04 janeiro, 2010

UPA DE OLINDA INAUGURADA HOJE


Para quem depende de serviços públicos de saúde na área Norte da Região Metropolitana do Recife, o ano de 2010 começa com uma boa notícia. Hoje, às 15h, o governo do estado inaugura a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que funcionará integrada ao Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes, em Paulista, aberto em dezembro. A UPA está sediada em Olinda, na rodovia estadual PE-15, e será batizada como "Gregório Lourenço Bezerra", em homenagem ao líder comunista. O número de atendimentos previstos por dia será de 500 pessoas em casos de média complexidade. A unidade, orçada em R$ 4,2 milhões, abrirá as portas para receber sua carga total a partir de amanhã, durante 24 horas. A expectativa da Secretaria de Saúde é que 90% dos pacientes resolvam seus problemas por lá, sem necessitar de transferência. Em último caso, contudo, o doente será encaminhando ao Miguel Arraes.



Pacientes com traumatismos sérios continuarão sendo encaminhados para o Miguel Arraes. UPA atende procedimentos mais simples Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
Esta é a primeira das 11 UPAs previstas para serem construídas até o final de março. A unidade Gregório Lourenço Bezerra vai atender à população da área Norte junto com as UPAs de Igarassu e de Paulista, que serão inauguradas respectivamente nos próximos dias 11 e 18 de janeiro. A solenidade de abertura hoje contará com a presença do governador Eduardo Campos (PSB) e do vice-governador João Lyra (PDT), que acumula a função de secretário de Saúde. "A inauguração das três UPAs da área Norte da RMR é pautada por uma decisão técnica, já que é preciso acompanhar o fluxo de pessoas na região em busca de atendimento para, assim, fazer os ajustes necessários tanto na própria unidade quanto na rede de saúde da região", afirmou João Lyra.

Segundo o secretário, todas as UPAs têm estrutura semelhante. Elas contarão com cerca de 150 funcionários, sendo 49 deles médicos. Em Olinda, serão oferecidos serviços de clínica geral, pediatria, traumato-ortopedia, nutrição, além de assistência social e ultrassonografia. A unidade também contratou enfermeiros, farmacêuticos e profissionais de nível médio, todos contratados pela Fundação Martiniano Fernandes - Imip Hospitalar, mesma Organização Social responsável pelo Hospital Miguel Arraes (HMA).

A Organização Social encarregada da UPA de Olinda receberá um teto anual de R$ 10,3 milhões. A unidade terá aproximadamente 1,3 mil metros quadrados de área construída, dividida entre área externa, térreo e pavimento superior. A estrutura conta com sete consultórios, sala de raiox, área de acolhimento com classificação de risco, sala de inalação coletiva (nebulização), banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais. O local ainda disponibilizará brinquedoteca para entreter as crianças, entre outras instalações. Ao todo, são 18 leitos para receber os pacientes, sendo quatro destinados aos casos mais graves.

As UPAs serão a porta de entrada dos pacientes que, porventura, precisem de um atendimento mais especializado no Hospital Miguel Arraes. "O HMA não recebe demanda espontânea, mas pacientes encaminhados pelas UPAs da área Norte, referenciados pela Central de Regulação, Samu, Corpo de Bombeiros. Quem for atendido na UPA e tiver demanda de baixa ou média complexidade terá seu problema resolvido lá mesmo. Se for grave, de alta complexidade, o paciente será levado para o HMA ou para outros grandes hospitais da rede pública, como o Hospital da Restauração", afirmou a diretora geral de Assistência Integral à Saúde, Ivete Buril.

Serviço

Upa de Olinda

Local: Rodovia Estadual PE-15, Avenida Joaquim Nabuco

Ponto de referência: Em frente ao número 798, Cidade Tabajara

Serviços disponíveis: clínicos gerais, pediatras, traumato-ortopedistas, nutricionistas

Extras: Ultrassonografia, assistência social, farmacêutico, enfermeiros e profissionais de nível médio

Inauguração: hoje, às 15h

Funcionamento: Amanhã (05/01/2010)

Horário: 24 horas

COMENTÁRIO


Em Olinda é assim, se o Governo do Estado não faz Olinda não cresce.
Tem sido assim com o Viaduto, com a Saúde, com a criação da UPA, UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO, com a nova pavimentação da Av.  Presidente Kennedy, com o Canal da Vida, com as casas do Projeto do Pro metrópole do V-08 e V-09, com a Revitalização da Sé.

Quando é que Olinda vai ter o Prefeito?

Trabalha Renildo!

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

O Blog com mais de 79 mil acessos!!

0 comentários: