28 julho, 2009

Jornalista defende o fim da publicação das pesquisas eleitorais (1)

Foto: Reprodução TV Globo
No último capítulo do seu livro “É tudo verdade – memórias de um repórter”, lançado ontem à noite no Recife, com a presença de um grande número de políticos, o jornalista Ricardo Carvalho defende o fim do “guia eleitoral” e a divulgação de pesquisas durante o período da eleição.

Suas palavras:

“Em 1978, o instituto Gallup foi contratado pela revista Veja, ainda em plena ditadura militar, e acertou tudo. Por quê? Porque fez tudo com seriedade. Hoje, os institutos somente chegam à verdade eleitoral na semana que antecede o pleito, quando o estrago já foi feito e muitos candidatos já foram prejudicados. No Brasil, pesquisa eleitoral passou a ser um grande negócio. E que negócio...”.

Ainda no seu livro “É tudo verdade – memórias de um repórter”, Ricardo Carvalho faz a pergunta e ele mesmo dá a resposta:

- Quanto custa mesmo uma campanha eleitoral? A Justiça Eleitoral pode ir buscar a resposta. É só levantar o preço dos seguintes itens:

1- Pesquisa eleitoral
2- Marqueteiro
3- Produtora do guia da campanha majoritária
4- Produtora do guia da campanha proporcional
5- Produtora de comerciais
6- Pessoal para fazer o guia eleitoral
7- Produtora de rádio
8- Pessoal do guia de rádio
9- Pessoal para assessorar o candidato
10- Agência de publicidade
11- Pessoal de publicidade
12- Advogados
13- Equipe de formação do programa de governo
14- Turma de panfletagem
15- Gráfica
16- Carros de som
17- Aluguel de imóvel para instalação do comitê
18- Material de escritório e higiene
19- Segurança
20 –Alimentação
21- Transporte
22- Conta de telefone e de energia
23- Pessoal para ...

Escrito por Inaldo sampaio
Fonte: http://maisab.globo.com/inaldosampaio/

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