21 agosto, 2009

Visita realizada na Escola Gregório Bezerra - Ilha de Santana




Eu, Arlindo Siqueira, visitei a Escola Gregório Bezerra na Ilha de Santana, e fiquei impressionado com o descaso do poder público. A referida escola era referência na comunidade com uma boa estrutura física e com creche.

O dinheiro para construção dessa escola, chegou através do prefeito José Arnaldo, Joãozinho e das Irmãs Dorotéia, que com muita luta em Brasília conseguiram levantar um valor siginificativo para a construção deste equipamento.










Hoje é deprimente ver o estado de depedração, a falta de vigilância que deixa a escola à deriva de vândalos. Conversei com alguns alunos e pais daquela comunidade, a preocupação é muito grande com relação ao cumprimento da carga horária e dos conteúdos programáticos, pois a falta de professores é muito grande. Os pais temem que o poder público não recupere as instalações da escola. Segundo Fabiana Pereira da Silva, é frequente a ausência da diretora e dos professores. "Não existe comando na escola. Essa semana, meus filhos só tiveram um dia de aula". Lucas, de 14 anos, aluno da 8ª série reclama da merenda e diz estar levando de casa. Diz que a merenda é confeccionada sem muita higiene, as merendeiras não usam luvas nem touca durante a confecção das mesmas.


Uma liderança da área, a senhora Losicleide Maria da Silva, exclareceu que a escola já vem nessa decadência a quase 5 anos e que se agravou durante os 2 últimos anos. A luta é muito grande para recompor esse equipamento. Segundo informações da Secretaria de Educação, não existe previsão para a reforma da escola.

Aproveitei o momento e fui verificar o local onde os alunos estão instalados precariamente no antigo Colégio Souza Leão, que funcionava apenas 5 salas de aula e hoje, segundo os alunos, funcionam 9 salas.

Segundo algumas funcionárias, as aulas acontecem normalmente. Pra minha surpresa, as 2 turmas da 7ª série do Ensino Fundamental estavam sem aula. Os alunos se dirigiram até a nossa equipe do Blog, aproximadamente às 15 horas e nenhum professor havia comparecido até o presente momento naquelas turmas.

Postado por Arlindo Siqueira

Blog do Arlindo Siqueira, mais de 56 mil acessos!


1 comentários:

Anônimo disse...

É deprimente como é tratado a educação em nosso estado, a alienação impera através dos meios de comunicação fazendo a população que não passa tais problemas na pele acreditar que tudo está as mil maravilhas. A educação hoje faz milhares de alienados e massa de manobra para governantes que só pensam em almentar suas pseudos estatística de baixa evasão escolar. A cada dia que se passa existem mais pessoas abaixo da linda de intelectualidade aceitável.
Olinda já teve fama de ter grandes cursos e vontade de tirar e qualificar nossas crinças e adultos, hoje tudo isso é usado para criar alienados com uma grande lavagem celebral para criar PELEGOS POLÍTICOS...

Gostaria de pedir a esse BLOG, que pelo que vejo, é a única verdadeira oposição no nosso município, ver o estado que se encontra o CAIC de Peixinhos.

Flávio Ramos