08 abril, 2010

Olinda também registra embate

Em escala menor, a disputa entre as duas maiores forças do PT estadual se repete em Olinda. A queda de braço envolvendo o Campo de Esquerda Unificado (CEU), liderado pelo ex-prefeito do Recife João Paulo, e a tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), do secretário estadual das Cidades Humberto Costa, foi reforçada com a saída de Enildo Arantes do comando da Secretaria Municipal de Orçamento Participativo. Vereador, o ex-secretário vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.

"A CNB possui representação bem maior do que a nossa"

O discurso público, tanto do CEU quanto da CNB, é de que se deve buscar um nome de consenso para apresentar ao prefeito Renildo Calheiros (PCdoB). Nos bastidores, a retórica cede espaço a uma guerra de números. Para as lideranças ligadas a João Paulo, a escolha do sucessor de Enildo deve considerar a correlação de forças da executiva municipal do partido. As 14 vagas estão divididas igualitariamente entre os dois campos. "Hoje a CNB possui uma representação bem maior do que a nossa na prefeitura", alega Enildo, cujo grupo defende onome do economista Roberval Veras para a secretaria. Para integrantes da CNB, ao contrário do que afirma o vereador, há um equilíbrio na ocupação de espaços na máquina administrativa municipal.

Dois nomes despontam na CNB, que tem o comando da Secretaria de Educação, para a Secretaria de Orçamento Participativo. De um lado, Paulo Valença, vice da ex-prefeita Luciano Santos (PCdoB) por dois mandatos. De volta à suplência com o retorno de Enildo à Câmara, Júnior Leite também pleiteia o lugar. A reportagem não conseguiu localizar Valença e Júnior preferiu não comentar o assunto sob a justificativa de que havia negociações em andamento. Por sua vez, a secretaria fica sob a coordenação interina de Roberval, hoje secretário executivo, e Renildo Calheiros à espera do entendimentos dos petistas. O prefeito disse ter tempo para resolver o problema.

Ligada ao grupo de Humberto Costa, a presidente do diretório municipal, deputada Teresa Leitão, recorre ao discruso do entendimento partidário. "O meu compromisso com o prefeito é levar um nome de consenso. Foi nesse sentido que já acenaram Enildo Arantes e Paulo Valença", afirmou a parlamentar. A executiva municipal tenta fechar um acordo em torno assunto hoje pela manhã.

Fonte: Diário de Pernambuco (política), 08/04/2010



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 91 MIL ACESSOS!

0 comentários: