19 novembro, 2007

Dona Selma recebe a Ordem do Mérito Cultural

Em solenidade que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministro da Cultura, Gilberto Gil, Dona Selma do Coco recebeu a Ordem do Mérito Cultural na classe de comendador. Título que muito honra a todos pernambucanos e olindenses.
Infleizmente, a nossa imprensa pouco falou.
E nosso Estado pouco divulgou.
Aqui em Olinda, o silêncio foi completo.
Nunca o suficiente para impedir
o tradicional sorriso de Dona Selma do Coco.
"República Federativa do Brasil. O Presidente da República concede a Selma do Coco o presente Diploma pela sua admissão na Ordem do Mérito Cultural na classe de comendador através de Decreto de 22 de outubro de 2007, por suas relevantes contribuições à cultura brasileira."


Brasília, 8 de novembro de 2007.


Luiz Inácio Lula da Silva


Gilberto Gil - Ministro da Cultura
O QUE PENSA DONA SELMA DO COCO
“A música eleva muito o povo
brasileiro, não é só o futebol.
Com a música nos gozamos
de bom conceito lá fora,
bem mais do que com a política”
“O mercado brasileiro da música atinge
a determinados valores e a outros não.
Tem pessoas que são geniais,
ficam ricas e tem pessoas que estão aí
e não tiveram oportunidade ainda".
“Coco é um trabalho muito antigo, do cativeiro.
Do tempo que botava os escravos na corrente.
Tem mais de 200 anos.
Gosto muito de cantar, ando muito
viajo por todo o canto com esse trabalho
e graças a Deus sou feliz”.

"Eu vou cantar muito coco ainda.
Cantar muito coco pelo meio do mundo"
Dona Selma é motivo de
orgulho para Olinda

Cantora. Compositora. Pernambucana de Vitória de Santo Antão. Até os dez anos de idade viveu no interior onde teve contato com o coco de roda. Mudou com a família para o Recife. Na capital pernambucana casou e teve 14 filhos. Aos 30 anos, ficou viúva. Após a morte do marido passou a residir em Olinda, Pernambuco, onde trabalhou como vendedora de tapioca. Nas horas de folga passou a organizar rodas de coco.

Ficou famosa a partir do sucesso das rodas de coco que organizou nos fundos do seu quintal. A partir daí passou a ser convidada para se apresentar em diferentes casas de espetáculos. Em 1996 participou do festival Abril pro rock no Recife.

Fez sucesso no festival com "A rolinha", que foi sucesso no carnaval do ano seguinte, sendo em seguida gravada por diversos artistas. No mesmo período fez shows em São Paulo e na Europa

Em 1998 lançou pela Paradoxx seu primeiro CD, "Minha história", que também foi lançado na Europa.

Nesse primeiro CD estão presentes diversas composições de sua autoria como a música título, parceria com Zezinho, "Santo Antônio", "Dá-lhe Manoel" e "A rolinha", todas em parceria com o mesmo Zezinho.

Em 2001 foi a principal atração brasileira no 32º New Orleans jazz & Heritage Festival, considerado o maior evento do gênero nos Estados Unidos. Apresentou-se acompanhada por três percussionistas e três vocalistas, teve seu show transmitido pela Rádio pública de New Orleans. É considerada a musa da nova geração da música de Pernambuco.

Em 2002 apresentou-se no Rio de Janeiro no Centro Cultural Ariano Suassuna.Já conhecida em diversos países da Europa, em 2004, aos sessenta e oito anos, Selma integrou um grupo de artistas populares de Pernambuco, juntamente com Silvério Pessoa, entre outros, em 3 turnês internacionais, excursionando pela Europa, sendo dois meses só na Alemanha. O grupo foi convidado por diversos países para representar a música tradicional do Brasil em shows e eventos culturais. No mesmo ano lançou o CD "Jangadeiro".
Obra

A rolinha (c/ Zezinho) • Areia (c/ Zezinho) • Coco para Barreiros (c/ Zezinho) • Coco para Berlim (c/ Zezinho) • Dá-lhe Manoel (c/ Zezinho) • Encerramento (c/ Zezinho) • Minha história (c/ Zezinho) • Ô moreninha do dente de ouro (c/ Zezinho) • Odete (c/ Zezinho) • Peixe desconhecido (c/ Zezinho) • Santo antônio (c/ Zezinho) • Submarino alemão (c/ Zezinho).
Discografia

• Minha história (1998) Paradoxx Music CD
• Jangadeiro (2004) Independente CD

http://www.dicionariompb.com.br/verbete.asp?tabela=T_FORM_A&nome=Selma+do+Coco

4 comentários:

Anônimo disse...

valeu SELMA DO COCO!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

SELMA DO COCO PATRIMONIO VIVO DA NOSSA CULTURA....

Anônimo disse...

SELMA DO COCO PATRIMONIO VIVO DA NOSSA CULTURA....

Anônimo disse...

Parabéns SELMA DO COCÓ voce marece.