31 janeiro, 2008

1º Concurso de Passistas de Olinda

Foi um sucesso absoluto a
realização do I Concurso de
Passistas de Olinda na sede
do Clube Vassourinhas,
no Largo do Amparo

Recebendo homenagem no Clube Vassourinhas
do Artista Plástico Lula do Estandarte

Eu e minha esposa Dinorá

Cléber Dantas

Adriana Soares, a Adriana do Frevo,
da Companhia Brasil por Dança, foi
uma das organizadoras do evento

Valquíria do Frevo,
foi uma das organizadoras do evento.

Estandarte do Grupo Frevolinda
O Mestre Nascimento do Passo
foi o grande homenageado do
I Concurso de Passistas de Olinda
x
Francisco Nascimento Filho, nascido em 28 de dezembro de 1936, descendente de índios da Amazônia, chegou ao Recife como clandestino. Veio escondido nos porões do navio Almirante Alexandrino. Era 1949, estava com 13 anos e nunca tinha visto um carnaval na vida. Quarenta e cinco anos depois, Francisco se transformou em "Nascimento do Passo", um dos símbolos da folia do Recife.
x
- Pra mim, o frevo é tudo, é a vida mesmo. Para um homem que, como eu, me julgo feliz, o frevo é tudo - ensina Nascimento, com seu jeito simples.
x
Nascimento Do Passo
x
Composição: Antonio Nóbrega e Wilson Freire
x
Nesse passo eu vou,
Despranaviado,
Eu sou o abre-alas,
Vou no meu gingado.
x
Eu vou,
Eu vou,
Eu vou.
x
Na crista dessa onda,
Eu vou puxando o arrastão.
A marcha buliçosa
Sacudindo a multidão.
x
Entrei no passo
Do morcego e do saci,
Tramelei no do siri,
Cruzei tesoura no ar.
Na dobradiça,
Eu peguei minha sombrinha,
Passeando na pracinha,
Chutando de calcanhar.
x
No frevedouro,
Fiz um grande rebuliço,
Preto, branco e mestiço
Eu chamei pro bafafá.
Azuretada,
A curriola destrambelha,
Saculeja, se destelha,
No maior calunguejar.













O empresário Kleber Dantas,
da Pousada do Amparo,
foi um dos apoiadores da
competição de passistas













0 comentários: