24 março, 2008

Câmara homenageia Armando Filho

Arlindo Siqueira em homenagem recente a Armando Filho

Matéria publicada no dia 20/03 (quinta-feira) no jornal Folha de Pernambuco


Empresário foi condecorado com a Medalha do Mérito José Mariano

Dalton Torres


Personalidade ilustre reverenciada pelos seus atributos morais, de onde se sobressaem o caráter firme e intocável, a dignidade e a lealdade, o empresário, político e homem público Armando Monteiro Filho foi condecorado, na última quarta-feira, com a Medalha do Mérito José Mariano, a mais alta comenda concedida pela casa legislativa.



A condecoração ocorreu por proposta do vereador João Arraes, em solenidade conduzida pelo presidente da Casa, Josenildo Sinésio.“Não tenho palavras para agradecer esta homenagem. Representa uma honraria muito grande recebê-la, porque me é conferida pelo povo do Recife. Por isso, convido a todos para sonharem com o futuro deste Estado e deste País. Eduardo Campos está fazendo um grande governo e Lula vestiu a camisa desta revolução chamada etanol. Com esta e outras conquistas, o Brasil irá ingressar no Primeiro Mundo”, revelou otimista o homenageado.



Nascido em 1925, no bairro do Espinheiro, no Recife, Armando Monteiro Filho viveu os primeiros anos da infância pelas ladeiras de Olinda. Graduado engenheiro pela Escola de Engenharia da UFPE na turma de 1948, ingressou na política eleito deputado estadual em 1950 pelo antigo PSD. Foi secretário de Viação e Obras nos governos de Agamenon Magalhães e de Etelvino Lins, quando se destacou como autor e executor do Plano de Pavimentação das Rodovias Tronco de Pernambuco, empreendimento que alcançou 330 quilômetros de estradas.



Em 1954 e 1958 elegeu-se deputado federal, tornando-se vice-líder do PSD na Câmara. No governo João Goulart, no gabinete parlamentarista de Tancredo Neves, assumiu o Ministério da Agricultura, tendo elaborado o anteprojeto de Reforma Agrária. Também criou o novo Código Florestal e o Fundo Federal Agropecuário. Posicionou-se contrário ao golpe militar de 31 de março de 1964 e anos depois, ao ser estabelecido o bipartidarismo, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao governo militar.



Como empresário, Armando Monteiro Filho faz jus à comenda a ele atribuída pela Casa José Mariano pela contribuição das empresas dele na geração de empregos e no desenvolvimento econômico e social do Estado de Pernambuco.A sessão solene foi prestigiada por políticos, amigos, empresários e familiares de Armando Monteiro Filho, entre eles, seu filho, Eduardo Monteiro, presidente do Grupo EQM, que estava acompanhado de diretores de empresas do Grupo.

0 comentários: