24 maio, 2010

INFORMATIVO DO MANDATO DO VEREADOR FÁBIO BARROS DE PAULISTA-PE

AVANÇO DO MAR EM PAULISTA

AUDIÊNCIA PÚBLICA NAS PRAIAS

Com a participação da comunidade do Janga , Pau Amarelo e Maria Farinha, o vereador Fábio Barros realizou no dia 16 de novembro de 2009, Audiência Pública sobre o" Avanço do Mar na Orla de Paulista."

As informações trazidas pelo prof. Valdir Mnaso, da Universidade Federal de Parnambuco, UFPE, assim como os outros participantes, foram  muito importantes para o debate que ocorreu com a participação dos parlamentares e comunidade. Desde 2007, a prefeitura do Paulista dexcretou estado de emergência por causa do avanço do Mar na nossa Orla, e o município, liberado de licitação pública, enviou ao Ministério da Integração Nacional projeto de contenção que buscava recursos federais da ordem de 13 milhões.

A audiência Pública foi esclarecedora pois apresentou os verdadeiros problemas sobre o avanço do mar, da costa pernambucana, e em especial  em Pulista, e nos provou que a ações realizadas pelos municípios desde a década de 80 não resolveram o problema da erosão e na maioria das vezes causaram problemas.

 Paulista, por exemplo, com as construções dos espigões e barra-mares, (diques), transferiram as corrente marinhas para as praias vizinhas, causando o efeito dominó. A partir dessa Audiência Pública, o vereador Fábio Barros,por entrnder que este é um problema metropolitano que precisa ser tratado de forma coletiva, encaminhou requerimento para o Parlamento Metropolitano do Recife solicitando a realização do 1º SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE O "AVANÇO DO MAR" NA COSTA PERNAMBUCANA E SEUS REFLEXOS NA REGIÃO METROPOLITANA.

O vereador Fábio idealizou e participou do seminário promovido pelo Parlamento Metropolitano sobre o avanço do mar, que foi realizado na cidade de Jaboatão e reuniu todos os municípios da região Metropolitana, com o propósito de esclarecer sobre os problemas da erosão marinha da região.

Entre as soluções apontadas, destacamos as que foram assumidas:

1- O governo do estado anunciou que a solução do problema é um projeto de contenção para toda região metropolitana do Recife (RMR) e que no primento semestre de 2010 apresentará o edital de licitação para contratar empresa nacional ou internacional para executar as obras, e que as áreas de pontos mais urgentes seriam inicialmente atendidas,(Paulista e Jaboatão);

2- O Parlamento Metropolitano do Recife criou uma comissão de acompanhamento das ações do Governo de Pernambuco, sobre o projeto estadual de contenção do "avanço do mar". Comissão esta coordenada pelo Vereador Fábio Barros e com a participação de vereadores dos sete municípios atingidos da RMR.


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 96 MIL ACESSOS!
                                                                                 

0 comentários: