13 agosto, 2010

Especialistas apontam os destaques

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO

O confronto direto entre os candidatos Jarbas Vasconcelos (PMDB) e Eduardo Campos foi o principal destaque do debate ontem na TV Clube, segundo o cientista político Ernani Carvalho e o especialista em linguística Felipe Casado, que participaram da cobertura em tempo real realizada pelo portal Pernambuco.com. "Jarbas teve sucesso na estratégia de polarizar o debate com Eduardo Campos, mas Eduardo saiu-se bem na resposta às críticas, evitando ficar numa postura defensiva que pudesse aparentar fraqueza. Os dois tiveram o melhor desempenho", afirmou Carvalho. 

Sob um ponto de vista da "estrutura do discurso" apresentado pelos dois, o especialista em linguística Felipe Casado também viu equilíbrio entre ambos. "Eduardo demonstrou controle e convicção, e deu consistência aos seus argumentos utilizando bem dados estatísticos, enquanto Jarbas mostrou-se incisivo em seus questionamentos e passou a impressão de conhecimento do governo", disse Casado. "A estratégia de um foi exatamente o oposto da estratégia do outro, mas isso não significa que uma foi melhor do que a outra", completou.

Para Ernani e Felipe, apesar do número de candidatos (seis) presentes, o debate foi movimentado. "O debate presidencial apresentado pela TV Band (no último dia 5) foi burocrático, mas este daqui não foi", avaliou o cientista político Ernani. "O ideal era que a participação fosse apenas de Jarbas contra Eduardo, mas não sendo o que tivemos foi proveitoso", disse Felipe.

Segundo Ernani, o governador acabou tornando-se o alvo de uma "artilharia de críticas" dos demais candidatos, o que sempre acontece com quem está no governo ou na frente nas pesquisas. "Como está com cerca de 60% das intenções de votos segundo pesquisas de institutos diversos, Eduardo poderia muito tem não ter comparecido. Correria um risco do efeito da sua ausência, mas era um risco que muitos preferem correr", analisou o cientista político, destacando que a decisão do governador em participar contribuiu para que o debate alcançasse a movimentação que teve.
Mas o fato de ter sido o alvo preferencial dos demais candidatos teve uma consequência positiva para Eduardo Campos, conforme análise de Felipe Casado: "A estratégia dos outros acabou permitindo que ele explorasse mais seus argumentos". Possibilitaram que Eduardo tivesse mais destaque - e como ele estava respondendo a tudo demonstrando "controle e convicção", acabou tendo a oportunidade de aparecer mais positivamente, disse Felipe: "Ele falava com uma dicção mais lenta, o que mostra um controle de si e uma preocupação em ser entendido. Quem fala assim passa uma imagem de pessoa culta e profissional". 

Entre os outros participantes do programa, o cientista político Ernani e o especialista em linguística Felipe também viram destaques. Na visão de ambos, os candidatos Edilson Silva (Psol) e Sérgio Xavier (PV) conseguiram sobressair-se, sendo bem sucedidos na exposição de suas mensagens. A mesma coisa, porém, não aconteceu com Roberto Numeriano (PCB) e Jair Pedro (PSTU). "Roberto Numeriano foi o que demonstrou menos convicção noque falava e o discurso de Jair Pedro passava uma impressão de ausência, não tinha envolvimento", avaliou Felipe.


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 104 MIL ACESSOS!
 
 
 

0 comentários: