18 agosto, 2010

Lula inaugura fábrica de dormentes

DEU HOJE NA FOLHA DE PERNAMBUCO (ECONOMIA)

Obras da Transnordestina seguem atrasadas e podem ser concluídas só em 2013

AUGUSTO LEITE   
PRESIDENTE conferiu produção e tirou dúvidas com técnicos e executivos
SALGUEIRO (PE) - A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva às obras da ferrovia Transnordestina pode ser vista como uma forma de tapar o sol com a peneira se levados em consideração os sucessivos atrasos dos serviços. Por outro lado, a inauguração oficial da fábrica de dormentes, orçada em R$ 115 milhões, ontem, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, é um avanço considerável. Até outubro, quando as 11 linhas de produção estiverem funcionando, serão 4,8 mil unidades por dia, tornando-se a maior indústria deste tipo no mundo. Lula subiu na chamada máquina multiuso - que faz uma série de tratamentos no concreto - ao lado dos presidentes da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Benjamin Steinbruch.

Demonstrando atenção ao verificar o que estava sendo produzido, mesmo que de maneira simulada em algumas situações, o presidente tirava dúvidas junto aos técnicos e executivos. Conferiu de perto, por exemplo, o dormente que ficará no marco zero da ferrovia. Denominada de “dormente presidencial”, a peça simbolizará a ligação entre os estados cortados pela Transnordestina. “Nós não estamos fazendo apenas a Transnordestina, de 1.720 quilômetros, que vai ligar Pernambuco ao Ceará, dois pontos importantes para carregar a riqueza produzida na Região, passando por Eliseu Martins, no Piauí. No Nordeste, nós vamos fazer uma refinaria de 600 mil barris por dia no Maranhão, tem uma no Porto de Suape, outra refinaria no Rio Grande do Norte, além de siderúrgicas em Fortaleza (CE) e Marabá (PA)”, elencou.

Nos discursos anteriores, era visível a preocupação em tentar explicar a lentidão das obras. Isso porque o Governo Federal jurava de pés juntos que o empreendimento ficaria pronto este ano, o que foi inviabilizado por conta dos repasses financeiros, inclusive do próprio grupo de Steinbruch. A promessa de conclusão da ferrovia foi se arrastando até 2012. No entanto, alguns engenheiros envolvidos nos trabalhos já falam em 2013. Lula desembarcaria em Salgueiro para inaugurar a fábrica de dormentes há dois meses, mas acabou cancelando a solenidade ao descobrir que a indústria não estava funcionando.

“Hoje é o dia que comemoramos o avanço dessa obra, que é a do coração do presidente. Serão 270 mil toneladas de trilhos, sendo que 170 mil já estão no Brasil”, afirmou o presidente da Transnordestina Logística, empresa que responde pelos serviços, Tufi Daher Filho. No mesmo local, funcionará uma usina de britas e um estaleiro de soldas.

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

0 comentários: