18 novembro, 2007

Os bonecos mirins de Camarão

Em todos os cantos da casa onde mora Camarão
existem bonecos do carnaval de Olinda.
Um deles, serve até para apoiar o telefone fixo.
A casa respira carnaval.

Camarão, Josenildo Bezerra da Silva
(Olinda, 5/6/1970)

“Nasci em Olinda, mas fui registrado em Goiana. Em 1992, comecei a trabalhar com Sílvio Botelho. Não pensava nunca na minha vida em trabalhar no carnaval. Fui trabalhar com Sílvio Botelho como ajudante de pedreiro na construção do ateliê dele. Aí surgiu uma vaga para trabalhar no carnaval. Passei a cortar isopor, machucava barro para fazer as máscaras do rosto dos bonecos. Cortava silhueta para Sílvio Botelho esculpir. Até hoje, de vez quando, eu ajudo ele.”
“Meus primeiros bonecos foram mirins: O Homem da Meia-Noite, Mateus e Catirina. A idéia surgiu no aniversário de Bianca, minha filha, para quem fiz Catirina, e de Túlio César, filho de Sílvio Botelho, para quem fiz Mateus.”

“Os bonecos mirins deram certo e realizo o Encontro dos Bonecos Mirins desde 2000. Já são 53 bonecos realizados. E todo domingo de carnaval, às 10 horas da manhã, no Guadalupe, a gente junta todos eles.”
“Faço também boneco grande. Fiz um para uma troça de João Pessoa. Fiz para o deputado Sérgio Leite, o cantor Nando Cordel. Para político fiz um até para um candidato a deputado estadual em Belém do Pará e dois para Brasília.”
“São 20 dias de trabalho para fazer um boneco mirim. Trabalho o ano todo com bonecos, criando e me apresentando com eles, também faço decoração.”
“Agora marca minha é a dos bonecos mirins: Zé do Rádio, O Lorde, Selma do Coco, O Homem da Meia Noite, Tarados da Sé, Menino da Tarde, Caboclo de Lança, O Motorista e tantos outros.”
“Gosto de carnaval, ainda saio nas escolas de samba “Deixa Falar” e “Preto Velho”. Participo também da batucada no “Eu Acho é Pouco” tocando tamborim.”

0 comentários: