20 abril, 2010

A campanha irá às ruas antes do previsto

Coluna da Folha de Pernambuco da terça-feira, 20/04/10

Não estava nos planos de Eduardo Campos antecipar para o mês de maio a definição dos nomes que irão compor junto com ele a chapa majoritária da Frente Popular. Todavia, a escolha do ex-ministro Humberto Costa como candidato do PT ao Senado levará a campanha às ruas antes do prazo estabelecido, obrigando o governador a antecipar a definição do segundo candidato, que deverá ser mesmo o deputado petebista Armando Monteiro Neto depois que Fernando Bezerra Coelho saiu do jogo.

Nunca foi desejo do governador ter interferência direta na escolha do candidato do PT, sobretudo depois que o presidente Lula o aconselhou a ficar longe das brigas internas. “Não te mete nisso, Eduardo! Deixa o partido resolver sozinho”, recomendou-lhe o presidente da República. O conselho foi seguido à risca e o próprio PT, aos trancos e barrancos, chegou a uma solução consensual: Humberto Costa disputará o Senado e o ex-prefeito do Recife, João Paulo, uma vaga na Câmara Federal.

O PT sabe que João Paulo seria um candidato mais forte que Humberto. Mas resolveu dar essa chance ao ex-ministro porque ele já se sacrificou diversas vezes para expandir o partido em Pernambuco. Sua escolha clarifica a um só tempo a chapa do governo e da oposição, já que Jarbas Vasconcelos estava supondo que sua eventual candidatura a governador, a ser anunciada no próximo dia 30, obrigaria o PT a lançar João Paulo. O PT lançou Humberto e agora espera que o senador se lance.

Quarteto – Apenas quatro deputados estaduais assistiram ontem no Palácio do Campo das Princesas à posse de Damázio Franca como secretário de Defesa Social: Guilherme Uchoa (PDT), Manoel Ferreira (PR), Soldado Moisés (PSB) e Sebastião Rufino (PSB).

Sangue – O novo chefe do Estado-Maior da PM, coronel Carlos Alberto Feitosa, promovido ao último posto da carreira no atual governo, é primo carnal do major e ex-deputado estadual, Alberto Feitosa (PR), ligado a Inocêncio Oliveira. Pais e mães são irmãos.

Cauda – O ex-prefeito de Afrânio, Adalberto Cavalcante, confirmou ontem no Recife que quer ser candidato a deputado estadual pelo PHS mas está ficando preocupado com o esvaziamento da legenda. Semana passada, disse ele, um pré-candidato forte correu da parada. Foi o ex-prefeito de Santa Filomena, Gildevan Melo, que agora é eleitor de Emanuel Bringel (PSDB).

Rapidez – Como costuma fazer em ano eleitoral, Fernando Luiz de Lima Vieira, conhecido na Assembleia Legislativa como “Fernando Ligeirinho”, abriu um escritório político só para providenciar a documentação exigida dos futuros candidatos a deputado, especialmente as certidões. O interessado vai ao escritório, passa-lhe uma procuração e o resto ele resolve.

Comitê - A vereadora Laura Gomes (PSB), casada com o vice-prefeito de Caruaru, Jorge Gomes, está levando tão a sério sua candidatura a deputado estadual que esteve ontem no Recife para abrir um comitê eleitoral. Mais adiante, fará uma inauguração festiva.

Jantar – Assim que anunciou anteontem no Recife que o candidato do PT ao Senado será Humberto Costa, o presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra, voou para Brasília a fim de jantar com o presidente Lula, a quem deve ter dito: “Missão cumprida!”

É duro! – Do ex-prefeito João Paulo após João da Costa ter dito que se espelhava nele para não ter um “candidato exclusivo” à Câmara Federal nas próximas eleições: “É duro ter que ouvir isto depois de tudo o que eu fiz por este rapaz!” João da Costa foi assessor de João Paulo durante 20 anos e teve o apoio dele para ser deputado em 2006 e prefeito da capital em 2008.

Doença – Foi muito comentada em Paulista, sábado, a ausência do prefeito Yves Ribeiro (PSB) na festa de aniversário do ex-deputado Amaury Pinto (PR), mas ontem ele se explicou: estava doente. Para redimir-se, apresentará Amaury, domingo próximo, como seu único candidato a deputado estadual.

Adeus - Dilma está vencendo Serra no Nordeste por 33 x 27, segundo a última pesquisa do Datafolha, mas está perdendo para o tucano no Norte/Centro-Oeste (39 x 30), no Sul (45 x 25) e no Sudeste (42 x 24). Se a petista não reduzir a diferença no Sudeste, que tem cerca de 50% do eleitorado nacional, tchau!



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 92 MIL ACESSOS!

0 comentários: