22 abril, 2010

Sérgio Guerra não se candidatará à reeleição

Coluna da Folha de Pernambuco da quinta-feira, 22/04/10

De tudo o que o senador Sérgio Guerra conversou com interlocutores nos últimos quinze dias, foi possível tirar as seguintes conclusões. Primeiro, sendo ele o presidente nacional do maior partido de oposição do país, o PSDB, cujo candidato a presidente da República, José Serra, lidera todas as pesquisas, a coordenação política da campanha lhe pertence e ele não pretende abrir mão deste espaço que foi duramente conquistado. Se Serra for eleito, ele inevitavelmente será ministro de estado.

Em segundo lugar, caso seja candidato à reeleição dificilmente se elegerá e não deseja trocar o certo pelo duvidoso. O certo a que ele se refere é o mandato de deputado federal, que tem condições de obter sem fazer campanha. Já se fosse para a reeleição, teria que ficar aqui de julho a setembro, cuidando única e exclusivamente dela, perdendo, por via de consequência, a coordenação política da campanha serrista. Esta decisão já foi tomada e seria do conhecimento de Jarbas Vasconcelos.

Por fim, a candidatura de Jarbas ao governo estadual deixou de ser algo imprescindível para Serra. Com ou sem Jarbas candidato, o tucano teria em Pernambuco 35% dos votos. Poderia chegar a 40%, porém o custo político dessa operação não interessa ao PSDB. Jarbas, em sendo candidato, levaria a campanha para um nível tal de radicalização, em relação ao governo Lula, que em vez de ajudar talvez tirasse votos do tucano, que deseja encarar o país como o “pós” Lula e não como o “anti Lula”.

Escrito por: Inaldo Sampaio




POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 92 MIL ACESSOS!

0 comentários: