15 março, 2010

DEFICIENTES

Olinda discute táxis adaptados

RACHEL MORAIS

Para discutir a questão da concessão de táxis adaptados para atender pessoas com deficiência, nesta segunda-feira será realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Olinda. A sessão, convocada pelo presidente do Legislativo Municipal, Marcelo Soares (PCdoB) e pelo vereador Marcelo Santa Cruz (PT), tem início, às 9h, no Plenário da Câmara Municipal, na Rua 15 de novembro, 93, no bairro do Varadouro. Participarão da audiência, o secretário de Transportes, Controle Urbano e Ambiental, João Luiz da Silva Junior, a presidente do Sindicato dos Taxistas de Olinda, Élide Santos, e o coordenador de Inclusão da Pessoa Deficiente do município, Sérgio Brandão.

O debate sobre mobilidade no transporte traz a questão da acessibilidade, que é um problema para os moradores, não apenas de Olinda. O carro adaptado possui um elevador na parte traseira, que transporta a cadeira de rodas sem causar incômodo ao cadeirante. “Tomamos conhecimento de um projeto semelhante na cidade de Fortaleza. Então, queremos tomar essa iniciativa aqui em Pernambuco, já que facilitaria a vida dos deficientes físicos”, afirmou o secretário.

O coordenador de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Sérgio Brandão, ressaltou a Lei 10.098/2000, regulamentada pelo Decreto 5.296/2004, que estabelece que, até 2014, todo o sistema de transporte coletivo - não apenas os veículos, mas também pontos de parada, terminais e o sistema viário - deve se tornar acessível para todos. Ele ainda falou da entrega de uma nova frota de 25 micro-ônibus adaptados que serão entregues, à tarde, em Olinda. O projeto discutido faz parte do termo de adesão à Campanha Nacional de Acessibilidade, assinado pelo prefeito Renildo Calheiros, em 2009.

Fonte: Folha de Pernambuco (geral), 14/03/2010



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 88 MIL ACESSOS!

0 comentários: