01 julho, 2010

Eduardo versão paz e amor

No primeiro momento, um candidato na versão paz e amor. Vestindo camisa branca, falando em tom amistoso e prometendo fazer uma campanha sem atacar os adversários, o governador Eduardo Campos (PSB) deu ontem o pontapé inicial para sua campanha de reeleição.

O socialista enfatizou a disposição de ocupar todos os recantos do estado, sem "agredir" ou "dar pancada" em ninguém. "Vamos fazer uma campanha respeitando o povo de Pernambuco. Não vamos falar mal de quem quer que seja. Esperamos que eles (a oposição) respeitem a população", afirmou. A postura amena de Eduardo sinaliza para um candidato que não quer partir para o confronto logo no início da competição. Ele anunciou, inclusive, que vai começar a campanha somente no início de agosto, quando começa o guia eleitoral, para se dedicar um pouco mais à administração do estado.

Eduardo falou durante 26 minutos. As primeiras palavras do seu discurso foram dedicados às vítimas das enchentes provocadas pelas chuvas dos últimos dias. "Vamos dedicar a energia dessa convenção para aquelas pessoas que, mesmo perdendo tudo, estão lutando para reconstruir suas vidas". No palco armado no salão principal do Clube Português do Recife, Eduardo disse que estava "em casa" referindo-se à quantidade de aliados que ocuparam o espaço.

O governador lembrou que estava mais disposto do que em 2006, quando entrou na disputa para o governo do estado apoiado por uma magra coligação com o PR. "Chego a este local (na convenção) em circunstâncias bem diferentes, com o apoio deste time (secretários, assessores e aliados políticos). Ao longo da minha vida, aprendi que não se consegue nada sozinho", destacou. Ele foi mais além ao dizer para militância que iria concorrer à reeleição não apenas para disputar um cargo, mas para continuar o trabalho em prol do desenvolvimento de Pernambuco. "Estou cumprindo o que prometi (na campanha de 2006). Vou para as ruas de cabeça erguida e em condições de olhar nos olhos das pessoas", frisou.

Ao lado do vice-governador João Lyra Neto (PDT) e dos candidatos ao Senado, o deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB) e o ex-secretário estadual das Cidades Humberto Costa (PT), convocou a militância para representá-lo em seus municípios e repassar para a população o compromisso de construir "um novo caminho para o povo pernambucano". "Nessa campanha, vamos dizer ao eleitor o que fizemos e o que pretendemos fazer". Ele aproveitou para anunciar que o seu programa de governo será centrado em três eixos, dando especial atenção à qualidade de vida das pessoas, à economia e ao compromisso de deixar a máquina pública em condições de elaborar políticas públicas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, não foram esquecidos. Além do banner com a foto deles junto com Eduardo, também foram lembrados nos discursos. Lula como o presidente que mais ajudou o estado e Dilma como o nome ideal para sucedê-lo. A decoração do clube ganhou o tom da campanha socialista, enfatizando sempre que agora "é daqui para melhor" e que"Pernambuco avança com o Brasil".

Frente Popular de Pernambuco

Governador: Eduardo Campos (PSB) Vice-governador: João Lyra (PDT)

Senadores: Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro Neto (PTB)

17 partidos compõem a coligação: PSB, PT, PDT, PTB, PCdoB, PR, PSC, PP, PRB, PSDC, PSL, PRP, PHS, PTdoB, PTN, PRTB, PTC

102 candidatos disputam vagas na Câmara dos Deputados, sendo 70 homens e 32 mulheres

3 chapas concorrem à Câmara dos Deputados. O chapão reúne 9 partidos (PSB, PT, PP, PDT, PCdoB, PR, PRB, PTB, PSC), enquanto a chapinha maior conta com cinco legendas (PTC, PSDC, PHS, PSL e PTdoB) e a menor com duas (PTN e PRTB)

330 candidados disputam vagas na Assembleia Legislativa, sendo 280 homens e 50 mulheres

5 chapas concorrem às vagas a deputado estadual. O chapão contará com 8 partidos (PSB, PT, PP, PDT, PCdoB, PR, PTB e PSC) e duas chapinhas compostas por 4 siglas (PTC, PSDC, PSL, PTdoB) e 3 legendas (PTN, PRTB, PRB). O PHS e o PRP terão chapas próprias.

Fonte: Diário de Pernambuco (política), 01/07/2010

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 100 MIL ACESSOS!

0 comentários: