30 janeiro, 2012

Olinda homenageia agremiações tradicionais no carnaval 2012

Expectativa é que mais de 800 agremiações e 500 orquestras desfilem.
Folia vai contar com 15 polos, no sítio histórico e em bairros da cidade.

Katherine Coutinho DO G1 PE
Prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, anuncia tema do carnaval 2012 (Foto: Katherine Coutinho / G1 PE) 

Prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, na coletiva.
(Foto: Katherine Coutinho / G1 PE)
O carnaval 2012 em Olinda vai ser de muitas comemorações, com tradicionais agremiações da cidade, que foi nomeada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco em 1982, completando datas redondas. O Clube Vassourinhas comemora 100 carnavais, o clube Elefante de Olinda faz 60 anos, a troça Ceroula 50 e a Marim dos Caetés, 30, além do Homem da Meia-Noite, o gigante que está fazendo 80 anos.
Não é à toa que o tema deste ano vai ser 'Olinda, a magia para o mundo'. "Nós escolhemos ressaltar as datas redondas, não é dar mais destaque a um grupo que a outro. São datas importantes e precisamos destacar esses que nasceram aqui em Olinda", explica o prefeito, Renildo Calheiros.
Para abrir o reinado de Momo, Alceu Valença comanda a festa, na quinta-feira, 16 de fevereiro, no Fortim do Queijo. A noite conta também com a orquestra Rockfônica, do maestro Ademir Araújo, que interpreta em ritmo de frevo clássico do rock, e a banda olindese Eddie.
Além da festa nas ladeiras, o carnaval vai contar com 15 polos, localizados no sítio histórico e em bairros da cidade. "Estamos com mais dois polos neste ano, um no Bultrins e outro em Amaro Branco. É uma comemoração poder expandir o carnaval", comemora Marcia Souto, secretária de Cultura de Olinda.
A folia desse ano vai contar com shows de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Karina Burh, Jorge Riba, Orquestra Contemporânea de Olinda, Gerlane Lopes, Família Salustiano e a Rabeca Encantada, Quinteto Violado, Claudionor Germano, China, Maracatu Nação Pernambuco, entre outros. "Temos muitas pessoas que fazem parte da história da Olinda. Estamos focados nos nossos artistas, na nossa cultura", argumenta Márcia.
A expectativa para este ano é que mais de 800 agremiações e 500 orquestras desfilem pelas ladeiras de Olinda. Além disso, 216 orquestras intinerantes vão circular pelas ladeiras do Sítio Histórico durante os quatro dias de folia, sempre de 10h às 22h, assim como 64 atrações intinerantes, entre grupos de percursão e maracatu, para lembrar os ritmos que, além do frevo, marcam o carnaval olindense.
E a folia não é só durante o dia, mais de 50 cortejos estão marcados para sair à noite pelas ladeiras de Olinda, entre eles o tradicional desfile do Homem da Meia-Noite, que sai de sábado para domingo, à meia-noite. Porém, como o ano é de festa, o gigante vai sara também na segunda-feira (20), no bairro de Guadalupe, com dois carros alegóricos, seguindo pelo Amparo e Bonsucesso, como não acontece há 40 anos.
Outra novidade deste ano é que a troça Cariri, conhecida por abrir o domingo de carnaval em Olinda, depois do desfile do Homem da Meia-Noite, vai sair às ruas também na terça-feira, às 20h, para fechar as comemorações de Momo. Essa é a primeira vez em 90 anos que a troça vai desfilar na terça. "É a volta do percurso partindo da Praça 12, diversas agremiações de fantasia devem participar", adianta Márcia. "Estamos fazendo um grande esfoço para fortalecer as agremiações de fantasia, elas são a beleza do carnaval, o colorido", reforça o prefeito.
Além disso, o tradicional encontro de maracatus rurais acontece na Cidade Tabajara na segunda-feira de carnaval. "Os maracatus neste ano voltam também a desfilar pelo sítio histórico. Serão mais de 50 grupos, que vão passar também por Peixinhos, Rio Doce, Bultrins e Rua do Sol", conta Márcia.
A terça-feira (21) é o dia do encontro dos bonecos gigantes, onde cerca de 150 bonecos desfilam, a partir das 10h, saindo do Largo de Guadalupe, passando pelas principais ruas da Cidade Alta, até a Prefeitura. A terça é também o dia do encontro das duas das mais tradicionais troças carnavalescas de Olinda. Elefante e Pitombeira, pelo terceiro ano consecutivo, se encontram em frente à Prefeitura Também na terça, acontece o encontro de 11 blocos de frevo lírico, que saem em desfile, a partir das 20h, do Largo do Amparo, e vão até o Sítio Seu Reis.
A programação completa do carnaval ainda não foi fechada. A previsão é que até 3 de fevereiro seja divulgada. O investimento da Prefeitura na festa deste ano é de, aproximadamente, R$ 7,5 milhões.
Homenageado
O homenageado deste ano do carnaval de Olinda é Germano Coelho, carnavalesco, historiador e professor, que era o prefeito quando a cidade foi nomeada Patrimônio Histórico, em 1982. A escolha do homenageado acontece, como explica o prefeito, por decisão da Prefeitura em parceria com a Associação Carnavalesca de Olinda, a Liga Olindense de Agremiações e Fantasias, a Liga dos Bonecos Gigantes, além de outros grupos locais. "Ele é também patrimônio do estado de Pernambuco, da cidade de Olinda. É um visionário, um apaixonado pela cidade, e é um dos grandes incentivadores do carnaval de Olinda", afirma o prefeito Renildo Calheiros.
Nascido num dia de carnaval, Germano Coelho afirma estar emocionado por poder comemorar os 85 anos em um dia de festa para a cidade. "Eu fico emocionado de estar ao lado dos grandes que fazem o carnaval de Olinda ao receber essa homenagem", diz Coelho. O discurso de agradecimento do homenageado citou Paulo Freire e as lembranças de uma vida vendo as agremiações passando pela cidade nos dias de folia. "Não vim para ser homenageado, vim para homenagear o carnaval de Olinda", encerrou.
Vassourinhas
Em homenagem aos 100 anos, a agremiação irá buscar o estandarte de comemoração de aniversário nesta sexta-feira (27), na Prefeitura de Olinda. O clube sairá da sede, no Largo do Amparo, às 19h, em direção ao salão nobre da Prefeitura. Pelas ruas do Sítio Histórico, o clube seguirá com orquestra, grupo de passista e toda a diretoria da agremiação para fazer a “buscada” do estandarte. A festa se encerra no Largo do Guadalupe.
Polos
Em paralelo aos desfiles das troças que sobem e descem as ladeiras do sítio histórico, quem for a Olinda vai também ter a opção de conferir shows nos polos. Os polos Infantil, Samba, Maracatus e Afoxés, Guadalupe, Fortim, Amaro Branco e Sítio de Seus Reis ficam localizados em diferentes áreas da cidade. Este ano, o polo Maracatus e Afoxés, em frente ao Mercado Eufrásio, traz uma grade com cerca de 20 grupos, durante os quatro dias de folia, sempre a partir das 16h.
Os demais polos são localizados nos bairros de Rio Doce, Peixinhos, Bultrins, Salgadinho e Ouro Preto, que também terão desfiles de agremiações de fantasias. "No ano passado já fizemos essa experiência e deu muito certo. O Elefante, o Maracatu Piaba de Ouro, Marim dos Caetés vão passar por esses polos", diz Márcia.
Decoração
A decoração deste ano fica mais uma vez a cargo do artista plástico Romildo Alves. "Eu me inspirei na magia da própria cidade, os bobos da corte e os duendes são os anfitriões desta festa e estarão nos pórticos de entrada, apresentando os homenageados", adianta Alves. O Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura, vai contar com seis bonecos duendes, cada um com três metros, e estandartes dos clubes aniversariantes feitos com veludo, cetim e pedrarias, com estrutura de ferro. "Do lado esquerdo do Palácio serão colocados um elefante com dois metros de altura e um homem da meia-noite com quatro metros de altura, além de estandartes dos blocos Marim dos Caetés, Ceroula e Vassourinhas", conta o artista.
Transporte
O prefeito adiantou que o convênio com a cidade do Recife para os táxis poderem circular por Olinda durante o carnaval vai ser refeito. "É mais seguro para todo mundo sair de táxi, não tem Lei Seca, não tem preocupações", lembra. O estacionamento no Memorial Arcoverde vai funcionar mais uma vez, com transporte para a Cidade Alta.

0 comentários: