27 julho, 2011

“Não tenho receio de enfrentar Iris e Marconi” DIZ JUNIOR DA FRIBOI

Para quem anda preocupado com a ida de Júnior da Friboi para o PSB, em entrevista ao jornal Opção do estado de goiás, JB afirma que não rompeu com o PL e continuará ajudando a criação do partido em todos os estados do Brasil.
Leia entrevista abaixo.

Osésa Rodrigues - PL-DF



“Não tenho receio de enfrentar Iris e Marconi”



Na sexta-feira, 22, o empresário Júnior do Friboi, sócio do grupo JBS — que fatura 50 bilhões de reais por ano e tem 125 mil funcionários —, ligou para a redação do Jornal Opção. Ele está nos Estados Unidos e só volta para o Brasil no dia 15 de agosto. “Estou correndo atrás de minhas coisas”, afirma, na sua linguagem coloquial. Defensor de uma tese política heterodoxa — acredita que pode unir o governador Marconi Perillo, do PSDB, e o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende, do PMDB, em torno de sua candidatura —, Júnior nada tem de ingênuo. “Sei que é difícil, mas difícil não é sinônimo de impossível. Mas, mesmo sem união, devo ser candidato a governador de Goiás em 2014. Está acertado com o presidente do meu partido, Eduardo Campos, governador de Pernambuco. Filiei-me ao PSB com este objetivo.” O sr. está realmente empolgado? “Estou animadíssimo.” Depois de uma pauta, instigado pelo repórter, frisa: “Mesmo se Marconi e Iris forem candidatos, eu insisto que vou disputar. Vou entrar no meio deles. Perder para dois políticos experimentados não é demérito. Ademais, se perder, nada estarei perdendo. Quem perde é Goiás”.

Por que Júnior do Friboi está se tornando político, se se não precisa de mais dinheiro? “Eu primeiro organizei minha vida na iniciativa privada e, agora, estou migrando para a política. Mas não tenho nenhuma intenção de fazer a vida na política. Não preciso disso. Na verdade, quero ser governador de Goiás para acabar com a mesmice e lutar contra o ódio que existe na política do Estado.”

Comenta-se que Júnior do Friboi se expõe como possível candidato a governador, mas, no fundo, quer disputar mandato de senador. “Nada disso. Não tenho vocação parlamentar. Minha vocação é executiva. O PSB, por sinal, tem um projeto de poder, de médio ou longo prazo. Eduardo Campos quer o partido organizado nacionalmente. O objetivo é deixá-lo preparado tanto para as disputas estaduais quanto da própria Presidência da República.”

Solicitado a avaliar a disputa pela Prefeitura de Goiânia, Júnior do Friboi frisa que vai trabalhar para o prefeito Paulo Garcia. “Com mais quatro anos para governar, ele fará uma grande administração. Paulo, além de meu amigo, é competente e íntegro. Ele será reeleito. O senador Demóstenes Torres [DEM] deveria ficar no Senado, onde faz um excelente trabalho. Ele tem o perfil adequado para o Senado. Quantas vezes disputar mandato de senador, eu votarei nele.”



Sobre o PL, Júnior do Friboi diz que não há qualquer rompimento com seu presidente, Cleovan Siqueira. “Pelo contrário, eu e Cleovan nos damos muito bem. Vou continuar ajudando-o organizar o partido em todo o Brasil.”
No momento, o grupo JBS está acabando de “incorporar” o Banco Matone e alguns curtumes. “A JBS está muito bem e em expansão. Seu crescimento é sustentado”, garante Júnior.



Ao avaliar o governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, Júnior do Friboi é cauteloso. “A economia americana é sólida, não resta dúvida. Mas as guerras movidas pelo país depois do 11 de Setembro arrebentarram a economia. Obama está com dificuldade para fazer a economia crescer, para incutir otimismo e esperança nos americanos. Agora, o país está acompanhando a questão da negociação da dívida do Estado americano.”

O governo de Dilma Rousseff, “apesar de ser o primeiro ano, quando se faz ajustes, está indo bem”, afirma Júnior do Friboi. “O fundamental é que Dilma faz um governo responsável, com equilíbrio das contas públicas. Acredito que 2012, com a máquina ajustada, será o ano da presidente.”

Embora esteja disposto a enfrentar Marconi Perillo em 2014, para realizar “o sonho de administrar o Estado no qual nasceu”, o empresário tem boa opinião sobre o tucano. “Ele tem muita energia e bons propósitos. Acredito que seu governo dará certo. Talvez não faça tudo aquilo que planejou, mas tenho certeza de que vai viabilizar o governo.”
 
JORNAL OPÇÃO

0 comentários: