23 agosto, 2010

Caruaru surpreende Eduardo

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

Sucessão// Governador liderou o maior evento da campanha até agora com carreata que percorreu 12km da cidade

Ana Luiza Machado // Especial para o Diario  
A agenda para o domingo era puxada. Estava reservado para Eduardo Campos (PSB), o candidato à reeleição ao governo do estado, quatro inaugurações de comitês e uma carreata de oito quilômetros em Caruaru, além, é claro, de discursos, acenos para a população e boas imagens para serem usadas no guia eleitoral.

Acompanhado dos candidatos ao Senado, Humberto Costa (PT) e Armando Neto (PTB), Eduardo cumpriu uma extensa agenda na principal cidade do interior. Foto: Nando Chiappetta/Esp./DP/D.A Press
Tudo isso em um dia ensolarado, se possível. O que aconteceu, no entanto, não foi bem isso. O tempo estava feio, chuviscou durante todo o dia e as inaugurações foram relâmpago para ganhar tempo. Mas a carreata... essa foi sem pressa e sem limites. E os oito quilômetros previstos passaram para 12.

O percurso durou exatas 2h40 e percorreu 10 bairros da cidade do Agreste. O locutor da carreata, por onde passava, exaltava os feitos da gestão de Eduardo Campos na cidade, entre eles a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a duplicação de quase 20 quilômetros da BR 232 entre Caruaru e São Caetano e a construção do gasoduto Recife-Caruaru. A mobilização em Caruaru se justifica. A cidade é estratégica do ponto de vista eleitoral por conta do tamanho e da influência que exerce em vários municípios da região. É de Caruaru o candidato a vice-governador da chapa de Eduardo, João Lyra Neto (PDT), e também a vice da chapa de Jarbas Vasconcelos, Mirian Lacerda (DEM).

Em todos os bairros, chamava a atenção o número de moradores que se posicionavam nas janelas e nos terraços para ver "o neto do véio Arraes" passar. Enquanto isso, as crianças pareciam inventar uma brincadeira nova, correndo atrás do som que a carreata produzia e tentando chegar primeiro do que o carro aberto do governador e dar tchau. Para retribuir a receptividade, Eduardo e companhia distribuíam sorrisos e acenos para todos os lados. "É muito bom quando a gente faz uma visita na casa de um amigo e é bem recebido. Caruaru passou por todos os limites do que eu pedi a Deus para receber. Eu saio daqui hoje com muito mais responsabilidade pela recepção que tive aqui. As crianças e os adultos me encheram de emoção", declarou Eduardo Campos, no discurso de inauguração do comitê regional da Frente Popular.

Na ocasião, ele também fez questão de repetir o quem vem dizendo desde o início da campanha, que "o tempo bom ainda estar por vir" e prometeu à população um novo hospital para a cidade e a adutora do Agreste. O candidato ressaltou também o discurso da continuidade, que gramaticalmente falando, se enquadra em um discurso na condicional, defendendo que "amanhã será melhor que ontem se" a candidata a presidente do PT for eleita para continuar fazendo por Pernambuco o que presidente Lula fez. Assim como "se", ao lado dele, estiverem os dois senadores Armando e Humberto e os deputados federais e estaduais da sua coligação.

Os candidatos ao Senado Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro Neto (PTB) agradeceram às lideranças locais e se mostraram encantados com a atenção e a participação dos moradores. Segundo a assessoria do socialista, cerca de três mil carros acompanharam o atual governador, a primeira-damaRenata Campos, seus dois candidatos ao Senado Federal, Humberto e Armando, seu vice João Lyra Neto, o prefeito de Caruaru, José Queiroz, o candidato a deputado federal Wolney Queiroz e o secretário estadual Fernando Bezerra Coelho.

No final do ato, ao ser questionado se as pesquisas (que indicam larga vantagem sobre o adversário Jarbas Vasconcelos (PMDB)) refletem o que ele sentiu nas ruas nesta carreata, Eduardo Campos afirmou que quem cobriu a campanha de 2006 viu que esta de 2010 foi muito melhor. Também fizeram parte do cortejo o presidente da câmara dos vereadores de Caruaru e candidato a deputado estadual Rogério Menezes (PT), a filha de João Lyra Neto, candidata a deputada estadual Raquel Lyra, ambos inauguraram seus comitês neste domingo.
 
 
 
POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

0 comentários: