20 setembro, 2010

Comemoração, mas sem clima de "já ganhou"

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)
Rosália Rangel
rosaliarangel.pe@dabr.com.br


Pesquisa // Governo enalteceu a disparada nas intenções de votos diante da oposição

Ao comentar o resultado da pesquisa realizada pelo Diario Data Associados, publicada ontem com exclusividade pelo Diario de Pernambuco, o governador-candidato Eduardo Campos (PSB) não escondeu que os números deixaram "muito felizes" as pessoas que trabalham no governo e os que estão engajados na campanha.

Armando, Eduardo e Humberto em caminhada ontem. Pesquisa aponta para tendência do voto casado. Foto: Roberto Pereira/Divulgação
Ele, no entanto, ponderou que as pesquisas de intenção de votos refletem uma "fotografia do momento" e que consolida uma tendência que está sendo construída nas ruas pela Frente Popular. "Mas ainda temos 15 dias pela frente e vamos trabalhar mais e mais", avisou o socialista. O levantamento mostrou Eduardo com 68% contra 14% do candidato da oposição, senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Portanto, uma diferença de 54 pontos percentuais em favor do socialista.

Eduardo também comemorou a reação do candidato ao Senado Armando Monteiro Neto, que obteve 32% da preferência do eleitorado e ultrapassou o senador Marco Maciel (DEM), que aparece com 25%. O governador atribuiuo resultado à proximidade da eleição. Na avaliação dele, já é uma tradição o eleitor só prestar atenção à disputa pelo Senado na reta final da campanha. "Nós percebemos isso. O número de indecisos começou a cair de forma expressiva. Então, chegou a hora de colocar o voto em toda Frente Popular, nos proporcionais e nos dois candidatos ao Senado", destacou Eduardo.

O deputado federal Armando Monteiro, por sua vez, optou pela discrição ao comentar o resultado. O petebista afirmou que a pesquisa reflete o fortalecimento da campanha de Eduardo Campos, além de mostrar o que as pesquisas internas feitas pela coligação governista já mostravam. "É uma tendência que se desenha há algum tempo", frisou. Quando questionado se os números revelados pelo Diario Data Associados já davam a ele o "gosto" de derrotar Maciel, Armando despistou. "Não é caso de sentir o gosto de derrotar ninguém. Não é esse o nosso propósito. Os dados traduzem uma larga afirmação da população em favor de um projeto que está dando certo. Do nosso lado, vamos continuar trabalhando", assegurou.

Em primeiro lugar na disputa pelo Senado, com 45% das intenções de voto, o ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PT) considerou a pesquisa positiva não apenas pela performance dele e de Eduardo, mas pela reação de Armando. "Eleger os dois senadores e Dilma Rousseff (PT) presidente da República está seguindo rigorosamente o que está no nosso script", salientou. Os candidatos majoritários da Frente da Popular comentaram a pesquisa enquanto participavam do evento Arte na Praça, uma mobilização que reuniu, na Praça de Casa Forte, no Recife, artistas plásticos que apoiam reeleição de Eduardo.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 108 MIL ACESSOS!

0 comentários: