16 agosto, 2010

Eduardo e Jarbas mantêm estratégias

 DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

Campanha // Enquanto o governador fala em tirar o "salto alto", o seu adversário aposta no guia eleitoral para tentar "virar o jogo"
 
A diferença de 43 pontos entre o governador Eduardo Campos (PSB) e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) - postulantes ao Palácio Campo das Princesas - não deve alterar a estratégia eleitoral de ambos. Embora Eduardo esteja com 60% de intenções de votos contra 17% de Jarbas, segundo o Instituto Diario Data Associados, os dois prometeram, ontem, manter o mesmo ritmo de campanha. O senador aposta em reduzir a diferença com o guia eleitoral, com estreia marcada para esta terça-feira. Já o governador quer manter a agenda de rua "sem salto alto" e conciliar com o programa político na TV.


Eduardo Campos comemora resultados de pesquisa e diz que os números deixam o time de campanha animados Foto: Andre Marins/DP/D.A Press
Eduardo falou sobre a pesquisa após participar do lançamento da campanha de André Campos (PT), candidato a deputado estadual, no Clube Intermunicipal de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. Apesar de André Campos ter dito que Eduardo ganharia a eleição com uma diferença de 1,5 milhão de votos, "a maior de todos os tempos", o socialista preferiu manter a cautela.

"É claro que os resultados deixam o time de governo animado e o timede campanha animado. Mas não há razão de mudar forma e conteúdo. Não vamos fazer nada diferente do que estamos fazendo", declarou o governador. O socialista ainda evitou reforçar o entusiasmo de André Campos. "Não fiz previsão ontem, nem faço para amanhã. Quero apenas seguir em frente, de maneira intensa", observou.

Ao lado do governador, os candidatos ao Senado da Frente Popular, Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro Neto (PTB), também repercutiram o números, que apontam para uma vitória com o triplo de diferença de votos. Ambos disseram que os índices retratam o momento, mas que não servem para subestimar o adversário. "Na verdade, o crescimento da nossa candidatura é uma coisa que a gente evidencia nas ruas. Mas de forma alguma isso vai fazer com que a gente subestime o adversário", frisou Humberto. "A pesquisa retrata um momento, que pode sofrer alterações com a dinâmica do projeto. Mas ela mostra que o eleitor está muito identificado com a nossa proposta", acrescentou Armando.


Mesmo atrás na corrida pelo governo do estado, Jarbas Vasconcelos garante que "não briga com os números" Foto: Nando Chiappetta/Esp.DP/D.A Press 

O senador Jarbas Vasconcelos preferiu não analisar os números da pesquisa. A justificativa para tal comportamento veio numa de suas poucas frases à imprensa sobre o assunto: "Eu não brigo com os números". No entanto, o peemedebista reconheceu que os números do Diario Data Associados são desfavoráveis à sua candidatura. Mas isso, segundo ele, não o impressiona. E para reforçar essa tese, o senador disse que nada mudará na estratégia de sua campanha, devendo manter o calendário de compromissos já estabelecidos. Ele viaja hoje para Águas Belas, no Agreste do estado.

O peemedebista, apesar de dizer que não mudará a estratégia de campanha, adiantou que intensificará os atos de campanha a partir desta semana, com início do guia eleitoral na televisão e no rádio. O senador aposta todas as fichas no guia para reverter os números em seu favor.

Ao participar da inauguração do comitê do deputado federal Raul Henry (PMDB) ontem à tarde, bairro das Graças, no Recife, Jarbas voltou a acusar o governador Eduardo Campos de cooptar lideranças políticas da oposição e de se sentir o "todo poderoso". "As coisas em Pernambuco extrapolam os limites da cooptação do voto, da barganhada desenfreada", frisou. E foi além. Para o senador, essas coisas ocorrem nas barbas da Justiça Eleitoral, que não tem rapidez para acompanhar os fatos.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

0 comentários: