20 agosto, 2009


Sabe Deus o que se passa na cabeça dos políticos, na hora da eleição. Exibindo show de pirotecnia e deixando a população abandonada sem assistência nem atenção do poder público. Este é o drama da comunidade do V-8 e V-9.

Em visita realizada no dia 20 de agosto de 2009, por uma equipe de jornalismo do Jornal do Commercio, a equipe do blog do Arlindo Siqueira, juntamente com a liderança local, Sr. Tota, Deo e outros. Percorremos as ruas onde o Prometrópole construiu os apartamentos daquela comunidade.

Estava previsto no projeto a construção de 661 moradias, das quais só 128 foram entregues à comunidade previamente cadastrada. Hoje vários moradores aguardam ansiosos pelo restante das moradias.

Veja o que diz Sr. Narciso:


Morador da Rua 13 G-5, reclama da falta de construção de mais um quarto. Diz que tudo ficou no papel, até o documento da casa não passa de um Termo de Compromisso. Segundo ele, foi enganado, pois sua casa possuía 4 quartos, sala, cozinha e banheiro. E recebeu como indenização uma “gaiola”.


A equipe do Blog de Arlindo foi abordada pela moradora Edvânia Domingos, da Rua 15, G-45, queixando-se do cadastramento. Foram realizados dois cadastramentos e só foi entregue uma moradia, onde sua filha, casada e viúva, tiveram que voltar a morar com a mesma. Segundo D. Edvânia várias moradias encontram-se sem água da Compesa. A parte superior das moradias, dificilmente chega água.



D. Rosemary Fernandes se queixa em relação ao Programa Habitacional da Prefeitura de Olinda. Diz que deixou de receber o Auxílio Moradia cadastrado no nome de seu irmão em virtude da morte do mesmo, onde morava juntamente com sua mãe e as duas filhas. Teve o auxílio moradia suspenso pelo Prometrópole. Segundo ela, sua mãe teve que voltar para a comunidade, vindo morar com seu outro filho mais as duas crianças. Ela gostaria de saber como vai resolver este problema.


Rosenildo de 12 anos, morador daquela comunidade, reclama da falta de um parque, uma quadra e uma área de lazer para as crianças da comunidade que estava previsto no projeto e não foi realizado.






Em virtude da pressa na entrega das moradias, há uma reclamação generalizada: não tem acabamento interno, falta saneamento, a construção de outro quarto, falta de água e apresentam várias rachaduras. Segundo D. Sônia Maria Gomes, está com vontade de abandonar a sua casa, com medo que a moradia de cima venha cair na sua cabeça. E a denúncia mais grave é que segundo ela, se for cavado um buraco ao lado do alicerce da casa, a partir de meio metro dá água. Prova total de não ter sido feito um estudo de fundação competente.


A equipe do Blog de Arlindo foi abordada por uma criança do “Beco da Gaia”, o menino Robson, de 12 anos, diz: - A saúde na minha rua está abalada com tanta lama! Tem muita gente doente.


Depoimento de D. Maria Correia de Araújo:

- Sr. Arlindo, vivo aqui há mais de 40 anos. Criei todos os meus filhos dentro da favela, com a venda de Sururu e ensinei a todos eles a pescar. Cheguei a vender mais de 60 kg de sururu a bares, restaurantes e frigoríficos de Olinda, citou como exemplo o Mourisco. Citou orgulhosamente seus 7 filhos, todos casados com mais de 30 anos sem nenhuma passagem pela polícia. Falou também, que com a mudança de sua casa, que apesar de ser dentro d´água, tinha espaço para fazer seu trabalho e acomodar seus filhos. Hoje mora numa casa que como só tem um quarto, à noite precisa caminhar com cuidado pra não pisar em ninguém. O espaço é tão pequeno que ela só consegue cozinhar 5 kg de sururu por dia. Trazendo para mesma um desgosto de ter um neto preso envolvido com comercialização de produtos ilegais.




Fui procurado por D. Maria das Dores da Silva, com as fotos dela com o presidente Lula e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Segundo ela, a decepção toma conta do seu dia a dia, porque na passagem do presidente ele prometeu alguns benefícios sociais, que delegou à ex-prefeita Luciana Santos e a um assessor seu Júlio. Pasmem vocês leitores desse blog, que com o passar do tempo, ela não conseguiu nem a casa de sua filha que hoje mora com ela. Disse decepcionada, pois a foto dela só serviu para fazer propaganda. As únicas duas casas que possuem dois quartos são as que levaram o presidente Lula no dia da inauguração para conhecer, a casa dela e a da vizinha. Local onde foi instalado o palanque do presidente Lula. Hoje ambas apresentam rachaduras.

Infelizmente, não foi mostrado ao Presidente Lula a verdadeira realidade, pois na sua visita cobriram a área ribeirinha com tapumes, encobrindo as casas ao longo da área ribeirinha.

Eu Acredito que o presidente Lula não está tomando conhecimento deste verdadeiro absurdo. Vou mandar o impresso desta matéria para o conhecimento do Presidente Lula.







População solicita Ponte para pedestre

O acesso às escolas da comunidade fica complicado por falta desta ponte. Os alunos da Escola Santa Teresa têm muita dificuldade neste trajeto é o que diz Vitória Ferreira da Silva de 10 anos, Marcílio Costa Dantas de 10 anos, Emerson de Andrade de 9 anos, Vitor Ferreira Dantas 6 anos, Karolaine Gomes 10 anos e Vagner Ferreira da Silva de 7 anos. Veja o drama destas crianças para ir à escola todos os dias!

Depois de ouvir toda comunidade, o blog do Arlindo, vai encaminhar a solicitação da comunidade aos Órgãos competentes para suas devidas providências.

Postado por Arlindo Siqueira

Blog do Arlindo Siqueira, mais de 56 mil acessos!

1 comentários:

Anônimo disse...

OBRAS ELEITOREIRAS...

No entuito de concluir obras antes do pleito eleitoral o governo corre contra o tempo, deixando a desejar a qualidade e a segurança.
A casa própria é o maior desejo de todo o brasileiro e quando tem a chance de realizar tal sonho vem junto com uma série de problemas, como principalmente a segurança e a integridade física de sua família...
Rachaduras, falta de higiene, falta de acessibilidade e outras coisas mas. Isso significa o quanto o povo significa para esses governantes "apenas o voto"...

Flávio Ramos