LAGOA DE SANTA TEREZA
Publicado em 26.12.2009
Moradores de Olinda, Grande Recife, denunciam crime ambiental na Lagoa de Santa Tereza, às margens da rodovia estadual PE-15. Anteontem, centenas de peixes começaram a aparecer mortos na superfície, o que indica envenenamento por poluentes.
Segundo o advogado Carlos Ivan da Silva, que vive no bairro do Varadouro, alguns pescadores que costumam trabalhar no local chegaram a retirar peixes mortos para vender. “Isso é perigoso, porque quem consome pode acabar ficando doente”, alerta.
Os peixes mortos concentram-se às margens da lagoa. No pequeno canal que a liga ao mar, havia mais de 50 exemplares em estado de decomposição, gerando um forte mau cheiro. De acordo com o advogado, o problema é recorrente e tem afastado pescadores que tiram o sustento da lagoa.
Há dez anos, moradores denunciaram ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que pessoas invadiram o terreno e tentaram fechar a ligação da lagoa com o oceano, o que fez o nível da água cair. No entanto, a Prefeitura de Olinda evitou a intervenção.
“Queremos que a área seja transformada em um tipo de reserva ecológica, para que crimes como esse não volte a ocorrer”, exige Carlos Ivan.
0 comentários:
Postar um comentário