17 agosto, 2010

Disputa eletrônica de olho no seu voto

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

Propaganda // Guia eleitoral começa hoje no rádio e na TV


A largada oficial em busca de votos pela mídia eletrônica começa hoje com o início do guia eleitoral no rádio e na televisão em todo o país. Os candidatos pernambucanos que estão apostando suas fichas nesse recurso para tentar virar o jogo, podem não conseguir o objetivo esperado. A pesquisa realizada pelo Diario Data Associados, divulgada pelo Diario de Pernambuco, no último domingo, revelou uma surpresa. Dos 1.100 entrevistados, de 18 a 11 de agosto, apenas 15% disseram que acompanharão a eleição pela propaganda eleitoral gratuita. Em compensação, 50% afirmaram que se informarão sobre a eleição assistindo aos telejornais.

A pesquisa revelou que os telejornais foram apontados como o principal meio de informação política para os entrevistados, seguido da propaganda eleitoral gratuita. As influências de amigos e familiares também pesam numa eleição. Dos entrevistados, 9% disseram que procuram saber o que pensam parentes e amigos sobre determinados candidatos antes de decidir em quem votar. A primeira pesquisado Diario Data Associados desta eleição foi registrada no TRE/PE com o nº 38405/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o nº 23078/2010.

O candidato oposicionista pela coligação Pernambuco Pode Mais, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), tem dito que a campanha só começará de fato após o início do guia e das inserções. Jarbas acredita que a propaganda eleitoral gratuita poderá contribuir para reverter o quadro desfavorável em relação ao seu principal adversário, o governador-candidato Eduardo Campos (PSB). Por enquanto, a preparação dos guias está cercada de mistérios.

Ao ser questionado se no primeiro dia de exibição Eduardo Campos apresentaria seu perfil e as promessas, o marqueteiro Edson Barbosa despistou. Disse apenas que não poderia revelar informações táticas porque esta é uma eleição séria e que tinha que contar com o elemento surpresa. Edson contou apenas que a campanha do socialista dará continuidade ao diálogo que o governador vem fazendo com a sociedade. Já Eduardo comentou que o guia é uminstrumento de campanha e que assistiu à sua primeira propaganda, no domingo, após o cancelamento de programação eleitoral em Caruaru. "A peça está como um primeiro guia deve ser. Nos apresenta, mostra de onde a gente veio e para onde queremos ir. Mais do que isso, não posso adiantar, senão vai estragar a surpresa", afirmou o governador.

Tempo - Em Pernambuco, a divisão do tempo entre os candidatos ao governo revela um equilíbrio entre as forças dos dois principais concorrentes. Em comparação com Jarbas, Eduardo tem apenas 2,48% a mais no tempo do guia. Dos 20 minutos da propaganda eleitoral gratuita dos candidatos rumo ao Palácio Campo das Princesas, o governador tem 6 minutos e 45 segundos e Jarbas, 6 minutos e 35 segundos. O candidato do PV, o jornalista Sérgio Xavier, possui 70 segundos. A propaganda eleitoral vai até 30 de setembro.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

0 comentários: