16 fevereiro, 2012

Ceroulas comemora 50 anos com desfile pelas ladeiras de Olinda

ZÉ PEREIRA


Hino da agremiação é um dos mais executados de Pernambuco


A hegemonia masculina do Ceroulas desfila toda sua alegria e irreverência pelas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda neste sábado (18). Este ano, os marmanjos do bloco têm mais uma coisa a comemorar: o aniversário de 50 anos da troça. Nessa folia, a agremiação promete arrastar uma verdadeira multidão de foliões a partir das 19h, do Clube Atlântico de Olinda.
A agremiação, que é conhecida por permitir a participação apenas de homens no bloco, vai ganhar às ruas no seu cinqüentenário com a presença das mulheres, que participam do desfile desde 1987. Desde então, a cada cinco anos as mulheres ganham a permissão de desfilar pelas ladeiras de Olinda com o bloco.
Tudo começou em 5 de janeiro de 1962 quando um grupo de amigos formado por seis amigos, Antônio, conhecido como Cabela, atual presidente de honra, Arthur, Gilvan, Lúcio, Jamons e Lucilo. O nome teve origem em uma dissidência com uma troça, a Turma do Pijama. No seu primeiro desfile, apenas 16 marmanjos desfilaram pelas ruas de Olinda. Hoje, mais de 600 homens fazem parte do bloco. Ao longo desses 50 anos, a troça só não desfilou em 1965, época da ditadura militar, graças a censura imposta.

O hino do Ceroulas, composto por Milton Bezerra de Alencar, é uma das músicas mais executadas do Carnaval de Pernambuco. O frtevo já foi gravado por artistas como André Rio, Geraldinho Lins, Almir Rouche, Quinteto Violado e Zuza Miranda. Em 2002, a tradicional troça olindense participou do Carnaval recifense, desfilando pelas ruas do Bairro do Recife.

16/02/2012 09:43 - RUI GONÇALVES - Do FolhaPE 

0 comentários: