15 julho, 2010

Obra fechará maternidade em Olinda

Deu No JC:



A Maternidade Brites de Albuquerque, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, vai passar pelo menos 300 dias fechada, a partir de agosto, por causa de obras de reforma e ampliação. O período de inatividade, de acordo com a Secretaria de Saúde do município, pode chegar a um ano e meio. Mas, no final, a unidade terá capacidade de atendimento dobrada e poderá realizar até 400 partos por mês.

Enquanto a maternidade estiver passando pelas mudanças, todos os atendimentos serão absorvidos pelo Hospital Tricentenário, também em Olinda. Atualmente, a capacidade da unidade é para 400 nascimentos mensais. A secretária de saúde, Tereza Miranda, garante que não haverá problemas de falta de leitos. “Em todos os períodos em que a Maternidade Brites de Albuquerque esteve fechada, como no último período de greve, por exemplo, o Tricentenário recebeu os atendimentos e não tivemos problema. Será tudo tranquilo.”

O processo licitatório para a primeira fase das obras, referente à reforma da unidade, já está sendo concluída. A previsão é que a maternidade seja fechada no dia 2 de agosto. Essa primeira etapa deve durar 120 dias. “Vamos diminuir o número de leitos por enfermaria, que era de seis, para quatro. O objetivo é humanizar o atendimento. Nossa linha é dar a maior privacidade possível, garantindo a manutenção do número total de leitos”, explicou a secretária. A segunda fase, de ampliação, será mais demorada: 180 dias. “Nossa previsão contratual total é de 300 dias. Mas sabemos que reformas demoram e podem passar mais tempo. Estamos trabalhando com limite de um ano e meio”, revelou Tereza Miranda.

Os técnicos de enfermagem da maternidade serão relocados para pronto-atendimentos em Bairro Novo e Peixinhos. Quanto aos médicos, ainda será avaliado onde prestarão serviço durante as obras.


Publicado em 14.07.2010

Fonte: Jornal do comércio

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
BLOG COM MAIS DE 101 MIL ACESSOS!

0 comentários: