26 julho, 2010

Vantagem socialista em todas as pesquisas

DEU HOJE NA FOLHA DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

O governador Eduardo Campos (PSB) construiu, nos 42 meses do seu mandato, uma situação política que o coloca na liderança absoluta na corrida eleitoral de 2010. Segundo pesquisas de opinião realizadas por diferentes institutos, registradas no TRE e divulgadas nos últimos dias, sua vantagem sobre o principal adversário, Jarbas Vasconcelos (PMDB), é sempre superior a 30 pontos percentuais. Os institutos que realizaram as pesquisas são o Cipec (2.007 entrevistas, de 13 a 16 de julho), o Datafolha (967 eleitores, entre os dias 20 e 23) e o Vox Populi (800 casos de 20 a 23). “Trata-se de um conjunto de pesquisas muito consistente. Embora não seja possível comparar uma com a outra, claramente se percebe uma posição consolidada para este momento”, analisa o cientista político e filósofo Paulo Cesar Menezes.

O analista considera que a vantagem de Eduardo é natural em se tratando de candidato à reeleição. “Não é só no Brasil. No mundo inteiro, o cidadão tem se mostrado cada vez mais pragmático. Se o governante fez um bom trabalho, o voto nele é uma certeza”, diz o cientista. De fato, as pesquisas mostram um governo com altos percentuais de aprovação. No Vox Populi, 66% dos entrevistados julgam o atual governo ótimo ou bom. Já na pesquisa do Cipec, 68,6% qualificam como boa/ótima a gestão do socialista.

PRESIDÊNCIA
Apontada pelo próprio Jarbas como razão fundamental para sua postulação ao Governo Estadual, a candidatura presidencial de José Serra (PSDB) tem em Pernambuco um dos piores desempenhos do País. Segundo as mesmas pesquisas analisadas, Dilma Rousseff (PT) começa a apresentar resultados que tornam cada vez menores as chances de Serra, com consequências para a aposta jarbista.

“Obviamente, Lula é o grande impulsionador de Dilma. E, mesmo sem ser fator definidor da eleição estadual, ajuda, e muito, as pretensões de Eduardo”, explica o cientista político Paulo Cesar Menezes.

Ele chama atenção particularmente para o dado encontrado de maneira difusa em todas as sondagens, mas que se apresenta explícito no relatório do Cipec. Quando informados no momento da pergunta sobre a preferência com relação ao apoio do presidente Lula (PT), 79% dos pernambucanos respondem que votam no candidato indicado pelo petista.

No Vox Populi, outro dado impressionante: na pesquisa espontânea Dilma é líder com 32% das preferências, mas o segundo colocado não é Serra, mas Lula, que alcança 15% das indicações, contra 13% do tucano.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 102 MIL ACESSOS!

0 comentários: