Iphan notificou Secretaria de Defesa Social sobre postes que estão sendo colocados no Sítio Histórico
Publicado em 26/01/2012, às 09h32
Do JC Online
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) notificou a Secretaria de Defesa Social (SDS) pela instalação de 16 postes que serão utilizados como suportes para câmeras de segurança no Sítio Histórico de Olinda. O Iphan e a Prefeitura de Olinda discordaram dos pontos onde os equipamentos foram colocados por descaracterizar áreas de preservação. Por conta disso, após o Carnaval, alguns postes devem ser retirados.
De acordo com o superintendente do Iphan em Pernambuco, Frederico Almeida, o instituto deu uma autorização apenas provisória para a instalação das câmeras. A localização dos equipamentos não foi discutida com o órgão. Segundo Frederico, a cidade de Olinda vem realizando um trabalho de retirada de postes e fiação para não descaracterizar o casario e as ruas históricas.
“Não somos contra as câmeras. Nossa preocupação é apenas compatibilizar a segurança com a preservação do patrimônio. Precisamos minimizar as interferências até mesmo tendo em vista o trabalho que vem sendo feito em ruas como a de São Bento e a do Sol, onde postes foram retirados e a fiação embutida”, avaliou o superintendente do Iphan.
Frederico Almeida destacou que a autorização para a instalação das câmeras foi provisória e que a permissão definitiva depende de uma revisão nos pontos atuais.
O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, reconheceu a boa vontade da Secretaria de Defesa Social em instalar os equipamentos de segurança. No entanto, o prefeito também ressaltou que muitas das câmeras estão em pontos inadequados da Cidade Alta.
“A SDS, na melhor das intenções, instalou as câmeras, mas não consultou a prefeitura nem o Iphan. Era necessária uma conversa mais detalhada para que definíssemos em conjunto a localização dos equipamentos, respeitando a conveniência da secretaria e também a questão da preservação. Em todo o caso, tenho certeza que essa situação será contornada porque as câmeras são necessárias e vieram para beneficiar a população e os turistas”, concluiu o prefeito.
O JC localizou vários postes instalados na Cidade Alta para receber as câmeras da Secretaria de Defesa Social. A maioria está ao lado de postes de energia e em meio a um emaranhado de fios de eletricidade e de telefonia. Apenas na Rua de São Bento, o equipamento destoa porque a fiação original foi embutida.
Das 16 câmeras de monitoramento, 15 ficarão na Cidade Alta e uma no Largo do Varadouro. Os equipamentos serão ligados com o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) e captarão em tempo real tudo o que acontece nas principais ruas do Sítio Histórico.
A Secretaria de Defesa Social informou, através da assessoria de comunicação, que os postes instalados em Olinda receberam a devida autorização tanto da Prefeitura, quanto do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.
0 comentários:
Postar um comentário