29 outubro, 2009

Cordel musicado ajuda na aprendizagem


Conhecida por escrever livretos de cordel para ensinar a seus alunos, a pedagoga e poetisa popular Rivani Nasario resolveu cantar os versos que criou. A professora e jornalista lança hoje o CD Cordel Declamado e Musicado nos Palcos da Cultura e da Educação. O evento é às 19h, na Biblioteca Pública de Olinda. A intenção é utilizar o material não só na Escola Municipal Pro-menor de Rio Doce, onde ensina, mas fazer com que outros colégios da rede municipal olindense o adotem.Rivani Nasario, apelidada de Cangaceira do Cordel, começou a produzir os folhetos em 2006, como atividade de sala de aula. O primeiro foi A Favela, em que narra a vida nas comunidades onde vivem seus alunos. “Quis trabalhar o processo de alfabetização a partir da realidade do estudante”, explica.

A favela é um dos 11 poemas musicados no CD, que se inicia com uma aula sobre as origens da literatura de cordel. Dois cordéis com temática socioeducativa chamaram a atenção de educadores. Um deles ensina a combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O outro, Trânsito é Vida, dissemina conceitos de educação no trânsito. Acabou premiado, este ano, no festival literário infantil Fliportinho, em Porto de Galinhas, Litoral Sul.
O CD custa R$ 12 e será vendido no Box 20 do Mercado da Boa Vista, Centro do Recife, e na Associarte, na Rua de São Bento, número 170, no Sítio Histórico de Olinda. 

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA


 
Blog com mais de 71 mil acessos!

0 comentários: