22 dezembro, 2009

DESABAFO DE UMA MORADORA DO ALTO DA CONQUISTA





Como moradora do Alto da Conquista há 32 anos, preocupo-me com a assistência (e, por vezes, "a desassistência") dada a esta comunidade (vinculada ao bairro de Águas Compridas) pelos nossos representantes políticos. Há muito tempo, anseio, juntamente com os moradores, por melhorias reais nesse "lugar" esquecido da cidade de Olinda.


Não coloco em relevo algo que não vivo, já que tomei, há alguns anos, várias iniciativas junto a algumas pessoas da comunidade. A título de lembrança, sempre participava das reuniões do Orçamento Participativo, na esperança de ver um dia a Rua da Tijuca pavimentada. Tentativas frustradas que acarretaram somente, revolta e desânimo. Algumas matérias foram realizadas pela TV Jornal, Tribuna, TV Nova... mas, infelizmente, nenhuma medida concreta foi tomada na intenção de alcançar TODOS os que residem no Alto da Conquista. Atualmente, trechos dessa rua foram "calçados", não só pela Prefeitura, como anunciado no dia de ontem (21.12.2009) pelo atual prefeito de Olinda: Renildo Calheiros, na ocasião da inauguração da Praça, mas contou com a participação efetiva da gestão do Cemitério "Jardim Metropolitano". Como cidadã que sou, extremamente prejudicada em minha vida cotidiana por não ter direito a um transporte coletivo, registro aqui minha crítica, já que a história da comunidade "Alto da Conquista" se vincula a minha história de vida, na medida em que muitos parentes meus (alguns falecidos) contavam algumas "lendas" referentes à pavimentação da rua a qual me referi acima. No entanto, passados 32 anos de minha vida, não vi esse sonho realizado.


Senti as conseqüências dessa ausência de transporte desde os meus 11 anos (momento em que precisei cursar a 5ª série em Mirueira - Paulista), visto que a única escola municipal existente na época (1988): "Escola Alberto Torres", não oferecia o ensino fundamental (5ª a 8ª série), o que ocasionou no deslocamento árduo até a escola municipal Terezinha Camarotti, situada em Mirueira - Paulista. Assim prossegui... no contexto atual, cursando o doutorado na Universidade Federal de Pernambuco, me deparo com o mesmo problema e ainda tive que ouvir tanto da ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos, quanto do atual prefeito dessa cidade: Renildo Calheiros que muito ainda há a fazer no Alto da Conquista. Será que precisarei ser extinta da Terra para que esse sonho da pavimentação da rua Tijuca e, por conseqüência, a chegada do transporte coletivo se concretize? Ou estamos falando de um problema novo, que pode esperar? Sinceramente, passados todos esses anos, considero esse tipo de discurso pura DEMAGOGIA! Esses e tantos outros eventos têm-me desestimulado profundamente, a ponto de não acreditar mais naqueles em que um dia apostei que iriam, gradativamente, reverter a situação de nosso município, considerando bairros cuja dívida com seus moradores é altíssima: os "anônimos".



Agradeço pelo espaço de divulgação,
Solange Alves de Oliveira (Professora)
Doutoranda em Educação - UFPE.


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

O Blog com mais de 79 mil acessos!!

1 comentários:

elenilton disse...

Solange,espero que vc nao deixe se abater por essas dificuldades que seu bairro esta passando,pois sabemos que nossos governantes (aulgus) nao se preocupao com a populaçao mas nos temos que mostra que estamos a qui prontos parta reinvindicar as melhorias que nossos bairros e ruas merecen,sei bem o que vc esta passando acomtece a mesma coisa na minha cidade.ELENILTON Queimadas PB