15 dezembro, 2009

Fogo Cruzado A pesquisa de 2009 está igual à de 2006


Até o carnaval de 2008, governo e oposição vão permanecer na dúvida: Jarbas Vasconcelos será, ou não, candidato ao governo estadual? Tudo indica que o próprio senador ainda não tem resposta para esta pergunta. Ele já disse que não pleiteia, mas também não descarta a hipótese para fortalecer o palanque de Serra em Pernambuco. Até lá, portanto, tudo que se disser a esse respeito é especulação. A decisão só sai em fevereiro. E ponto final.


Enquanto isso, Eduardo Campos está fechando 2009 numa posição política confortável. Segundo pesquisa do Ibope divulgada ontem por esta Folha, ele bateria Jarbas, hoje, por 54 x 31. Considerando-se só os votos válidos teríamos 63% a 37%, que é praticamente o mesmo resultado da eleição de 2006. Naquele pleito, o então candidato do PSB teve 64% dos votos válidos no 2º turno, ante 36% do então governador e candidato do PFL Mendonça Filho.



É certo que o senador não está em campanha. Mas também não é menos verdade que se ele resolver ser candidato vai deparar-se com um quadro adverso. Primeiro, porque está carimbado como “anti Lula” e o presidente, hoje, é quase unanimidade em Pernambuco. Depois, porque as pesquisas estão indicando que a maioria dos pernambucanos não sente saudade do governo dele. Por último, porque não é fácil derrotar um governador que tem 70% de aprovação.
   

Coluna da Folha de Pernambuco da terça-feira, 15/12/09
INALDO SAMPAIO


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

                     
           





 O blog com mais de 78 mil acessos!!!




0 comentários: