29 dezembro, 2009

Poluição provoca matança de peixes


 LAGOA DE SANTA TEREZA

Publicado em 26.12.2009


Moradores de Olinda, Grande Recife, denunciam crime ambiental na Lagoa de Santa Tereza, às margens da rodovia estadual PE-15. Anteontem, centenas de peixes começaram a aparecer mortos na superfície, o que indica envenenamento por poluentes.


Segundo o advogado Carlos Ivan da Silva, que vive no bairro do Varadouro, alguns pescadores que costumam trabalhar no local chegaram a retirar peixes mortos para vender. “Isso é perigoso, porque quem consome pode acabar ficando doente”, alerta.


Os peixes mortos concentram-se às margens da lagoa. No pequeno canal que a liga ao mar, havia mais de 50 exemplares em estado de decomposição, gerando um forte mau cheiro. De acordo com o advogado, o problema é recorrente e tem afastado pescadores que tiram o sustento da lagoa.


Há dez anos, moradores denunciaram ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que pessoas invadiram o terreno e tentaram fechar a ligação da lagoa com o oceano, o que fez o nível da água cair. No entanto, a Prefeitura de Olinda evitou a intervenção.


“Queremos que a área seja transformada em um tipo de reserva ecológica, para que crimes como esse não volte a ocorrer”, exige Carlos Ivan.  

JORNAL DO COMÉRCIO

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

O Blog com mais de 79 mil acessos!!


0 comentários: