Os servidores de Olinda estão indignados com a administração dos recursos do SUS e coma situação geral em que são obrigados a trabalhar. Reunidos em torno do SISMO, a categoria levou à Conferência , dentre outras as seguintes propostas:
1- Auditoria nos recursos dos SUS destinados a Olinda, pois a produtividade SUS, devida aos servidores, está caindo mês a mês. Já há quem está recebendo ZERO! Os servidores vão exigir auditoria e regularização dos recebimentos;
2- Reajuste do incentivo de função, que está congelado desde 1995;
3-Melhoria na estrutura física de rede municipal de saúde. O mofo está por toda parte, reboco das paredes caindo, falta de materiais básicos de trabalho, de proteção etc;
4-Contratação de especialistas para as Policlinicas, pois as mesmas funcionam quase que exclusivamente com generalistas. A função das policlínicas é tratar prioritariamente das especialidades médicas;
5-Mudanças na central de regulação de consultas, de forma que viabilize a diminuição das filas nas unidades;
6-Concurso público para a contratação e regularização de servidores;
Infelizmente, o autoritarismo na condução da conferência não permitiu sequer um debate frutífero destes temas.
Mas os servidores manterão estas bandeiras de pé, pois são parte da luta permanente da categoria por condições dignas de trabalho.
PMO USA MÁQUINA NA ELEIÇÃO DOS DELEGADOS ENTRE SERVIDORES
Não Era de se esperar outra coisa. A Prefeitura de Olinda, no dia da plenária que elegeria os delegados dos trabalhadores da saúde municipal para a IX Conferência de Saúde, liberou o ponto daqueles que lhe interessava, ou seja, que iriam participar da Conferência sob a marca do cabresto. Infelizmente, é o método do coronelismo da política tradicional invadindo os espaços da democracia participativa. Com isso a Prefeitura pretende não aprovar medidas sérias e eficazes contra o caos na saúde e ainda eleger um Conselho Municipal capacho dos interesses do governo. A luta será grande!
VEJA O QUE DIZ MARQUINHO, SERVIDOR DA SAÚDE DE OLINDA E DIRETOR DO SISMO
DESMOBILIZAÇÃO, CONTRADIÇÃO E AUTORITARISMO, MARCAM A 9ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE OLINDA.
A 9ª Conferência Municipal de Saúde de Olinda foi marcada por muitas contradições e autoritarismo. Desde as plenárias para retirada dos delegados que imperou o esvaziamento, a falta de participação popular, havendo delegados que foram eleitos sem nenhum voto, e ainda assim, sobraram vagas.
Enquanto o tema central era o Controle Social, infeliz contradição!
A desmobilização encontra guarida no fato de que há muita promessa que ainda não saiu do papel, e mobilizar o povo agora poderia chamar sua atenção. A TRANSPARÊNCIA DO PREFEITO é tanta, que recebeu cantiga “feliz aniversário”, ao extraordinariamente aparecer na abertura da conferência.
A votação que dividiu o plenário, e numa infeliz manobra da PREFEITURA, teve que ser recontado os votos, dando uma vitória aos que não se renderam, tratava de aumentar de 2 para 4 a quantidade de unidades de saúde que deveriam ser ampliadas e reformadas por semestre. Sendo elas uma total de 55 unidades, até daqui há 10 anos ainda não seriam reformadas, e o povo e os trabalhadores seguiriam sofrendo.
Mas absurdo, foi o fato da comissão de relatoria vetar a não encaminhar para plenária final, as propostas que entendessem não fazer parte da temática da Conferência.
Enquanto se cobrava cobertura de atendimento de Saúde da Família, como Córrego da Bondade, Olinda Nova, Córrego do Abacaxi, e tanto as outras. Fato pior foi os dados da situação de saúde de Olinda apontarem para a principal causa mortis as causas externas (homicídio principalmente na faixa de 10 a 19 anos) e as doenças do aparelho circulatório (cardiovasculares), com predomínio entre o sexo masculino, e a conferência não apontar para nenhuma saída, do ponto de vista a atacar o problema, se restringindo apenas a um programa de exercícios para a população e trabalhadores de saúde.
FESTA DOS PROFESSORES(AS) E DEMAIS SERVIDORES
VENHA SE DIVERTIR E CONFRATERNIZAR COM O CONJUNTO DA CATEGORIA EM HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSOR E DOSERVIDOR
NO CLUBE MUNICIPAL DE PAULISTA
ANIMAÇAO POR CONTA DA BANDA RAÍZES
DIA 30/10 SEXTA-FEIRA ÀS 22 HORAS
Entrega de senhas aos sócios na sede do SISMO, entre os dias 26 e 30/10, no horário das 08h às 16h.
POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
Blog com mais de 71 mil acessos!
0 comentários:
Postar um comentário