"A polarização do mesmo". É assim que o candidato do PV a governador de Pernambuco, Sérgio Xavier, define a concentração da disputa entre Eduardo Campos (PSB) e Jarbas Vasconcelos (PMDB). De acordo com Xavier, que também é presidente estadual do partido, os dois principais candidatos "defendem as mesmas coisas" e não estão sendo cobrados da forma como deveriam.
Xavier alerta que as campanhas dos dois adversários se preocupam mais em trocar farpas, deixando de lado a apresentação de propostas claras de governo. O candidato verde lembra que o socialista e o peemedebista ainda não divulgaram com clareza o modelo de desenvolvimento que pretendem aplicar, caso sejam eleitos. "Qual a diferença do modelo de desenvolvimento industrial dos dois? São formas de governar do século passado. A proposta de Suape é dos anos 1970".
O candidato acredita que a concepção de desenvolvimento aplicada durante os governos dos dois concorrentes foi e é atrasada, apesar da pujança econômica dos investimentos no porto de Suape. Lembrouque 28% da população do estado é analfabeta, enquanto a média nacional é de 15%, e que mais de 1 milhão de pessoas são dependentes do Bolsa Família em Pernambuco. Segundo ele, 62% da população de Ipojuca, onde Suape está localizado, não possui saneamento básico. "Para onde está indo esse investimento? Nem todo mundo sonha em ser soldador. Falta planejamento. É preciso diversificar os investimentos no estado, e não concentrar num lugar só".
Como exemplo, Xavier citou o projeto do governo estadual de suprimir parte do manguezal anexo a Suape para a construção de mais estaleiros. "Eduardo quer colocar dez estaleiros no mesmo lugar. Seriam necessários mil ônibus por dia pra levar tanta gente para trabalhar. Isso vai gerar engarrafamentos, e o governo não disse como vai fazer para facilitar o transporte de tanta gente", afirmou Xavier, que defende a construção de apenas três estaleiros, para preservar o meio ambiente.
O candidato do PV, que também é jornalista, acredita que Jarbas e Eduardo não estão sendo cobrados pela imprensa para apresentar propostas de governo. Xavier antecipou que vai abordar esse tema nos debates entre os candidatos. "A gente vai incomodar nos debates", prometeu.
POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
BLOG COM MAIS DE 103 MIL ACESSOS!
0 comentários:
Postar um comentário