17 agosto, 2010

Última etapa

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (DIÁRIO POLÍTICO)

É dureza chegar ao guia eleitoral em baixa, como acontece com a oposição. Exige muita competência política e muita criatividade para tentar reverter o favoritismo dos adversários nessa etapa final da campanha. Mas, se até agora, a oposição não achou o caminho do sucesso, dificilmente encontrará em 45 dias o apelo ideal para fisgar os votos que lhes faltam. Tanto no país como no estado. A candidata Dilma Rousseff (PT) continua crescendo na preferência do eleitor sem dar espaços para uma reação do seu principal adversário José Serra (PSDB), enquanto o governador Eduardo Campos (PSB) tem uma diferença tão grande sobre o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que praticamente já definiu a eleição.

Para impulsionar ainda mais a candidata Dilma Rousseff, o guia eleitoral da petista não precisa lançar mão de muitas fantasias. Basta a presença do presidente Lula. Do guia eleitoral de Serra se espera tudo e mais alguma coisa como, por exemplo, um poder de convencimento extraordinário para conquistar o voto dos indecisos.Ao longo da propaganda eleitoral, Serra ainda pode contar com a ajuda indireta de Marina Silva (PV) que, se não cresce tanto, tem a simpatia daqueles que não querem ver o PT entronado por mais quatro anos no Palácio do Planalto, podendo-se até se vislumbrar um maior equilíbrio nas futuras pesquisas.

O mesmo não acontece com Jarbas. Os demais candidatos à sucessão estadual patinam com percentuais insignificantes nas pesquisas e dificilmente seus programas eleitorais contribuirão para uma redução, ainda que não substancial, nos percentuais de Eduardo. Último trunfo de todos os candidatos, o guia eleitoral não faz milagres mas vai em cima do que o eleitorado quer ouvir como, por exemplo, um bom programa para a saúde pública e um eficiente combate à violência. E vence a eleição quem melhor dourar a pílula. Sim, porque mesmo falseando a realidade, o guia eleitoral consegue convencer a massa eleitoral. E junte-se a essa manipulação eletrônica um bom percentual de intenção de votos e a eleição está ganha. O guia eleitoral, portanto, será crucial para Serra e Jarbas - Dilma e Eduardo lideram as pesquisas.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

0 comentários: