19 agosto, 2010

Transporte // Olinda ganha terminal em um ano

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (VIDA URBANA)

O Grande Recife Consórcio de Transporte corre contra o tempo para concluir as obras do projeto de ampliação do Sistema Estruturado Integrado (SEI). Na última terça-feira, foi assinada a ordem de serviço do Terminal Integrado de Xambá, em Olinda. O plano de expansão prevê a construção de 13 novos terminais - entre 2008 e 2012. Inicialmente, cinco deviam estar prontos até o fim deste ano, mas somente dois estão em pleno funcionamento. O prazo para a conclusão das obras de Olinda é de doze meses. Segundo a diretora de operações do Grande Recife Consórcio de Transportes, Taciana Ferreira, o atraso foi devido às chuvas e à demora na desapropriação do terreno de Xambá. "Tem muita coisa que não depende do órgão gestor e da construtora. Tivemos mudanças no cronograma", disse. Os outros dois terminais que deveriam ser entregues, o de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, e o Tancredo Neves, no Recife, - de atendimento direto à linha Sul do metrô - deverão ficar prontos até fevereiro de 2011. O terminal de Xambá éo primeiro a ser construído em Olinda e, de acordo com a previsão feita pelo Grande Recife, deverá atender cerca de 70 mil usuários por dia. "No terminal vão circular 15 linhas. Nove delas vão atender os bairros das redondezas e seis têm destino ao centro do Recife", ressaltou a diretora de operações. Uma das linhas terá ligação direta com o Terminal de Joana Bezerra. No total, serão 85 ônibus - sendo 56 articulados e alongados - realizando em média 1,3 mil viagens por dia.

A estação será construída na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, e atenderá os usuários da Zona Norte da Região Metropolitana - Recife, Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima. O investimento é de cerca de R$ 5,5 milhões provenientes do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), da Caixa Econômica Federal e do Governo do Estado.

O projeto de expansão do SEI visa a integração entre os terminais de ônibus beneficiando o usuário com a possibilidade de circular pela Região Metropolitana pagando apenas uma tarifa. A previsão é de que os23 terminais fiquem prontos até 2012.


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

0 comentários: