17 janeiro, 2011

João x João


Escrito por Inaldo Sampaio
17 de Janeiro de 2011 às 09:58:22

Coluna da Folha de Pernambuco da segunda-feira, 17/01/11

[Por: Valdecarlos Alves – interino]

João da Costa retoma o comando da PCR nesta segunda-feira já fazendo barulho. Em entrevista à Folha de Pernambuco, ontem, o petista mostrou estar disposto para encarar a reeleição e para isso precisa correr contra o tempo para enfrentar os desafios que tem pela frente. "Acho que o Recife vai ter um conjunto de projetos que, em outra época de sua história recente, não teve", avisou o gestor num claro recado para o atual desafeto João Paulo, de quem herdou, segundo ele, uma dívida de R$ 110 milhões. Mesmo em doses espaçadas, mas com forte teor de mágoa, o prefeito trabalha numa espécie de desconstrução do correligionário. Já acusou o ex-padrinho político de querer fazê-lo de "boneco de ventríloco", pois queria ser prefeito de verdade, mas João Paulo não deixava. Essa seria a razão do rompimento, coisa que muitos não acreditam.

Mesmo com o descortinamento do que seria a "verdade" dita pelo prefeito, João Paulo ficou calado por muito tempo e vê o seu ex-pupilo como um traidor. "Fui esfaqueado pelas costas por alguém que lutei contra tudo e todos para me suceder na prefeitura", teria dito diversas vezes nos bastidores. Ontem mesmo, quebrou o silêncio através de uma nota enviada à imprensa. Disse que sempre honrou os compromissos com os fornecedores e pediu para João da Costa "deixar de lado a arrogância e tomar medidas para melhorar a gestão". A guerra começou.

Medidas - Os senadores e deputados que tomam posse no dia 1º de fevereiro encontrarão 21 MPs editadas pelo ex-presidente Lula. Entre as mais polêmicas, a do salário mínimo e da punição a funcionários públicos envolvidos em quebra de sigilo.?

Herança - Ex-vice-prefeito, Luciano Siqueira (PCdoB) saiu em defesa do ex-prefeito João Paulo sobre a dívida deixada na PCR. "Todo o governo se endivida. Quem não se endivida é incompetente", disse o deputado estadual eleito.

Troco - Acusado de deixar uma herança nada bendita na PCR, João Paulo deu um tempo em suas férias na praia para responder através de nota resposta ao prefeito João da Costa. O petista estava evitando confronto direto com o correligionário, mas deixou ontem seu lado zen e transcendental para se defender das acusações do ex-aliado.

Solenidade - O retorno oficial de João da Costa será às 8h, na sede da Prefeitura do Recife. O evento terá a participação do vice-prefeito Milton Coelho e de todo o secretariado municipal. Correligionários e aliados do petista prometem comparecer em peso.Às 9h30, o prefeito concede entrevista coletiva.

Herança - A deputada estadual Terezinha Nunes estranhou o fato de João da Costa revelar apenas agora a dívida de R$ 110 milhões herdada na PCR. "O que dirá João Paulo?", escreveu a tucana em sua página no Twitter.

Mira - Terezinha Nunes diz saber ainda de uma "fonte segura" que o próximo alvo dos petistas, depois de João Paulo, é o braço direito e esquerdo dele, a ex-secretária da PCR, Lygia Falcão. "O tiroteio começou", comemorou a opositora na internet.

Gula - A hegemonia do PT no governo Dilma Rousseff se revela mais pelo domínio dos cargos na administração federal do que pelo controle das verbas orçamentárias. Segundo levantamento da Folha de S.Paulo, os ministérios entregues aos petistas abrigam 60% dos cargos de livre nomeação na Esplanada.

Gelo - A onda de protestos e paralisações na Terra do Fogo esfriou a viagem que o deputado Fernando Ferro faria hoje à Artártica. O comando da Marinha do Brasil adiou a missão que levaria o petista como um dos convidados.

Amupe - A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), debate a regulamentação e implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, na próxima quarta-feira (19), a partir da 9h.O evento acontece na sede da entidade.
 
 
BLOG DO INALDO SAMPAIO

0 comentários: