18 março, 2010

Gregório Bezerra é lembrado na Câmara de Olinda

O presidente da Câmara Municipal de Olinda, Marcelo Soares (PC do B), e o vereador Marcelo Santa Cruz (PT) são os autores da sessão solene em homenagem a Gregório Bezerra. Será amanhã, às 19 h, plenário da Câmara, na Rua 15 de Novembro, 93, em Olinda. Filho de agricultores, Gregório alfabetizou-se aos 25 anos e entrou para a Escola de Sargentos. Filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), liderou o levante militar promovido pela Aliança Nacional Libertadora (ALN), movimento também conhecido como 'Intentona Comunista'.

Condenado a 28 anos de prisão, foi levado, primeiro para Fernando de Noronha e, depois para o Rio de Janeiro, no Presídio Frei Caneca, onde dividiu cela com o ex-comandante da Coluna Prestes e secretário geral do Partido Comunista do Brasil, Luís Carlos Prestes.

Com o fim do Estado Novo, foi anistiado e elegeu-se constituinte, depois deputado federal, em 1946, por Pernambuco, na legenda do PCB, sendo o deputado constituinte mais votado do estado. Teve seu mandato cassado em 1948, juntamente com todos os parlamentares comunistas.Em 1964, durante o Golpe Militar, Gregório foi preso, torturado e arrastado pela praça do bairro de Casa Forte, no Recife.

Fonte: Blog do Magno Martins, 17/03/2010




PUBLICADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 89 MIL ACESSOS!

0 comentários: