Caranguejos são as estrelas no Buraco da Gia
Ir a Goiana e não conhecer o restaurante Buraco da Gia pode ser considerada uma heresia semelhante à cometida por Zé do Carmo ao criar seus anjos sertanejos. Para quem não gosta do bicho, não há razão para medo. Apesar do nome, no restaurante não há um só desses anfíbios.
Lá, o brilho fica por conta dos caranguejos de Luiz Moraes, ou apenas seu Luiz, como é conhecido na cidade. O nome Buraco da Gia, escrito com g mesmo, surgiu há 51 anos, quando Luiz Moraes mudou-se para o local e verificou que ali havia uma cacimba onde morava uma jia. "Eu nunca vendi jia. Não sou muito simpático a ela, mas o nome me deu sorte", garante.
Com suas imensas patas, os caranguejos de seu Luiz espantam e encantam. Adestrados durante um ano, eles podem segurar um copo ou quebrá-lo, puxar carrinhos com quatro cervejas e abrir garrafas, tudo ao comando do mestre. "Eu já amansei passarinho e caranguejo e, até agora, só achei uma coisa difícil de amansar: a mulher. Eita bichinho difícil!", brinca.
Nomes como Juscelino Kubistcheck,Gilberto Freyre, Assis Chateaubriand, Chacrinha e Jarbas Vasconcelos já participaram do Show do Caranguejo, onde seu Luiz ordena seus "guaiamuns com cérebro" a segurarem o copo enquanto o cliente bebe cerveja ou refrigerante.
Devido à sua simpatia e atenção com todos os clientes, seu Luiz já foi matéria de várias revistas e jornais, inclusive internacionais como o New York Times. Com seus guaiamuns ou caranguejos, como queiram chamar, também participou de programas de televisão como Hebe, Sílvio Santos, Domingão do Faustão e os extintos Chacrinha e Que Delícia de Show, apresentado por Flávio Cavalcanti, na antiga TV Tupi.
Preocupado com a preservação dos manguezais, habitat natural dos caranguejos, seu Luiz levou, durante a gestão de Jarbas Vasconcelos como prefeito do Recife, uma sementeira de guaiamum para o mangue localizado em frente à Casa da Cultura. Na administração de Roberto Magalhães, foram mais duas mil ao Pólo Pina e outros dois mil caranguejos para a Lagoa do Araçá. Para atender à clientela que lota o restaurante todos os dias, são engordados no quintal do restaurante mais de mil caranguejos por mês.
http://www.pernambuco.com/diario/2004/05/14/especialgoiana6_0.html
0 comentários:
Postar um comentário