizaram nos bastidores, apareceram aos olhos do país como pessoas dispostas a enfrentar os malfeitos no Poder Executivo e Judiciário. E, neste ponto, contribuíram para disseminar a impressão de que as mulheres agem de forma diversa dos homens já que antes delas, nem o ex-presidente Lula e nem qualquer jurista homem, teve atitudes parecidas.

A diferença mais forte entre as duas é que a presidente demitiu ministros que, antes de nomear, pelo menos em alguns casos, sabia serem pessoas de comportamento no mínimo suspeito, alguns já sendo investigados intramuros pelo Governo do qual ela foi uma das principais comandantes.

Já a ministra Eliana não contemporizou com ninguém. Embora sabendo do risco que esta operação poderia lhe trazer do ponto de vista pessoal, vem enfrentando, dia a noite, a força do corporativismo do Poder Judiciário que ela deseja ver expurgado dos que promovem malfeitos, como parece desejar a sociedade brasileira.

Sem meias-palavras, Eliana falou em “verdadeiros bandidos de toga”, referindo-se a membros do Poder Judiciário que, segundo ela, possuem patrimônio acima do que recebem pelos cargos que ocupam ou que estariam diretamente envolvidos no acobertamento de crimes.

Outra diferença é que a presidente, como política, não só passou a mão na cabeça e até aplaudiu ministros afastados sob suspeição, como parece estar agindo visando melhorar sua margem nas pesquisas de popularidade e com isso se fortalecer para continuar no poder, quem sabe pleiteando e conseguindo a reeleição.

A ministra Eliana parece agir com o simples desejo de ver o Brasil melhor e, como já repetiu diversas vezes - apesar de não estar conseguindo sensibilizar outros ministros de tribunais superiores - contribuir para limpar a imagem do Poder ao qual chegou por méritos próprios.

A presidente Dilma terá uma oportunidade para chegar ao patamar da ministra, mostrando-se decidida a melhorar o nível do Poder Executivo, independente do que possa vir a ocorrer nas próximas eleições.

Para isso vai precisar fugir do cerco dos partidos que escolhem ministros e transformam os ministérios em verdadeiros bunkers para proteger e enriquecer seus filiados e escolher uma nova equipe de folha corrida limpa e reputação ilibada.

Se assim agir, estará contribuindo, como já está fazendo Eliana, para colocar as mulheres em um patamar muito acima do que se poderia imaginar alguns anos atrás.

CURTAS

Bastidores

O deputado federal João Paulo pode não vir a ser o candidato do PT a prefeito do Recife mas pessoas próximas a ele confirmam que JP cumpriu todas as formalidades de bastidores para tentar chegar a isso. Teria tido, inclusive, uma conversa reservada com o governador Eduardo Campos se comprometendo a não ser candidato a governador em 2014 e apoiar o nome que o governador escolher.

Pioneirismo

O senador Jarbas Vasconcelos está curtindo, de forma especial, a escolha da conselheira Tereza Duere para presidir o Tribunal de Contas do Estado a partir de 2 de janeiro, sendo a primeira mulher a galgar tal posto. É que foi ele, como governador, que nomeou Tereza como conselheira do TCE, tendo avalizado seu nome junto aos deputados estaduais.

PSB em Olinda

O PT pode perder a vice na chapa do prefeito Renildo Calheiros, candidato à reeleição em Olinda. É que o PSB aproveitou o desgaste entre as duas legendas por conta das críticas feitas a Renildo pela deputada estadual Tereza Leitão e está pleiteando o lugar.

BLOG DO JAMILDO
POSTADO ÀS 11:50 EM 23 DE Dezembro DE 2011

21 dezembro, 2011

PT de Olinda decide que vai marchar com Renildo Calheiros


Definição
POSTADO ÀS 00:01 EM 21 DE Dezembro DE 2011
Após meses de intensos debates com relação ao posicionamento do PT em Olinda, sobre apoio a reeleição do atual prefeito Renildo Calheiros ou lançamento de uma candidatura própria do partido na cidade, um grupo liderado pelo líder do PT na câmara, vereador Enildo Arantes, formalizou no diretório municipal a intenção de manter a aliança com o PC do B e apoiar a reeleição do prefeito Renildo Calheiros no próximo pleito no município.

Até então, tal posição não vinha sendo externada pelos representantes do referido grupo, pois segundo o vereador Enildo, os dirigentes vinham exercitando um dialogo permanente, no sentido de chegarem a um entendimento, sobre os rumos do PT na cidade.

"Há vários meses que tentamos chegar a um acordo, com relação aos rumos que o PT terá que seguir em Olinda na próxima eleição, no entanto, após a ultima reunião do Diretório municipal do PT, os posicionamentos das lideranças e das correntes do partido, estavam muito divididos com relação a ter ou não candidatura própria para prefeito", explicou.-

"Encaminhamos nesta reunião, que tentaríamos que construir uma resolução que expressasse a vontade do coletivo do partido, mas infelizmente, não conseguimos chegar a este objetivo, pois as posições estavam muito divididas.- Então decidimos encaminhar, com base no regulamento do partido, que trata do calendário eleitoral 2012 e os prazos para tomar decisões, a nossa posição com relação ao pleito que se aproxima, acreditamos que na atual conjuntura, o melhor caminho para o PT seguir, é o apoio à manutenção da aliança da frente popular e a unidade das esquerdas, que vem dando certo nas três esferas, municipal, estadual e nacional e que entendemos, que assim como no Recife, devemos apoiar um candidato que mais agregue forças para enfrentar os nossos adversários e hoje Renildo encontra-se nesta posição"

O regulamento estipula um prazo até 15 de Janeiro de 2012, para que os diretórios das capitais e cidades acima de 200 mil eleitores, se posicionem sobre apoiar prefeitos de outros partidos ou lançar candidato próprio.

"Acreditamos que, o quanto antes decidirmos sobre este assunto, o partido terá mais chances de construir alianças que possibilitem o fortalecimento de sua bancada na câmara e da legenda na cidade".

PT de Olinda continua dividido sobre o apoio à reeleição de Renildo Calheiros

teresa_leitao_foto_joao_bita_alepe
O ano está terminando e o PT de Olinda não se entende sobre o que deverá fazer nas eleições do próximo ano. Ontem, o vereador e líder do partido na Câmara Municipal, Enildo Arantes, voltou a defender o apoio à reeleição do prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) dizendo que em time que está ganhando não se deve mexer.
Por outro lado, a deputada Teresa Leitão continua sua luta em defesa da tese da candidatura própria, mas não quer fazer nada, açodadamente.
Ele defendeu essa proposta dentro do partido, que deverá posicionar-se sobre ela até 15 de janeiro próximo.

Publicado em: 21-12-2011 | Por: Inaldo Sampaio | Em: Blog, R. Metropolitana


15 dezembro, 2011

União das Oposições de Olinda faz blitz em maternidade

RUMO A 2012

Aliança oposicionista lança a Tribuna do Povo, critica Renildo Calheiros e denuncia "descaso" em maternidade

 


Do JC Online 

Paulo Augusto

A União das Oposições por Olinda - grupo formado por dez partidos que são contrários à administração do prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) - realizou na tarde desta quarta-feira (14) o primeiro ato da chamada Tribuna do Povo. A ação é uma blitz que os participantes prometem realizar regularmente sobre obras que estariam com problemas na gestão municipal. A visita inicial aconteceu à Maternidade Brites de Albuquerque, que está sendo reformada e cujo cronograma de obras estaria atrasado.

"Essa maternidade está fechada já faz dois anos e tinha que estar pronta desde janeiro. Com isso, Olinda não tem lugar para suas crianças nascerem. O que o prefeito está fazendo está indo de encontro inclusive ao governo do Estado, que tem na saúde uma das prioridades. E aqui a situação está desse jeito. É preciso alertar a população", afirmou a pré-candidata do PMDB à Prefeitura de Olinda, Izabel Urquiza, filha da ex-prefeita Jacilda - que, em sua gestão, inaugurou a maternidade.

Uma das participantes do ato, a ex-deputada estadual Terezinha Nunes - pré-candidata do PSDB - alertou que as visitas às obras não ficarão apenas no ato em si. "Vamos procurar saber se os recursos foram liberados, vamos pedir informações à Caixa Econômica Federal, ao Tribunal de Contas. Vamos questionar porque a maternidade não está funcionando", avisou.

Também participaram do ato representantes dos vários partidos que compõem a União das Oposições, incluindo Arlindo Siqueira (PSL), Armando Sérgio (DEM), André Luiz de Farias, ALF (PMN), Décio Pedroso (PTN), Helder Rocha (PRP), entre outros.

Publicado em 14/12/2011, às 17h17