14 abril, 2008

Questão social marca os debates do "PTB nos Bairros" na Vila Popular

Um discussão profunda. Bastante ênfase ao campo social. Com destaque para os problemas enfrentados pela infância e juventude. Prioridade para a educação profissionalizante. E, sobretudo, a valorização da assistência à família. Esta foi a marca dos debates realizados pelo "PTB nos Bairros" na Vila Popular.
Euclides Júnior, liderança da comunidade, ressaltou a importância do "PTB nos Bairros" como forma de aproximar os anseios da população com a proposta partidária. Denunciou a má qualidade do atendimento de Saúde e Educação por parte do município. Lembrou que o posto de saúde da Prefeitura está sem atendimento médico. E reivindicou um centro para educação com qualificação profissional na Vila Popular.
Clóvis Camilo, ex-conselheiro tutelar de Olinda, ressaltou a importância de apoio às ações em defesa da infância e juventude. Apontou uma lacuna nas propostas apresentadas pelo PTB, sugerindo inclusão da construção de abrigo para menores no município. Deu ênfase ao acolhimento e recuperação dos adolescentes dependentes químicos através de um Centro de Tratamento e Casas de Recuperação. Defendeu que as crehes devem ser ligadas à Secretaria da Educação. E ressaltou que as medidas sócio-educativas só podem ser adotadas após determinação judicial. Denunciou a situação de abandono em que se encontra o Posto de Saúde do bairro. Pediu providências para que os cursos profissionalizantes do Senai tenham preços compatíveis com o poder aquisitivo da população mais carente.
A professora Joana ressaltou a importância da reeducação para as famílias. Lembrou que o núcleo familiar é quem mais sofre com a falta de políticas públicas. E valorizou bastante o fato da proposta da criação de uma Secretaria da Família abrangendo as políticas públicas municipais para infância, juventude, terceira idade e a integração com as entidades preocupadas com o assunto, independente de credo religioso.
Judite, moradora do bairro, reivindicou a necessidade de implantação de um semáforo na Avenida Pan Nordestina, próximo ao Sindfel, relatando as dificuldades que os moradores da Vila Popular enfrentam para atravessar aquela avenida. Denunciou a situação de abandono em que se encontram as ruas da Vila Popular onde a buraqueira é grande e a Prefeitura não faz nada.
Gentil, liderança da comunidade, apontou a situação caótica da saúde na Vila Popular e Sítio dos Arcos. Exemplificou que, apesar da muita propaganda feita, os serviços no Canal da Malária em nada beneficiaram os moradores do Jardim Brasil I que continuam enfretando uma situação precária. Falou da falta de iluminação pública no bairro. Denunciou a falta de segurança na saída dos colégios. Lamentou a situação em que se encontra a Avenida Presidente Kennedy totalmente esburacada. E reivindicou a implantação de cursos profissionalizantes para oferecer oportunidade de capacitação para jovens e adultos.
O artista e grafiteiro Júnior Jox defendeu que o PTB incorporasse às suas propostas de gestão o apoio a criação de uma cooperativa ou associação dos grafiteiros de Olinda.
O músico Severo Santos, morador da comunidade, denunciou a falta de respeito da atual Prefeitura que tem atrasado, em até dois anos, o pagamento dos´profissionais que trabalham no Carnavalfazendo a alegria do povo. Pediu mais detalhamentos sobre a proposta de Cultura do PTB. E lamentou a forma como é conduzido o Orçamento Participativo em Olinda.
Gerson, morador do bairro, defendeu a revitalização das áreas turísticas da cidade. Criticiou a atual situação da infra-estrutura turística de Olinda, que poderia ser uma grande fonte de emprego e renda para os moradores. Disse que é triste ver a entrada da cidade da forma com se encontra. Apelou que seja colocada nas propostas do PTB a importância da responsabilidae social dos empresários da cidade, com instituição de incentivos fiscaispara empresas que contribuirem para melhoria das áreas vizinhas onde estão instaladas. Também ressaltou a parceria na área de cursos profissionalizantes.
O Conselheiro Tutelar Marcos Paulo também defendeu a criação de abrigo para adolescentes. Pediu a implantação de uma escola municipal na Vila Popular, não entendo como um bairro populoso continuasse sem atendimento educacional por parte da Prefeitura. Ressaltou também a importância da criação de creches. Pediu uma atenção especial nas propostas de gestão do PTB para a favela do Marezão, por trás do Centro da Moda. E, por fim, denunciou a situação precária do calçamento das ruas.

Dona Clécia, moradora da Rua Gentil Ferreira Gusmão, criticou a falta de saneamento e calçamento nas ruas da Vila Popular.


A reunião do "PTB nos Bairros" da Vila Popular foi presidida pelo ex-vereador e empresário do bairro, Anísio Coelho. Ao final do encontro, a secretária do PTB de Olinda, Anita Carvalho, lavrou a ata partidária com todas as propostas e sugestões encaminhadas.

0 comentários: