31 maio, 2010

Unidades de saúde de Olinda estão sob risco de interdição ética, informa sindicato

Do Simepe

Médicos da rede municipal de saúde de Olinda estiveram na manhã desta segunda-feira (31) na sede do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) para entregarem abaixo-assinado solicitando segurança nos serviços de Pronto Atendimento Infantil (Peixinhos) e Adulto (Varadouro). De acordo com eles, as ameaças por parte de alguns pacientes são constantes chegando, em certos casos, até à agressão física.

"Estamos atendendo sob coação e correndo risco de morte", revela uma das médicas que preferiu não se identificar. Além disso, os profissionais denunciaram más condições de trabalho, falta de equipamentos para exames, instalações precárias, único laboratório desativado e plantões desfalcados. "Atendemos cerca de 170 crianças no plantão de 12 horas", disse a médica Carli Jansen.

Por conta da situação, o Cremepe irá realizar fiscalização nas unidades de saúde mencionadas acima. As visitas apontarão se haverá necessidade de interdição ética nos hospitais. "A situação de Olinda é dramática. Apesar de a interdição ser uma medida extrema, iremos toma-la caso seja necessário", afirmou o presidente do Cremepe, André Longo.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Silvio Rodrigues, essas unidades de saúde estão precisando de reformas estruturais urgentes e, sobretudo, de policiamento, devido aos constrangimentos que os médicos passam no dia a dia.

"É uma vergonha o que está acontecendo nos SPAs de Olinda. Daí os usuários jogam nos médicos a culpa da má gestão municipal", declarou. Ele afirmou que o Simepe aguarda nova proposta de negociação da Secretaria de Saúde, intermediada pela Promotoria Pública de Olinda, a fim de resolver o impasse com a gestão municipal.
Os médicos de Olinda marcaram nova assembleia geral para amanhã (1º de junho), às 19h, no auditório do Simepe.

POSTADO ÀS 12:59 EM 31 DE Maio DE 2010

BLOG DO JAMILDO


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 97 MIL ACESSOS!

0 comentários: