30 novembro, 2009

Série de reportagens motiva menina a escrever para a Globo Nordeste


Ela contou a história de dependência vivida por um primo e foi recebida pelo governador Eduardo Campos



Nesta época do ano, muitas crianças escrevem cartas para o Papai Noel. Uma menina de 9 anos, moradora do Recife, escolheu uma outra pessoa para receber a carta dela: o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Isso aconteceu porque a preocupação dessa menina é de adulto. Ela tem medo que o primo, dependente de crack, morra. A mensagem foi escrita depois da exibição da série de reportagens Pedra da Morte, ao longo da semana passada no NETV 1ª Edição.



"A família toda estava sofrendo, por isso eu resolvi mandar esse email. Eu tinha medo que matassem ele", disse a menina. Veja a mensagem que foi enviada através do portal pe360graus: "Oi, tenho 9 anos de idade. Estou muito triste com o meu primo. Ele é usuário de drogas e está destruindo a vida dele e da sua família. Vive nas ruas se drogando, pedindo esmola e roubando as pessoas. Dias depois volta pra casa e rouba as coisas da sua mãe: TV, DVD, geladeira, etc. Peço ao governador Eduardo Campos que faça alguma coisa pelo meu primo, internando ele para sair das drogas porque a mãe dele não tem condições de vida para pagar uma internação e vejo a hora matarem ele por causa das drogas. E também a mãe só tem ele de filho e quer ver o seu único filho curado das drogas. Por favor não deixe essa carta passar em branco. A mãe dele está desesperada. Obrigada! ".

A equipe da Globo Nordeste enviou a carta a Eduardo Campos e ele quis receber a menina. O encontro aconteceu no gabinete do governador, no Palacio do Campo das Princesas, junto com a equipe do programa Vida Nova, que atende pessoas que vivem nas ruas e dependente químicos.

"Ele será encaminhado pra um centro de atendimento ao usuário de drogas e dependendo do nível dessa avaliação sócio-familiar ele poderá ir para tratamento no Caps, numa unidade de internação ou ir para um leito hospitalar pra desintoxicação", disse Acácio Carvalho, secretário-executivo de Assistência Social.

A tia da menina e mãe do rapaz que motivou a mensagem ficou aliviada. "O que eu quero é que ele se livre da droga, que tá matando ele. Eu vejo a hora ele morrer, que matem ele. Eu tenho certeza de que ele vai sair dessa", disse Rita de Cássia da Silva.

O governador Eduardo Campos admitiu que a política antidrogas não é eficiente.  "Acho que todos nos estamos devendo, o governo federal, estadual, municipal, a sociedade. E é preciso uma ação urgente. Nós estamos tentando fazer a nossa parte, mas é preciso fazer mais, de maneira articulada, porque o problema é muito maior do que as pessoas imaginam".

O primo da menina dela foi encontrado na rua por uma equipe do Governo do Estado e levado para o Centro da Juventude, no Recife, onde será encaminhado para se tratar contra as drogas. Ele vai ganhar uma bolsa mensal de R$ 100,00, para voltar a estudar e participar de cursos de qualificação. Quem enfrenta problemas com o crack e outras drogas pode ligar para o telefone 3183.3000.

REPORTAGEM DO NETV- DIA 30 DE NOVEMBRO
FONTE: PE 360 GRAUS
POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA



                         




 O blog com mais de 77 mil acessos!!!


0 comentários: