07 junho, 2010

Criança Esperança vai para Jaboatão

Faltou manutenção nas instalações do projeto em Rio Doce, em Olinda

PAULO CARVALHO
O Espaço Criança Esperança, parceria entre a Rede Globo, a Unesco e a Universidade Católica de Pernambuco, instalado em Olinda desde 2003, mudará de endereço. A nova sede do projeto, única do Norte-Nordeste, deverá funcionar no município de Jaboatão dos Gurarapes, segundo informou à reportagem da Folha de Pernambuco, Marlova Noleto, coordenadora do Setor de Ciências Humanas e Sociais da Unesco, responsável pela gestão dos recursos e do projeto pedagógico do Criança Esperança. “É um processo de transição normal. Continuaremos em Pernambuco, atuando no Grande Recife, destinando recursos, influenciando a geração de novas políticas públicas e firmando Espaço Criança Esperança como centro de excelência em atividades de educação, esportivas e culturais”, afirmou Noleto.

Além de Olinda, o Criança Esperança possui instalações em mais três cidades brasileiras. No Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em São Paulo onde, como acontecerá em Pernambuco, depois de passagem de três anos na comunidade de Jardim Ângela, instalou-se na Brasilândia, em 2005. “A prefeitura de Olinda tem plenas condições de continuar com as ações do projeto. É um patrimônio que fica para as comunidades de Rio Doce e Peixinhos”, explicou Noleto.

Segundo a coordenadora, a escolha dos novos municípios e comunidade para atuação do Criança Esperança está associada aos indicadores de desenvolvimento humano e às necessidades do local receptor. “A prefeitura de Jaboatão dos Gurarapes manifestou grande interesse, e isso é fundamental, já que a prefeitura, no projeto de parceria, responsabiliza-se pelos recursos humanos e pela manutenção do espaço”, apontou Noleto. Segundo a gestora, o local de instalação ainda está sob negociação.

Pernambuco

Se a resolução de mudança está clara para gestão da Unesco, em Pernambuco, no entanto, a transferência do projeto de Olinda para Jaboatão dos Guararapes é, para dizer pouco, brumosa. A Globo, detentora da marca e responsável pelas campanhas do Fundo Criança Esperança, mantido por doações, não opina. Silêncio maior chega da prefeitura de Olinda, através do Secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Fernando Ramos. O secretário, até o fechamento desta edição, só falou com a reportagem da Folha de Pernambuco através de nota padrão enviada por sua assessoria. “A prefeitura garante que os moradores beneficiados pelo programa não precisam se preocupar, porque serão mantidos no espaço atividades esportivas e culturais”, afirmou Ramos.

Manutenção

Nas instalações do Criança Esperança, na terceira etapa de Rio Doce, a falta de manutenção, responsabilidade da gestão do abscôndito Renildo Calheiros, grassam.

Gleidson Clementino da Rocha, 23 anos, é beneficiado pelo Criança Esperança desde 2002. “Estamos todos chateados com o fim do projeto, e acredito que a criminalidade possa voltar”, lamentou o auxiliar de serviços gerais. A suspensão de todas as atividades do Criança Esperança Olinda deve ocorrer no próximo 30 de junho.

Rio Doce é o maior bairro da cidade, com mais de 45 mil habitantes. São 15 mil jovens, de até 19 anos. O Criança Esperança, em Pernambuco, atende a cerca de 2.600 crianças, adolescentes e jovens.

Comentários Busca
Folha de Pernambuco
Domingo, 06 de Junho de 2010  00:00



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 98 MIL ACESSOS!

0 comentários: